Ponto de Vista – Polêmicas do Enem abalam a credibilidade da prova

novembro 13, 2010


Não deu outra: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou um dos assuntos mais comentados da semana. Assim como no ano passado, uma nova polêmica toma conta do exame. A prova que, atualmente, é usada para muitos vestibulandos adentrarem em Universidades ou conseguirem bolsas de estudo teve a credibilidade mais uma vez abalada. Dessa vez, por conta dos erros de impressões em 21 mil cadernos do exame do tipo amarelo, a Justiça Federal resolveu suspender o exame na segunda-feira (08/11), um dia após aplicação.

A decisão veio por parte da juíza da 7ª Vara no Ceará, Carla de Almeida Maia, que acatou uma liminar do MPF (Ministério Público Federal) sob o argumento de que o erro na impressão das provas prejudicou os estudantes que fizeram a prova em cadernos do tipo amarelo onde haviam questões repetidas, páginas duplicadas e em branco.

Poucos dias depois, nessa sexta-feira (12/11), o Enem voltou a valer. O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal no Ceará de suspender a divulgação do gabarito do Enem.

O desembargador atendeu um pedido do Inep, cuja aplicação de uma nova prova traria muitos prejuízos aos estudantes coincidindo com vários outros vestibulares. Apenas os alunos prejudicados, a principio, farão novamente o Enem.

O vai e volta na suspensão do Enem coloca em debate muitos pontos: um deles é o modelo de prova cansativo com enunciados grandes para as questões. Outro ponto muito discutido é a logística da prova, colocando estudantes que moram em determinada região tendo que fazer a prova, praticamente, do outro lado da cidade.

No ano passado, quando as questões do Enem foram fraudadas a prova passou pela sua maior crise de credibilidade. E esse ano, os erros na impressão nos faz questionar o porquê dos erros permanecerem. Em meio a toda essa crise, será que não é hora de repensar o Enem antes que seja tarde demais?
#Ficaadica



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Penso que a causa dos atuais problemas que vem ocorrendo no ENEM sãofundados em cima de um sistema burocrático inconsequente e coberto com panos quentes ( até mesmo varrido pra debaixo do tapete ).

    http://cogumex.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. BLOG MARAVILHOSO. PARABÉNS!!

    VISITE O SITE DO MEU IRMÃO, VC TBM VAI GOSTAR.

    http://tambemquerodarpitaco.blogspot.com/

    ABÇS

    ResponderExcluir
  3. O ENEM precisa evitar, a qualquer custo, qualquer tipo de erro ou de engano, pois sabemos que existe uma campanha muito grande contra este tipo de ação que propicia ingresso à faculdade e é uma porta aberta para facilitar o acesso dos menos privilegiados financeiramente ao ensino superior e universitário. Seus opositores só esperam um erro, um engano, um deslize para campanha contra.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! O Enem está a cada ano perdendo a credibilidade!
    http://danilofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Erick o próximo governo deve zelar peno ENEM adentrei na universidade, e conclui o curso recentemente minha graduação. O ENEM foi um grande aliado a culpa não é do ENEM em si mas de quem está por trás de sua execução.

    ResponderExcluir
  6. O erro só prejudicou a quem fez a prova do ENEM!! Foi um erro grave e consecutivo

    ResponderExcluir
  7. O enem é a síntese do governo Lula. Incompetência e contemplação da mediocridade e da ineficiência.

    ResponderExcluir