9º Festival Lixo e Cidadania acontece em BH

agosto 12, 2010






Incentivar técnicas de preservação ao meio ambiente por meio da reciclagem e mobilizar a sociedade em torno da importância do catador de papel como agente social. De 16 a 21 de agosto, Belo Horizonte será palco da 9ª edição do Festival Lixo e Cidadania. De acordo com os organizadores, o evento deve receber mais de 1,5 mil catadores de materiais recicláveis de várias partes do país, além de delegações internacionais. A entrada é gratuita e as atividades públicas acontecerão na Serraria Souza Pinto por meio do atendimento educativo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Clique aqui para fazer a inscrição para participar do Festival.

Para este ano, o Festival inova ao oferecer aos participantes um formato mais dinâmico para o debate de temas importantes como sustentabilidade, economia solidária e as políticas nacional e estadual de resíduos sólidos urbanos. Também serão ouvidos especialistas da área pública, privada e acadêmica, além de catadores e representantes da sociedade civil que poderão participar oferecendo ao público uma visão geral dos assuntos discutidos. “Queremos dar voz àqueles que efetivamente são protagonistas da cadeia da reciclagem no país e que costumam não ser ouvidos pela sociedade”, afirma o coordenador geral do Festival Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves.

A programação está dividida em duas partes: a temática e cultural. Entre os dias 16 e 18 de agosto, catadores, ambientalistas, acadêmicos e demais interessados vão debater temas como logística reversa, pagamento pelos serviços ambientais urbanos e a incorporação formal dos empreendimentos dos catadores na prestação de serviços da coleta seletiva.

De 19 e 21 de agosto, a programação é cultural, com exposições de artistas plásticos brasileiros e franceses, além dos shows de Pedro Luis e a Parede, Orquestra Contemporânea de Olinda, Bossa Cuca Nova, Casuarina, Banda Del Rey e Instituto Especial Soul Music com Thalma de Freitas e Kamau. Para a programação noturna, os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 com meia-entrada para estudantes. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Em tempo

A reciclagem é o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento ou incineração. (Fonte: Wikipedia)



Fotos: Elias Henrique / Colaborou: Flávia Cartacho.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletterpágina no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários