Canal Minas Saúde completa 2 ANOS no ar

outubro 09, 2010



Lançado em 9 de outubro de 2008 para atender ao Programa de Educação Permanente a Distância (PEPD) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Canal Minas Saúde completa dois anos no ar. Trata-se uma uma rede estratégica multimídia, que engloba TV, Rádio, Web e Educação a Distância (EAD), com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e capacitar profissionais das 3.966 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com o apoio da Fundação Renato Azeredo (Framinas), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Senac Minas, o Canal Minas Saúde iniciou, em outubro de 2008, o primeiro curso: Via Saúde. Focado nas 12 linhas guias da saúde em Minas Gerais, o curso sobre gestão da clínica envolveu profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), assim como os médicos e enfermeiros da rede estadual. Até agora, 972 profissionais participam das atividades do curso.

Hoje, com dois anos de atividades, o Canal Minas Saúde já atinge 839 secretarias municipais de saúde, com 4.453 antenas instaladas e 4.824 pontos de recepção (em 2008, eram 2.700). Além de transmitir cursos, eventos e qualificar profissionais para o melhor atendimento dos usuários na ponta do SUS. Ainda, o Canal exibe, mensalmente, as reuniões e pactuações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES) e da Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço Estadual (CIES), nas quais as propostas de educação permanente são pactuadas.

História

A atuação do Canal Minas Saúde vai além dos cursos de capacitação e especialização. Com equipes de produção jornalística em áudio, vídeo, web e redes sociais, operações e call center, o Canal mantém a proposta de universalização do conhecimento por meio da promoção à saúde. Profissionais qualificados dão ritmo a uma rotina de preparo de conteúdos informativos e produções audiovisuais para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.

Nesse contexto, o Portal Minas Saúde é a vitrine de todo o conteúdo produzido pelo Canal Minas Saúde. Nele, os internautas encontram a programação completa, matérias, enquete, links, além de vídeos e áudios dos programas e cursos produzidos pela emissora. É também no Portal que os usuários encontram o caminho para as redes sociais Ning, Facebook, Blog e Twitter, nas quais podem interagir com outros alunos e com o público interessados em educação na saúde de Minas e do Brasil.

Em dois anos, o Canal atingiu a marca de 1.500 produtos audiovisuais, entre capacitação, conteúdos jornalísticos, informativos e cobertura de eventos. Desse total, 700 representaram produções externas (com cinegrafistas e repórteres), 324 foram destinados a Promoção à Saúde e 220 programas informativos, como os conhecidos pelo público Giro pela Saúde, Informe Gestão e CIB no Ar. Outro destaque é a programação, que já oferece 10 programas de produção própria.

A quantidade de cursos também aumentou. Hoje, na programação do Canal Minas Saúde, além do Via Saúde, estão em andamento capacitações como o curso de Gestão Microrregional, Em Defesa da Vida: Vigilância em Saúde na Atenção Primária, e Sistema Manchester (esse último, com a participação de profissionais diretos de Portugal e Inglaterra).


» Confira abaixo um programa especial sobre os dois anos do Canal Minas Saúde:





Observação: Este texto foi originalmente escrito pelo jornalista Guilherme Amorim e publicado no Portal Minas Saúde. Mediante a autorização de publicação, ele foi parcialmente adaptado para este espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Muito legal a proposta do Canal Minas Saúde. Seria mais interessante ainda se ele fosse exibido em UHF e na TV Paga, e não só na parabólica. Acho que esse tipo de proposta é fundamental para que as pessoas entendem um pouco mais sobre o que é feito na saúde do Estado. Parabéns a toda equipe do Canal!

    ResponderExcluir