Reportagem Especial - O mundo da moda invade a TV
setembro 17, 2010
Estilo, tendência, elegância e bem estar. Essas são algumas características do universo fashion que, dê uns tempos para cá, resolveu invadir a televisão. Seja em programas, novelas, filmes ou reality shows, o mundo da moda pode render muito pano para a manga, além de um interessante fôlego comercial para a área do entretenimento. Em julho deste ano, a Rede Globo resolveu apostar no remake da telenovela TiTiTi, sucesso da década de 1980, de Cassiano Gabus Mendes, cuja a adaptação atual é de Maria Adelaide Amaral e direção de Jorge Fernando.
Entre agulhas e tesouradas, o folhetim exibido às 19h, explora a rivalidade de dois estilistas: Jacques Lequer e Victor Valentim – vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício, respectivamente, além dos bastidores da agência de modelos “Lugar Models” e da fictícia revista “Moda Brasil”. É dentro deste universo que acontece lançamentos de produtos, eventos e aonde a maioria do elenco aproveita para desfilar os figurinos que se destacam no momento, como aponta a personal stylist Cláudia Magalhães, que trabalha como consultora de moda e estilo para personalidades, empresários e políticos.
Entre agulhas e tesouradas, o folhetim exibido às 19h, explora a rivalidade de dois estilistas: Jacques Lequer e Victor Valentim – vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício, respectivamente, além dos bastidores da agência de modelos “Lugar Models” e da fictícia revista “Moda Brasil”. É dentro deste universo que acontece lançamentos de produtos, eventos e aonde a maioria do elenco aproveita para desfilar os figurinos que se destacam no momento, como aponta a personal stylist Cláudia Magalhães, que trabalha como consultora de moda e estilo para personalidades, empresários e políticos.

Fora do eixo do Plim-Plim, outras emissoras também apostam no mundo fashion para alavancar a audiência, como é o caso do quadro “A verdadeira Idade”, do programa Tudo é Possível, da Rede Record, comandado por Ana Hickman. Lá, todo domingo, uma participante passa por uma verdadeira transformação que envolve não só a parte estética, mas também do visual, onde ela recebe uma consultoria de estilo e imagem, com o intuito de que de não aparentar ser mais velha do que é e possa assumir a idade numa boa.

Para a estudante de jornalismo Najela Bruck, 23 anos, autora do blog mineiro Não é só Glamour – um espaço na internet dedicado a cobertura fashion e a editoriais de estilo, moda e comportamento, acredita que, de certa forma, a TV aberta confunde moda com futilidade. De acordo com Najela, alguns programas que falam de moda na televisão querem impor ao telespectador determinadas tendências ou estilos, ignorando muitas vezes o gosto e as particularidades de cada pessoa.
"O que percebo é que muitos programas como o Esquadrão da Moda querem impor ao participante uma moda e/ou estilo que não condiz com o da pessoa. O exemplo clássico foi o da cantora Stephanie – a do Crossfox. A produção do programa e apresentadores queriam a todo custo cortar os cabelos da menina, pois falavam que estaria mais na moda, ela bateu o pé e disse que não queria. Rolou maior confusão, o programa demorou para ir ao ar. Acho que em casos assim, onde não se respeita o gosto e estilo da pessoa, há realmente uma imposição, querendo que a pessoa aceite aquilo como certo e esqueça o resto”, diz Nagela.

Segmentação
E por falar em TV Paga, foi na segmentação de alguns canais que o telespectador ávido pelo mundo da moda encontrou várias opções, seja produção estrangeiras ou nacionais. Nas principais operadoras brasileiras, é quase impossível não encontrar canais como o GNT, Fashion TV, Viva, Discovery Home Health, Discovery Travel & Living e Fox Life, voltados exclusivamente ao público feminino ou que gosta de assuntos ligados a moda, beleza, cultura, gastronomia e comportamento.
Dentre todos esses canais, um se destaca entre o público. Trata-se do Viva que, com cerca de três meses no ar, é ao lado do GNT, um dos canais mais assistidos pelo público feminino, de acordo com o diretor geral da Globosat, Alberto Pecegueiro. O Viva, que reprisa os melhores momentos da programação da TV Globo e do GNT, já ocupa o 16º lugar entre os canais pagos, mesmo estando disponível apenas em 30% da base de pesquisa do Ibope. O sucesso dele pode ser verificado nas cotas de patrocínio vendidas no primeiro mês de atividade, gerando uma receita de R$ 9 milhões aos cofres da Globosat.

Fã assumida do GNT e viciada em programas de moda na TV Paga, a estudante de jornalismo, Paula Loureiro, 23 anos, diz que o canal possui a melhor seleção de programas sobre moda, além de cobrir de forma jornalística os principais eventos do tema. “De uma maneira geral, posso dizer que tenho um canal inteiro favorito: o GNT. A programação é toda recheada sobre moda, com programas nacionais e internacionais, com profissionais de renome. Não tem nenhum canal na TV que fale de moda como o GNT. Meu programa favorito é o GNT Fashion, apresentado pela Lilian Pacce. Mas assisto também ao Fashion Television, Super Bonita, Tamanho Único. Inclusive o Tamanho Único é um programa que pode ser visto por leigos e especialistas em moda”, comenta.
» Confira essa reportagem na íntegra na edição nº 15 da Revista Vox Objetiva.
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.
Wander Veroni
Jornalista
Wander Veroni
Jornalista
3 comentários
As pessoas acabam acompanhando sempre a moda principalmente essa dos personagens que mais aparecem. O comércio lucra com isso, sempre foi assim. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirOlá,Wander!
ResponderExcluirSaudades daqui e parabéns pelo post!
O mundo da moda invadir a Tv é sempre bom,porém não deve ser uma arma de escravização moderna(leia-se capitalismo).
Ah...Que vestido Mara que vc colocou na primeira foto.Minha cara...rs!
Beijo!
Wander, sou fã confesso da novela Ti ti ti e adoro cada personagem praticamente. E também acho que essa novela consegue mostrar com muita criatividade e humor uma realidade como essa cheia de vaidades, egos, entre outros. Quanto a outros programas, sou contra a proposta do Esquadrão da Moda e concordo com a opinião da Najela Bruck sobre o assunto. Eles até podem orientar a pessoa nisso e naquilo mas desrespeitam totalmente o gosto ou a vontade da ``vitima`` em questão.
ResponderExcluir