Reportagem Especial - O mundo da moda invade a TV

setembro 17, 2010




Estilo, tendência, elegância e bem estar. Essas são algumas características do universo fashion que, dê uns tempos para cá, resolveu invadir a televisão. Seja em programas, novelas, filmes ou reality shows, o mundo da moda pode render muito pano para a manga, além de um interessante fôlego comercial para a área do entretenimento. Em julho deste ano, a Rede Globo resolveu apostar no remake da telenovela TiTiTi, sucesso da década de 1980, de Cassiano Gabus Mendes, cuja a adaptação atual é de Maria Adelaide Amaral e direção de Jorge Fernando.

Entre agulhas e tesouradas, o folhetim exibido às 19h, explora a rivalidade de dois estilistas: Jacques Lequer e Victor Valentim – vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício, respectivamente, além dos bastidores da agência de modelos “Lugar Models” e da fictícia revista “Moda Brasil”. É dentro deste universo que acontece lançamentos de produtos, eventos e aonde a maioria do elenco aproveita para desfilar os figurinos que se destacam no momento, como aponta a personal stylist Cláudia Magalhães, que trabalha como consultora de moda e estilo para personalidades, empresários e políticos.
“Apesar de a novela ter uma pegada de humor muito forte, o mundo da moda está retratado ali, não há como negar. Desse modo, o telespectador cria identificação com figurinos como o da Malu Mader, da Claudia Raia, da Guilhermina Guinle, entre outras. Acredito que a TV funciona como uma vitrine para as principais tendências do momento”, diz a personal stylist Cláudia.

Fora do eixo do Plim-Plim, outras emissoras também apostam no mundo fashion para alavancar a audiência, como é o caso do quadro “A verdadeira Idade”, do programa Tudo é Possível, da Rede Record, comandado por Ana Hickman. Lá, todo domingo, uma participante passa por uma verdadeira transformação que envolve não só a parte estética, mas também do visual, onde ela recebe uma consultoria de estilo e imagem, com o intuito de que de não aparentar ser mais velha do que é e possa assumir a idade numa boa.

Outra atração que tem se destacado na TV aberta é o reality show Esquadrão da Moda, no SBT. Do formato original do programa “What Not to Wear” dos canais “Discovery Home & Health” e “BBC”, no Brasil ele apresentado pela top model e consultora de moda Isabella Fiorentino e pelo estilista Arlindo Grund, que tem a dura missão de ensinar às "vítimas" como se vestir bem e com estilo. Em Minas Gerais, o programa local e vespertino da TV Band Minas, Tudo de Bom, da jornalista Bianca Lage, se destaca por se especializar na cobertura de eventos de moda como Minas Trand Preview, São Paulo Fashion Week e Rio Fasion Week.

Para a estudante de jornalismo Najela Bruck, 23 anos, autora do blog mineiro Não é só Glamour – um espaço na internet dedicado a cobertura fashion e a editoriais de estilo, moda e comportamento, acredita que, de certa forma, a TV aberta confunde moda com futilidade. De acordo com Najela, alguns programas que falam de moda na televisão querem impor ao telespectador determinadas tendências ou estilos, ignorando muitas vezes o gosto e as particularidades de cada pessoa.

"O que percebo é que muitos programas como o Esquadrão da Moda querem impor ao participante uma moda e/ou estilo que não condiz com o da pessoa. O exemplo clássico foi o da cantora Stephanie – a do Crossfox. A produção do programa e apresentadores queriam a todo custo cortar os cabelos da menina, pois falavam que estaria mais na moda, ela bateu o pé e disse que não queria. Rolou maior confusão, o programa demorou para ir ao ar. Acho que em casos assim, onde não se respeita o gosto e estilo da pessoa, há realmente uma imposição, querendo que a pessoa aceite aquilo como certo e esqueça o resto”, diz Nagela.

