Café Literário - Do mundo dos blogs para a literatura e sorteio de livro

janeiro 26, 2011



O que acontece quando a paixão de escrever para internet ganha as páginas de um livro? A resposta para essa pergunta está no livro “O menino do balão”, do jornalista Renan Barreto, lançado pela Editora Multifoco. Após alguns anos na blogosfera, Renan resolveu reunir alguns dos contos mais populares de seu blog em um livro. Foi a partir dessa ideia que nasceu esta obra, cujo conto mais acessado entre os leitores – “O menino do balão”, dá título a empreitada literária do jornalista e blogueiro.

A coletânea está recheada com 23 contos que permeiam vários gêneros literários como romance, humor e terror. Sempre com um toque diferenciado, todos os contos têm a preocupação de exaltar os detalhes, as mazelas e as tristezas do ser humano. “São esses elementos as fontes principais do trabalho. Todas as formas de tristeza são vistas de forma peculiar pelos olhos do autor”, explica Renan. O livro conta, também, com homenagens às fontes de inspiração do jornalista. Em o conto “A mulher no estojo”, trata-se de uma homenagem ao escritor russo Anton Tchekhov e seu “Homem no estojo”.

Além da literatura, uma das fontes do livro é o teatro com a paródia “Todo Mundo e Ninguém”, um texto que conta outra versão de uma das passagens do “Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente”, considerado o fundador do teatro português. Na música, as inspirações foram os “Beatles”, “Legião Urbana” e “Evanescence”. Já nos games, a inspiração veio da claustrofobia e terror psicológico de “Silent Hill” e “Rule of Rose” para dar vida ao texto “A princesinha”, um conto perturbador que mexe com a cabeça do leitor e tenta mostrar o limite entre a realidade e a loucura.

Para @Renan_Barreto, a inspiração deve vir de várias fontes e de diferentes lugares. “Eu falo muito da tristeza nos meus textos, sem ser necessariamente melancólico. Gosto de trabalhar esse sentimento porque é a tristeza que nos diz que há algo de errado e é assim que damos nossos primeiros passos em prol da solução dos problemas. O livro fala de diversos casos de pessoas que estão pensando na vida, refletindo, parando para ver se realmente vivem da forma certa, se é que existe uma. Há diversas fontes de inspiração para mim, porém a que mais me chama atenção são as frases que as pessoas dizem e não percebem o quão profundas são. De pequenas frases nascem contos fascinantes”, afirma o jornalista e blogueiro.

Sobre o autor

Renan Barreto, 22 anos, é jornalista natural de Niterói (RJ), cidade em que nasceu e escolheu para viver. Trabalha na assessoria de comunicação da Universidade Cândido Mendes. Descobriu sua paixão pela literatura durante a adolescência, Sua paixão por escrever é saciada por meio do trabalho nos blogs RBO e o premiado Brasil Station, que ganhou o Troféu Top Blog 2009.


Promoção

Ficou interessado no livro “O menino do balão”? O @cafecnoticias vai sortear um exemplar para o leitor que comentar neste post. Para participar, basta seguir as regras abaixo. O resultado será divulgado aqui na seção de comentários na quarta-feira (02/02), na parte da manhã, na folha de comentários. Os participantes terão de hoje (26/01) até a meia-noite do terça-feira (01/02) para se inscrever. Participe!

Regras:

1) Escreva no comentário deste post: "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO DO BALÃO". O seu comentário já é um pré-ingresso para a participação da promoção, pois será um sorteio.

2) Ainda, na parte de comentários, não esqueça de deixar o nome, sobrenome, idade, email, cidade/estado onde mora. Caso o participante não queira deixar esses dados expostos na parte de comentários, pode enviá-los para o email: wander.veroni@gmail.com . Mas, em todo caso, ele deve publicar pelo menos nome e sobrenome para evitar de ter dois participantes com o mesmo nome.

3) Opcional: para ajudar a replicar a promoção pelas redes sociais, publique no Twitter, Orkut, blogs ou Facebook a seguinte frase:

O @cafecnoticias está sorteando o livro “O menino do balão”. Participe: http://migre.me/3KtPq


4) O vencedor da promoção tem até dois dias úteis para reclamar o prêmio senão haverá outro sorteio. Boa sorte!

5) A entrega do livro será via Correio e o ganhador deverá enviar o endereço completo com CEP em até dois dias úteis.

6) Quem não seguir todas as regras do sorteio será desclassificado.

