Ponto de Vista – Crise nas telenovelas beira a falta de criatividade

dezembro 06, 2010



Entre os noveleiros de plantão a afirmação é taxativa: não se faz mais telenovelas como antigamente. E isso não é apenas saudosismo. Boa parte dos roteiristas entraram numa zona de conforto e não querem mais surpreender o público.

O ano de 2010 foi um prova latente disso. Se pararmos para pensar, no máximo duas novelas, realmente, causaram a ponto de levantar os ânimos da crítica e do público: Escrito nas Estrelas e TiTiTi. Se bem que por mais que Maria Adelaide Amaral esteja fazendo um mashup na trama das 7, TiTiTi é um remake que é sucesso tanto na primeira vez que foi exibido, quanto a versão atual.

Escrito nas Estrelas trouxe um texto mais envolvente, mas em nenhum momento ousou em trazer novas abordagens. Foi um conto de fadas moderno com temas espiritualistas. A novela em si teve grandes momentos e prendeu o telespectador que estava carente de uma boa trama das seis, mas Escrito se foi e Araguaia ainda está se esforçando para cair nas graças do público.

Já na faixa mais importante de novelas da Globo, Passione pode ser considerado, sem sombra de dúvidas, um dos piores trabalhos de Silvio de Abreu. O roteirista que já escreveu grandes sucessos como Belíssima e Guerra dos Sexos, apostou num dramalhão sem uma grande história que realmente prendesse o público. O que salva em Passione são as excelentes atuações. Ver o elenco em cena é mais interessante do que a própria novela em si.

Passione já está chegando na reta final e a substituta Insensato Coração já tem as suas primeiras crises nos bastidores. Ana Paula Arósio e Fábio Assunção, protagonistas da história, foram afastados da novela pela direção da emissora. Paola Oliveira e Gabriel Braga Nunes vão substituí-los. Cenas vão ter que se regravadas faltando menos de um mês para a nova novela estrear.

Apesar da história ainda não ter sido revelada com detalhes, o que já circula na mídia é que Insensato apostará em histórias de núcleo familiar e na rivalidade entre dois irmãos. Alguma novidade? Não. A impressão que temos é que as mesmas histórias são contadas o tempo todo. E com isso, o telespectador mais atento pára de assistir, pois não é mais surpreendido. Talvez, as emissoras só se preocupem com a crise de criatividade dos roteiristas quando a audiência despencar de vez. É hora de revolução, antes que seja tarde demais.




___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Olá Wander!

    Tem um quadro no programa "Todo Seu" (Tv Gazeta) que é do jornalista e crítico de TV Luis Fernando Vanucci. Quase todas as vezes alguém manda um email reclamando da mesmice nas novelas. E ele sempre diz a mesma coisa q eu vou te dizer aqui agora

    A novela é um produto, um produto que vende outros produtos. Os diretores de dramaturgia das emissoras se acostumaram a se basear em números e formulas que deram certo, por isso, boa parte deles prefere nao se arriscar em coisas novas com medo de ter prejuízos nesses números.

    Concordo com vc, acho que precisamos de novidades, de inovação, mas vivemos num cenário onde a cada dia que passa a TV perde publico para a internet (e principalmente os jovens, que na teoria seriam os futuros telespectadores), por isso, creio eu que será cada vez mais dificil eles apostarem em algo novo, pois ao meu ver, eles preferem repetir as formulas que deram certo do que apostar em novidades que podem lhe dar mais prejuízos.

    E enquanto isso, os futuros telespectadores vão migrando da TV...


    Abçs!!!

    Danilo Moreira

    ResponderExcluir
  2. Oi Danilo!

    Já ouvi falar desse quadro do programa do Ronivon. Aqui em Minas, infelizmente, não pega a Gazeta.

    Sim, existe essa "zona de conforto" e o medo de inovar demais e não agradar o público. Mas, quando falo em criatividade, falo também das histórias e do modo como contá-las. Os elementos básicos do folhetim devem sim existir, mas é preciso ousar mais e criar novas histórias.

    Ver toda a hora o mais do mesmo cansa...rs...com isso, como vc bem lembrou, o público migra. Se bem que hoje já é possível ver TV na internet e fazer a sua prórpia programação, o que já rende outro post...rs.

    Gosto muito dos seus comentários! Participe sempre!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. As telenovelas fazem parte essencial do entretenimento brasileiro. E claro que uma boa telenovela faz bem, arranca risadas mostram o cotidiano. Porém é ai que os escritores e diretores estão errando, a tal da criatividade extrapolou literalmente. Como a novela viver a vida que foi um desastre e que caiu quando toda a drama estava traindo e sendo traída. As pessoas estão percebendo que não é legal serem alienadas e que o repetitivo não os agrada mais.
    É triste ver atrizes como Fernanda Montenegro, Mariana Ximenes se afundarem nas histórias dessa tal de passíone. O que ''nos'' resta, como você comentou, é admirar o talento e as execuções de interpretação.

    ResponderExcluir
  4. Eu não aguento mais esse negócio de "quem matou Fulano"! Depois de "quem matou Odete Roitman" nada mais funcionou nesse sentido e eles teimam nisso! Passione já ficou ridícula com esse suspense idiota que não chama mais a atenção de ninguém!

    ResponderExcluir
  5. Eles deveriam criar uma novela diferente, sempre é a mesma história, por isso não perco meu tempo assistindo, pq já sei como vai terminar..rsrrs

    ResponderExcluir