Portais de Notícias omitem apagão do Blogger

dezembro 27, 2009


Desde o dia 24/12 vários usuários da plataforma Blogger relataram problemas para conseguir acessar o Painel de Controle e também blogs que possuem o domínio blogspot.com. No último dia 26/12, o apagão foi mais intenso e durou praticamente o dia todo. Mas nem todos os internautas foram afetados. Apenas algumas localidades no Brasil. Blogueiros que possuem o blog hospedado no Blogger, mas com o domínio .com ou .com.br não passaram por essa dor de cabeça.

O Blogger, ao lado do Wordpress, são as plataformas mais usadas pelos blogueiros brasileiros. Mesmo com toda movimentação no Twitter e no Fórum de Discussão do Blogger, os principais portais de notícias ignoraram o fato e não repercutiram o “apagão” que, querendo ou não, atingiu boa parte da blogosfera brasileira.

Omissão? Comemoram mosca? O fato é que os colegas jornalistas que cobrem web/tecnologia se mostraram totalmente indiferentes ao que acontece na blogosfera brasileira e perderam uma pauta. Se não fosse blogueiros como a @JulianaDB, que repercutiu o fato, e vários usuários no Twitter e no Fórum de Discussão do Blogger, o “apagão” do Blogger teria "passado em branco". Clique aqui para ler também o post da jornalista @anamagal sobre alcance mundial do problema.

Aos responsáveis pela cobertura jornalística da editoria de web/tecnologia/informática dos principais Portais de Notícias do Brasil um merecido “puxão de orelha”: a blogosfera brasileira gera pauta, sim senhor. Vamos ficar mais atentos, hein? Do que adianta ficar repercutindo o que acontece na blogosfera gringa se não há interesse por temas locais? Faltou observação e, principalmente, sensibilidade para repercutir os problemas dos internautas brasileiros.

  • Atualizado às 17h, do dia 27/12:

Ao ler o Fórum de discussão do Blogger, encontrei uma solução para o problema do "apagão" do Blogger, enviada pelo blogueiro @hordones, do Ferramentas Blog. Tudo indica que o problema está diretamente ligado ao provedor de internet. Aqui em Minas Gerais - pelo menos no meu caso, é o Oi Velox. Se você usa o Widows 7, clique aqui e veja a dica do Marcos Lemos (também conhecido como @hordones, no Twitter).


Caso você use o Windows XP, faça as dicas recomendadas pelo usuário Link, no Fórum de Discussão do Blogger:


- Aperte "Iniciar", na barra do desktop do seu computador;
- Clique em Painel de controle;
- Clique em Conexões de Rede;
- Clique com o botão direito sobre sua rede (deve estar marcada como LAN);
- Escolha propriedades;
- Clique em Protocolo de Internet (TCP/IP);
- Clique em propriedades;

Na janela que vai abrir busque a opção: "Use os seguintes endereços de servidor DNS".


Padrão público da Google (altamente recomendado):
Primário: 8.8.8.8
Secundário: 8.8.4.4


Padrão Alternativo:
Primário: 208.67.222.222
Secundário: 208.67.220.220


- Clique em OK e reinicie o computador.


Observação: Pelo menos comigo e com alguns outros usuários o problema foi resolvido dessa forma. Se você não sentir segurança em fazer esse procedimento, é melhor não arriscar. Lembre-se: trata-se apenas de uma dica.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

34 comentários

  1. Acho que não ouve interesse em divulgar o fato porque durante o 'apagão' não havia confirmação de parte nenhuma sobre o que estava acontecendo e se realmente estava acontecendo alguma coisa.

    Ao que tudo indica, vários servidores de DNS usados por brasileiros estavam negando acesso a servidores do Blogger, mas até surgir um pronunciamento oficial não sei se a questão pode ser tratada como noticia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu nao sabia disso. Obrigada por informar.

    júlia
    www.catherinedejupiter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Teilor!

    A partir do momento em que há vários internautas reclamando e a Google se manifestar no Fórum do Blogger, isso já é um motivo para ser encarado como notícia.

    Existe fontes, então é noticiável. O fato é que uma notícia não pode ficar presa somente aos comunicados oficiais. O jornalismo deve ser feito para a sociedade, e não só para as empresas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. A grande mídia é inimiga dos blogs. No fundo elas nos detestam e querem nos ver cada vez pior. A grande mídia sabe que não pode competir com os blogs, que são imparciais. Por isso ele omitiu essa informação. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. eu ja imaginava uma situaçao dessas mesmo.
    otima matéria.
    tem participação sua no post dis-contraçao dihittianos na produçao LOST.
    abçs

    ResponderExcluir
  6. Wander,
    por isso há muito tempo, mesmo antes de ter blog, quando queria entender de algum assunto acabava caindo em um blog. o compromisso do blogueiro é muito maior, mais pessoal, com seu leitor. isso não vamos encontrar nunca em grandes portais de notícias,
    parabéns pelo puxão de orelha,
    um abraço.

