Ponto de Vista – Novidades no jornalismo e a importância da apuração

outubro 23, 2010




Novas vinhetas, cenários, identidade visual e, acima de tudo, personalidade editorial. Nessas últimas semanas, vimos novidades interessantes no Jornal da Cultura e na Globo News. Cada uma com as suas particularidades, mas sem deixar de lado o bom gosto, ao dar um novo fôlego para o jornalismo hardnews. Para o telespectador, a mudança pode ser apenas na estética. Mas, para quem é da área de comunicação, percebe que esse esforço das duas partes mostram querer dar uma opção diferenciada para o público para que ele não fique refém de um único formato.

No Jornal da Cultura, principalmente quando falamos em TV aberta, a nova proposta surpreende, tanto pelo cenário, quanto pelo lado editorial. Apresentado pela jornalista Maria Cristina Poli, o novo noticiário da emissora pública paulista dá um aprofundamento maior as notícias e propõe o debate – ao lado de dois especialistas convidados, daquilo que foi mais importante no dia.

Já na Globo News, a identidade visual se confunde com o editorial. As novas cores e propostas informativas trazem o dinamismo da notícia de última hora, sem deixar de lado programas que fazem um jornalismo mais reflexivo e analítico, propondo ao público estender o debate das notícias e ver que um fato pode ser visto e revisto por vários ângulos, como acontece no programa “Em Pauta” e “Estúdio i”.

Mais do que dar uma nova cara para o jornalismo, atualmente vemos poucas emissoras apostando em criar uma identidade e que saia do modelo “matriz” do Jornal Nacional, da TV Globo. E por falar em novo jornalismo, essa semana um fato político envolvendo os presidenciáveis nos desperta o debate sobre as verdades existentes dentro da notícia. Por isso que o trabalho de apuração dos fatos e, principalmente, acompanhar mais de um noticiário, nos permite enxergar quem informa e quem omite.

O episódio da “bolinha de papel” na cabeça do presidenciável José Serra (PSDB) nos faz ver que o jornalista não pode – e nem deve, ficar baseando a notícia em declarações oficiais. Precisa ir além e interpretar. É inegável que Serra foi atingido. Ponto. Isso ninguém contesta. Mas, a dramatização do candidato em torno do ocorrido precisa ser vista de outra forma, pois estamos a uma semana das eleições. Duas emissoras – Record e SBT, mostraram um fato. Enquanto a Globo deu outra dimensão e quase pagou um preço alto por causa disso. Quem não viu, basta assistir os vídeos abaixo para tirar as próprias conclusões:






Em tempo de renovação visual e editorial no jornalismo eletrônico, uma coisa nunca sai de moda: apuração e análise. O telespectador não é trouxa!



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Acho sempre válido as emissoras mudarem de aparência e inovarem seus estúdios. Isso mostra dinamismo. É bom. Quanto ao episódio de Serra, você disse tudo. As emissoras puxaram sardinhas cada uma para seu lado e Serra dramatizou demais. Abraços

    ResponderExcluir