Café Olímpico 2010 - Jogos Sul-Americanos de Medellín e Jogos de Inverno em Vancouver marcam presença na TV aberta

março 19, 2010

O brasileiro é apaixonado por esporte. E essa paixão não fica apenas no futebol, apesar de ser a modalidade mais explorada pela mídia. Aos poucos, os veículos de comunicação vão abrindo espaço para os outros esportes e competições – o que é um ganho, principalmente para o telespectador e, consequentemente, para os atletas que passam a ter mais visibilidade. Em 2010, a Rede Record começou algo ousado, em se tratando de TV aberta: a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá, em pleno feriadão de Carnaval, no Brasil.

Muita gente torceu o nariz – inclusive este jornalista que lhe escreve, pois a emissora da Barra Funda pouco divulgou o evento no ano anterior, além de não possuir telejornal esportivo diário nacional, nem local, em que se poderia dar maior ênfase aos eventos esportivos adquiridos. Mas, apesar da maré mostrar ao contrário, a Record reuniu bons profissionais, fez uma boa cobertura dos Jogos de Inverno e, o mais importante: cativou a audiência do telespectador cansado da mesmice das coberturas de carnaval do nordeste e do eixo Rio-São Paulo.

Infelizmente, devido ao meu trabalho enquanto jornalista em outros veículos, não pude me dedicar como queria para a cobertura dos Jogos de Inverno, como fiz no Café Olímpico 2008. Mesmo que atrasado, ainda dá tempo de correr “atrás do lucro”...rs.

Nesta sexta-feira (19/03), às 21h15, a Rede Record continua a sua empreitada olímpica, e dá início as transmissões da cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia. De acordo com a emissora, a ideia é transmitir as modalidades mais importantes na Record e o evento esportivo na íntegra, na Record News, entre os dias 19 e 30 de março. Ainda, a Record comprou os direitos do mesmo evento, que será realizado em 2014, em Santiago, no Chile.


Veja também:

Site Oficial dos Jogos de Medellín
Blog dos Jogos de Medellín no R7
Coberturo do site do COB dos Jogos de Medellín
Fotos dos Jogos de Inverno Vancouver 2010


A emissora do Bispo Edir Macedo já possui os direitos de exibição, com total exclusividade, dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres; Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara; Jogos de 2015, em Toronto; além dos direitos compartilhados dos Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia; e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro – o que mostra que a emissora pretende investir na cobertura de outros eventos esportivos, fora do mundo do futebol.

Na noite desta sexta-feira (19/03), a cerimônia de abertura acontece no Estádio Atanasio Girardot de Medellín, na Colômbia, dois dias após o início das competições - o ciclismo já teve provas e deu aos colombianos a liderança no quadro de medalhas. Para esta edição dos Jogos, o Brasil enviou mais de 550 atletas, entre eles Bárbara Leôncio (Atletismo), Diego Hypolito (Ginástica Artística), Joana Maranhão (Natação) e Thiago Pereira (Natação). A cerimônia de abertura foi criada pelo belga Franco Dragone considerado referência das artes cênicas por ser ex-diretor do Cirque Du Soleil. O espetáculo vai contar com centenas de atores, bailarinos e atletas de diversos países. Dragone também é o responsável pela cerimônia de encerramento dos Jogos de Medellín, no próximo dia 30 de março.

Então, a partir de hoje, os comentários sobre a competição, do ponto de vista de produção jornalística ou de mídia, você encontra, a qualquer momento, aqui no Café com Notícias e no Twitter do blog, combinado? Vamos torcer pelos atletas brasileiros!!!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. a record tá mandando bem, cobrindo grandes eventos esportivos.

    teu blog é muito bom, Wander.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. o carnaval desse ano foi diferente.no tweter um dos assuntos mais falados foi na epoca patinação artistica e Curling.não foi tão aclamado quanto a record falou,mas foi otimo.


    bom,vamos torcer pelos brasileros nesses jogos de medelin sabemos que vamos ganhar muitas medalhas por que somos os melhores da america do sul

    ResponderExcluir
  3. como professor de educação física sou um apaixonado por esportes. assisti não pela record e sim pela sportv. de qualquer forma é importante que uma emissora de tv aberta transmita os grandes eventos esportivos. uma pena que mtas modalidades ainda estão vinculada com o sistema globo de tv que pouco transmite modalidades esportivas que não seja o futebol.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bacana a cobertura!
    Não conhecia nada sobre o evento, e acabei curtindo... Belo trabalho da Record!

    http://papeisriscados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa pauta, Wander.

    Pude conferir grande parte da cobertura dos jogos de inverno em Vancouver. Fiquei encantada, feliz, achei tudo muito lindo, fiquei extasiada mesmo com as competições.

    A iniciativa da Record foi bem inteligente. E que mais esportes além do futebol sejam divulgados cada vez mais. Vou te contar um segredo: DETESTO futebol!!!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Oi Wander, tudo bem?

    Olha, eu gosto muito do espetáculo em si e também dos esportes. Não pude acompanhar como gostaria os jogos de inverno, mas achei bem legal esse investimento da Rede Record (que continuem assim). Mais uma opção em matéria de esporte é sempre bem-vinda!

    Um abraço!

    Tico Esteves
    http://www.novonarede.com.br/blog

    ResponderExcluir
  7. Eba!

    Então vamos acompanhar sim aqui no Café. Porque eu adoro as coberturas esportivas do Café. hehehehe

    Compadre, realmente, a Record foi muito ousada e, olha, pelo que pude acompanhar, teve um bom retorno sim porque, por exemplo, na casa dos meus pais, eles acompanharam de perto as Olimpíadas de Inverno e assistiam quase todo dia. Ponto para a Record, a televisão brasileira precisa mesmo de iniciativas assim, não é?

    Agora, vamos ver como serão as Olimpíadas sul-americanas! ;)

    ResponderExcluir
  8. A Record tá dando um pau na globo nessa área.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo Wander!

    O futebol não é a atividade mais explorada pela mídia. É, infelizmente, a única. E isso é tão verdade que o maior evento do mundo esportivo é exclusivamente futebolístico (e quando é ano de Olímpiadas, ele, o futebol, claro, está lá!).

    No entanto, aos poucos, os outros esportes estão ganhando visibilidade. Prova disso foi a cobertura da Record dos Jogos de Inverno - à qual acompanhei e achei muito bacana, por sinal.

    No meu blog (www.renatoribeiroesportes.blogspot.com), procuro descentralizar o foco em torno do futebol e, mesmo quando falo dele, busco dar destaque para questões que saiam da mesmice.

    E, falando no meu blog, em maio vem uma grande novidade, que terá ampla divulgação!

    Abraço e parabéns pelo texto! :)

    ResponderExcluir
  10. Os Jogos Sul-Americanos são legais, mas de fraco nível técnico. Mesmo assim, é ótimo ver uma emissora da TV aberta dar espaço em sua grade para as modalidades olímpicas. Abraços

    ResponderExcluir