Circuito Cultural da Praça da Liberdade é inaugurado em BH

março 22, 2010


Com a criação da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, no bairro Serra Verde, na zona norte de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, que antes era o local que reunia vários prédios da administração pública estadual, agora recebe uma nova função: ser o endereço do maior complexo de arte e cultura do país, com museus, teatro, planetário e espaços interativos que ocupam os prédios que antes abrigavam as secretarias de Estado.

Trata-se do Circuito Cultural Praça da Liberdade, formado pelo Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública.


Nesse sábado (21/03), foi inaugurado oficialmente o Circuito, numa verdadeira festa ao ar livre, que reuniu várias manifestações culturais e exposições científicas, na parte da tarde. Já no início da noite, houve shows de Milton Nascimento, Lô Borges, Fernanda Takai, Rogério Flausino, Wagner Tiso, Marina Machado e Telo Borges. Veja os detalhes dessa festa na reportagem abaixo:


Durante as comemorações, houve também a inauguração de um, dos seis prédios históricos, que vão fazer parte do circuito cultural: o Espaço Tim UFMG do Conhecimento, que abriga exposições sobre a origem da vida e a trajetória do homem, que conta também com planetário e observatório astronômico.

Ainda, nesta segunda-feira (22/03), foi inaugurado o Museu das Minas e do Metal EBX, espaço dedicado à história do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural de Minas. O museu abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.

Em entrevista, o governador mineiro Aécio Neves destacou a importância da Praça da Liberdade na vida dos mineiros. “Essa praça foi concebida para ser a praça do poder há 120 anos, quando Belo Horizonte foi construída para ser a sede do Governo de Minas. Hoje, ela virou a praça do povo. Vamos ter aqui, o mais importante circuito cultural do Brasil. E para quem está deixando o governo dentro de uma semana, nada mais emocionante do que poder andar pela praça e ver que a Praça da Liberdade, símbolo maior de Belo Horizonte, da nossa capital, vai virar esse Circuito. O mundo vai vir aqui, o Brasil vai vir aqui e os mineiros vão, no dia a dia, usufruir disso”, afirmou Aécio.

  • Confira algumas fotos da festa de inauguração do Circuito Cultural Praça da Liberdade:




Colaborou: Agência Minas.

Fotos: Renato Cobucci/Secom MG e Wellington Pedro/Imprensa MG.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Eu particularmente adoro Minas, tem um ''quê'' tode especial, espero que os patrimonios culturais continuem muito bem conservados.

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito legal ter um espaço assim perto de casa, é uma oportunidade de adquirir cultura e conhecimento sem precisar gastar horrores de dinheiro. Pena que aqui no interior de SP (ou pelo menos na minha cidade, Itatiba) um espaço assim não exista...

    Excelente reportagem.
    Abraço! :D

    ResponderExcluir
  3. Acho formidável esse tipo de iniciativa, ainda mais quando reune tanta gente em prol de um bem comum. Adorei.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Wander!

    Falou em cultura, olha eu aqui de novo! Sou um apaixonado pela arte (mesmo que amadoramente), um cara que acredita no poder de transformação que essa ação possibilita! Gostaria inclusive que a minha cidade, assim como a linda Minas Gerais, nos presenteasse com mais arte, com mais cultura, com mais possibilidades de um lazer sadio e tão necessário! No Brasil, de modo geral, somo muito carentes de arte e cultura! Sabe como é, “a gente não quer só comida”, né?
    As fotos do post estão lindas, muito legal mesmo!
    ...
    Amigo, mudando um pouco de assunto (ou não!), hoje é o aniversário de um ano do Blog Contatos Imediatos, que de certa forma tem sua trajetória muito atrelada ao Café com Notícias, pois foi aqui que recebi o maior incentivo desses 365 dias! Se tiver um tempo, passe lá para participar da festa com a gente, ok?

    Um abraço!
    Jr.

    ResponderExcluir
  5. Que incrível, Wander. Não sou fã do Aécio, mas sim de cultura. Se é algo que é bom para o povo que não seja BBB, então acho que é uma ótima oportunidade para as pessoas aproveitarem seus tempos livres com qualidade, fazendo deles algo de bom. A reportagem está ótima, mas o que fica na minha cabeça é... e daqui há alguns anos, e os próximos governadores? É que no Brasil funciona uma forma nojenta a política. Se um governante fez algo de bom, então o outro faz questão de não continuar o projeto, para não dizer que foi fulano que o fez.

    De resto parabéns para Minas, para o povo brasileiro e para você Wander que tem nos brindado com muita informação boa.

    Valeu!

    ResponderExcluir