BBB10 – Final do reality e a vitória do anti-herói

março 31, 2010

"É um programa de identificação e quem joga, na
verdade, é público. A gente é só uma peça de tabuleiro que o público move".
Marcelo Dourado, em entrevista após a final do BBB10 que o consagrou campeão.





Emocionante. Essa é uma palavra que define bem a final da décima edição do Big Brother Brasil. Um programa diversificado, com participantes carismáticos e que mesmo antes de estrear fez um verdadeiro sucesso de repercussão na internet. Nesta terça-feira (30/03), o gaúcho Marcelo Dourado, de 37 anos, que já havia participado do BBB4, foi o grande vencedor do jogo da convivência, apresentado por Pedro Bial, com 60% dos votos.

Com isso, Dourado leva para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão, deixando uma “pontinha de inveja” nos brothers novatos que foram derrotados pelo veterano. Quem comandou a última festa no BBB10, o melhor, o show ao vivo, foi a cantora baiana Ivete Sangalo, que tinha tudo a ver com ritmo de alegria da final do programa. Acompanhe abaixo algumas impressões sobre a final do reality show:

Internet

Sem falsa modéstia, podemos dizer que o programa foi sucesso do início ao fim. Assunto mais comentado nas principais rodas de conversa e que popularizou diversas tags no Twitter, como #douradofacts, #seráqueeleéser, sem contar no nome dos participantes que ficaram dias como um dos assuntos mais comentados no Trending Topics do site do passarinho azul.


Audiência


Com média de 41 pontos de audiência, segundo dados divulgados pelo Ibope, o BBB10 entra para a história de todas as edições do reality como o programa mais comentado do início do ano, com o das torcidas mais acalouradas, todas as cotas de publicidade vendidas e o recorde mundial de votos em realities shows: foram mais de 154 milhões. O maior número até então do Big Brother Brasil era de 128 milhões de votos, no paredão que o lutador enfrentou Dicésar.

Não concordo quando os outros veículos de comunicação insistem em comparar a audiência do BBB10 com a dos anos anteriores, afinal hoje em as pessoas tem mais opções de entretenimento, seja na TV aberta, Paga, DVD, internet, etc. Nem sempre números significam sucesso...e isso precisa ser levado em conta.


Polêmicas

Acusado de ser homofóbico, Dourado, de forma equivocada, afirmou que somente os gay pegam AIDS, e não os héteros. Graças a essa infeliz declaração, a TV Globo foi obrigada pela Justiça a dar esclarecimento sobre a doença na edição dessa segunda-feira (29/03). Outra polêmica envolvendo Dourado foi o fato dele, em um momento de raiva perante as atitudes de Morango como jogadora, afirmou que se ela fosse homem teria vontade de expancá-la.

Essas e outras declarações polêmicas e preconceituosas despertaram a ira dos grupos militantes homossexuais aqui fora. O que salvou Dourado dessas presepadas é, justamente, o fato dele se arrepender e pedir desculpas. Afinal, quem nunca errou que atire a primeira pedra.


Inflamados


O BBB10 provocou uma identificação nunca vista até então pelo público. Algo parecido aconteceu no BBB5, do Jean Willys, e no BBB7, do Diego Alemão. Por dividir os participantes em tribos e colocar vários perfis distintos, houve grande aproximação com o público, principalmente por parte dos homossexuais que se viram representados dentro do reality.

Em meio a tantas polêmicas, a disputa entre as torcidas da Máfia Dourada (fãs que apóiam o Dourado) e da Máfia do Glitter (fãs que apóiam os participantes homossexuais do BBB10) travaram uma verdadeira guerra na internet, esquecendo que no Jogo não é sexualidade que estava em questão, mas sim o caráter e o desempenho dos brothers como participantes.


Bate Bola BBB

Para esta edição, o programa Mais Você resolveu realizar debates sobre o Big Brother Brasil, no melhor estilo Sônia Abrão nos tempo áureos, por assim dizer. O Bate Bola BBB, nome do quadro, por sinal, contou com a presença de ex-participantes do reality, das atrizes Débora Secco e Beth Lago, e da cantora Preta Gil, todos fãs de carteirinha, que comentavam os últimos acontecimentos da Casa. Ponto para a produção de Ana Maria Braga que soube explorar o reality, sem fazer disso a única pauta do programa durante toda semana.


