NBlogs - Novo programa da Record News fala de posts, não de blogs

novembro 09, 2010




Nessa segunda-feira (08/11), a Record News estreou uma nova programação e vinhetas que irão compor a nova identidade visual da primeira emissora de notícias da TV aberta. Agora, seis novas atrações integram a grade do canal: Record News São Paulo, Record News Centro-Oeste, Rural News, NBlogs, Tonight Show with Jay Leno e Eco Record News.

Por ser jornalista e blogueiro, uma das novidades me chamou a atenção, o programa “NBlogs”. Infelizmente, não pude ver a estreia, mas a @rosana publicou um vídeo no #QueridoLeitor com o programa na íntegra. Segundo informações da emissora, o “NBlogs” é um programa com formato de revista eletrônica e que apresenta reportagens com temas do cenário nacional e internacional. A atração é apresentada por Fabiana Panachão e conta com a participação de blogueiros do Portal R7 e de especialistas e convidados especiais para debater o tema do dia. Veja abaixo o programa na íntegra:



Confesso que pelo nome pensei que era uma coisa, mas me pareceu outra. Se o programa chama “NBlogs”, deveria ter pelo menos um quadro para falar de blogosfera, não é mesmo? Ou ainda, no mínimo, falar de blogs, e não de posts. Sem contar que – até por uma questão de lógica, o programa deveria ter um blog próprio. Claro, o programa não ficou mal feito, mas pecou por não querer ousar em dar mais destaque a blogosfera.

Como telespectador senti falta de falar da rotina de produção de conteúdo do blogueiro, dos assuntos mais comentados do dia nos principais blogs, falar de redes sociais e de dar dicas de quem quer ser blogueiro para valer de forma profissional. O maior erro do programa, na minha avaliação, é não tratar os blogs como pauta central, e se contentar em comentar assuntos que renderiam posts, apenas. De "NBlogs" o programa de estreia foi "NPosts".

Além do mais, ficou faltando apresentar mais da variedade de blogs que é a blogosfera brasileira e, principalmente, a do @PortalR7. Alguns temas deveriam ter sido abordados no programa de estreia, tais como: quais são os critérios de escolha para entrar um novo blog no R7? Como surgiu a ideia de criar um portal de notícias que tem a sua própria blogosfera e como ela se relaciona com o portal ou com os outros blogs? E os Vlogs: modismo ou uma nova plataforma de comunicação? Claro, o programa não precisa falar de blogs e redes sociais o tempo todo, mas não pode deixar de lado esse assunto que está no título da atração. É possível falar de qualquer assunto pela ótica dos blogs, sem abrir mão de ser uma revista eletrônica. E foi nessa questão editorial que senti falha.

Neste “NBlogs” de estreia não entendi o porque falar de dor de cabeça, nem a presença dos outros dois convidados. Eles são blogueiros? Do ENEM até que vai porque o assunto é quente. Mas o programa não falou nada de blogosfera, e nem apresentou a dinâmica de blogs do R7. Quem não conhece nada sobre blogs, depois que assistiu o "NBlogs" continuou sem saber. Como é um programa de estreia ainda dá tempo de mudar...

A presença da @rosana na estreia foi o único acerto do "NBlogs", lógico. Ela é referência para toda uma geração de blogueiros. Aliás, creio que a Rosana Herman seria a pessoa ideal para comandar o programa, mas enfim.... Nada contra os convidados ou a atual apresentadora, mas acho que o programa peca ao não falar de blogs com mais segurança e se contentar em falar de pautas que renderiam posts para os blogs. Não sou o dono da verdade, mas como telespectador o programa me frustrou.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. A Record prima pela falta de criatividade e pela incompetência na escolha de como apresentar os seus programas. Até quando dá certo, a coisa desanda.

    Não é de se estranhar que isso ocorra numa emissora voltada para um público que aceita qualquer coisa que venha do "Bispo".

    ResponderExcluir
  2. Mt legal! Ja estou te seguindo!
    Qd der, visite tb meu blog de humor!
    Um graande abraço e parabens pelo blog
    www.santaingnoranca.blogspot.com
    @santaingnoranca

    ResponderExcluir