Haiti – Tragédia que mobiliza o mundo

janeiro 17, 2010


O dia em que o mundo parou entristecido diante de uma tragédia natural de grandes proporções. Na última terça-feira (12/01), por volta das 19h - horário de Brasília (DF), o Haiti sofreu um epicentro a 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, que deixou o país completamente devastado.

De acordo com a Cruz Vermelha, estima-se um número entre 45 mil e 50 mil pessoas que morreram vítima do terremoto. Já governo do Haiti acredita estar próximo de 200 mil vítimas. Em boletim divulgado pelo governo haitiano, cerca quatro municípios do país terão que ser reconstruídos, incluindo a capital Porto Príncipe, que teve cerca de três quartos da cidade completamente destroçada.



Veja também:

Haiti: Terror, tensão e tragédia em Porto Príncipe
Veja a lista de países que vão ajudar o Haiti
Bebês haitianos ganham nome de militares brasileiros
Atriz Christine Fernandes consegue contato com o irmão no Haiti



Em entrevista, o ministro da Defesa brasileiro Nelson Jobim disse que 17 brasileiros morreram no Haiti, sendo 14 militares e mais três civis, entre eles a médica Zilda Arns e o chefe-adjunto civil da missão da ONU no Haiti, Luiz Carlos da Costa. Ainda, 16 militares brasileiros ficaram feridos no terremoto. Eles retornaram ao Brasil na última sexta-feira (15/01) e permanecem em quarentena no Hospital Geral do Exército, em São Paulo, para cuidados médicos. No sábado (16/01), um novo tremor de terra interrompeu as buscas no Haiti, cujo abalo císmico foi registrado no Brasil. Veja o vídeo abaixo:




Imagens que dão medo e dados que ainda estão sendo apurados. Nos noticiários não se fala de outra coisa. A tragédia do Haiti mobiliza o mundo e coloca em cheque o quanto a mão pesada da natureza pode destruir a humanidade. O Haiti está em estado de caos. Segundo o relato de jornalistas que estão cobrindo a catástrofe, há presença de corpos em decomposição pelas ruas, muita sujeira e pessoas saqueando supermercados em busca de alimentos. O cheiro das ruas beira o insuportável.


Doações

Diante da tragédia, vários países do mundo começam a enviar equipes de ajuda e donativos para as vítimas do terremoto que devastou o Haiti. De acordo com a ONU o grande desafio é fazer que todo esse montante de doações funcione, a ponto de nada ser desperdiçado. "Não devemos desperdiçar nenhum dólar de ajuda", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que viajou ao Haiti, no domingo (17/01), para discutir como coordenar os esforços humanitários internacionais, após o terremoto de magnitude 7.

E as celebridades americanas já começam a se mobilizar diante da catástrofe do Haiti. Neste sábado (15/01), a atriz Sandra Bullock doou US$ 1 milhão para ajudar as vítimas do terremoto à Organização Médicos Sem Fronteiras, que atua em Porto Príncipe. Já a cantora Madonna, anunciou uma doação no valor de US$ 250 mil, que foi repassada à entidade Partners In Health.

Caso você também queira ajudar, o Banco do Brasil abriu uma conta exclusiva para as doações. Os recursos vão ser administrados diretamente pela Embaixada do Haiti no país. A conta corrente é 91.000-7 e está em nome de "SOS Haiti", agência 1606-3. Os depósitos podem ser feitos tanto no Brasil como no exterior, independente do valor.


Zilda Arns


Uma mulher que dedicou boa parte da vida às causas sociais. O Café com Notícias presta uma última homenagem à médica sanitarista Zilda Arns, que faleceu em decorrência do terremoto que devastou o Haiti, na semana passada. Zilda estava no Haiti em missão humanitária e preparava-se para uma palestra sobre a Pastoral da Criança, na Conferência dos Religiosos do Caribe. O enterro aconteceu na tarde da última sábado (16/01), por volta das 17h, no cemitério Água Verde, em Curitiba.

Zilda foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária pelo mundo. Com seu trabalho social, a Pastoral da Criança é referência em todo planeta e possui diversos prêmios e honrarias, desde a sua fundação.




Imagens: Folha Online, Reuters e Agência Estado.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Oi Wander, há quanto tempo não visitoseu blog!?
    realmente, uma tragédia que abalou o mundo...espero que agora esse povo já tão sofrido, também, por conta de outros problemas, possa efetivamente aproveitar a ajuda que vem recebendo e mudar pra melhor ...
    abs

    ResponderExcluir
  2. A situação no Haiti é triste e de pobreza extrema. Espero que dessa vez os países do mundo todo que o ignoraram abram os olhos e o ajudem a se reconstuir. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Como é que pode não é? Impossivel não coligar pobreza com tragédia. Nos tempos atuais,parece que quanto mais pobre é uma nação, maior é a chance de acontecer uma desgraça sem precedentes... O Haiti, em inúmeros aspectos esta ai para comprovar isso.

    ResponderExcluir
  4. É lastimavel a situação desse país
    jah dizem ser a pior catástrofe histórica dos ultimos tempos
    e ñ duvido
    foi e está sendo uma calamidade

    *chorei por Zilda.

    http://www.baudopascacio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. de todas as grandes tragédias humanas que ocorreram desde que me conheço por gente, nunca vi nada igual. As imagens são estarrecedoras!

    Um país paupérrimo como o Haiti, seguramente um dos 5 mais pobres e necessitados do mundo, passar por isso é um golpe de misericórdia.

    Quem sabe, esta catástrofe não sirva para reerguer um povo destruído há muito tempo por conflitos internos e externos, no qual a fúria da natureza foi somente a pá de cal.

    ResponderExcluir
  6. Wander, tragédias como a que aconteceu no Haiti somente provam o quanto a natureza pode ser implacável. Aquela região é uma região de encontro de placas, então os terremotos lá tendem a ser mais fortes. Em 1962 aconteceu em POrt Royal. A cidade foi destruída por um terremoto assim como o Haiti. O país já era miserável antes, era o país mais pobre das Américas, e hoje é o quê? Me pergunto se ainda posso chamar o Haiti de país. Um país é feito muito mais de pessoas unidas por um ideal ou uma identidade nacional do que território propriamente dito. Sinto que uma catástrofe pior pode acontecer... a selvageria humana tomando conta do lado civilizatório pelo fato de as pessoas perderem a fé no futuro e pelo choque nas mentes de todos...

    Abraços...

    ResponderExcluir