    ResponderExcluir
  7. pros jornalistas blogueiro nao faz diferença, até porque, pra eles isso é concorrencia. OU se esqueceram o que foi dito por autores brasileiros na bienal sobre blogueiros?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Wander!

    Eu, aqui em São Paulo, não tive esse problema no endereço que utilizo no Blogger e nem nos outros do meu blog. Eu acho que isso foi muito localizado. Espero que isso não volte acontecer.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  9. Eu nem sei o que dizer sobre isso, afinal, não fui afetado. Mas foi só eu chegar né? Passei anos no blogger e sempre ocorria um "pau". Agora no blogspot, que nunca rolou nada, bastou eu chegar rsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o problema não foi reproduzido pelos portais por um critério de noticiabilidade de número de pessoas atingidas (nem todos que acessam a um portal de notícias são blogueiros), amigo e também pela imprecisão do problema. Eu não tive ou tenho problema nenhum ao acessar ao Blogger, eu acho que é sim um problema dos provedores, não do Google, se fosse do Google todos nós não conseguiríamos acessar.

    Agora com certeza a blogosfera e os micro-blogs estão sempre saindo à frente. Mas nesse caso penso ter sido mais uma questão de número de pessoas mesmo, quando é O Gmail que sai do ar, o Orkut ou o Google buscar eles sempre noticiam. Veja que mudanças no Google buscas, no Gmail e ou no Orkut sempre geram notícias, mudanças no Blogger não. Penso ser isso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Creio que a falta de interesse em publicar o que rola na blogspofera brasileira por parte dos portais de notícias é o fato de que muitas pessoas fazem blogs de qualquer jeito, com conteúdo irrelevante e sem importância, ao mesmo tempo em que param de alimentar os mesmos de uma hora para outra. Isso tira a credibilidade dos blog e quem sofre são os blogueiros sérios. Parabéns pela matéria, observação muito bem feita!

    ResponderExcluir
  12. Oi Wander,

    Fiquei sabendo do bafáfá do Blogger anteontem. Cheguei a comentar no fórum. O engraçado é que eu não tive nenhum problema (como ainda não estou tendo) em acessar meus blogs (sejam os com domínios próprios ou com o domínio blogspot). Acesso e post normalmente e meus leitores também.

    E o engraçado é que uso a Velox, a quem tanto a Google tenta culpar. Se é problema com a Velox deve ser local para cada cidade, aqui no Rio de Janeiro ninguém está com problemas. Dificilmente temos problemas com a Velox aqui, do tipo como o pessoal tinha com a Speed em SP.

    Mas agora nos resta esperar e ver o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  13. Desde o dia 23 que se cria tópicos no grupo do google sobre o assunto, mas realmente está sendo ignorado tudo isso, e até agora nada resolvido, se fosse um serviço pago com certeza já teriam encontrado a solução. Ao menos não é uma coisa geral, aqui em casa mesmo, tenho a mesma conexão para 2 pcs, um funciona normalmente com o blogger, já o outro não. Enquanto isso quem usa o domínio blogspot está perdendo muitas visitas.

    ResponderExcluir
  14. No meu estava tudo normal, mas cheguei a ler no Dicas Blogger sobre o assunto.
    Espero que tudo se normalize.

    ResponderExcluir
  15. Os usuários da plataforma têm que ser informados, mesmo que não tenham passado pelo problema. Você esta certo quando diz que 'os jornalistas comeram mosca'.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. O blogger tem constantes apagões durante a madrugada e chegam a durar até 2 horas.
    Eu estava postando de madrugada e isso aconteceu, mais nesse dia 60% dos blogs brasileiros e portugueses ficaram fora do ar.

    Meus colegas blogueiros no fórum de discussão do blogger (na hora do apagão) disseram que o blogger estava fazendo manutenção nos servidores...

    O ruim é que o blogger não diz qual é o real motivo, durante esse apagão no twitter do blogger só aparecia a mensagem "a plataforma blogger será reestabelecida em alguns minutos"...

    ResponderExcluir
  17. Finalmente consegui resolver meu problema para abrir o blog mudando o servidor DNS, porém os leitores, nem todos têm acesso a essas informações.

    Os blogueiros do blogger vão perder visitas. Isso tem que se resolver logo, e a mídia têm que fazer a sua parte informando o problema e assim pressionando quem tem que tomar uma atitude.

    Parabéns pela postagem!

    Feliz 2010!

    ResponderExcluir
  18. Oi Leitores!

    Agradeço pelos comentários inteligentes que ajudaram ainda mais no debate deste caso do "apagão" do Blogger.

    Para os jornalistas que cobrem web/tecnologia e os respectivos portais que destinam espaço para este assunto, só posso dizer que foi uma tremenda omissão. Afinal de contas, blogueiros também são leitores/internautas.

    O problema atingiu vários lugares do Brasil (e do mundo). Ou seja, tem caráter noticiável.

