Ponto de Vista – Hoje em dia, qualquer um é celebridade

agosto 09, 2010


Banalizou. É a coisa mais corriqueira do mundo. Qualquer um que ganha certa notoriedade se diz celebridade. Ou pior: é tratado pela mídia como um. Não que ser celebridade seja uma coisa ruim. Na verdade, acredito que nem deva ser. Deve ter alguma coisa boa e má em ser famoso. Afinal, tem muita gente que daria o "dedo mindinho" por mais 15 minutos de fama. Mas, o que me incomoda, é a forma como a palavra CELEBRIDADE perdeu o significado e virou outra coisa. É, no mínimo, muito estranho.

Ex-participante de reality show, namorada de jogador de futebol, modelo que janta com atriz no restaurante, enfim, a lista é grande. Já existe hoje na TV aberta um reality show especializado em laçar esse nicho de famosos para formular um elenco para esse tipo de atração, do qual nem é preciso falar o nome...rs. #abafa

De certo, essa má conotação da palavra celebridade confunde o público. Foi-se o tempo em que as pessoas eram reconhecidas pelo trabalho e por aquilo que representam de útil para a sociedade. Claro, graças a Deus, que nem todos os veículos de comunicação dão espaço para esse tipo de “talento”. Desde quando ter uma vida particular movimentada dá uma pessoa o título de célebre?

A vida alheia desperta curiosidade e uma indústria ávida por pseudo-notícias: “fulana de tal vai ao Leblon e toma um sorvete”; “cicrano faz corrida no calçadão da orla carioca” ou “modelo vai ao shopping e compra um livro”. Poupe-me! Isso nunca foi notícia...é tão descartável como qualquer fast-food. Que, aliás, o consumo em excesso, pode fazer muito mal à saúde - inclusive, a mental, diga-se de passagem.


» http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/2010/08/09/lucas-celebridade/


___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. O mais interessante é o que acontece com as pessoas que gostariam de ter alguma notoriedade e não conseguem nem pelos meios citados no seu texto. Estas então criticam e ''curtem'' uma certa ''dor de cotovelo'' por serem meros expectadores sem terem a coragem ou a competência (se é que pode-se chamar de competência ''aparecer em um reality show'') para gozar da atencão do público. Gosto muito deste blog e o assunto abordado hoje realmente me fez pensar :-)

    ResponderExcluir
  2. Wander,

    Destaco essa sua frase: "Foi-se o tempo em que as pessoas eram reconhecidas pelo trabalho e por aquilo que representam de útil para a sociedade."

    Essa é a verdade nua e crua. Realmente, houve uma inversão de valores nos últimos tempos, o que prova que temos muita coisa ainda pra mudar neste país.

    Inacreditável que um flash seja tratado com mais importância no horário nobre do que assuntos envolvendo negócios, política e gente.

    Excelente postagem.

    Abraços,

    Vitor.

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo Wander. A palavra celebridade está banalizada e infelizmente, muita gente se sente atraida em ser uma celebridade: uma personagem vazia por dentro e com apenas uma embalagem bonita de fora. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Na realidade, este tipo de coisa acontece porque tem clientela, ou seja, existe aquele povo que adora fofocas e paga qualquer coisa por elas.
    Você disse que o talento não é quesito para se virar celebridade, e eu completo citando o caso Geise Arruda, da Unibam, que virou celebridade apenas porque um vídeo dela virou febre no Youtube e que talento mesmo, nunca mostrou.
    É o fundo do poço, mostrando que um povo sem cultura, sem educação e sem bom senso, consome cada vez mais porcarias.
    País de terceiro mundo é isso.
    Um grande abraço
    Giba

    ResponderExcluir