Ponto de Vista – Se vale a pena ver de novo, porque o público não escolhe?

setembro 15, 2010




Uma chance de rever uma novela de sucesso e que conquistou o coração do telespectador. Essa é a proposta do Vale a Pena Ver de Novo, exibido nas tardes da Rede Globo, de segunda a sexta-feira, há mais de 25 anos. Curiosamente, a emissora carioca contraria uma tendência que tem ganhado as redes sociais: deixar o público decidir qual atração gostaria de rever. Muitas vezes, a escolha – para quem está de fora, parece sem sentido, pois nem sempre a novela em questão foi um sucesso de audiência, repercussão ou crítica.

Curiosamente, a Globo optou por reprisar (a partir do dia 12/09) a novela Sete Pecados, escrita por Walcyr Carrasco e que passou há exatos três anos atrás. A trama teve problemas na audiência e sofreu mudanças para atender a expectativa do público. Não foi um “grande sucesso”como o locutor anuncia e, alguns críticos, arriscam dizer que foi uma das piores tramas do autor.

A pergunta que não quer calar: qual é o critério que a Globo usa para reprisar uma novela? Sorteio? Facilidade para conseguir junto ao governo a classificação livre? Depois de uma maré de mesmice, o “Vale a Pena” tinha encontrado um rumo interessante com as reprises de Da Cor do Pecado, Mulheres Apaixonadas, Alma Gêmea e Senhora do Destino. Mas aí veio a insossa Sinhá Moça e agora uma novela que o público – pelo menos a grande maioria, nem sonhava com a reprise, pelo menos agora.

Na internet, os noveleiros de plantão torcem pela reprise de O Clone, Belíssima, Celebridade, Estrela Guia, O Beijo do Vampiro, A Favorita, Cobras e Lagartos, Um anjo caiu do Céu, sem contar em outros títulos da década de 1990 que mereciam ser reprisados. Qual é a graça de rever uma novela que passou há menos de cinco anos atrás e não foi um grande sucesso? Escolhas equivocadas como essa, mostram o buraco que a TV aberta está cavando, do qual será difícil sair.

A TV precisa ouvir mais o público: prestar mais atenção nas pessoas, e não nos números de audiência. Não é a toa que o canal Viva, na TV Paga, já nasceu embalado pelo sucesso das reprises – apesar das inúmeras críticas quanto ao horário dessas repetições. No mais, se pararmos para pensar, não são apenas as novelas que merecem ser reprisadas: programas, jornalísticos, séries, minisséries e filmes também deveriam entrar na roda. A TV aberta investe pouco nas reprises. Já pensou que bom seria se o horário vespertino fosse de reprises das principais atrações do horário nobre, por exemplo? Não deixa de ser uma ideia, quem sabe. Afinal, daqui a pouco, do jeito que a coisa anda, vai ficar difícil saber qual será a atração que, realmente, valha a pena ver de novo.



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

16 comentários

  1. Eu não sou de novelas, mas sempre tive vontade de assitir uma novela com Luis Gustavo, chamada Rokefeller, acho que é isso, minha avó sempre falava dessa novela....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto Rockefeller foi exibida na Rede Tupi (extinta) entre 1968 e 1969. Essa novela, infelizmente, nunca mais será reprisada, primeiro por pertencer a Tupi, segundo por estar em preto e branco e por último, por haver raríssimas cenas da novela, pois na época, era gravado com fitas de videotape, como esse era muito caro, o costume era gravar capítulo por cima de capítulo. Chato, não.

      Excluir
  2. Realmente, se é para valer à pena, teria que ser escolhido por aqueles por quem valeria à pena ver de novo, e que já valeu ver da primeira (ou segunda) vez. #ficadica para a Globo. Seria bom ver a Globo fazendo uma enquete no estilo "você Decide" para escolher as novelas.

    ResponderExcluir
  3. Affe eu to doida que eles repitam o clone... bem o critério de escolha eu nao sei ao certo, mas estava analisando esses dias e concluí que eles escolhem o sucesso que tenha mais artistas que estão m cartaz nas novelas atuais. Nessa tem o caike brito, a claudia raia, a gabriela duarte, o reynaldo gianecchini... acho que é pra o pessoal ver trabalhos anteriores e comparar as atuações, acredito que esse seja o critério. Vou mandar um email pra eles pq eu te digo uma coisa, se o clone que é mais velho naum repetiu ainda, pq repetiu essa novela chata que há pouco tempo passou?

    ResponderExcluir
  4. Achei um absurdo quando vi um comercial falando da reprise de Sete Pecados, uma novela que praticamente acabou ontem, e como vc mesmo disse, não teve tanta repercursão.

    Me lembro de ver o Vanucci no "Todo Seu" (Tv Gazeta), respondendo a uma reclamação de um telespectador justamente sobre isso. Parece que a Globo vê no Vale a Pena uma chance de tentar alavancar novelas que não fizeram sucesso na primeira vez. Fora que sai muito mais barato para eles negociarem os direitos de imagem com novelas recentes do que com uma dos anos 80, por exemplo.

