Cine Café – Chico Xavier, O Filme apresenta biografia, emoção e mistérios da fé

abril 04, 2010




Difícil começar a falar de Chico Xavier – O Filme, sem mesmo antes mencionar a expectativa do público na fila da sala de cinema, em Belo Horizonte (MG). Pessoas de várias idades e dos mais variados credos vieram prestigiar o lançamento nacional do filme que coincide com o ano de aniversário de 100 anos do médium mineiro, natural de Pedro Leopoldo (MG) e que passou os últimos anos da sua vida em Uberaba (MG). Gente que queria entender um pouco da grandiosidade desse homem que influenciou o espiritismo brasileiro.

“Estou ansiosa pelo filme! Chico Xavier mudou a minha vida e acredito que mudou a vida de muita gente. Um exemplo de bondade e de fé para toda a humanidade”, diz a funcionária pública Antônia Neiva dos Santos, de 47 anos, que relata emocionada a oportunidade que a tia teve, há muitos anos atrás, de receber uma carta psicografada de Chico quando o primo morreu, aos 22 anos de idade, em um acidente de carro. “Para nós da família, foi um alívio muito grande saber que meu primo estava bem e que a vida continua do outro lado”, diz Antônia.

“Para falar a verdade, não acredito nessas coisas. Acredito em Deus, mas não gosto desse lance de espírito. Vim mais por causa da minha namorada que ficou insistindo para ver o filme”, conta o estudante de direito, Ronaldo Moura, de 23 anos, que afirma ser católico não-praticante. No final do filme, fiz questão de procurar Ronaldo para perguntar o que achou do filme.

Meio arredio, ele topou falar comigo novamente. “Excelente. O filme me emocionou várias vezes...e o bacana é que não quis converter ninguém ao espiritismo, mas sim homenagear um grande homem que fez o bem durante a vida”. Já Antônia, muito emocionada, não se conteve em lágrimas. “Para quem já perdeu entes queridos, esse filme traz um conforto muito grande...é uma bela homenagem ao Chico, sem dúvida alguma”, diz. Então, depois desses depoimentos, vamos à crítica de
Chico Xavier – O Filme. Boa leitura!


Cine biografia


Chico Xavier – O Filme é um longa-metragem baseado no livro escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, intitulado “As Vidas de Chico Xavier”, publicado no ano de 2003, e considerado uma das melhores biografias do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier.

No elenco do filme, nomes consagrados da teledramaturgia nacional, como Nelson Xavier, Ângelo Antonio, Matheus Costa, Pierre Baitelli, Christiane Torloni, Tony Ramos, Cadu Favero, Paulo Goulart, Pablo Sanábio, Gláucia Rodrigues, Cássio Gabus Mendes, Guilherme Fontes, entre outros.
Assista abaixo o trailer:




A direção ficou por conta de Daniel Filho – experiente diretor de TV e cinema, que soube trabalhar a imensidão de Chico Xavier de uma forma humana, digna e que trouxe emoção ao público, sem fazer uma apologia panfletária ao espiritismo. O que me causou estranheza, como mineiro, foi o fato do filme ter sido gravado em Tiradentes (MG), e não em Pedro Leopoldo (MG). Por mais que a intenção seja valorizar a arte e arquitetura mineira, creio que é uma falta de respeito ao povo daquela cidade que não se viu retratado no filme.

O roteiro de Marcos Bernstein, muito bem pontuado com os principais acontecimentos da vida do médium, apresenta a história de Chico a partir do programa “Pinga Fogo”, da TV Tupi, que foi uma atração importante para dar visibilidade nacional ao trabalho já realizado do médium, além de ser o primeiro programa de TV do Brasil onde foi realizada uma psicografia ao vivo.

No YouTube, é possível conferir vários trechos desse programa histórico, que mostra um Chico Xavier humano, bem humorado e, ao mesmo tempo, preocupado em levar as pessoas palavras de fé e otimismo. A reconstituição do programa feita no filme é impressionante, principalmente pela riqueza de detalhes.

Outro ponto forte é o trabalho de caracterização e figurino, realizado respectivamente por Bia Salgado e Rose Verçosa, que durante todo o longo, nos faz acreditar de forma fiel que os atores Nelson Xavier e Ângelo Antonio são “clones” idênticos do médium.

E essa caracterização tão fiel fica mais evidente em Nelson Xavier, que não só na aparência física, mas na fala e no gestual, que se assemelham muito aos trejeitos de Chico. Depois da filmagens, em entrevista coletiva, o ator Ângelo Antonio afirmou que teve que usar algodão na boca, pois a caracterização do personagem foi pensada nos mínimos detalhes, pois Chico era prognata – pessoas que possui a mandíbula proeminente.


Guia Espiritual


Assim que Chico Xavier começou a se entregar nos estudos do espiritismo, Emmanuel se manifestou para o médium como o seu guia espiritual. O que vale ressaltar no filme, é como Emmanuel é mostrado meio debochado, e às vezes até autoritário com Chico, mas sem deixar de lado o tom protetor e afável.

Pelo menos para mim, que sou fã da biografia de Chico, houve uma desconstrução, pois Emmanuel se mostra como um ser bem objetivo, que tem como missão ajudar Chico a escrever os 412 livros e a construir a sua obra de caridade.

