Projeto Pão e Poesia lança a sua 2ª edição e faz promoção especial

fevereiro 05, 2010

Ir até a padaria se tornou também uma iniciativa cultural. É que em Belo Horizonte, uma idéia simples mostra que a literatura pode ir onde o povo está. Trata-se do projeto Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria, que entra na sua 2ª edição. O lançamento vai acontecer no próximo dia 10 de fevereiro (quarta-feira), de 10h ao meio-dia, no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte (MG). A iniciativa pioneira se apropria da embalagem utilizada por padarias para divulgar a poesia e obras de artistas plásticos ao público.

Para esta edição houve 108 textos selecionados por meio de inscrição via internet. De acordo com Diovvani Mendonça, idealizador do projeto, a idéia surgiu com a proposta de saciar a fome de pão e de poesia. “O Pão e Poesia associa a necessidade de atender a fome de pão dos consumidores ao prazer destes em poderem saciar a beleza do alimento poético. Afinal, como bem diz a canção do grupo Titãs: a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte", enfatiza.



Além disso, o Projeto Pão e Poesia está em sintonia com as causas ambientais. As 120 mil embalagens foram impressas no conceito Carbo-Neutro, neutralizando assim as possíveis emissões de gases de efeito estufa (GEE). As mesmas serão doadas, preferencialmente, às padarias das periferias da Capital e das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Realizado em parceria com o Instituto Aprender Profissionalizar (ONG), o projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura (MINC) após ser o grande vencedor, na categoria local/estadual, do 1º Prêmio Pontos de Mídia Livre do Programa Cultura Viva do referido órgão.


Lançamento


Intitulado Verão Poetas: Ilimites ao Léu, o evento integra o Verão Arte Contemporânea 2010 que incluiu, pela primeira vez, a literatura em sua programação. No dia do evento, o público vai poder participar de um bate-papo com os poetas Diovvani Mendonça – idealizador do projeto -, Dioli, Fabrício Marques, Leonardo de Magalhaes e Luiz Edmundo Alves. O encontro terá como mediador o jornalista, poeta e doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Fabrício.

Vindos de vários estados brasileiros, e de Portugal, foram inscritos 1200 poemas nas categorias Haicai, Trova, Soneto e Verso Livre. “Gostaria de apertar a mão de cada um dos participantes. Não tiveo prazer de conhecer a maioria dos escritores e seria muito bom entregar a eles, pessoalmente, as embalagens com suas respectivas obras”, diz Diovvani. Para marcar o lançamento, os livros e CD’s vendidos durante os três dias do Verão Poesia serão embrulhados com as embalagens.

Os saquinhos de papel trazem obras de artistas plásticos e de poetas, como: Adriana Versiani; Alice Ruiz; Arnaldo Antunes; Fabrício Marques; José Ouverney; Marcos Fabrício; Marcelo Dolabela; Paulo Franchetti; Paulo Urban; Sebastião Nunes e Wilmar Silva, entre outros (ver relação abaixo). Soma-se aos trabalhos dos 32 poetas/artistas plásticos convidados e homenageados, 108 textos selecionados por meio de inscrição via internet. Os desenhos usados como marca d’água nos versos das embalagens são da artista plástica Iara Abreu.



Poetas homenageados: José Ouverney, Paulo Franchetti, Paulo Urban e Sebastião Nunes.

Artistas plásticos homeageados: Eduardo Vilela, Gilberto de Abreu, Guido Boletti e Jair Leal.

Poetas convidados: Adriana Versiani; Alan Rodrigues de Carvalho; Alberto Murata; Alice Ruiz; Arnaldo Antunes; Clevane Pessoa; Chris Herrmann; Conceição Parreiras Abritta; , Christiano Sotero; José Fabiano; Fabrício Marques; Gustavo Felicíssimo; Leonardo de Magalhaes; Luiz Carlos Abritta; Marcelo Dolabela; Marcos Fabrício; Ronaldo Werneck; Maria Lúcia de Godoy Pereira; Oswaldo Soares da Cunha;Tânia Diniz; Teruko Oda;Thereza da Costa Val e Wilmar Silva.


Serviço:

Data: 10 de fevereiro
Horário: 10h às 12h
Local: Teatro João Ceschiatti - Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, nº 1.537, Centro - Belo Horizonte
Ingresso: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)



Promoção Especial


Em parceria com o Projeto Pão e Poesia, o Café com Notícias vai sortear três coleções completas desta iniciativa para os leitores do blog e duas coleções completas para quem segue o @cafecnoticias no Twitter. Trata-se de um brinde inédito para os leitores do blog, pois o conjunto de poesias impressas nos saquinhos de pão é difícil de conseguir por serem distribuídos em várias padarias que recebm as embalagens com determinado poema. São poesias de vários autores do Brasil e Portugal.

Para participar da promoção, basta escrever na folha de comentários: "EU QUERO GANHAR PÃO E POESIA". Em seguida, escreva seu nome completo, email, idade e cidade onde mora. Quem não quiser preencher os dados requeridos nos comentários, pode enviá-los para o e-mail: wander.veroni@gmail.com


Mas, atenção:


1) É necessário escrever a frase na folha de comentários deste post e se identificar pelo menos com o nome e sobrenome, para evitar confusão com pessoas com o mesmo nome.

2) Os participantes do sorteio podem se inscrever até as 23h30 do dia 09/02.

3) O sorteio vai ser realizado no dia 10/02 (quarta-feira), na parte da manhã e o nome dos sorteados serão publicado neste post.

4) Para participar do sorteio das duas coleções no Twitter , basta postar a seguinte frase:

#cafecomnoticias Projeto Pão e Poesia lança a sua 2ª edição e faz promoção especial http://bit.ly/aL0j2y


5) A entrega das embalagens, via Correio, será feita pela organização do Pão e Poesia.

6) Boa sorte!




Vencedores da Promoção Pão e Poesia

  • Atualizado às 08h50, do dia 10/02/2010:

O sorteio foi realizado na manhã desta quarta-feira. Os felizardos devem enviar o seu endereço completo para o email wander.veroni@gmail.com em até 15 dias. O nome dos vencedores e o endereço dos mesmos serão repassados a organização do Projeto Pão e Poesia para serem enviadas a coleção completa das emabalgens de pão. Desde agradeço a todos por terem participado: muito obrigado!


1) Ganhadores pelo blog Café com Notícias:

- Rosane da Conceição Silva, 54 anos, Rio de Janeiro (RJ)

- Regina Alonso, 67 anos, Santos (SP)

- Roberto Englert, 48 anos, Porto Alegre (RS)


2) Ganhadores pelo Twitter Café com Notícias:

- @luzdoluardi, Belo Horizonte (MG)

- @carolbless, Belo Horizonte (MG)





Colaborou com informações: Helenna Dias.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. Que bela iniciativa.. adOrei..

    um bjO !

    ResponderExcluir
  2. Wande Veroni. Um blelíssímo projeto.

    ResponderExcluir
  3. caracas...excelente iniciativa...espero que venha para São Paulo

    ResponderExcluir
  4. Oba! Eu quero ganhar Pão e Poesia!

    Elaine Lemos
    30
    São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Maria das Dores Martins da Silva5 de fev. de 2010, 17:07:00

    Eu quero ganhar pão e poesia!!!
    Madô Martins
    61
    Santos/SP

    ResponderExcluir
  6. "EU QUERO GANHAR PÃO E POESIA"

    CARLOS ROBERTO PINA DE CARVALHO
    47 ANOS - SÃO PAULO

    APROVEITANDO QUERO DIZER QUE SEM POESIA A VIDA SERIA MUITO TRISTE!!!

