Café na Copa 2010: Espanha vence o Mundial na África do Sul

julho 11, 2010



Um dia que vai ficar marcado para sempre na memória dos torcedores espanhóis. Após um jogo bastante violento e cheio de faltas, a Espanha venceu a Holanda, por 1 a zero, neste domingo (11/07). O resultado da disputa se deu ao 2º tempo da prorrogação, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, na África do Sul, no jogo final da #CopaDoMundo2010.

Veja também:
Fotos da festa de encerramento da Copa
Torcedor invade campo e coloca gorro na taça
Casillas beija repórter ao vivo


Agora, “La Furia Roja” – apelido como é conhecido o time espanhol, entra na lista dos países que já foram campeões mundiais, assim como o Brasil (cinco vitórias); Itália (quatro vitórias); Alemanha (três vitórias) Argentina e Uruguai (duas vitórias) e Inglaterra e França, com uma vitória cada. Parabéns, Espanha!

Impressões

O mundial na África do Sul deste ano teve muitas surpresas e particularidades. A bola Jabulani e a “corneta” Vuvuzela foram os grandes destaques da Copa. Já o mascote Zakumi passou desapercebido, para não dizer esquecido. Outra curiosidade é que desta vez a jornalista Fátima Bernardes, da TV Globo, não foi a “musa” da seleção brasileira e nem pode fazer um trabalho diferenciado como fez no mundial da Alemanha.


Tudo porque Dunga cortou a “exclusividade” da Globo e deu um cartão vermelho à imprensa, dificultando o trabalho dos jornalistas. Acabou que todos esses treinos fechados não adiantaram em nada: saímos do mundial sem a taça. 

O Twitter roubou a cena do mundial e foi o lugar onde internautas puderam fazer uma ampla mesa redonda sobre os jogos. Além disso, foi no microblog que o Brasil transformou em hit a hashtag #CALABOCAGALVAO em sucesso mundial.

Em todo caso, o fato da TV Band também transmitir a Copa do Mundo foi um diferencial importante, pois a emissora do Morumbi reverteu boa parte da sua programação para o mundial. 


O público que não tem TV Paga ou que não pode acompanhar pela internet, encontrou na Band uma dedicação extremada para mostrar vários momentos da Copa, seja nas coletivas de imprensa ou nos momentos que antecedem o jogo. Entretanto, Luciano do Valle não é mais o mesmo. Se não fosse o comentarista Neto para ajudá-lo, dando vários toques no decorrer das transmissões, não sei não...Há quem diga que o grande nome na cobertura desta Copa foi o jornalista Tiago Leifert, ao lado de Caio Castro, no Central da Copa, da Globo. Mas, remando contra a maré – e mesmo correndo o risco de ser vaiado, não vejo os dois como destaque na TV aberta. Falta segurança e sobra irreverência. A impressão que fica é que o Central é uma tentativa desesperada da Globo de chamar atenção do público jovem, principalmente.

E quando falo que não houve destaque não é por simplesmente “não gostar”, mas sim por notar que a onda dos achismos, hipóteses e dos comentários inflamados invadiu a cobertura esportiva. Jornalismo, será que o público viu isso? Em alguns raros momentos. Na verdade, o público da TV aberta “ficou a pé” nesta Copa. Foi um feijão com arroz sem tempero.

Outro jornalista da Globo, Alex Scobar, virou notícia após um momento de ira de Dunga que interpretou de maneira equivocada a atitude do jornalista dentro da sala de imprensa. Dunga – com sua arrogância e dificuldade para dar ouvidos aos outros, virou editorial do jornalismo da Globo. Houve farpas, mas poucos espinhos. E, na despedida do Brasil no mundial, o ex-treinador disse que não comandaria mais a seleção. Quem será o novo técnico? Agora, o sonho do hexa será só em 2014!


Popularidade
Mas, para quem achou que esse ano não houve uma musa, está bastante enganado. Todos os holofotes da #WordCup foram para a modelo paraguaia Larissa Riquelme. Por conta da sua beleza e seios fartos, ela ganhou destaque nos noticiários pelo entusiasmo que torcia para seleção do Paraguai e, principalmente, por prometer correr nua, caso o país dela levasse o título.

Porém, a título de incentivo aos jogadores e a torcida – e porque não dizer 99% de promoção pessoal, Larissa resolveu correr nua pelas ruas de Assunção, neste domingo (11/07). Não demora muito para ela estampar revistas masculinas, participar de programas de auditório e, quem sabe, estrelar um reality show. Quer apostar?
Mas, de todos os personagens pitorescos da Copa da África do Sul, com toda certeza, Paul – o Polvo Profeta, virou a "sensação do momento" em várias partes do planeta. Trata-se de um molusco que vive no aquário da cidade alemã de Oberhausen e acertou todos os resultados dos jogos realizados no mundial.

O processo de adivinhação era o seguinte: os funcionários do aquário colocavam duas caixas com comida representando os dois países que jogaram no dia em questão. Em cada recipiente havia a mesma quantidade de comida, onde cada cubo representaria a bandeira dos países que se enfrentariam no jogo em questão na Copa. 

Assim, o polvo escolhia a caixa que comeria e, desse modo, definia o país vencedor. Curioso isso, hein? Se ele acertasse o placar renderia um "Globo Repórter"...rs. Já pensou? #ironia #PiadaSemGraça.

Agradecimento


O @CafeCNoticias agradece aos leitores que acompanharam a cobertura do blog durante a Copa do Mundo na África do Sul e participaram ativamente deste espaço com sugestões, elogios, críticas e, principalmente, comentários. 

Apesar do foco do Café não ser o futebol, encarei o desafio de cobrir o evento de uma forma descontraída, mas ao mesmo tempo informativa. Aprendi muito como jornalista e ser humano. Apesar dos pesares, a África do Sul fez um belo mundial que – com toda certeza, entrará para a história do campeonato.Agora, rumo à 2014, aqui no Brasil. E, de preferência, torcer para que a abertura da Copa do Mundo ou os jogos mais relevantes aconteçam em Belo Horizonte. Além disso, temos que fiscalizar e cobrar dos nossos governantes ações que ofereçam aos visitantes a infra-estrutura necessária para um evento deste porte. Afinal, sonhar não custa nada e a capital mineira merece este reconhecimento: vamos que vamos!











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Foi uma copa "morna", sem gosto...sem um grande jogador que fizesse a diferença !!!
    Infelizmente os destaques da copa 2010 ficam para o que aconteceu do lado de fora do campo com o polvo vidente, a paraguaia safadiiiinha, a briga do Dunga com a globo e o #calabocagalvao que foi sucesso no mundo todo

    ResponderExcluir
  2. O melhor e maior da Copa da África 2010 foi o amor que aconteceu entre os povos representado por aquele beijo terno e com amor calmo do jogador Casillas na namorada jornalista Sara Carbonero e o Polvo Paul que PASMEM, não mentiu nós principalmente no Brasil estarmos sendo enganados pelos políticos. Venceu a Espanha, o amor, a ética e verdade dura de Paul e as cores e a alegria do povo sulafricano que cativou e contagiou a todos nós. Viva a Espanha.
    http://180graus.brasilportais.com.br/gente/casillas-desabafa-e-justifica-beijo-em-namorada-jornalista-ao-vivo-343695.html

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a Copa do Mundo mostrou para o Mundo a África e Cidades maravilhosas como a Cidade do Cabo, destinos também que estão se popularizando para intercâmbio cultural e cursos de inglês.

    ResponderExcluir