Ponto de Vista – Escrito nas Estrelas salva a safra atual de telenovelas

junho 06, 2010



Existem várias críticas e opiniões divergentes. Mas, em todo o caso, o brasileiro gosta de telenovelas. Não só gosta, como palpita, critica, comenta e analisa. Querendo ou não, é o gênero que mais dá audiência na TV aberta e que possui um interessante faturamento comercial – quando bem sucedida, é claro. Este início de ano não tem sido tão bom para a TV Globo. A novela das sete, “Tempos Modernos”, é um verdadeiro fiasco. Já “Passione”, novela das nove, apesar do elenco estrelar, ainda não mostrou a que veio e precisa de um “tempero” para conseguir conquistar o telespectador.

Entretanto, nem tudo está perdido. Eis que surge no horário das seis, a novela “Escrito nas Estrelas”. Um verdadeiro azarão no pálio global! Nos últimos anos, esta faixa não tinha dado muita sorte. Uma trama sim, outra não, emplacava. No ano do centenário de Chico Xavier, o Plim-Plim surge com um folhetim original que discute não só a temática espiritualista, como também a científica, ao por em debate a concepção de um filho de um pai falecido.

Elizabeth Jhinn não tinha um histórico muito favorável, mas surpreendeu a todos. “Eterna Magia”, sua primeira novela na TV Globo, também em horário das seis, não foi muito bem sucedida. Apesar da proposta de tratar o universo Wicca, a trama teve que mudar alguns caminhos de personagens e da própria história, devido a uma pesquisa encomendada pela emissora. Hoje, em “Escrito nas Estrelas”, a história é outra. A autora acertou o prumo e criou um folhetim original, contemporâneo e envolvente.

A escolha do elenco é outro ponto que merece destaque. A Antônia, de Suzana Faini, emociona pela sensibilidade e a verdade com que a personagem dela cuida com tanto carinho da família Aguilar. Já Nathália Dill - em sua segunda protagonista, convence como a determinada Viviane/Vitória que tenta se livrar do chantagista Gilmar – vivido por Alexandre Nero, que elege a bela para ser a mãe do herdeiro Aguiar e, desse modo, abocanhar uma boa parte deste dinheiro. Além disso, as cenas do “além” da novela são de encher os olhos: um capricho fascinante! Pena que a abertura da novela seja tão fraquinha...

Outro destaque em “Escrito nas Estrelas” é a dupla divertidíssima de vilãs de Débora Falabella e Zezé Polessa, que querem de qualquer maneira por a mão na herança destinada a futura criança. E por falar em trapalhadas, não podemos esquecer do trambiqueiro Jair – cunhado de Gilmar, que anima o núcleo mais humilde da novela com essa mania enraizada do brasileiro de sempre querer levar vantagem em tudo.

E é, justamente, lá no subúrbio, onde vários personagens desfilam, que nos podemos resgatar a delícia de ter uma vizinhança em que um cuida do outro com lealdade. Não é a toa que a audiência da novela já começa a conquistar índices expressivos. Muitos telespectadores, mais otimistas, apostam que o folhetim poderia ser facilmente estar no horário das nove. Fôlego, ritmo e emoção a história tem de sobra! Não é a toa que a “Escrito nas Estrelas” é a salvação da safra atuais de telenovelas da Globo. Não vou me assustar se a trama ganhar como melhor novela de 2010. A indicação (ou o possível prêmio) vai ser mais do que merecido!