Ainda, a blogueira e estudante de jornalismo aponta algumas atrações que, segundo ela, são programas televisivos que conseguem tratar a moda de maneira mais informativa para as pessoas. “Penso que dicas e conselhos são sempre bem vindos, afinal você irá apenas sugerir, deixando que a própria pessoa tenha o dissernimento para absorver o que será bom ou ruim para ela. No mais, gosto muito do quadro da Glória Kalil, no Fantástico. Ela, de uma maneira simples e objetiva, consegue falar para diversos públicos e passar informação com clareza. Outro programa bastante interessante é o Project Runway, na TV Paga, comandado pela top Heidi Klum. No reality, jovens estilistas disputam um prêmio mais interessante: um editorial de moda roupas assinadas pelo vencedor em uma grande revista de moda norte americana”, explica.


Segmentação

E por falar em TV Paga, foi na segmentação de alguns canais que o telespectador ávido pelo mundo da moda encontrou várias opções, seja produção estrangeiras ou nacionais. Nas principais operadoras brasileiras, é quase impossível não encontrar canais como o GNT, Fashion TV, Viva, Discovery Home Health, Discovery Travel & Living e Fox Life, voltados exclusivamente ao público feminino ou que gosta de assuntos ligados a moda, beleza, cultura, gastronomia e comportamento.

Dentre todos esses canais, um se destaca entre o público. Trata-se do Viva que, com cerca de três meses no ar, é ao lado do GNT, um dos canais mais assistidos pelo público feminino, de acordo com o diretor geral da Globosat, Alberto Pecegueiro. O Viva, que reprisa os melhores momentos da programação da TV Globo e do GNT, já ocupa o 16º lugar entre os canais pagos, mesmo estando disponível apenas em 30% da base de pesquisa do Ibope. O sucesso dele pode ser verificado nas cotas de patrocínio vendidas no primeiro mês de atividade, gerando uma receita de R$ 9 milhões aos cofres da Globosat.

“O GNT atrai as mulheres de 25 a 49 anos, geralmente independentes e que tem interesses múltiplos, como trabalhar, namorar, estudar e cuidar da própria família. Já o Viva é direcionado às mulheres das classes B e C, formados, principalmente, por donas de casa”, diz Alberto Pecegueiro. Já a diretora do canal, Letícia Muhana, explica que o Viva “foi pensado de uma forma linear para facilitar a compreensão de todos e fidelizar o público. A reapresentação dos programas da Rede Globo em horários e dias alternativos faz parte da estratégia de proporcionar à família a oportunidade de ver e rever seus programas, minisséries e novelas favoritos”.

Fã assumida do GNT e viciada em programas de moda na TV Paga, a estudante de jornalismo, Paula Loureiro, 23 anos, diz que o canal possui a melhor seleção de programas sobre moda, além de cobrir de forma jornalística os principais eventos do tema. “De uma maneira geral, posso dizer que tenho um canal inteiro favorito: o GNT. A programação é toda recheada sobre moda, com programas nacionais e internacionais, com profissionais de renome. Não tem nenhum canal na TV que fale de moda como o GNT. Meu programa favorito é o GNT Fashion, apresentado pela Lilian Pacce. Mas assisto também ao Fashion Television, Super Bonita, Tamanho Único. Inclusive o Tamanho Único é um programa que pode ser visto por leigos e especialistas em moda”, comenta.




» Confira essa reportagem na íntegra na edição nº 15 da Revista Vox Objetiva.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. As pessoas acabam acompanhando sempre a moda principalmente essa dos personagens que mais aparecem. O comércio lucra com isso, sempre foi assim. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Wander!
    Saudades daqui e parabéns pelo post!
    O mundo da moda invadir a Tv é sempre bom,porém não deve ser uma arma de escravização moderna(leia-se capitalismo).
    Ah...Que vestido Mara que vc colocou na primeira foto.Minha cara...rs!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Wander, sou fã confesso da novela Ti ti ti e adoro cada personagem praticamente. E também acho que essa novela consegue mostrar com muita criatividade e humor uma realidade como essa cheia de vaidades, egos, entre outros. Quanto a outros programas, sou contra a proposta do Esquadrão da Moda e concordo com a opinião da Najela Bruck sobre o assunto. Eles até podem orientar a pessoa nisso e naquilo mas desrespeitam totalmente o gosto ou a vontade da ``vitima`` em questão.

    ResponderExcluir