Rede Record e a síndrome da sorveteria de esquina

janeiro 21, 2010

"Parece que a direção lê a grade como uma sorveteria de esquina. Se um sabor está vendendo muito, aposta-se apenas nele e se esquece o resto. O problema é quando o sorvete preferido começa a azedar – caso de “A Fazenda”, e o estrago atinge os demais sabores. Espanta a freguesia. É o que está acontecendo." Flávio Ricco, colunista do UOL Televisão, em artigo publicado no dia 18/01/2010.



A citação acima faz parte da Coluna do Flávio Ricco, do UOL. Nesse dia, ao ler a coluna, comecei a refletir sobre os últimos acontecimentos relativos a Rede Record e, a sua previsível queda - se nada for feito de agora em diante. Diariamente, vemos vários jornalistas, colunistas, críticos de TV e blogueiros prestarem uma verdadeira consultoria para a Record com intuito de alertar que algo está errado na emissora da Barra Funda.

A direção finge que não vê. Preferem acreditar que está tudo à mil maravilhas e que estão a caminho da liderança e oferecendo ao público uma TV de primeira. Ledo engano. O telespectador não é trouxa. O ano mal começou e o sinal amarelo já está ligado na Record. “A Fazenda 2” foi um verdadeiro fiasco. Além disso, criou-se o péssimo hábito de não ter uma grade fixa de programas e o telespectador que se vire para descobrir o horário que determinada atração vai ao ar.


Veja também:

SBT e Record travam briga acirrada no Ibope

Aguinaldo Silva crítica a bagunça da Record
Record se confunde e anuncia Esporte Espetacular
Record usa SBT como nova referência de TV
Primeira Página: Coisas que só a Record faz por você



No último domingo (17/01) esse desrespeito foi gritante. Com clara intenção de fugir do Big Brother Brasil, da TV Globo, vimos várias atrações começarem com mais de uma hora de atraso, sem sequer uma chamada para avisar o telespectador. A estratégia mais uma vez deu errado. Tirando alguns bons momentos do ótimo desempenho da revista eletrônica “Domingo Espetacular”, a Record amargou o terceiro lugar.

Ao que parece, a nova ordem da direção da Rede Record não é mais copiar a Globo, mas sim um passado escuro que arruinou o SBT. Na próxima semana, assim como a emissora de Silvio Santos, a Record vai exibir um seriado americano na faixa das 21h. O telespectador das novelas – que por incrível que pareça, são as únicas atrações que conseguem ultrapassar os dois dígitos, foram jogadas para as 22h e 23h. Seguindo a lógica, a linha de shows foi para a madrugada ou vai ser extinta.

Sem contar que a Record comprou o direito de eventos olímpicos e não tem um telejornal esportivo diário local, nem nacional, para repercutir as últimas novidades das modalidades esportivas ou o que anda acontecendo no meio olímpico. Por que a Record não aposta na volta do horário das 19h e 21h para exibir as suas telenovelas, mesmo com a sugestão do público e da crítica especializada?

Por que comprar textos da Televisa, sendo que possui um ótimo time de roteiristas para as suas telenovelas? Por que colocar no comando da emissora pessoas que estão fazendo a TV descer ladeira abaixo? Onde está aquela emissora boa de briga e que estava investindo em qualidade? Tem algo estranho no ar.

Do que adianta ter uma boa plástica no vídeo, se não há respeito com o público, muito menos tradição nos horários, nem vontade de inovar, muito menos de oferecer uma identidade editorial própria. Tenho que concordar com o Flávio Ricco. Não adianta levar a TV como uma sorveteria de esquina. É preciso profissionalismo, respeito com público e com o mercado publicitário. Do que adianta investir num único sabor? Ao que parece, esse sabor azedou. Está na hora de começar a ouvir, agir, ser menos prepotente e investir em novos sabores. Vai um sorvete aí?




Observação: O Café com Notícias é um espaço democrático. Caso a Rede Record queira se manifestar, ou qualquer um dos envolvidos neste post, fiquem à vontade para ter o seu direito de resposta.



  • Atualizado na sexta-feira (22/01), às 11h25:

Em comunicado divulgado para a imprensa, a Rede Record diz o seguinte a respeito da sua grade de programação para 2010.