___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação do projeto Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar, os
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Eu vejo como a grande diferença entre as novelas da Globo, que estão no ar, a atuação dos personagens do mal, na das seis eles são engraçados e nem tudo o que fazem dá certo, o mel é atuante e atento, nas outras é o mal quem manda e os outros personagens perdem sempre e isso angustia o telespectador e leva a procura de outros programas mais amenos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Catarino! Muito interessante a sua observação, meu amigo. Concordo com ela. Abraço e obrigado pelo comentário. :)

    ResponderExcluir
  3. Wander, concordo plenamente: apesar de eu não curtir a temática espiritualista, como novela a "Escrito" é a melhor de todas. Está mais afinada, faz mais sentido e consegue comover. Até chorei ao ver o fantasminha Daniel com a mão no ombro do pai, que chorava sua falta. A novela das sete... prefiro não comentar. :-) A das oito, como você disse, ainda precisa de tempero (e como!), embora seja palatável. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. eu não tenho tempo de assistir novelas por trabalhar de noite, o que é uma pena! esta novela parece ser tão bonitinha

    http://celuliteseoutrasestranhezasdemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. @Fernanda: Obrigado pelo comentário! Com certeza, "Escrito" se destaca não só pela temática espiritualista, mas pela sensibilidade do texto e das atuações.

    @indivídua: Caso vc se interessar, dá para assistir online "Escrito nas Estrelas", seja pelo YouTube ou pela Globo Vídeo, na Globo.Com.

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente não consigo ver novela, infelizmente, pois se assistisse poderia opinar... mas de certa forma, parece mesmo que essa novala saiu um pouco da mesmice. Bom pra quem curte novala. Minha mãe agradece rsrs

    OK!!

    http://agarotapsicose.blogspot.com/2010/06/sobre-vida.html

    ResponderExcluir
  7. Olá,td bem ?

    Muito bacana seu post, apesar de ñ acompanhar novela fq surpresa ao ler seu post, em saber q a Rede Globo apostou num roteiro tão original e atual.
    Parabéns pelo blog! =)

    Me visita?

    www.priscilainfashionland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo,

    Concordo com sua notícia. Até que enfim a Globo acertou com um folhetim que transmite algo sério e informativo para os seus telespectadores, principalmente para aquela gente que está sofrendo e sem perspectiva alguma de vida.

    Valeu!

    Abraços,

    Assis Azevedo

    ResponderExcluir
  9. Olha, não curto a temática espiritualista muito menos as novelas da Globo. Achava interessante quando algumas novelas de época exibiam algum conteúdo histórico... Mas, sinceramente, tá aí a ruína cultural do Brasil: TV Globo.
    Anyway, excelente trabalho o seu, parabéns :D

    ResponderExcluir
  10. Olá Wander!!

    Primeiramente quero agradecer pelo comentário sobre o novo layout do meu blog. Confesso que foi uma troca forçada, mas por enquanto estou gostando...hehehe

    Qto a novela das seis, devido á minha rotina mal consigo assistir, mas pelo pouco que vi fiquei feliz com a atuação de Debora Falabella e Zezé Polessa como vilãs (algo que nunca tinha visto fazerem). O restante nao posso comentar por nao ter visto.

    Mas, de fato, concordo com a falta de tempero na novela das nove, praticamente a unica que tenho tempo de assistir.


    Como vc é jornalista (e futuro colega de profissão...rsrsrs) quero te convidar a participar da discussão de dois temas. Um, no meu blog http://blogpontotres.blogspot.com/, cujo titulo se chama "A Vitrine", e o outro, no blog da minha sala de jornalismo, "Vagões para mulheres", em http://engulaisso.blogspot.com/

    Um grade abraço!!! E tenha uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  11. Infelismente não consigo assistir todos os dias, mas o pouco que assistir vi realmente que é uma ótima novela! vou tentar chegar mais cedo para assistir! rsrs

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de poder ter tempo para acompanhar melhor Escrito nas Estrelas, o pouco que vi é mesmo bem construído em relação ao folhetim. Quanto a temática espiritualista, foi, como você falou, oportunista, mas me incomoda ler algumas reportagens falando que é uma novela espírita e ver aquele céu com nuvens, por exemplo. A única novela condizente com a doutrina que Chico Xavier seguia foi A Viagem.

    abraços

    ResponderExcluir