7) Boa sorte!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Eu quero ganhar o livro “O menino do balão”
    Juliana Cristina da Silva

    ResponderExcluir
  2. "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO E O BAlÃO"

    Nome: Flávia Pereira da Silva
    23 anos
    flavyapereira@gmail.com
    Contagem/MG

    ResponderExcluir
  3. "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO DO BALÃO"
    Nome: José Marcos Ramos
    Idade: 60 anos
    jramos871@gmail.com
    Beo Horizonte / MG

    ResponderExcluir
  4. "EU QUERO GANHAR O LIVRO: O MENINO DO BALÃO"
    Nome: Karênina M.S. Viana
    Idade: 34 anos
    karenmichelll@gmail.com
    Brasília / DF

    ResponderExcluir
  5. Bela iniciativa! Levar a literatura a cada vez mais pessoas é uma iniciativa bem nobre!
    O livro parece ser uma boa leitura.

    "EU QUERO GANHAR O LIVRO: O MENINO DO BALÃO"
    por motivos de privacidade não disponibilizarei meus dados, caso seja sorteado contate-me pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. "EU QUERO GANHAR O LIVRO: O MENINO DO BALÃO"

    NOme: José Augusto Alves
    Idade: 22 anos
    joseaugustoalves@globomail.com
    Betim-MG

    ResponderExcluir
  7. "EU QUERO GANHAR O LIVRO: O MENINO DO BALÃO"
    Nome: Débora Borsatti
    Idade: 32 anos
    dborsatti@hotmail.com
    Santa Cruz do Sul - RS

    ResponderExcluir
  8. Me interessei muito pelo livro, nunca li sobre um blog.

    "EU QUERO GANHAR O LIVRO: O MENINO DO BALÃO"
    Erica Claudino
    23 anos
    ericaclaudino88@hotmail.com
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  9. "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO E O BAlÃO"

    24 anos
    lucianocastro20@hotmail.com
    BH/MG
    http://www.lucconceito.blogspot.com/

    Muito legal meu caro, a iniciativa do sorteio, já fiz um sorteio de camisa no meu blog e é muito bacana a repercussão!!!

    Mesmo que eu não ganhe, Parabens!!!

    E muito obrigado pelo comentário no meu blog
    daqui a diante, sempre estarei postando videos meus de moda...abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  10. Tempos que não passo por aqui!
    Contéudo continua bárbaro!
    Belo trabalho meu amigo.
    @leite_Marcelo
    Siga que retribuo já!
    Sucesso ok?
    Abç!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade nunca tive muitas esperanças até mesmo de que alguém pudesse ler meu blog, pra ser sincero muita coisa que escrevo lá eu não contaria pra ninguém... durante muito tempo ele foi uma espécie de diário. E mesmo não tendo pretenções tão grandes com meu blog, é bom ver casos de sucesso de gente que saiu daqui da blogosfera!
    .
    Parabéns pelo teu Blog!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/01/fuga-utopia-juvenil-ou-neurose.html
    .
    "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO E O BAlÃO"
    .
    José Bruno Ap Silva
    23 anos
    Ubá/MG
    josebrunojb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO E O BAlÃO"

    21 anos
    gregory.vancher@gmail.com
    Nova Iguaçu/RJ
    http://sopodiaserogreg.blogspot.com/

    Ótima iniciativa de sortear o livro. E o post me deixou tão interessado que, caso não consiga o livro, irei procurá-lo para comprar. Achei bem legal ahistória de como ele foi concebido, do blog para o papel.

    ResponderExcluir
  13. "EU QUERO GANHAR O LIVRO O MENINO DO BALÃO"

    O Renan é o seguinte: um jornalista jovem, super talentoso, que tive o prazer de conhecer aqui na blogosfera há algum tempo e que tb é meu compadre. Já conhecia os contos dele, sou fã e o livro era so uma quesão de tempo.

    Parabéns, bonitão, o sucesso está só começando, viu?

    Compadre querido, tô participando:

    Letícia Castro, 37
    lcastro.jornalista@gmail.com
    São Paulo - SP

    E retuitando!

    MIlhões de beijocas procê!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, José Augusto Alves! Vc é o ganhador do livro “O menino do balão”, do jornalista @Renan_Barreto. Envie o seu endereço por DM no Twitter ou email (wander.veroni@gmail.com). Obrigado a todos que participaram do sorteio. Em breve, haverá mais promoções no Café com Notícias. Fique ligado! Abraço

    ResponderExcluir