Borys Casoy ofende garis e enaltece o preconceito

janeiro 02, 2010


"Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho". Borys Casoy.



O ano mal começou e a TV aberta já ganhou um dos seus maiores micos de 2010. Ou melhor, um verdadeiro King Kong. Se o CQC não estivesse de férias, talvez já tivessem um primeiro lugar garantido no Top 5 da semana. Será? Dificilmente, a Band coloca os seus erros no quadro...mas tudo bem. Isso rende outro post, afinal todos têm o direito de errar.

A emissora do Morumbi esquece que todos nós temos “telhado de vidro”. Falar do erro do outro é sempre mais fácil do que falar dos nossos. Eu mesmo, aqui no Café com Notícias, e durante a minha caminhada como jornalista, já errei. E não tenho vergonha de assumir isso. Estamos sujeitos ao erro, pois somos humanos. A diferença se faz em aprender com eles e, dessa forma, caminhar para o acerto.

No último Jornal da Band de 2009, numa quinta-feira (31/12), o jornalista Borys Casoy teve a infelicidade de ofender os garis em rede nacional ao assumir para os telespectadores o seu preconceito em relação ao ofício. Veja o vídeo abaixo:




Em entrevista à Folha Online, Casoy admitiu o vacilo. "Foi um erro. Vazou, era intervalo e supostamente os microfones estavam desligados", disse. O deslize aconteceu durante a escalada do telejornal que mostrava dois lixeiros desejando votos de feliz ano novo aos telespectadores da emissora.

Logo após o noticiário, o vídeo caiu na internet e foi um dos assuntos mais comentados entre os internautas no Twitter. Muitas pessoas, inclusive jornalistas, chegaram a afirmar que Casoy encerrou a sua carreira de uma forma infeliz. Exagero? Talvez. Ninguém sabe ao certo. Já vimos coisas piores na TV aberta e que continuam no ar. Não é de hoje que vários comunicadores cometem “tropeções” ao esquecerem o microfone ligado. Acidentes acontecem. Ou melhor, verdades são ditas e as máscaras caem.

No ano passado, em uma palestra na UFMG, o jornalista @realwbonner, disse que todos nós deveríamos temer uma frase publicada fora de um contexto, principalmente quando isso é feito em mídia eletrônica. No caso, mais especificamente, ele falava de possíveis vídeos dele no YouTube. Bonner pediu a platéia para não filmar a palestra.

Atenta, a platéia aceitou o pedido. “Com o microfone ligado diante de uma câmera, uma frase fora de um contexto pode virar uma bomba!”, disse William Bonner. Brincadeira ou não, o fato é que isso aconteceu com o âncora da Band. Na edição do dia seguinte, Casoy pediu desculpas. Veja o vídeo:




"Ontem, durante o intervalo do Jornal da Band, em um vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, que ofendeu os garis. Por isso, quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band." Borys Casoy.


Casoy foi vítima do seu próprio bordão: “Isso é uma VER-GO-NHA!”. Aliás, ele caiu no erro do sincericídio - neologismo que ficou famoso nos realitys shows onde os participantes que cometem excesso de sinceridade dentro do Jogo e logo são rifados pelos demais participantes.

De fato, foi uma frase preconceituosa. Pedindo ou não desculpa, dificilmente vai mudar a visão de mundo dele – mesmo com todo linchamento virtual que houve. Afinal, o preconceito sempre existiu. E, enquanto pessoas se acharem “melhores” do que as outras, declarações como essa vão ser escutadas. A lição que fica dessa história é que devemos combater o preconceito. Temos que incentivar o RESPEITO, e não só “apontar o dedo na cara do outro”. Afinal, “quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra”.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

33 comentários

  1. Já começou o ano como dizem "Com o pé esquerdo"!
    O modo a qual o citado se refere aos garis, de forma bastante preconceituosa, se superiorizando.

    Esperamos que ele se justifique na próxima edição!

    ResponderExcluir
  2. Não acho que um pedido de desculpas seja suficiente. Até porque a desculpa não mudará seu ponto de vista. Apesar de algumas falhas, ainda gosto do Jornal da Band, até por achá-lo menos imparcial que outros, mas o Boris caiu muito no meu conceito por isso.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não assito tv, mas tinha Borys como um ícone do jornalismo, e devo dizer que caiu muito em meu conceito...
    O cara é um parvo... Ele devia pedir desculpas de joelhos, e Garis, são o tipo de pessoas de quem mais sinto inveja, pois eles possuem um caráter que poucos tem, e é preciso muita coragem pra assumir que você recolhe o lixo dos outros, quando tem gente que nem ao menos limpa a própria casa.