A nova programação da Record 2010 começa com um novo horário de séries. Segunda-feira, dia 25 de janeiro, às 21 horas, estreia “CSI Las Vegas”. Em março, quando termina a novela “Poder Paralelo”, vem aí um novo horário especial para grandes atrações da Record: às 23 horas. Espaço para sucessos consagrados como o “Aprendiz Universitário”; a sessão de filmes “Tela Máxima”, com os grandes blockbusters do cinema e a estreia de "Os Legendarios" sob o comando de Marcos Mion.

A teledramaturgia também estará semanalmente neste horário especial com a minissérie “A História de Ester”, uma grande história de amor entre uma mulher judia e o rei da Pérsia. Escrita por Vivian de Oliveira e dirigida por João Camargo.

E em abril, estreia a superprodução “Ribeirão do Tempo”, novela de Marcílio Moraes e direção geral de Edgard Miranda. A trama, que já está em fase de gravação no complexo RecNov, substituirá “Bela, a feia”. Em 2010, a teledramaturgia da Record ainda tem outra surpresa preparada. Um novo horário de novelas e uma trama inédita, às 19 horas, que vai ao ar ainda no primeiro semestre.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

22 comentários

  1. Oi Wander,
    A Record nao é nem nunca foi uma emissora séria.
    Vive a sombra da Globo. Viver a sombra aqui quer dizer copiar descaradamente. Qual emissora sobrevive assim?
    Essa semana quando vi o anuncio de CSI para as 21h logo lembrei do sucesso que o SBT vem fazendo com series nesse horario. Chega a ser patético.
    E eu na minha pequena inocencia pensei que seria para preencher a grade qdo terminasse a Fazenda, mas nao! A Fazenda ainda tem umas semaninhas. Para onde vai a Fazenda??? rsrs
    É uma bagunça total!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. è bem polêmico, está mais para briga de cachorro grande.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. A Record nunca será nem de perto uma cópia da globo pois tem um público completamente diferente.
    Não adianta colocar séries americanas as 21:00 pois quem tem TV a cabo não vai assistir e quem não tem vai estar ligado na globo e nos intervalos pular de canal em canal pra ver o q está passando !!!
    Ultimamente até ver os comerciais está sendo melhor do que ver os programas da record.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Wander!

    Também não consigo considerar a TV Record como instituição séria. Alguém já disse que na emissora sobra dinheiro ( e como tem dinheiro, por fontes diversas) e falta profissionalismo. Não é à toa que chamam a Record de "Recópia".

    O que eles vão fazer agora? O trunfo é a Olímpiada de Londres, mas mesmo assim se continuar com "provocaçõezinhas" à Globo e não priorizar a qualidade nas transmissões, os brasileiros acompanharão um verdadeiro fiasco de cobertura.

    E depois o que sobra? O "Fala que eu te escuto"? Ou programinhas insosos, sem graça e com um jornalismo um tanto repetitivo?

    Bom, vamos ver o que acontece. Na verdade a TV brasileira aberta é triste!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. que absurdo, como nunca assisto record (só assistia 50 por 1 que achava ótimo) não sabia que estava acontecendo isso. se eles querem compeitr mesmo c/ a Globo tem é que pesquisar o mercado, que são os espectadores, pois como alguém comentou aí, quem tem TV a cabo praticamente não assite a TV aberta.

    ResponderExcluir
  6. A Record precisa de direção. Enquanto funcionar como a politica brasileira que se dá cargo pela cara e amizade, vai continuar assim. Ainda é a unica emissora que podera derribar a REDE BOBO, mas se for inteligente. Parabens pelo blog.Parabens pelo seu espaço e convido-o a conhecer meu blog tb. Lá vc terá: MÚSICA, TEOLOGIA, NOTICIAS, POESIA, HUMOR, ETC. Deus te abençoe.


    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A Record está longe de competir com a Globo, embora queira muito isso, falta qualidade da programação, horário fixo e principalmente respeito ao público.

    ResponderExcluir
  8. Eai cara acho que vc ta com tanta razão , tipo a record é um saco eles mudam de horário todo dia e ainda mais falta não sei quantos anos para as olimpiadas e eles tem que fazer aquele giro olimpico toda hora, aff me de paciencia.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a Record perdeu o tom, ela estava indo bem sim, conseguiu uma vice-liderança com orgulho, mas azedou, parece estar desesperada e acabou perdendo o foco, uma pena, uma emissora que tinha tudo pra ser líder.