    ResponderExcluir
  7. "Eu QUERO GANHAR PÂO E POESIA"

    ISABEL BAVA
    SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  8. Oi, Wander é a Sils do CENA. Amei seu blog. Passei pra fazer uma visitinha depois do micão que eu protagonizei la no CENA(rsrsrsrs) troquei o nome do blog.
    Gostei muito. Parabéns.
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  9. nossa, que legal isso! em Porto Alegre tinha algo parecido, mas era poesia nos ônibus, o poeta se inscrevia, havia uma seleção, depois o poema dele ficava nas janelas doss ônibus.

    ResponderExcluir
  10. É bacana a iniciativa. O nome me remeteu a uma antiga canção de Moraes Moreira e Fausto Nilo ("Pão e Poesia", gravada pela Simone). E é legal divulgar, claro. Tomara que consiga despertar o interesse de, pelo menos, algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo!
    É sempre bom vir aqui e encontar novidades!
    Sempre algo novo!
    Abraços meu caro.

    ResponderExcluir
  12. A vida é música e, música é poesia.
    =D

    passagemusical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Realmente muito bom o post e ainda mais a idéia de vincular o simples ato de ir padaria com o fator poesia..cultura na mesa literalmente.Adorei

    ResponderExcluir
  14. Linda e saborosa iniciativa!
    "EU QUERO GANHAR PÃO E POESIA"
    Ana Carolina/carolbless@gmail.com/28 anos/BH

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. EU QUERO GANHAR PÃO E POESIA ... E QUERO MUITO ... MUITO CRIATIVA E BACANA ESTA INICIATIVA .. E VAMO QUE VAMO ...
    daisyrabelo@gmail.com ...
    obrigada !!

    ResponderExcluir
  16. Genial esta idéia! Poderia ser usada em todo o país. Mas em se tratando dos mineiros...

    Só falta uma coisa para ser melhor:

    fazerem também o 'pão de queijo e poesia'. Afinal, o pão de queijo de Minas... Hummm...

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu quero pão e poesia Roberto Englert - roberto.englert@gmail.com 48 anos Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  18. EU QUERO PÃO E POESIA!
    REGINA ALONSO 67 anos Santos/SP
    orgone1@terra.com.br
    Adoro haicai, poemas livres... e pão fresquinho, uai! Que casamento perfeito!

    ResponderExcluir
  19. Oi Leitores do Café com Notícias!


    O sorteio da Promoção Pão e Poesia foi realizado na manhã desta quarta-feira (10/02). Os felizardos devem enviar o seu endereço completo para o email wander.veroni@gmail.com em até 15 dias.

    O nome dos vencedores e o endereço dos mesmos serão repassados a organização do Projeto Pão e Poesia para serem enviadas a coleção completa das emabalgens de pão via Coreeio. Desde agradeço a todos por terem participado: muito obrigado!


    1) Ganhadores pelo blog Café com Notícias:

    - Rosane da Conceição Silva, 54 anos, Rio de Janeiro (RJ)

    - Regina Alonso, 67 anos, Santos (SP)

    - Roberto Englert, 48 anos, Porto Alegre (RS)


    2) Ganhadores pelo Twitter Café com Notícias:

    - @luzdoluardi, Belo Horizonte (MG)

    - @carolbless, Belo Horizonte (MG)


    Abraço,


    Wander Veroni

    ResponderExcluir
  20. Obaaaaa!
    Quero pão e poesia!
    Eu fui sorteada via twityter.Adooooro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Ana Lúcia Vasconcelos1 de jun. de 2010, 16:23:00

    Adorei a idéia do Pão e Poesia criada pelo poeta Diovvani Mendonça e cheguei até este blog via links encontrados na entrevista que ele concedeu ao Fabricio Brandão do Diversos Afins...parabéns a todos os envolvidos no projeto pela eficiencia em seguir a inspiração de uma pessoa tão especial... mineiros estão de parabénas..abraços.Ana Lúcia Vasconcelos

    ResponderExcluir