    Se não me engano, a última novela antiga que reprisaram foi A Gata Comeu (1985), em 2005. Depois disso, todas as novelas são da década de 2000. Também faço parte da legião de fãs que torce há anos pela reprise de O Clone, mas pelo jeito, para a emissora isso não vale nada... é uma pena, pois tenho certeza de que teriam a audiencia garantida.

    Parabéns pelo post. Me senti aliviado ao saber que nao estou sozinho com essa sensação incomoda quando vejo uma novela recente dessas sendo passada.

    Abçs!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que eles têm medo das escolhas do público. Não sei porque, mas tenho essa nítida impressão.

    ResponderExcluir
  6. Moro em um Estado da Federação que tem uma hora de diferença de Brasília, horário oficial do país, o que faz com que o "Vale a pena ver de novo" passe no horário de almoço da família, o que acaba sendo um programa importante a ser acompanhado por todos nós. E quando nos deparamos com algumas más escolhas da emissora, como a do momento (7 Pecados), nossos almoços ficam com menos brilho, pois com toda certeza essa novela não conseguiu agradar nenhum integrante da família, que e formada por pessoas de todos os tipos de idade e pensamentos, ou seja, com certeza os 7 Pecados não valem a pena ver mais uma vez!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei muito legal a idéia do publico escolher a novelas que vão passar no vale apena ver de novo, pois passa umas novelas muito ruins escolhidas pela Globo, só porque tem artistas da atualidades e não as que tiveram bastante audiência,isso faz a Globo uma emissora não boa mas sim mais ou menos.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a tv Globo podia fazer tipo uma votação para a escolha de programação como:escolha de novela,desenhos animados,programa de tv,humor e muito mais.
    Também passar novelas como:Da cor do Pecado,Beijo do vampiro,O clone e etc.
    Se a tv quer ter uma grande grade de programação de audiência.Hoje as pessoas querem que a Globo ouça a palavra do telespectador apesar de serem os publicos que olhan novelas,programas e desenhos animados.
    A Gobo quis fazer o “VALE A PENA VER DE NOVO”para as pessoas verem novelas do passado mais foi ruim porque eles não ouçan a palavra do povo.

    Esse e o meu comentario que eu deixo para todos os noveleiros.

    Ass: Bruno Gonçalves Orende

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o texto legal, cada um tem sua opinião .Foi bom ele ter falado para não repetir as novelas e botar outras interessantes e liberar para a emissora da Globo.


    Ass:Leonardo

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com o texto porque devia entrar séries, miniséries, filmes e etc.
    E também seria legal se as pessoas podessem escolher a novela que vai passar, isso ia agradar mais as pessoas que gostam assistir novelas.
    Eu não concordo com uma coisa que quando vai ter jogo de futebol alguma novela ou progama termina mais cedo, eu acho isso um absurdo.
    Gostei do texto achei bem legal as ideias.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião a rede Gobo usa seus critérios de uma forma errada pois, não ouvem o publico.Eles só querem reprisarem novelas que a pouco tempo passou como ´´ sete pecados``além disso não teve quase nenhum publico de audiência.
    Eles deveriam reprisar novelas como: A favorita,Paginas da vida,O clone.
    Além de não reprisarem miniséris,como ´´ A casa da sete mulheres,filmes como,Gladiador,desenhos como,Fantástico mundo de bob.

    Parabéns pelo blog pois,deiuxa os blogueiros se expressarem.

    ResponderExcluir
  12. Acho que essa idéia de reprisar mais tipos de reprises que não só as novelas é ótima até porque consegue atender um tipo de público diferenciado que não necessariamente quer assistir novelas antigas (ou nem tanto, como tem sido) e digo mais: seria interessante utilizar algo do tipo video-show com comentários e entrevistas de pessoas que fizeram ou participaram desses programas. No caso de filmes, isso seria melhor se fosse talvez colocado em um horário menos tarde ou mais fácil de ter a audiência desse tipo de público. Seria o caso de filmes nacionais e estrangeiros mais antigos, tipo décadas de 70, 80 e 90.

    obs: Também torço muito pela reprise das novelas citadas como Belíssima e Celebridade. Apesar de não ter tempo para assistir o vale a pena, acho que vale a pena para o público rever essas produções. São muito boas. Gosto muito também de A próxima vitima, acho que seria uma candidata pra reprise.

    ResponderExcluir
  13. cara eu fico com muita raiva quando a globo nao reprisa novelas antigas como dancing days,o astro,pecado capital e etc.deveria haver um protesto reivindicando isso.

    ResponderExcluir
  14. nossa queria ver muito a novela mulheres de areia a globoesta fazendo aniver este agora porque nao lembra este novelao o ibope vai subir e mto pense bem ou torre de babel outro novela de primeira explode coraçao bjs

    ResponderExcluir
  15. eu gostaria muito de ver o beijo do vampiro de novo poxa foi uma otima novela....

    ResponderExcluir