Dia Nacional de Combate ao Fumo traz alerta para o tabagismo

agosto 29, 2010




O tabagismo consiste em consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cujo princípio ativo é a nicotina. Segundo a Fiocruz, a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes, causando dependência química. Além disso, o tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, derrame, câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica, enfisema pulmonar e a tuberculose. O tabaco diminui as defesas do organismo e também causa impotência sexual.

No dia 29 de agosto é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas sobre males que o cigarro causa. De acordo com último levantamento, realizado em 2009, da Pesquisa Especial do Tabagismo (Petab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24,6 milhões de brasileiros são fumantes. Ainda, cerca de 2.700 não-fumantes morrem por ano por doenças decorrentes do tabagismo passivo. A pesquisa mostra também que mais da metade dos entrevistados, 52,1%, afirmou que pretende parar de fumar. Contudo, os especialistas e os próprios fumantes apontam as dificuldades de enfrentar a dependência do tabaco.

De acordo com a Dra. Sabrina Presman, 32 anos, psicóloga especialista em dependência química da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), o Dia Nacional de Combate ao Fumo é um importante alerta para a sociedade. "O Tabagismo ainda é hoje, mesmo com todas as informações sobre os malefícios, é a maior causa de morte evitável no mundo. Pra se ter idéia, morrem no Brasil 200 mil pessoas por ano, o que significa 22 pessoas por hora. Então, datas como essa, são fundamentais para incentivar a discussão da sociedade e chamar atenção para o tema".

Dos dias 28 e 29, a Abead disponibiliza em seu site, um espaço para que os internautas possam enviar suas dúvidas sobre como parar de fumar. As questões serão respondidas pelos especialistas da associação via e-mail. Para enviar dúvidas e buscar orientações, clique aqui. "No último ano, tivemos uma grande procura tanto de fumantes, quanto amigos e familiares que queriam saber como ajudar alguém a largar o fumo. As perguntas em geral são sobre o que é a dependência de nicotina, como a pessoa irá se sentir sem o cigarro, dúvidas sobre tratamento medicamentoso e sobre como lidar com o ganho de peso ao deixar de fumar", explica a Dra. Sabrina Presman.

Legislação

Desde 2005, o Senado Federal ratificou a adesão do Brasil ao primeiro tratado internacional de saúde pública perante a Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é reduzir o tabagismo em todo mundo e o impacto desse mal sobre a saúde, a economia e o meio ambiente. No Brasil, as medidas desse tratado passaram a ser obrigações legais. No entanto, a lei federal 9.294, que desde 1996 proíbe fumar em recintos coletivos, está defasada em relação à convenção, pois permite áreas para fumar. A extinção dos fumódromos é imperiosa porque não existe sistema de ventilação capaz de reduzir para níveis aceitáveis os riscos do tabagismo passivo.

Em Minas Gerais, desde abril deste ano, é proibido fumar em ambientes fechados e coletivos, o que inclui bares e restaurantes. A lei antifumo entrou em vigor 120 dias depois, período estabelecido para os donos de estabelecimentos se adequarem às novas regras.




» Observação: Apesar deste texto ser de minha autoria, ele foi originalmente publicado no Portal Minas Saúde.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Eu não consigo entender qual é a do cigarro, ainda mais por ser uma pessoa que até tentou descobrir e não sentiu absolutamente nada. O que eu sei com certeza é que não suporto o cheiro da fumaça e o cheiro de quem fuma. É nojento. E os dentes? Eca!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitas pessoas não se importam como o mal que fazem contra si! E ainda fazem de familiares fumantes passivos!

    ResponderExcluir