Jornalismo 2.0 é tema de curso do Comunique-se

setembro 13, 2010




Novas maneiras de pensar a notícia de forma convergente para a internet e, principalmente, estabelecer um diálogo constante entre o produtor de conteúdo e o leitor. Esse foi um dos inúmeros debates propostos pelo curso de Jornalismo 2.0 – Hipermídia e Redes Sociais, ministrado pelo jornalista André Rosa, nos dias 11 e 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG), pela Escola de Comunicação do Comunique-se.

O conteúdo do encontro abrange práticas de redação, mídias sociais e debates sobre as questões técnicas que envolvem a produção de conteúdo online, além de questões ligadas à escrita na internet e, principalmente, conceitos relacionados a redes sociais. Durante o encontro, fica claro o novo papel do jornalista: ele é um organizador de conteúdo informativo e criativo, diante de uma infinidade de possibilidades oferecidas pelo texto, foto, áudio e vídeo.

O ministrante do curso é o jornalista @andremarmota, formado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero, que ministra esta oficina, desde 2003, no Comunique-se e em outras instituições. André foi subeditor do site Gazeta Esportiva.Net, onde trabalhou por nove anos. Por outros dois anos, foi gerente de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, é professor da UniSant’Anna no curso de Comunicação Social.

O mais bacana do curso é o network que esse tipo de encontro proporciona, além do debate e a troca de impressões entre jornalistas sobre as mais diversas possibilidades que a web e as mídias sociais podem oferecer ao profissional. No curso, os participantes puderam ver experiências e possíveis caminhos que o jornalismo produzido para a internet tem tomado no decorrer dos anos e, sobretudo, para qual caminho, possivelmente, irá perante as novas conjunturas atuais com os smartphones e tablets, por exemplo. Será que o jornalismo na web vai ficar refém da transposição do modelo impresso ou finalmente encontrará um modelo próprio?

O encontro abordou ainda a força das redes sociais e a importância da colaboração dos internautas no decorrer da construção da notícia. Hoje em dia, é impossível pensar em jornalismo na internet sem que haja interação entre produtor e leitor.

Outro ponto abordado foram alguns caminhos importantes que devem ser levados em conta para a produção de conteúdo na web, tais como: táticas de SEO, distribuição de conteúdo por RSS e presença em redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook, principalmente, por serem as principais redes de relacionamento onde há a presença do internauta brasileiro. Particularmente, gostei muito do curso e recomendo a todos os jornalistas e comunicadores que se interessam pelo mundo da web 2.0.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Muito interessante. Uma pena eu morar longe.
    Se estivesse mais próxima de BH,com certeza participaria do evento.Conhecimento e relacionamento com as novas mídias e redes sociais é fundamental para qualquer jornalista.

    Boa semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Quem pode participar é muito importante,só tem a somar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Wander! Muito bacana seu Blog, viu?! E o curso Jornalismo 2.0 também foi bem interessante!! As discussões só me levaram a crer que estou no caminho certo na empresa para a qual eu trabalho! As redes sociais são o futuro da comunicação empresarial se os jornalistas e RPs souberem aproveitar delas ao máximo! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá sou aqui de Cuiabá-MT não participei do curso, mas assim só estou passando mesmo para verificar o blog, que sempre tem conteudo com qualidade. Estou aos poucos voltando a publicar também. Sempre bom passar por aqui
    ótima semana
    Se puder passa lá depois blog atualizado

    Abraço

    http://blogpedrojunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir