AIDS - Reflexões e esperança por um mundo melhor

dezembro 01, 2009



Uma data criada para vencer o preconceito e marcar um luta a favor da vida. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra AIDS. A iniciativa é, justamente, promover a reflexão sobre o sexo seguro e mostrar para a sociedade que um portador de HIV pode ter uma vida normal e livre de preconceito.

Em todo planeta existe hoje cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, em comparação aos 33 milhões de 2007. Isso representa um número maior de pessoas que vivem por mais tempo com a doença em razão da disponibilização de medicamentos, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).


Veja também:

OMS: número de pessoas sob tratamento contra a Aids aumenta
Levi’s cria camisetas em conscientização ao HIV
Cristo Redentor iluminado no Dia de Luta contra AIDS
Agência de Notícias da AIDS - Mensagem ao Dia Mundial de Combate à AIDS



O relatório também confirmou melhora no tempo de vida dos infectados, devido aos medicamentos, além de mostrar queda de mais de 10% no total de mortes associadas à doença nos últimos cinco anos, enquanto o acesso aos remédios aumentou. Diariamente surgem em todo mundo mais de 7.500 novos casos. Somente no Brasil, desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.

A revista científica New England Journal of Medicine publicou recentemente que pesquisadores ingleses já estão testando em alguns pacientes uma vacina que evitaria infecções pelo vírus da Aids. De acordo com os dados preliminares, a vacina experimental evitou quase um terço das infecções entre 16 mil voluntários tailandeses.

Ainda, houve redução de 31,2% na taxa de contaminação ao longo de três anos de estudo, patrocinado também pelos governos dos Estados Unidos e da Tailândia. Mesmo com os avanços, um dos coordenadores do estudo afirma que o efeito foi “modesto e difícil de interpretar” e que a vacina não está nem perto de ter uso comercial, pois há possibilidade dela não funcionar para a cepa do HIV prevalecente na África.

Por mais que esta pesquisa represente uma boa notícia aos portadores de HIV, o preconceito ainda é o maior obstáculo no combate à AIDS. Confira abaixo a propaganda vencedora do Prêmio Tubal Siqueira 2008 sobre esse tema feita pelos formandos Pedro Caetano, Filipe Ferraz, Atila Fumiã e Quesia Freitas, alunos de Publicidade e Propaganda, turma 2008, da FAMINAS-MG:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

13 comentários

  1. Ao invês de ter preconceito, as pessoas deveriam é ajudar aos portadores do HIV.
    Isso sim é praticar o amor ao próximo :)
    www.sementedarenovacao.com

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida hoje é um dia muito importante, porém, não somente devemos lembrar as pesssoas infectadas em um único dia, afinal de contas a doença não se manifesta em um único dia, temos que alertar as pessoas de que o HIV pode ser retardado, alguns infectados pensam que já estão condenados à morte e perdem as esperanças de viver.

    ResponderExcluir
  3. Acho que no momento em que nos encontramos com tantos avanços em relação a aids vale muito a pena sim um dia mundial de luta contra ela, um dia pra se refletir e até comemorar o fato de já não ser mais uma condenação de morte como era a 20, 15 anos atrás. Mas é preciso tbm qnão se banalize, nem se subestime a doença como mtos tem feito acreditando que o coquetel é a cura da aids, não é. A aids ainda não tem cura e apesar de todos os avanços ainda é melhor viver sem ela. Então pra quem não tem, prevenção SEMPRE e pra quem tem tbm, continuem se cuidando e se prevenindo e levando uma vida normal!!!

    ResponderExcluir
  4. "Café social"!
    Esse espaço realmente merece a "audiência virtual" que possui... os assuntos aqui são tratados com todo respeito e seriedade... e sempre muito bem escolhidos!

    Parabéns,Wander!
    Um abraço,
    Apolinário Júnior.

    ResponderExcluir
  5. E pensar que a AIDS chegou até os humanos de uma forma bem bizarra,'
    mesmo assim não é questão pra evitarmos quem tem e sim ajudarmos,' incluindo assim na sociedade...
    Quem tem AIDS também pode ser FELIZ,'
    Abraço todas campanhas que adotam dos AIDÉTICOS...

    Belo post', gostei do blog '

    ResponderExcluir
  6. Oi, Wander!

    É um dia para conscientizar, alertar contra o preconceito e lembrar também para muitas pessoas que o vírus HIV ainda está por aí, não foi encontrada uma cura e o melhor modo de prevenção ainda é usando o preservativo. Por incrível que pareça ainda há pessoas que desprezam quaisquer regras de bom senso e prevenção.

    Muito boa a propaganda, hein? Genial!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Wander,

    Esse vídeo me fez chorar, pois não existe nada pior do que o preconceito em todas as suas formas.

    Hoje em dia, com os medicamentos contra a AIDS, os jovens não estão mais se protegendo como deveriam, pois eles sabem que se não há cura, também não se morre mais de AIDS, se o tratamento for seguido corretamente.

    Esse, agora, é o grande problema.

    Adorei!

    Beijos.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  8. O que mais me preocupa é que é mais lucrativo para as empresas farmaceuticas vender o coquetel de rémedios, que desenvolver realmente uma cura.

    ResponderExcluir
  9. Bacana você tocar nesse assunto. Hoje disse em meu programa de rádio que as pessoas só se lembram da Aids em 1º de dezembro e no carnaval, e, no entanto, esse negócio de "dia mundial" não existe, afinal, é como dia das mães, pois dia das mães é todo dia e essa luta também tem que ser diária.

    ResponderExcluir
  10. Wander,

    Parabéns pela matéria!
    Adorei saber que está sendo testado uma nova vacina, que evitará a infecção pelo vírus. Embora não tenha sido descoberto a cura do HIV, muitas pessoas levam uma vida completamente normal.
    Mais uma vez...parabéns pelo post!
    Bjsss, Fê pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Preconceito é foda. Aqui em Biguaçu (SC), como em todo país deve ter tido, rolou uma parada de conscientização e tal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Tem uma propaganda legal sobre essa questão, um casal se beijando e dizendo assim: ´´Um deles tem aids.O outro sabe``. Foi legal e tudo a iniciativa, mas gerou muita polêmica por causa de certos babacas. Hiv nao se transmite pela saliva, um casal entre um soropositivo e um soronegativo pode ser feliz como qualquer outro, é só se prevenirem e nunca esquecerem ´´a de vênus``.

    ResponderExcluir
  13. Compadre, eu tive um caso bem próximo na minha família, uma prima minha e foi uma situação bem, mas bem difícil, não sei se já comentei com vc.

    A gente sabe que a indústria farmacêutica e seus poderosos entram no meio do avanço da ciência e as duas ficam em confronto. Essas pesquisas todas já poderiam estar muito mais adiantadas e assim caminha a humanidade, mas o aumento na sobrevida do portador do vírus é notório. Eu tenho um amigo que controla a taxa do vírus com alimentação, principalmente através da ingestão de geleia real.

    Adorei o texto, de primeira como sempre. ;)

    Mais beijocas!

    ResponderExcluir