Ponto de Vista – Censura ao Humor não teve graça

agosto 31, 2010


Foi a piada mais sem graça desse início de período eleitoral. É por meio do humor que muitas pessoas conseguem entender ou fazer uma reflexão sobre algo que está acontecendo no momento ou registro temporal. Tiramos uma onda daquilo que mais marcou durante um determinado período. Mas, ainda bem que a justiça voltou atrás e o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar suspendendo o trecho do artigo da lei eleitoral que veta piadas com políticos em programas de televisão durante os três meses que antecedem o pleito.

Ninguém sabe ao certo como a discussão da censura aos humoristas teve início. Mas o fato é que ela foi parar nos jornais, redes sociais, reportagens, blogs e foi tema de debates em programas de TV e rádio. Mesmo parecendo clichê, a política brasileira rende piada. Alguns dos nossos deputados, senadores, prefeitos, vereadores, governadores, secretários, ministros e afins tratam o poder público com descaso. Não são todos. Mas, vira e mexe, vemos algo bombando na mídia, seja em forma de declaração ou atitude equivocada.

Em entrevista para o site da Abraji, o jornalista, apresentador e humorista do CQC, Marcelo Tas, disse uma coisa certa: “O CQC, por exemplo, se tornou um canal de informação para jovens eleitores, o que passou a incomodar e fazer com que o programa se tornasse alvo de intimidações”. Ele náo deixa de estar certo. Falar a verdade e instruir o povo, nem que seja, pelo humor crítico ou escrachado, incomoda muita gente que tem rabo preso.

Se eles fazem piada com o nosso dinheiro, com o nosso país, porque o humor deve se calar? Não deve. Ainda mais em período eleitoral. Se o humor ajudar ao eleitor ver o que está pegando no debate político ou a perceber o perfil de cada candidato está valendo. Temos todo o direito de nos expressar e formar opinião sobre aquilo que nos interessa enquanto agente social. Ainda bem que esse "cala boca" não durou...graças a Deus!

» Confira abaixo uma reportagem sobre o assunto exibido no Jornal Nacional, no dia 27/08:





___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Isso foi uma das maiores barbaridades que já tentaram. Apesar da lei existir desde 97 ela nunca tinha sido usada com um fim tão repressor como agora. É para ver como leis aparentemente justas, se derem margem a interpretações equivocadas, podem ser usadas por governos autoritários para sobrepujar o cidadão com enorme facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, compadre, não dá para ter eleição sem, pelo menos, nos fartarmos de rir com a sátira do Casseta & Planeta. rs Fez bem em repercutir. : )

    Aliás, te indiquei de novo para o Blog Day, está lá:

    http://babelpontocom.blogspot.com/2010/08/blog-day-2010-babel-indica-blogs.html : )


    Beijos!

    ResponderExcluir