#CaféLiterário: Jornalismo Policial sob a ótica de quem faz e sorteio de livro

novembro 24, 2010



O que é o jornalismo policial brasileiro? A resposta está nas 17 entrevistas condensadas no livro “Jornalismo Policial: histórias de quem faz”, da Editora In House, escrito pelos alunos do 4º ano de Jornalismo (2010) da UNIBAN Brasil, com a organização da jornalista e professora Patrícia Paixão. Para comprar o livro, clique aqui.

Na obra, o leitor irá encontrar entrevistas exclusivas com vários jornalistas que ajudam (e ajudaram) a construir a história do jornalismo policial contemporâneo, tais como: Percival de Souza, Fernando Molica, Renato Lombardi, Marcelo Rezende, Domingos Meirelles, Luiz Malavolta, Josmar Jozino, Gil Gomes, Robinson Cerantula, Fátima Souza, André Caramante, Bruno Paes Manso, Afanasio Jazadji, Gio Mendes, Fausto Salvadori Filho, Marco Antonio Zanfra e Pantera Lopes.

Na série de entrevista, o leitor vai ter acesso a uma variedade de visões sobre como se faz jornalismo policial e investigativo, debates importantes sobre como sair da sombra do sensacionalismo, além de bastidores da cobertura de casos famosos como Escola Base, Favela Naval, os ataques do PCC em São Paulo, o assassinato de Isabella Nardoni e o triste final do sequestro da garota Eloá, em Santo André. Sem sombra de dúvida, trata-se de um livro obrigatório para quem quer entrar ou já atua no jornalismo policial.

Porta de entrada de muitos estudantes de jornalismo e profissionais em início de carreira, a cobertura policial (ou editoria gerais) acaba sendo uma escola para o jornalismo factual, como conhecemos. É por meio dessa editoria que o público consegue acompanhar os últimos acontecimentos da cidade, seja na área de violência urbana ou de acontecimentos importantes que merecem um olhar mais analítico e regional.

Na ausência – ou raridade, de livros que explorem mais a fundo o jornalismo policial produzido até então, o livro consegue preencher uma importante lacuna, ao tratar com humanidade e respeito às dores e os amores de se transformar uma tragédia em algo noticiável. 


Promoção
Ficou interessado no livro “Jornalismo Policial: histórias de quem faz”? O @cafecnoticias vai sortear um exemplar para o leitor que comentar neste post. Para participar, basta seguir as regras abaixo. O resultado será divulgado aqui na seção de comentários na quarta-feira (01/12), na parte da manhã, na folha de comentários. Os participantes terão de hoje (24/11) até a meia-noite do terça-feira (30/11) para se inscrever. Participe!

Regras:


1) Escreva no comentário deste post: "EU QUERO GANHAR O LIVRO SOBRE JORNALISMO POLICIAL". O seu comentário já é um pré-ingresso para a participação da promoção, pois será um sorteio.

2) Ainda, na parte de comentários, não esqueça de deixar o nome, sobrenome, idade, email, cidade/estado onde mora. Caso o participante não queira deixar esses dados expostos na parte de comentários, pode enviá-los para o email: wander.veroni@gmail.com . Mas, em todo caso, ele deve publicar pelo menos nome e sobrenome para evitar de ter dois participantes com o mesmo nome.

3) Opcional: para ajudar a replicar a promoção pelas redes sociais, publique no Twitter, Orkut, blogs ou Facebook a seguinte frase:


O @cafecnoticias está sorteando o livro “Jornalismo Policial: histórias de quem faz”. Participe: http://bit.ly/gVzrSq

4) O vencedor da promoção tem até dois dias úteis para reclamar o prêmio senão haverá outro sorteio. Boa sorte!

5) A entrega do livro será via Correio e o ganhador deverá enviar o endereço completo com CEP em até dois dias úteis.

6) Quem não seguir todas as regras do sorteio será desclassificado.

7) Boa sorte!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. EU QUERO GANHAR O LIVRO SOBRE JORNALISMO POLICIAL

    Idade: 37
    E-mail: digaospbr at yahoo ponto com ponto br
    Cidade: Amparo
    Estado: SP

    Parabéns pela iniciativa! Estou na torcida!!!

    ResponderExcluir
  2. EU QUERO GANHAR O LIVRO SOBRE JORNALISMO POLICIAL

    Idade: 21
    E-mail: carolinafjor@gmail.com
    Cidade: Betim
    Estado: MG

    ResponderExcluir
  3. Joyce Caetano Tinoco26 de nov. de 2010, 20:27:00

    Super bacana. Já li o Rota 66 e gostaria de conhecer o Jornalismo Policial. Então, boa sorte pra mim!

    Joyce Caetano Tinoco, 26 anos
    joycecaetano.tinoco@gmail.com
    São Gonçalo, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Depois de realizado o sorteio, o livro "Jornalismo Policial" vai para...tchan-tchan-tchan....Carolina Fernandes.

    Parabéns!!! A leitora tem até dois dias úteis para entrar em contato por email e enviar o endereço.

    Obrigado a todos que participaram.

    Aguardem que em breve haverá mais sorteios no blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado ao amigo jornalista Wander Veroni pelo destaque dado ao nosso livro em seu blog.

    E parabéns a Carolina Fernandes pelo prêmio, esperamos que goste do livro.

    Grande abraço à todos.

    ResponderExcluir
  6. Wander, muitíssimo obrigada pelo livro!!! O Café com Notícias está de parabéns promovendo sorteios com prêmios relacionados ao tema jornalismo. =D

    ResponderExcluir