Bairro São Bento, em BH, vive momentos de ditadura durante a Copa do Mundo

julho 01, 2010




Em época de #CopaDoMundo2010, nada melhor do que assistir os jogos da seleção brasileira na companhia de familiares e amigos, certo? Há quem discorde desse tipo de confraternização. No dia 25 de julho, torcedores de Belo Horizonte (BH), que foram assistir os jogos da seleção brasileira nos bares e restaurantes no bairro São Bento, na zona sul de BH, viveram momentos de medo e tensão. Tudo porque a Polícia Militar (PM), apoiada pelo Ministério Público e moradores, instauraram blitz por toda região, proibindo a aglomeração de pessoas.

Essa medida radical foi tomada devido à reclamação de moradores do bairro São Bento, no jogo anterior do Brasil, onde torcedores de várias partes da cidade, foram para o bairro e provocaram uma verdadeira algazarra. “Vi gente pela janela bêbada, fazendo sexo nas ruas, vendendo drogas e soltando foguete durante e depois do jogo, até de madrugada. Sei que muitas pessoas não gostaram da medida da PM, mas só quem mora aqui sabe o quanto esse dia foi horripilante”, conta uma moradora do São Bento que pediu para não ser identificada. O blog procurou a Associação de Moradores do Bairro São Bento que não atendeu nenhum dos telefonemas.

De acordo com a reportagem publicada pelo jornalista Agostinho dos Santos, do Jornal Hoje em Dia, o comandante do 22º Batalhão da PM, tenente-coronel Isac Martins, disse que no jogo do Brasil contra a Costa do Marfim, cerca de 12 mil pessoas se aglomeraram na avenida, soltando rojões e consumindo bebidas, incluindo menores. Segundo o militar, foram geradas 62 ocorrências, por embriagues, obstrução do trânsito, entre outras, além de depredação. As medidas proibitivas foram acertadas em um acordo entre comerciantes, moradores e o Ministério Público, diz a matéria.

Muitas pessoas ficaram assustadas com a grosseria que a PM tratou os torcedores e mobilizaram uma campanha na internet para que o caso ganhe mais visibilidade e não se repita. No último final de semana, a jornalista e amiga Renata Renault procurou o @cafecnoticias, no Twitter, com o intuito de ampliar o debate sobre esse momento de censura no qual os torcedores da capital mineira vivenciaram. Renata, que também é blogueira e escreveu um post-desabafo, foi uma das internautas que mais mobilizaram discussões na internet sobre o caso.

Com a autorização de @ReRenault – que enviou este texto para o blog antes dele ser publicado, como um relato do ocorrido, o Café com Notícias reproduz, a seguir, parte deste post. “Trabalho em uma agência de comunicação perto da barragem Santa Lúcia. Ao chegar nas imediações do bairro, às nove da manhã, já percebi que algo estava diferente. Passei por duas blitzs bem ostensivas e estranhei. 


Já na agência ouvi relatos dos colegas que existiam outras ações da PM em todas as entradas do São Bento (...). Foi então que lembramos das faixas que haviam sido colocadas nos dias anteriores na Avenida Cônsul Antônio Cadar (entre as ruas Coronel Antônio Garcia e Professor José Renault) informando que a PM não permitiria aglomerações naquele local durante o jogo do Brasil. Até onde eu sei, isso é inconstitucional visto que o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal”, desabafa. Veja abaixo alguns tweets que mobilizaram os internautas a respeito do acontecido:






























Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.



Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. nao acho totalmente errado, ateh pq td mundo exagera nessa merda de copa do mundo, como se fosse uma grande coisa -.-'

    ResponderExcluir
  2. Que coisa! Na verdade tudo acontece por nossas mãos mesmo.

    Wander, meu querido, acho que vamos perder, amigo! Estou escutando só o jogo e o Brasil está perdendo... barbaridade.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. @Suzy Carvalho: Claro, os moradores ficaram assustados e as autoridades tentaram resolver. Mas o negócio é gerar segurança e não medo nas pessoas. Abraço

    @Maria Marçal: Oi Maria! Somos responsáveis pelos nossos atos, mas não se justifica violência com mais violência. Infelizmente o Brasil saiu da Copa, o que é uma pena. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Absurdo, é época de copa, patriotismo de 4 em 4 anos, tinha que ter deixado o povo comemorar as vitórias do Brasil, agora que está fora não vai ter mais esse problema, foi muito pra nada!
    ta show o Blog aki! seguindo, se der segue o meu tbm! abçs!


    http://deixakieto.blogspot.com ///

    Postagem nova "É, não deu Brasil..."

    ResponderExcluir
  5. Agora quero ver se não vai poder ter aglomeração de pessoas ali. Afinal o Brasil foi eliminado e agora tenho certeza que os politicos farão comicios por ali. Bem contraditoria essas autoridades, pra comemoração não pode, mas pra ouvir falsas promessas pode!

    ResponderExcluir
  6. Wander, parabéns pelo post sobre o ocorrido no São Bento. É muito gratificante ver um blog tão bem feito e representando tão bem os mineiros. Sei que os moradores do São Bento se sentiram prejudicados, mas não violando os direitos dos outros que vamos resolver coisas.

    Ainda mais agora que o Brasil saiu da Copa. É como o Chico Maia escreveu no blog dele essa semana: querem transformar BH em um covento...rs.Sucesso aí com o blog! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Nuss, que horror!
    Achei uma medica um bocado estúpida, pq não tem nada demais um grupo de pessoas a assistir o jogo. Td bem para aqueles que extrapolam, mas...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  8. Na primeira Imagem , da Placa que diz que não permite agromeração.
    Como eles já sabem que pessoas ficam sempre juntas para assistir essa tal de copa do mundo.

    abraço

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não é nada errada a atitude da PM. Moro no luxemburgo e por diversar vezes fiquei preso ali, em razão da bagunça de jovens bêbados no meio da rua. Se querem comemorar, com seus exageros, que o façam em local apropriado.Santa ignorância do povo brasileiro. Se não há PM, reclamam; quando ela atua, mediante ordem, o povão (a elite não-intelectual) reclama também. Por isso, para quem reclama da PM, digo que o povo tem a pm que merecer, e isso inclui uma elite emergente como a do brasil.

    ResponderExcluir