Mais Você vai ao Complexo do Alemão e usa Plano Sequência

dezembro 04, 2010




De olho na concorrência e na preferência do público, o Mais Você tem apostado no jornalismo e na prestação de serviço há algum tempo, sem deixar de lado as receitas culinárias e as pautas de comportamento que sempre foram o mote da atração. Recentemente, vi o amigo e jornalista @annystonreal elogiar no blog @cenaaberta o programa de Ana Maria Braga por conseguir dar um tom mais humano às notícias policiais.

E, mais precisamente, nesta sexta-feira (03/12), Ana Maria Braga me surpreendeu por conduzir boa parte do programa com uma matéria – em muitos momentos feita em plano sequência, diretamente do Complexo do Alemão e na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), onde as polícias do Rio de Janeiro e a Marinha estão montando guarda e combatendo o tráfico de drogas na capital carioca.

Para quem não sabe, o Plano Sequência é um modelo de reportagem onde o repórter vai andando no local onde aconteceu um determinado fato, narrando todo o acontecido, entrevistando as pessoas e somando novas informações para o material que está sendo produzido. É um recurso muito usado nas matérias policiais factuais por permitir uma maior agilidade de conclusão e edição.

Por ser comunicadora há muitos anos e por ter a consciência de levar ao público um olhar diferenciado do que anda acontecendo no Rio, Ana Maria Braga se mostrou segura e bastante amistosa com todos os olhares e informações que recebia dessa visita que, como foi dito, é um momento histórico para a cidade que há anos clamou por paz e pela alforria da criminalidade gerada pelo tráfico de drogas e pelas milícias.

Sou um apaixonado pela notícia. E, por ser jornalista, acredito que o exercício de ver a pauta sob diferentes ângulos nos engrandece como profissionais e como ser humano. Acredito sim que a notícia factual é importante no dia-dia e tem o seu valor como instrumento informativo. Mas, a possibilidade de matérias que saiam dessa linha e que nos ofereça um novo olhar sob a mesma pauta tão batida e extremamente explorada pelos demais veículos, faz com que possamos ver o quanto o jornalismo é livre e pode nos oferecer um leque de opções de formatos e linguagens.

Quem é repórter sabe que fazer um bom plano sequência não é fácil. E, durante um bom tempo, Ana segurou a matéria utilizando esse recurso que traz humanidade à notícia e permite um diálogo sincero com o público e com a notícia, mostrando de forma sincera às impressões de quem está no local revivendo um fato ou acontecimento. Vale a reflexão! Assista abaixo um trecho do Mais Você dessa sexta-feira (03/12):












Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Eu adorei esse Mais Você que a Ana Maria Braga subiu no Complexo do Alemão, conversou com os moradores, visitou a Igreja da Penha e conseguiu mostrar um outro olhar em meio de um fato em que todos os outros veículos já exploraram à exaustão. Parabéns a Ana pela leveza e simplicidade.

    ResponderExcluir
  2. Sempre aprendendo um pouco mais contigo.
    Legal a aula, Wander. Grande abraço.

    ResponderExcluir