Pop Art é tema de exposição em Belo Horizonte

novembro 18, 2010


Cores fortes, formas suaves e super poderes. Super poderes? Sim! Este também é um dos elementos que fazem parte da exposição “Universo Pop” do artista plástico mineiro Hogenério, em cartaz a partir do dia 23 de novembro, na Galeria Guimarães Rosa, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, localizada na Avenida dos Andradas, nº 3100, no bairro Santa Efigênia. Com um trabalho influenciado por Andy Warhol e com experiência no mundo da “pop art”, o artista criou uma mostra que mistura diversos elementos e contextos do imaginário lúdico.

Hogenério dialoga e brinca com esta vertente que vem AW & Cia, Marilyn Monroe, Elvis Presley, Branca de Neve, Mona Lisa, Carmem Miranda, Frida Khalo, Coca-Cola, Chacrinha e o beijo de cinema são elementos que dão asas à imaginação do artista. Com pinceladas simbólicas, cores vivas e contornos sofisticados, o artista põe a nu os mecanismos de ilusão da indústria do espetáculo. Os personagens da sociedade de consumo são brinquedos imagéticos numa serialidade que chama a atenção pelo impacto ampliado e questionamento de uma geração que viveu esses ícones na infância, juventude e até mesmo da maturidade.

A recriação de imagens e lembranças, a partir de uma garrafa de Coca-cola e super-stars, produzem mudanças de sentidos e a produção de significados que conscientemente exercem o seu fascínio, subversão e provoca em qualquer cidadão da Aldeia Global, o delírio e a possibilidade latente de recolocar ou rejeitar qualquer tentativa que aponta a magnitude estética que converge para a espetacularização.

A mostra inclui 20 obras que começaram a ser produzidas em 2009. Formatos e suportes diversos, o contraste entre cores quentes e frias, além da linguagem pop característica fazem de “Universo Pop” “brincadeiras” plásticas e muita criatividade prometem surpreender o espectador mineiro. Trata-se de um trabalho inovador e, ao mesmo tempo familiar ao expectador. Sem dúvidas, um toque de experimentalismo que não perde a doçura, a fantasia e mexe com o imaginário do público.


Colaborou: Robhson Abreu.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Gostei muito,muita criatividade,
    Parabéns pela matéria.
    Abraço.

    ResponderExcluir