    Cara, já não assistia Tv, agora então, boicote total à TV e contra a BAND se não demitirem Casoy.

    ResponderExcluir
  4. Que vergonha. É bom que esse cara seja demitido, ou então algum filho dele seja gari. Seria uma lição em tanto para esse cara.

    Feliz 2010 para você e parabéns pelo blog.
    Abraços.

    Depois dar uma passadinha no meu blog e comenta:
    http://tec-prog.blogspot.com/
    obrigado =]

    ResponderExcluir
  5. eu acho que todos errram, devemos perdoar, nao adiantar nada apedrejar o cara, rs
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Boris, isso é uma VERGONHA!

    E ele se acha melhor que os Garis? Poxa, os homens estão trabalhando pra tirarem o sustento, e ficaram felizes em desejar um ano melhor para todos nós. Vem um jornalistazinho que se acha o bom por causa de alguns anos de carreira e destroi com isso?
    Vá a merda, Boris.

    Muito bom seu blog! Meus parabéns! =D

    ResponderExcluir
  7. É Wander. O Boris deu uma pisada de bola imensa. Não importa se o microfone estava ligado em hora errada, o que importa foi a frase que mostra como a pessoa pensa e esse tipo de pensamento em pleno ano de 2010 é lamentável. Um Gari, um Jornalista, um Policial, um Médico, são profissionais indispensáveis e todos têm seu valor e que merece todo o respeito. Se o salário do Gari é uma piada de mal gosto, isso não faz dele um ser inferior, pelo contrário. Tem que ter peito pra trabalhar como trabalham e receber o que recebem. E se isso acontece é pq somos um país que divide as pessoas. Preconceito e racismo são intrínsecos ao Brasil, infelizmente. Um país que nada mais é do que um caldeirão de etnias que deveria dar exemplo de como tratar todos da mesma forma.
    Enfim, lamentável.

    Abração

    ResponderExcluir
  8. Isso que dá deixar quem não tem diploma trabalhar como jornalista.

    ResponderExcluir
  9. Isso serve para que vejamos que mesmo àquele que finaliza seus comentários com "Isso é uma vergonha", também veste uma máscara e acha que "os menos favorecidos" não servem nem para dar um "feliz ano novo".
    Ele se retratou: pediu desculpas e inteligentemente não quis explicar o ocorrido. Mas convenhamos: esse tipo de postura deveria ser mais explorado. Como viver num mundo melhor se as atitudes das pessoas ainda não "as piores"?!
    Complicado!

    P.S.: fazia tempo que eu não vinha aqui, o layout está bem mais legal!

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Wander e colegas de blog,

    Primeiro, eu gostaria de ressaltar que o terrível episódio Borys Casoy não é um erro da Bandeirantes, nem do jornal, nem dos jornalistas que ali trabalham...a frase dita não estava no tp. Quem errou foi o Borys Casoy...opinião pessoal dele. Portanto, não concordo com o boicote à emissora. Também não vejo motivos para demissão do infeliz...ele é um ser humano e merece uma segunda chance.

    Agora, se eu fosse o Borys Casoy simplesmente aposentava de uma vez por todas...o cara não está batendo bem!

    Quem é ele pra falar dos garis daquele jeito? Na minha opinião, ele é um idiota, um típico apresentador estrela que acha que o importante é o que ele e seus amigos pensam e pronto!

    Como pode um homem formado em jornalismo e direito ser tão preconceituoso? Vai ver ele matou as aulas de antropologia e sociologia...afinal, ele deveria saber que a nossa sociedade é um grande sistema que depende da força de trabalho de TODOS, independente da função.

    Os garis são profissionais que deveriam ganhar pelo menos cinco vezes mais pelo que fazem. Além de limpar a sujeira dos outros, eles ralam sob sol e chuva, correm e ainda são obrigados a ouvir asneiras como as ditas por Casoy. Quem tem atitudes como esta um dia será cobrado.

    Quanto ao Borys, acredito que ele jamais abrirá aquela boquinha murcha dele pra dizer algo parecido...o frio olhar das pessoas, as "belas" palavras que ele deve estar ouvindo e a mancha preta na carreira dele devem ter servido de lição. Pelo menos, espero!

    Agora, bola pra frente! E vamos exercitar aquele velho e bom ditado..."pensar antes de falar"!

    Um abraço a todos e um feliz 2010!

    ResponderExcluir
  11. Boris Casoy mostrou sua verdadeira face. O de uma pessoa preconceituosa e arrogante. Sou jornalista e admiro poucos profissionais na profissão. Boris nunca foi referência para mim, mas o respeito pela carreira. Depois desse episódio essa carreira está manchada. Nenhum pedido de desculpa vai salvá-lo.

    O tom de deboche é o pior. O sr. Casoy se esquece que são os "lixeiros do alto de suas vassouras" que varrem diariamente a rua onde mora (com certeza em algum bairro rico, diferentemente da periferia onde moram os garis). Na nossa sociedade um gari é tão importante quanto um âncora de jornal e merecia respeito. Agora já sabemos como pensa o Sr. Casoy. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Wander

    Para quem conhece bem o Borys isso não é novidade. Trabalhei com ele na Folha de São Paulo e sei coisas horríveis dele. Jamais contei no meu blog, por uma questão de ética.
    Só posso dizer que ele é diabólico.
    Mudando de assunto, Seu Café com Notícias está cada vez melhor. Grande 2010 para você e os seus.

    Abraço fraternal

    ResponderExcluir
  13. É lamentável tais falhas: a do Boris, fazendo um comentário infeliz e do operador que deixou vazar tal comentário que muita gente que se diz estarrecida, em particular, faz.
    É bom que sejamos menos preconceituosos, pois poderemos ser vítimas de nosso próprio preconceito.

    ResponderExcluir
  14. O gande X é o perigo não esta no que entra e sim no que sai da boca, e lingua é venenosa, lingua solta que não sabe ficar quieta, mais não é só ele não, tem em todos os lugares, e sabemos disso.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  15. Boris Casoy é o símbolo de maior retrocesso do jornalismo brasileiro. Preconceituoso, simplório e sem bom senso. As desculpas públicas aconteceram com certeza apenas porque a cúpula da Bandeirantes pediu. Coitados dos garis, são trabalhadores dignos e honrados, mas honrados que o Casoy, pois vivem com um salário mínimo limpando a sujeira de toda uma cidade. Essa é a face verdadeira de Boris Casoy, o mesmo indicado para assumir o comando editorial da Folha de S. Paulo durante a ditadura militar neste país. Isso é uma vergonha... pra ele.

    ResponderExcluir
  16. Isso foi, de fato, muito chato.

    Principalmente por desmascarar que o "verniz" politicamente correto que assola a imprensa brasileira. Na frente das câmeras, são todos muito certinhos, sempre rezando pela cartilha do dono da emissora (q por sua vez, reza pela cartilha de alguém acima dele). Mas, na verdade, o q pensam é mais ou menos o q o Boris manifestou.

    ResponderExcluir
  17. Ao ver o video fiquei triste, pois gostava dele, agora fica dificil eu assitir o jornal dele sem lembrar que ele é pessoa tão preconceituosa.

    ResponderExcluir
  18. Isso tudo me fez lembrar de qdo eu estava na segunda série (1994), e da professora falando pra sala dessa forma "Quem não estudar vai virar lixeiro".

    Ou seja, o pensamento do Boris Casoy é um pensamento plantado em boa parte da sociedade. Um preconceito maldito e um gesto lamentável de um jornalista experiente que, na minha opinião, deveria saber que televisão é uma vitrine, seja estando no ar ou fora do ar, portanto, deve pensar duas vezes antes de expor suas opiniões (ou preconceitos) pessoais.

    Isso sem duvida manchará a sua carreira... que isso lhe sirva de lição, pelo menos, para rever os seus preconceitos...

    Abçs!!!!

    ResponderExcluir
  19. Vergonhoso isso, Wander. Eu estava de férias (uma semana rsrs) e não liguei nenhum meio de comunicação. Me isolei do mundo mesmo. Bem, essa notícia é bizarra. Como alguém pode se achar melhor do que outro profissional, se é ele que limpa nossas ruas e mantém a limpeza das cidades. Eu dou bom dia para todos, afinal, o sol nasce igual para todos, não é? Mesmo sendo meio clichê, é a mais pura verdade.

    Abração.

