Tiradentes prova que o ouro mineiro está no turismo

julho 23, 2010



Em meio às construções datadas do século XVIII, trilhas ecológicas e um interessante fomento cultural, a cidade mineira de Tiradentes é uma opção turística bastante procurada para quem gosta do clima aconchegante do inverno. Localizada a quase 200 quilômetros de Belo Horizonte (MG), o município encanta turistas de várias partes do Brasil e do mundo por causa da boa conservação dos monumentos históricos em estilo barroco e pelos festivais que unem cultura e gastronomia.

Mas, por detrás da beleza dos casarões da cidade, se esconde um passado próspero, oriundo do ciclo áureo. Na época da colônia, Tiradentes foi o local que mais teve ouro de superfície no Brasil. Graças a essa fartura, em 1718 o arraial se desenvolveu e foi elevado a Vila de São José Del Rey, ganhando a configuração arquitetônica que permanece até hoje. Entretanto, somente no período da República Velha, é que o nome atual da cidade foi alterado para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes – minerador, alferes e mascate que exercia atividades farmacêuticas como dentista-prático, e é considerado um dos heróis da Inconfidência Mineira, período em que a Coroa Portuguesa insistia em aumentar os impostos do ouro.

Das riquezas deixadas pela história, Tiradentes viu no turismo o seu maior tesouro. Desde o final século XX, quando a cidade foi proclamada patrimônio histórico nacional, com boa parte do conjunto arquitetônico recuperado, o município tem apostado no turismo e nas atividades culturais como impulsionador econômico, conforme explica o secretário municipal de cultura de Tiradentes, Felipe Wagner Gomes Barbosa. “Eventos como o Festival Gastronômico e a Mostra de Cinema tem atraído público de várias partes do Brasil. Com isso, a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços têm gerado muitos empregos, inclusive nas regiões próxima a Tiradentes”.


Gastronomia


Bons pratos e um roteiro cultural requintado. De 20 a 29 de agosto, acontece o 13º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Criado há 12 anos, o evento faz parte do Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia e é considerado um dos maiores encontros gastronômicos do país. Em 2009, cerca de 30 mil pessoas passaram por Tiradentes durante os nove dias de festival. Para esse ano, a programação inclui uma série de atividades, como tour gastronômico, cursos, palestras, degustações, shows e apresentações de teatro e dança. Mas, para os amantes da boa comida, o ponto alto do circuito são os festins. Trata-se de jantares especiais para em média 120 pessoas, preparados nos mais belos lugares de Tiradentes por chefes nacionais e internacionais, cujo ingresso deve ser comprado com antecedência.

Segundo os organizadores, o tema do evento este ano será as mulheres. Desde os primórdios, as mulheres estiveram envolvidas com as atividades culinárias, porém o papel de “chef” foi instituído primeiramente aos homens, cozinheiros dos reis. “O tema do festival tem como objetivo resgatar o valor dado às cozinhas domésticas e caseiras, fundamentais para o aprofundamento técnico necessário para se chegar à cozinha dos banquetes. A memória gustativa da cozinha doméstica e maternal é fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos trabalhos e novos olhares para a gastronomia”, explica Rodrigo Ferraz, um dos organizadores do festival.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Olá.
    Ainda não conheço a cidade e pretendo visitá-la assim que possível.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Wander, sempre que posso ouço o rádio vivo na itatiaia. Hoje resolvi acessar o blog pra te conhecer. Gosto de suas opiniões. Quanto ao post, da muita vontade de conhecer a cidade como você descreveu.
    Excelente.

    Enio.

    ResponderExcluir
  3. Um dia irei conhecer Minas! Parabéns pelo blog
    http://danilofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir