Café na Web – O que é um vlog? Será que posso ser um vlogger?

julho 06, 2010



Que a internet trouxe a democratização da produção de conteúdo, todo mundo já sabe. Hoje em dia, muitos internautas e blogueiros estão apostanto em uma nova plataforma: o Vlog. Mas, o que é isso? O vlog é um vídeo-blog. Trata-se de um internauta que, a partir de um canal no Youtube – ou em qualquer outro site de compartilhamento de vídeo, publica conteúdo de uma forma regular em audiovisual.

À grosso modo, são blogueiros que, ao invés de subir um post em texto, fazem isso em vídeo. Existe vlog de tudo que você imaginar: diário pessoal, notícias, música, humor, tecnologia, dicas culturais, enfim, tem para todos os gostos. Mas, atenção: Vlog e videocast não são a mesma coisa, apesar de que ambos possam coexistir normalmente. No vlog, o produtor de conteúdo exibe os seus vídeos em um Canal de compartilhamento de vídeo e interaje com seus leitores por meio deste espaço. Já o videocast, é um arquivo de vídeo feito por um internauta, webmaster ou blogueiro, de forma esporádica.  

O produtor de videocast não usa apenas o Canal no YouTube como única plataforma de distribuição de conteúdo ou interação com os leitores, por exemplo. Geralmente, o videocast possui um breve texto de apresentação e a sua finalidade é de ser publicado em um site, blog ou ser distribuído por RSS (videocasting). Em síntese: vlog é o espaço (canal no YouTube) e videocast o produto (vídeo).

Ah, mas você não conhece nenhum vlog? Como assim? Ou melhor, ficou com vontade de montar um, e não sabe como? Então, tenha calma. Nos vídeos abaixo, você vai aprender a criar um Vlog e conhecer alguns vlogueiros que estão fazendo um verdadeiro sucesso na internet. No primeiro vídeo, a jornalista, blogueira, vlogueira e twiteira @rosana, autora do blog Querido Leitor, ensina como criar um vlog. Assista:



Agora, que você já aprendeu com a Rosana Hermann como criar um Vlog, que tal conferir o que anda aprontando alguns vlogueiros pela internet, hein? O primeiro que vamos indicar já é bastante conhecido entre os leitores do @cafecnoticias. Trata-se do cantor independente @TylerWardMusic, natural do Colorado, nos Estados Unidos. Clique aqui para ler o post sobre o Tyler. Mensalmente, ele publica, no mínimo, dois clips de covers ou de músicas originais, como uma forma de ampliar a divulgação do trabalho dele. Veja:




A segunda dica de vlogueiro é o @mysteryguitarm. Na verdade, o “guitarrista misterioso” é o é o ex-estudante de medicina, diretor, editor, ator e músico, Joe Penna, de 23 anos, que mora a 11 anos nos Estados Unidos. O vlog dele é muito acessado pelos gringos, mas os brasileiros já estão descobrindo esse grande artista. Ele tem vídeos interessantíssimos que misturam música e conceitos de edição. Confira:




Agora, vamos para os vloggers 100% nacionais. Trata-se do carioca @FelipeNeto, de 22 anos, que possui a marca de mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. Com críticas bem humoradas dos mais diversos assuntos, principalmente do mundo pop e internet, Felipe já virou uma verdadeira celebridade na "vlogosfera". Agora, confira abaixo um vídeo do "Não Faz Sentido" sobre trolls:


Outro vlogueiro que faz bastante sucesso é o paulistano
PC Siqueira, de 24 anos, do vlog "Mas Poxa Vida", criado em fevereiro deste ano. De uma maneira bastante franca e irreverente, PC também fala sobre os mais diversos assuntos em seu vlog. Atualmente, ele se tornou apresentador na MTV Brasil. No vídeo abaixo, PC e Felipe Neto fazem uma brincadeira sobre a suposta rivalidade que existem entre os fãs dos dois vloggers. Assista no vídeo abaixo:




Agora, assista um vídeo de outro vlogger bastante conhecido, o Guilherme Gamer:


E aí, gostaram dessas dicas? Existem vários outros vloggers na internet. Estes são apenas alguns, ok. Mas, caso você se interesse, procure outros tão bons ou melhores e não esqueça de dar a sua sugestão nos comentários deste post, combinado? No Canal Vlogger Brasil você pode encontrar um monte de vloggeiros que tem algo a dizer ou, até mesmo, cadastrar um vídeo. Agora, a pergunta que não quer calar: ficou com vontade de se tornar um vlogueiro ou de seguir alguns vloggers?






