Medula Óssea – Doação que pode salvar vidas

novembro 03, 2010


Desde domingo (31/10), a entrevista que a atriz Drica Moraes deu ao Fantástico não me sai da cabeça. Creio que pelo fato de ser fã de Drica e por acompanhar pela imprensa a luta pessoal dela para vencer a doença, que as declarações da atriz me comoveram e me fez pensar muito no assunto. Drica é um talento ímpar na comédia e no drama. Além disso, em poucas palavras soube passar para o público a gratidão que é ter uma “nova vida” por meio da doação de órgãos. Isso é um exemplo de vida! Que Deus abençoe, Drica Moraes! Veja a entrevista abaixo:



Para quem não sabe, o transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças como leucemia, linfoma, síndrome mielodisplásica, anemia de fanconi, entre outras. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro.

Doação

Nesta quinta-feira (04/11), a Fundação Hemominas fará o cadastro de candidatos à doação de medula óssea, em Belo Horizonte. Para se inscrever é necessário ter entre 18 e 54 anos, boa saúde, não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas, além de levar documento com foto. O posto de cadastro de doadores será na Faculdade Pitágoras, localizado na rua Timbiras, 1.375, no bairro Funcionários, das 08h às 12h.

No local, o doador irá receber todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Se for encontrado um doador compatível, ele é convidado a fazer, voluntariamente, a doação e a identidade dele é mantida em sigilo. Outras informações pelo telefone 155.



Com informações do Portal Minas Saúde.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Puxa vida! Não tinha visto a entrevista da Drica e me surpreendi com a garra que ela superou tudo isso. Parabéns por divulgar essa campanha de cadastro de doadores de medula óssea em BH. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu Wander,
    postagens assim eu as considero como utilidade publica e as indico, quanto mais divulgada melhor, o espirito solidário nosso pode salvar muitas vidas. No caso da Drica foi uma superação muito linda e exemplar.
    Abçs, Marivan.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou inscrita para ser doadora de medula......

    Fiz meu cadastro na universidade, tenho medo, pq dizem que doi mto para colher a medula, mas ajudar a salvar uma vida é mais precioso que a dor que isso possa gerar, deve valer mto a pena......

    Nunca fui chamada, mas se um dia for, irei com o maior prazer

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. ola guri
    eu assisti a entrevista no domingo
    ela mando muito bem
    parabens pela divulgação
    bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida trata-se de uma vencedora. Doação é algo que todos nós devemos fazer. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Pena que muita gente doa enquanto uma novela como Laços de Família está no ar, depois... Acho que todos nós devíamos encontrar formas de doar... as vezes pode não ser com medula, mas contribuir com uma instituição séria que fique perto de sua casa e que você veja os resultados já é um caminho.

    ResponderExcluir