    ResponderExcluir
  20. Me diziam a mesma coisa que diziam para o Danilo aí de cima. Esse tipo de preconceito nao é só o Boris que tem, mas muitos de nós.
    Culpá-lo é uma atitude um tanto hipócrita, portanto.


    Faz mesmo muito tempo que nao venho aqui. O layout era um verde com marrom, se não me engano.

    ResponderExcluir
  21. Ah, e mais uma coisinha. Ao invés de pedirem demissão ao Boris, que peçam para ele limpar a minha cidade um dia depois do Círio de Nazaré.
    Nunca mais ele vai reclamar dos garis.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Mas o Boris SEMPRE foi um preconceituoso de marca maior. É impossível não notar seu ar de deboche quando tecia "comentários" sobre grupos e movimentos como o MST e com relação ao próprio Lula antes de virar presidente da República. ( lembro de uma entrevista do sr. Casoy com o então candidato Luís Inácio em que o jornalista tentava "pegar" o candidato com algumas armadilhazinhas - coisa que não faria jamais com o FHC. Porque FHC sempre foi o "intelectual" e o Lula...deixa pra lá)

    O Boris apenas expôs o que muita gente por aí fala e faz com profissionais como diaristas, jardineiros, porteiros: humilha. Se não com palavras, com gestos. É a "invisibilidade social" que virou até uma tese de mestrado. A diferença é que a coisa toda aconteceu num "vacilo" do sr. Casoy que tinha a imagem de "ético e moralista".

    É como diria Bukowski:"Desses é que eu tenho medo".

    Um abraço!

    E feliz 2010! =D

    ResponderExcluir
  23. Não me importa ser Ele ícone do Jornalismo, se não tem formação de valores morais ou Humanos. Digo pra ale que por debaixo da sepultura, todos são iguais.

    Penso que o mesmo deveria procurar deixar de ser sepulcro caiado. Arrumadinho por fora e podre por dentro!!!

    ResponderExcluir
  24. Ele pediu desculpas só porque vazou o áudio.
    E se não tivesse vazado?


    Ele é uma VERGONHA...

    ResponderExcluir
  25. É, pra quem a vida toda disse ter vergonha dos outros... Achei um episódio lamentável que mancha o fim de carreira do Sr Casoy

    ResponderExcluir
  26. DESCULPAS NÃO RESOLVEM NADA!
    POR QUE NÃO ADIANTA PEDIR DESCULPAS DAQUILO QUE REALMENTE SE PENSA!!!
    Esse Boris Casoy tinha que ser demitido, não existe desculpa pra isso.
    Foi nojento ouvir isso depois do gesto dos garis que desejaram de todo coração felicidades pra nós.

    ResponderExcluir
  27. Acho que como "Velha da Praça é Nossa" ele prestaria um melhor serviço pra sociedade!!!!

    Fica aí a indicação pra Sílvio Santos, depois que o Sr. Casoy for demitido...

    Isso é preconceito contra classe social! viola a Constituição Federal, não?

    ResponderExcluir
  28. A declaração de Boris mostra uma realidade: As pessoas são sempre muito mais do que aparentam ser.

    Por trás do jornalista "posudo" e que vomita ética, bate um coração preconceituoso.

    ResponderExcluir
  29. Wander, ótima matéria! Essa do Boris aí foi triste, né? E como a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco, o operador de áudio foi demitido... Que absurdoo!!!

    ResponderExcluir
  30. Boris Casoy está pra lá de gagá. Será que nao tem ninguém melhor pra colocar em seu lugar? Segue velho a tua estirpe e deixa a nossa...
    BLOG ESPETÁCULO! www.espet-aculo.blogspot.com
    JORNAL PENDULO www.jpendulo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Que absurdo! Um homem da classe culta, com nível superior intelectual (pelo menos é que deveria ter) dizer uma coisa dessas... Se for para jogar as palavras como podridão da boca, é melhor ficar em silêncio. estou escandalizada. Homem de alma pequena e pobre. Coitado!

    ResponderExcluir
  32. O ico maior foi ele pedindo desculpas, dois dias depois...

    ISSO É UMA VERGONHA! (Nem eu escapei da piadinha clichê... hehe)

    ResponderExcluir
  33. Na próxima encarnação, Boris, você vai pegar na vassoura para fazer algo de útil à sociedade e ser menos hipócrita.

    ResponderExcluir