Quando falo em desconstrução, falo dessa visão barroca que temos do anjo da guarda. Vejo Emmanuel como uma espécie de anjo da guarda, que criticava, guiava, mas que também nutria grande amor pelo seu protegido. Ouça o podcast abaixo feito pelo repórter Ricardo Daehn, do Dzaí, no qual entrevista o ator André Dias que interpreta Emmanuel no filme:




Emoção


A sabedoria popular fala que “não existe amor maior no mundo que o amor de mãe”, certo? E essa observação do senso comum ganha profundidade e debate durante todo o filme, mais precisamente, em dois momentos: o pequeno Matheus Costa – que interpreta Chico Xavier quando criança, emociona pela simplicidade do olhar e por dedicar um amor incondicional a saudade da mãe, que tanto faz falta durante os seus primeiros anos de vida.

Não tem como não se emocionar com a interpretação de Mateus e Letícia Sabatela – que vive o espírito da mãe de Chico, que o consola das maldades de que ele é vítima, como as garfadas na barriga dada pela madrinha dele, interpretada brilhante por Giulia Gam, que não gostava que Chico se comunicasse com o outro mundo.

Já a segunda emoção fica por conta das mães, que já na fase madura de Chico, quando ele psicografa, procuram conforto nas cartas que ele transcreve do além. Apesar de não aparecer isso diretamente no filme, acredito que Chico começava todas as suas cartas-psicografadas com “Querida mãezinha”, por exemplo, numa mostra de estilo e carinho, e não necessariamente, que todos os espíritos começassem a ditar as cartas dessa forma. E uma das histórias contadas no filme mostra, justamente, como uma carta psicografada pelo médium mineiro, feita de forma totalmente involuntária, e que pôde salvar um inocente de um julgamento precipitado.

No final do filme, outra curiosidade: na sala de cinema lotada, no dia de estréia (02/04) do filme – e que também foi comemorado o Centenário de Chico Xavier, todas as pessoas continuaram sentadas nos seus lugares, enquanto os créditos eram exibidos.

É que ao lado “das letrinhas que subiam”, Daniel Filho, brilhantemente, colocou trechos das entrevistas de Chico Xavier, ao programa “Pinga Fogo”, da TV Tupi. Em toda minha vida foi a primeira vez que vi uma sala de cinema lotada conferir o filme até o final, rindo e se emocionando de uma maneira tão transparente. Com certeza, é um dos melhores filmes brasileiros já produzidos. Vale a pena conferir!



Fotos: Divulgação.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Estou doida pra ver o filme! Depois de "te ler" a vontade aumentou...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Olha para falar a verdade tive uma pequena curiosidade em ver, depois pensei em ser mais um filme brasileiro. Agora após ler a critica acima, vou procurar logo a programação do cinema da minha cidade para ver está passando. Adorei a sua critica e seu relato sobre todo o contexto.
    Parabéns primeira critica bem feita que leio.
    Abraços
    Douglas Costa

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, Wander...

    Você fez aqui um excelente trabalho!
    É interessante demais quando conseguimos dividir com outras pessoas nossas impressões sobre algo significativo para nós, nesse caso específico, o filme do Chico. E vc conseguiu fazer isso de forma muito clara, organizada, especial.

    Abração pra vc e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Independente da sua crença religiosa, acredito que seja um filme para ser visto por todos. A história de vida de Chico Xavier por si só é de encher os olhos. Um homem que tinha como missão ajudar o próximo. Irei ver com certeza. Ótima dica para o fds!

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que coincidência. Assisti o filme ontem. Achei excelente! Apesar de ser de outra religião, acredito na veracidade dos fatos. Não há como negar todos aqueles acontecimentos. Ótimo blog, parabéns! xD

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Certamente será um grande filme e todas as pessoas que tiverem condições de assistir devem fazê-lo. Será de grande ajuda para qualquer pessoa.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  7. Meu querido amigo Wander! Que post lindo que vc fez! Realmente o filme é emocionante e vai muito além dos credos dos telespectadores...
    Lindo demais meesmo!!
    Beijos querido!!

    ResponderExcluir
  8. Olá te achei na comu do orkut de divulgação do blog gostei muito dele, acho que completo é a palavra que o define , vc é bem detalhista nas informações o que é muito bom parabéns,te espero pra um chá lá no Purple life bjo ja estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  9. o filme é fantastico, retrata um dos seres humanos mais evoluidos espiritualmente que ja conhecemos, quase um anjo..

    ResponderExcluir
  10. O filme é mesmo muito bom, não fica aquém da biografia que o originou. Vale a pena!!

    ResponderExcluir
  11. Bom, parece que vai fazer mais sucesso do que "Lula, o filho do Brasil" Era esperado pra esse filme do Lula em torno de 3.000.000 ingressos vendidos, e ficou em torno de 900.000... Pra um filme nacional é um número rasoavel, mas esse filme do Chico Xavier promete dar um 'gás' no cinema nacional.

    ResponderExcluir
  12. Acho que divulgar essa iniciativa, além de representa ruma excelente opção de lazer para as pessoas, pode trazer também alento e compaixão aos corações sensíveis! Nota 10 para Daniel Filho, que apesar de qualquer que fosse sua intenção, acertou em cheio!
    Jr.

    ResponderExcluir
  13. Wander, sensacional esse artigo,muito bem escrito.
    Eu sou de família Kardecista e desde pequeno convivo com os textos e com a figura de Chico Xavier.

    Chico foi um ser iluminado que viveu toda sua vida para ajudar o próximo. Ele ajudou muita gente,além de ser o responsavél pela popularização da doutrina do Kadecismo.

    ResponderExcluir
  14. Não vi o filme ainda, pretendo ver em breve.

    Acho que o Chico é um personagem brasileiro de grande vulto, acima de ideologias ou de religiões.

    ResponderExcluir