    Estou no Blogger há 2 anos é foi a 1ª vez que vi um "apagão" como esse. Não culpo a Google, nem os provedores de internet. Afinal todos temos o direito de errar.

    O que espero é que as empresas envolvidas se pronunciem e dê uma satisfação aos usuários. E, principalmente, que tudo seja resolvido.

    Abraço,

    Wander Veroni
    Jornalista e editor do Café com Notícias

    ResponderExcluir
  19. Querido amigo avassalador...Usamos Oi velox aqui no RJ e não tive problemas...mas o caso é grave e merece atenção!

    ResponderExcluir
  20. Até agora estava sem acesso ao meu blog. resolvi com suas dicas recebidas via Twitter... e esperamos que a OI/Velox se manifeste...

    ResponderExcluir
  21. Olá Wander

    Comigo aconteceu hoje. Resolvi com as alterações indicadas. Acho que a mídia comeu mosca mesmo.

    Feliz 2010!

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Para falar bem a verdade, não senti nenhum problema com o Blogger nesses últimos dias. Tanto que eu consegui avançar com alguns textos e consegui publicar um texto ontem e um texto hoje.

    E olha que eu não uso domínio próprio. Como muitos já disseram, deve ter sido um problema localizado.

    ResponderExcluir
  23. Aqui no Sul do Ceará, há uns 4 dias não se consegue acesso direito ao Blogger. Os servidores de DNS não respondem à busca do endereço do servidor. No Blog da minha cdade, BLOG DO CRATO, eu denunciei isso no primeiro instante.

    Basta darum ping para o servidor e constatar:

    ping www.blogger.com -t

    numa janela do DOS.

    O sistema está instável. Há vários Blogs fora do ar.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Quero parabeniza-lo,pois desde a primeira pane,vc nos alertou e deixou-nos informados.
    Obrigada!
    Credibilidade é dom,não é mesmo!

    Beijos e feliz 2010!

    ResponderExcluir
  25. Caro Wander, primeiramente parabéns e obrigado pelas informações. Duas coisas fazem muito mal a um blogueiro: a falta de informação e ser impedido de acessar o seu blog. Desde o dia 24 de dezembro que muitos ficaram sem saber o que estava acontecendo com o blogspot. Apesar de ficar sempre aquela expectativa ruim, de que a conexão poderá ser interrompida a qualquer momento, pelo menos agora está ok. Torçamos para que tudo se resolva em definitivo, pois nunca tinha tido qualquer problema de acesso ao blogspot,sendo essa a primeira vez. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir
  26. Caracas...eu estava de férias e não vi nada disso. Que coisa mais feia não terem divulgado o apagão em uma plataforma que reune milhares de pessoas.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Wander!

    Parece que alguns ignoram que a blogsfera faz parte da vida das pessoas e que ela ajuda a movimentar as notícias, né?

    Bem, hoje li um post no dicasblogger.com.br sobre como alterar o DNS na conexão, foi o que me salvou!

    Sem esta dica, ainda estaria "levando a porta na cara", rs =D

    Parabéns pela postagem.

    Kisoj

    ResponderExcluir
  28. Aqui em São Paulo, não fui afetado pelo apagão Wander, mas vi amigos serem afetados, e achei um absurdo a notícia ter sido ignorada nos portais mais acessados na web.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns, você foi um dos poucos que noticiaram essa VERGONHA de apagão no Blogspot. O pior, se é que isso é possível, é o completo descaso do Google em sequer se dar ao trabalho de dizer o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  30. Dessa vez eu fui abençado com a ignorancia.
    Estava viajando durante esse periodo, só fiquei sabendo do problema aqui nesse post.

    ResponderExcluir
  31. Finalmente o Google se pronunciou e como quase todos desconfiávamos, o problemas eram os servidores de DNS da Brasil Telecom:

    http://googlebrasilblog.blogspot.com/2009/12/dificuldade-em-acessar-o-blogger.html

    ResponderExcluir
  32. Wander,

    Cortar o tempo

    Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
    a que se deu o nome de ano,
    foi um indivíduo genial.

    Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
    Carlos Drummond de Andrade

    Beijos e feliz 2010!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  33. Bah! Ratearam! Pura falta de comunicação mesmo! Eu não tive este problema com meus blogs... Ainda bem, mas é complicada a situação, pois muita gente trabalha com o blog e a situação assim torna-se complicada, ainda mais em véspera de feriado...

    ResponderExcluir
  34. Gostaria que alguém fizesse uma reportagem sobre o Google no Brasil e questões relacionadas ao SMS agora exigido pelo Orkut.

    Minha irmã teve a caixa de mensagem dela esvaziada. Existe muitas reclamações na internet sobre isto, pois o código para confirmação as vezes demora para chegar e quando chega já venceu o prazo, tendo de solicitar outro.

    Várias pessoas estão perdendo seus perfis por não conseguirem confirmar com este código.

    Já entrei em contato com o jornalismo da Globo, mas será que farão alguma coisa a respeito ?

    ResponderExcluir