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Realmente a idéia tem tudo para dar certo! Eu penso antes de tocar um vlog começar primeiro com um podcast!

    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Wander!
    A idéia é bacana demais,mas não consigo me expor assim...rs.
    Que tal umas dicas sobre podcast?Não sei fazer e sou doidinha por isso...rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Interessante como sempre estão criando novas ferramentas na internet. Esse vlog é novidade para mim, confesso! rs... Mas por enquanto me restrinjo ao blog e twitter - já tá bom demais. Gostei do texto e dos vídeos, valeu meu camarada.

    Depois dê um pulo no ESCONDIDIN e, se gostar, retuita um twitter que postei sobre o ultimo texto do blog, vlw?

    http://escondidin.blogspot.com/

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ser um Vloguer ja exige desenvoltura e carisma pois é quase um trabalho de ator.
    A idéia é muito boa e espero que apareçam gdes surpresas a curto prazo

    ResponderExcluir
  5. Já videos beeem bacanas produzidos na internet. Tem um pessoal que capricha tanto que faz uma abertura, coloca GC e tudo mais, as vezes melhores que o que vemos em algumas TV´s... tá cheio de talento por aí!

    ResponderExcluir
  6. Único problema que vejo é a exposição. Precisa ter certeza, se quer realmente. No meu caso, nem pensar, minha vida particular não permitirai.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  7. Já tenho um blog que me dá bastante trabalho. Mas, um dia, quem sabe, eu crio um vlog. Mas, concerteza esse ainda não é o momento.

    Ótimo post! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Pois Wander, a web é tão poderosa que podemos fazer usar várias mídias em apenas um espaço. No nosso blog estamos com podcast mas no futuro não descartamos abrir uma filial de vlog, rs. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Wander,
    Concordo com a Carol, esse tipo de exposição não é pra mim.
    Interessante a idéia, o conceito mas pra quem gosta de aparecer...rs

    Eu fico com os meus 2 blogs e tá bom demais.

    Grande abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Olha só, vim comentar no teu blog pq adoro mesmo seus textos rs Mas sobre o vlog, é uma grande idéia, e com certeza muitos talentos acabarão sendo descobertos por meio de mais essa ferramenta.Eu já havia pensado em fazer algo assim, mas relacionado a musica, e aí, necessitaria do máximo da cara de pau né? rs Afinal, como muitos disseram acima, a exposição é o que mais "pega" nessa hora...enfim, o futuro dirá. beijos e não deixe de visitar meu blog tem texto novinho lá pra comentar rs Dessa vez é só uma critica levinha e bem humorada rs visite!

    http://infonews2012.blogspot.com/2010/07/sem-titulo-para-o-fim-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber, Wander!
    Hummmm, me deu uma vontade de ser vlogueira... rsrsrs
    Assim como ser blogueira tive medo, ser vlogueira seria (ou será) a mesma coisa!
    É necessário um conteúdo relevante, que mostre algo legal, no mínimo, interessante.
    Pra fazer como esse tal de MysteryMan (eu o considero um ridículo, um "sem-noção" total, Deus que me perdoe!), prefiro continuar sendo só blogueira mesmo...
    Um abraço,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  12. Olá Wander,

    Adorei saber o que é um Vlog, o formato pode ser bem mais atrativo e ter mais visibilidade que um blog mas, não faz muito meu estilo. Me sentiria um tanto quanto, exposta.
    Beijos,
    Fernanda
    pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já tem avanços na área, apesar de criar e manter um blog, vejo o crescimento dos vlogs.
    Dinamismo, pode ser, mas cada vez lemos menos e com o crescimento dos vlogs, talvez isso se torne mais raro.

    Bela matéria.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Outro vlogger muito bacana é o Shamp
    http://www.youtube.com/ShampVlog

    ResponderExcluir
  15. Essa ferramentas sempre nos auxiliam para o crescimento dos nossos conteúdos na Internet, em breve vou criar um Vlog, estou estudando as estatísticas do público que eu quero atingir. Visitem o meu blog, sou autor do Além de um amigo há 3(três) meses e o números de visualizações cresce a cada dia. Fico muito feliz por essa conquista, espero ver meu nome sendo indicado com Blogueiro fluente. :)
    Além de um amigo:www.pensamentosescritossobreumvelhodiario.blogspot.com.br twitter:@Nandorevolts

    ResponderExcluir