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante a sua analise da Record atual. Pelo que pude analisar ao decorrer de dois anos ou três anos atrás, a Record pretendia vir com força total. Contratou muitos atores globais e as novelas estavam decolando na audiência, mas de uns tempos pra cá, como você disse, a emissora têm caido e desrespeitando seus telespectadores. Por isso que continuo sendo fiel a Globo!

    http://cerebro-musical.blogspot.com
    Procurando parceiros...!

    ResponderExcluir
  11. Acho que a Record perdeu o tom, ela estava indo bem sim, conseguiu uma vice-liderança com orgulho, mas azedou, parece estar desesperada e acabou perdendo o foco, uma pena, uma emissora que tinha tudo pra ser líder.

    ResponderExcluir
  12. A Record, estava conseguindo avançar, mesmo na sombra da Globo, mas esse negocio de Fazenda, e não respeitar os horarios, ta ficando uma emissora muito "enjoada" digamos assim...

    Mas eu ainda acredito na RECORD, sei que eles não querem ver o erro, acho que uma hora a ficha vai cair, aliáz TEM QUE CAIR!

    Abraaçãão!

    ResponderExcluir
  13. Essa falta de critério (e de profissionalismo) da Record, me lembrou realmente o que costuma (costumava?) acontecer no SBT.

    ResponderExcluir
  14. Ah gente, acho que tudo tem seu prazo de validade... normal o desgaste!
    ^^

    ResponderExcluir
  15. Não poderia ter metáfora melhor pra a Record do que sorvete de esquina. Uma coisa que me estressa é aquele Bela mais feia. Que é a Ugly Betty esculpida em carrara. Eu não sei se a Record pediu direitos, sei lá, ou se é autorizado e eu estou falando besteira. Mas até onde minha leiguice em não saber dos detalhes vai, pra mim é imitação.
    E essa Fazenda ninguem merece ne?

    http://tacadesabedoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá colega! gostei muito do seu blog, bastente interessante adorei já sou seu seguidor e conloquei seu banner, convido vc para ser seguidor do meu também, osortido.blogspot.com e reflexaoluz.blogspot.com, os dois já tem banner faça parcerias obrigado e fique com Deus.abraço!

    ResponderExcluir
  17. A Record é uma emissora incompetente e desorganizada, pois deveria ter-se organizado para a substituição da novela "Bela a Feia". Deixaram para a última hora e não se entenderam com os executivos da Televisa para a escolha do próximo folhetim mexicano/brasileiro.

    Na Globo não existe isto, pois lá existe planejamento. Quando uma novela está sendo exibida, existe a preocupação antecipada na escolha do autor, história e atores da próxima novela que substituirá a atual.

    ResponderExcluir
  18. Olha desse sorvete aí eu evito chupar. A minha última aventura foi tentar assistir ao último Ídolos, e, quando entrou A Fazenda, foi parar na madrugada. Bem feito! Caiu a audiência do Ídolos e A Fazenda não pegou. É o que merecem.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Wander!

    Conheci o seu blog através do BABEL.com e adorei. Parabéns pelo blog! Já sou seguidora e estarei lendo os posts e comentando, sempre que eu puder.
    Sabe, eu tenho 17 anos e pretendo ser jornalista (entrarei na faculdade ano que vem, hehe). Também tenho um blog, se você quiser conhecê-lo, eu ficaria muito grata.

    Beijo, Mayara.

    ResponderExcluir
  20. Wander, perfeita análise sobre a situação da Record. A emissora não empolga e comete muitos erros no dia a dia e fica longe de ameaçar a Globo. Concordo com você quando diz sobre os Jogos Olímpicos de Inverno, exclusividade da emissora. Não tem um jornal esportivo diário e apenas boletins no JR não ajudam o telespectador que já conhece muito pouco de esportes da neve. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. É impressionante que 50 anos depois apenas a Globo tenha uma grade definida.

    Desde que eu era criança me lembro das novelas das 6,7 e 8pm, entremeadas pelos telejornais locais e Nacional.

    Isso se chama formação de platéia, 'habitué'.

    Mas parece que a concorrência não entendeu ainda.

    o SS então...rs

    ResponderExcluir
  22. Ótimo post Wander!
    A record, há muito tempo, vem adotando estratégias questionáveis para enfrentar a Rede Globo. No ano passado foram várias as cópias de programação. E esse ano não creio que vá ser diferente.
    Acho que isso é um erro oriundo dos altos escalões da empresa, que não deixam seus profissionais trabalharem para criar conteúdos NOVOS!!!
    Assim vai ficar dificil p/ eles.

    ResponderExcluir