O Anti-herói

Quem não merece um segunda chance? Chance de refazer a sua história, de superar os seus limites e vencer a si mesmo. Confesso que não acompanhei todo o BBB4, quando o Dourado participou da primeira vez. Mesmo depois que ele saiu, o lutador não era um dos meus ex-BBBs preferidos. Mas Boninho foi certeiro ao escalar o lutador troglodita para entrar novamente para movimentar o programa. O texto final de Pedro Bial foi emocionante e um dos mais comoventes que ele já interpretou durante o BBB.

E lá, do outro do lado do muro da casa mais viajada do Brasil, Dourado lutou contra si mesmo e mostrou que estava a fim de mudar a sua imagem. Errou sim, várias vezes. Mas foi humano suficiente para admitir os erros e pedir desculpa. Foi irônico, polêmico, amado e odiado. Movimentou o Jogo e fez história: foi o grande jogador de todos os BBBs. Salve El Douradon!!! Veja abaixo o vídeo que consagrou Dourado como vencedor do BBB10:



Crítica


Como fã e telespectador do programa, Dourado, Lia e Serginho mereciam estar naquela final. Cadu e Fernanda, perto de outros participantes, eram os que tinham menos apelo popular de torcidas. Torci para Dourado do início ao fim, pois o que me atrai no Big Brother é a novelinha formada na edição diária e Dourado era a encarnação típica do anti-herói.

No paredão contra a Fernanda, o público foi cruel ao tirar Lia, pois ela era a grande coadjuvante da Casa. Não foi uma vilã, nem mocinha. Foi uma explosão de sentimentos que deu um gás todo especial as histórias apresentadas pelo programa.

Seus bordões, seu jeito autoritarista e protetor, a sua verdade e o seu temperamento explosivo apimentaram o reality. Foi uma grande jogadora...não dá para imaginar o BBB10 sem Dourado e Lia? Eu não consigo. Já Serginho tem carisma perante o público, apesar de ter acordado para o Jogo nos momentos finais.

A Final dos Sonhos


Todos queriam uma final com Dicesar e Dourado, pois as duas torcidas movimentaram bastante a internet e a opinião pública. Dimmy, apesar de ser uma figura engraçada, e o seus bordões já caírem no gosto popular, se perdeu no reality pela sua política de boa camaradagem em cima do muro. Não colou... e, por mais que ele tenha se explicado aqui fora, soou como falsidade.

A final com Cadu – que encarnou o espírito do grande irmão ao ser amigos de todos os participantes, e com Fernanda – que ficou mais da metade do reality apagada e só acordou para o Jogo, depois da carta em que havia a frase SOLTEIRA, em caixa alta, nos momentos finais; deu a vitória de graça para Dourado, sem direto a um grande adversário: foi a vitória da superação individual. Foi uma edição do BBB que vai entrar para a história do programa, sem sombra de dúvidas.




Fotos: TV Globo/Divulgação.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

19 comentários

  1. Eu consegui acompanhar esta edição do BBB bem de perto e tbm torci pelo Dourado desde o primeiro paredão.
    Acho que a Globo conseguiu criar o grupo perfeito para que as polemicas, brigas, amores e amizades fossem criadas.

    ResponderExcluir
  2. Os caras usam time, ou opção sexual...tsc, tsc...
    O dia que entrar um flamenguita e vestir a camisa vence.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mt bom o q vc escreveu. a real é essa, o Anti-Heroi, Dourado foi O CARA da edição, como ele usou o poder supremo foi o maior passo pra ele ser campeão. me dava nojo ver o serginho e ouvir ele falar, Dourado mostrou quem é que manda, e isso não é ser homofobico e coisa e talz, e questão de gosto. Se a pessoa for gay e ficar na dela tudo bem, mais o Serginho é forçado, o jeito que fala é sofrivel...
    FORÇA E HONRA

    ResponderExcluir
  4. Eu não acompanhei todo o programa e não fiquei contente com a vitória do Dourado, como você disse ele se arrependeu MAS isso não muda o fato de ser um troglodita e arrepender-se não significa merecer um prêmio de 1,5mi.

    ResponderExcluir
  5. MERECEU PORQUE FOI O PRIMEIRO CARA VERDADEIRO QUE VI NESSE PROGRAMA.

