Café Convidado - Jornalismo Online e o mercado de trabalho

março 04, 2010

Web 2.0: A tendência dinâmica

Conheça a nova fase da internet que, além de reforçar a troca de informações, faz com que o internauta se torne mais presente no serviço virtual



Por Rafael Sandim*



Muitos não a conhecem de nome, mas com certeza já devem ter tido algum contato com a Web 2.0, que engloba tecnologia de informação e redes sociais como o Orkut, que faz muito sucesso no Brasil. A segunda geração de comunidades e serviços foi anunciada em 2004 pela sua criadora, a O’Reilly Media. O diferencial da Web 2.0 é a capacidade de contar com vários componentes tecnológicos interativos.

Antes, a internet não contava com a possibilidade de resposta imediata do leitor ao conteúdo e não fazia com que ele pudesse organizar, criar e aprimorar o processo da criação das informações. Ou seja, a ideia é fazer com que as páginas sejam mais dinâmicas devido às colaborações dos internautas.

A capacidade de fazer blogs e se inscrever no RSS ou Feed dos sites são as duas funções mais famosas da WEB 2.0. Na primeira opção, é possível e muito fácil fazer uma página gratuita em que vídeos, textos e fotos possam ser publicados; já na segunda possibilidade, o RSS tem a função de fazer com que os internautas recebam a chamada de todas as notícias que foram postadas no site em que ele for inscrito. Outra novidade para um webwriter é participar da Wikipédia, a enciclopédia virtual. O site conta com mais de 20 mil verbetes e, mesmo que seja atualizado por usuários, tem um índice pequeno de erros.

Além de participar, é possível conseguir dinheiro com a nova World Wide Web, como o caso do jornalista Wander Veroni, 25 anos, que idealizou e edita o Café com Notícias, blog em formato de revista eletrônica. De acordo com o Veroni, a ideia de criar uma página com jornalismo opinativo veio após a conclusão do curso. “Queria um espaço para mostrar o meu trabalho e poder cobrir assuntos ou temas com outra proposta editorial de análise”.

O jornalista mineiro conseguiu sucesso com a sua página na internet e explicou como fez para divulgar o projeto. “Trabalhar online é um investimento a longo prazo. É difícil conseguir um bom número de leitores e anunciantes. O editor tem que investir em conteúdo original e divulgar o blog em vários agregadores de notícias e redes sociais”. As orientações que o jornalista oferece aos interessados são “pesquisar, observar, interagir e não ter medo de errar”. “Se o responsável pela ideia tiver humildade e for empreendedor, com certeza vai longe”, afirma Veroni.


Quem também já trabalha com o jornalismo online há bastante tempo é a jornalista, pesquisadora e professora do Uni-BH, Lorena Tárcia, 44 anos, que acredita que a mudança com a Web 2.0 seja “significativa e profunda”. Segundo a pesquisdora, os jornalistas se veem cada vez mais obrigados a participar desta nova realidade. “Não há um dead-line único no jornalismo, a interatividade é irreversível e os veículos de comunicação não são os únicos porta-vozes dos fatos. Não há como virar a costas e dizer que nada disso está acontecendo”, diz.

Sobre o destino do impresso, Lorena revela que a plataforma é cara de difícil e de distribuição: “Com o papel do jornal cada vez mais caro, este tipo de produto será utilizado por publicações de nicho, com custo superior. Pelo menos é a minha visão do mercado futuro. Posso estar errada”.

A nova fase da internet conta com a construção coletiva do conhecimento, em que o internauta é a peça fundamental na interação com capacidade de gerar aprendizado e riqueza. Mesmo com todos os benefícios que a Web 2.0 traz, muitos jornalistas reclamam de que a participação tão ativa de cidadãos tornou a prática jornalística comum. E isso fez com que a boa informação se misture com uma apuração de dados imprecisos. De acordo com especialistas, o ideal é saber usar os buscadores por palavra-chave, e não por assunto.

_________________________________________________

*Perfil: Rafael José Alves Sandim, 19 anos, 5º período – JRN5, estudante de jornalismo, do UNI-BH. Colaborou com o site Cinemania durante um ano, na função de redator, ao lado de dois internautas de diferentes estados brasileiros. Escreveu matérias para o jornal Impressão, do Uni-BH, com temas diversos. Recentemente escreveu para o blog, Nos Bastidores Da Notícia e fez parte da equipe de redação do Cinema em Cena, desde outubro de 2008, onde escrevia textos biográficos, atualizava e criava cadastros de filmes. Twitter: @rafaelsandim / e-mail: sandimrafael@gmail.com

_________________________________________________



  • Para participar da seção Café Convidado, do Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou jornalistas mais experientes. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. eu tenho um site com recursos web 2.0. o Usuário deixa de ser expectador e passa a ser protagonista do conteúdo do site.
    infelizmente a quantidade de vândalos virtuais é muito grande e a web 2.0 é um prato cheio pra eles. Web 2.0 demanda um sistema de segurança e antispam muito complexo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Pow! fatastico seu blog.... Muito bem estruturado, e sobretudo INFORMATIVO.

    ResponderExcluir
  4. dei uma lida em quase todos os posts,e adorei todos!
    parabens!
    sucesoo..

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a iniciativa e a matéria. O blog só tende a melhorar e a crescer.

    Para o nosso próprio bem!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. CARA
    QUERO IR PRA ESSE LADO QUANDO ME FORMAR...

    ResponderExcluir
  7. E aí Wander, tudo jóia!

    Muito legal vc abrir espaço para outros profissionais e estudantes publicarem seus trabalhos aqui no Café com Notícias.

    O trabalho que vc faz é de grande qualidade e único. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas a se lançarem no mercado.

    Parabenizo tb o Rafael pela matéria e nos mostrar que é possível trabalhar de forma empreendedora com o jornalismo online.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Bacana o artigo do Rafael, tomara que essa nova coluna no Café com Notícias seja um sucesso. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Belo artigo. Muito bem escrito e gostei mesmo das dicas em um dos parágrafos sobre um blog de sucesso e a prova é o prorpio blog cafecomnoticias. O meu blog passou por uma renovada e está praticamente partindo do 0 quauqer dica é válida. Dá uma passadinha la: http://www.esconderijodojuninho.blogspot.com/

    melhorando sempre! se der, comente!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a matéria! E o seu blog também é ótimo..

    abs

    ResponderExcluir
  11. Interessante a matéria do Rafael.
    Ouvi falar em Web 2.0 pela primeira vez ao entrar na faculdade e desde então o termo é cada vez mais comum.
    Agora, pra mim, o maior problema dessas mídias cada vez mais rápidas (estou até me referindo a própria internet) é que muito jornalista, na pressa de ter a exclusiva, acaba postando notícias sem uma apuração maior, passando, as vezes, uma notícia errada.
    Mas, seja como for, sim, a internet parece ser mesmo o futuro do jornalismo.

    E Wander, parabéns por sua proposta do Café Convidado. É sempre legal ver o próprio conteúdo veículado num site com tamanha visibilidade quanto o seu!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo artigo. Gostei muito da forma que o Rafael abordou o tema web 2.0. Parabéns pela nova sessão do blog!

    Abraços,

    ResponderExcluir