    ResponderExcluir
  6. Já sabíamos que dourado seria campeão logo que começou o BBB 10, teria ele revelações bombásticas sobre algumas coisas que acontecem nos bastidores!! foi uma troca de cala bocas!! Fato!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que o grande merito do dourado foi tratar todos os outros participantes como iguais.
    Ele tratou o eliser e a maroca (heteros) como tratou serginho, dicesar e angelica. Todos ele foi estupido, grosseiro e ironico.
    Sem hipocrisia e medo de ofender. tratou os coloridos antes de tudo como humanos!!!

    as pessoas tem mania pra evitar preconceito "evitar" as pessoas diferentes. Onde na realiedade acho que esse é o maior preconceito

    ResponderExcluir
  8. prêmio merecido, não pude acompanhar o tempo todo o programa, mas fui vendo as coisas pela net.

    e parabéns pelo blog

    Notícias Regionais - Cidades, Guia Comercial Grátis

    ResponderExcluir
  9. nunca assisti muito BBB, mas seilá, se o dourado é porque o povo achou justo.

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Dourado é o kra....

    Cresceu como jogador na hora certa...

    ResponderExcluir
  11. Acho que foi tudo manipulado. A rede Globo manipulou a vitória de Dourado desde o início do programa, desde quando ele entrou na casa. Ninguém muda de uma hora pra outra, sem falar que ele já teve uma primeira oportunidade na casa, dessa forma ele sabia o que falar, sabia como agir, tinha uma grande vantagem sobre os outros candidatos.
    Não assisti a final e me recuso a assistir mais algum reality show promovido pela Rede Globo.

    ResponderExcluir
  12. afff.. odeio esse tipo de gente que quando não gosta do rumo das coisas fica choramingando que foi tudo manipulado ¬¬ ...
    eu assisti desde o começo, e sim, o Dourado foi a pessoa mais verdadeira, por isso tão amado e odiado!

    ResponderExcluir
  13. Mesmo quem não curte o BBB acaba sendo arrastado pela repercussão do programa. Foi o meu caso. Pelo que ecoava do programa na boca de amigos e conhecidos, o resultado era óbvio: Dourado. No final, apesar das provas do líder, do jogo e tudo mais, o que conta mesmo são os espectadores do programa.

    ResponderExcluir
  14. O dourado é o melhor de todos ali xD
    por isso era favorito.

    e por ele ser o tipico anti-heroi.

    ResponderExcluir
  15. Uma coisa que todos se equivocam..

    "Cadu encarnou o espírito do grande irmão"

    O big Brother não é um irmão grande e gentil, é um ditador que vigia as pessoas 24hras por dia, castigando aqueles que saem da linha.

    Big Brother somos nós, eles realmente são as peças do Xadrez

    Big Brother vem do livro "O enigmático ditador da Oceania" de George Orwell. (Vale a leitura)

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que super resumão! Essa sem dúvidas foi a melhor edição e também a mais polêmica. Pela primeira vez fui agredido não por falar ser contra as atitudes de uma emissora x ou y e sim porque apoiei um concorrente que, apesar de todos os seus defeitos, foi o melhor jogador. E eu acho triste ter passado por situações assim, pois quem agride com palavras é hipócrita quando chama Dourado de agressivo.

    ResponderExcluir
  17. Perfeita a matéria sobre a final do BBB. A crítica, os principais componentes que pautaram essa edição do programa e a contextualização. Um belo trabalho de reportagem!
    ABS

    ResponderExcluir
  18. Também assisti ao programa do começo ao fim e por várias vezes, extremamente decepcionado, tive vontade e jurei pra mim mesmo que não assistiria nem mais um capítulo... mas não consegui cumprir essa promessa... duas dessas vezes aconteceram na saída de Cacau (bonita, inteligente, educada e íntegra) e Angélica "Morango" (autêntica, corajosa, posicionada e "injustiçada" por uma ardilosa "campanha dourada" de difamação!)... até o próprio Alex, candidato polêmico, mas bem mais controlado que o campeão, me agradava mais!

    Enxerguei alguns méritos no campeão! Inteligente, perspicaz, político, incisivo, persuasivo, enfim... mas confesso que fico um pouco preocupado quando o vejo exaltado ao patamar de "ídolo de uma Nação"... pois considero seu comportamento violento, sua forma de resolver problemas na força bruta, de provocar com arrogância seus adversários, um grande perigo, principalmente para os que possuem tendências violentas...

    Bem, mas apenas a minha opinião... Dourado foi consagrado e acredito que quanto a isso não há mais o que fazer.
    Gostei do participar do tópico.
    Jr.

    ResponderExcluir