Aécio Neves desiste de disputar a Presidência

dezembro 20, 2009



Política é um jogo que exige aliança. Não adianta querer impor um candidato em uma disputa eleitoral sem que não exista uma boa base de grupos políticos unidos em prol de um objetivo. Fica complicado. Na tarde da última quinta-feira (17/12), em um breve pronunciamento à imprensa, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), desistiu de disputar a candidatura à presidência República, em 2010. O que prova que existe hoje, não só um racha no PT, mas no próprio partido Tucano. Provavelmente, Aécio irá se candidatar ao senado.


Deixo bem claro que não sou a favor de nenhum partido ou político. Até o momento, pelo menos para presidente da república, vou anular meu voto. Caso apareça um candidato que me interesse, posso rever o meu posicionamento. O que pretendo me concentrar é o voto no legislativo, pois esse sim pode fazer a diferença na nossa sociedade, de uma forma mais abrangente. Por isso sou a favor do Projeto Ficha Limpa. Antes de votar, apure o histórico do seu candidato e ajuda a construir uma sociedade mais democrática.

Independente disso, o fato é que os últimos acontecimentos nos fazem refletir sobre o cenário político que poderá acontecer nas próximas eleições. A disputa será bem interessante e as cartas já estão na mesa. Aécio vinha costurado vários apoios políticos por Minas e no Brasil. E, para alguns grupos políticos, a desistência dele não foi vista com bons olhos. Ainda, há alguns tucanos que apostam em uma chapa "puro sangue" entre Serra e Aécio.



Veja também:

Vídeo: Aécio Neves sai da disputa pré-eleitoral
Aécio diz que não cogita hipótese de ser vice de Serra

Cai vantagem de Serra sobre Dilma




Por ser um político jovem e que conseguiu colocar “ordem” na administração estadual, Aécio ganhou popularidade. Circula bem em diversas lideranças políticas – independente do partido, e tem o apoio de celebridades e a aprovação do eleitorado mineiro. Em Belo Horizonte (MG), nas eleições municipais do ano passado, o então prefeito da cidade Fernando Pimentel (PT) fez uma aliança inédita com o PSDB para apresentar um candidato híbrido na disputa pela prefeitura da capital mineira.

Aécio e Pimentel lançaram Márcio Lacerda (PSB), um gestor público pouco conhecido do eleitorado, mas que venceu a falta de popularidade e se consagrou prefeito de BH. Na época, cogitou-se nos bastidores que Pimentel sairia como candidato ao governo mineiro e Aécio como presidenciável. A formação da chapa híbrida teria sido uma tentativa de apoio mútuo entre "os dois lados da moeda" para as eleições de 2010.

Após a eleição de Lacerda muita água passou debaixo da ponte. Aécio declarou abertamente seu apoio ao vice-governador de Minas Antônio Augusto Anastásia (PSDB), que tem se destacado de maneira bastante interessante no cenário político estadual. Pimentel ficou “a ver navios” e sem o apoio de Aécio. Ainda, o ex-prefeito de BH foi responsável pelo racha dentro do PT mineiro e ficou numa situação nada confortável com o diretório nacional.

Muitos petistas “comemoram” aliviados a desistência de Aécio nessa última semana. Por mais que haja antipatia de alguns, ou simpatia por outros, Aécio Neves tem popularidade e carisma. Isso é fato. Caso o PSDB topasse o desafio de lançar um mineiro à presidência, a disputa com Dilma Rousseff (PT), também mineira e candidata declarada de Lula ao Palácio do Planalto, teria sérias dificuldades no 2º maior colégio eleitoral do Brasil.

Claro, os paulistas não votam em Aécio. Há um apoio declarado à candidatura do então governador José Serra (PSDB). Até o momento, por mais que as pesquisas falam da possível liderança de Serra, ele não tem a simpatia do eleitorado do restante do Brasil. O cenário político das eleições 2010 que começa a ser desenhado lembra aquela velha disputa da política do café com leite, na República Velha, em que os paulistas se revezam com os mineiros na alternância do Poder. Será que isso vai dar certo ou vamos ter uma “zebra”?




Fotos: Agência Estado.


Observação: Os citados nesse post, caso se sintam prejudicados, tem o espaço aberto ao direito de resposta. Aqui é um espaço democrático. O Café com Notícias é contra a censura e a favor da liberdade de expressão.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Algo paira no ar, alguma coisa há por detras disso, não acha?
    Desistir da mamata assim? hunnnn
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus, um tucano a menos para destruir o Brasil, a exemplo da governadora do RS, coitado do povo gaúcho. Ainda bem que falta 1 ano para varrermos eles do governo.
    abs.

    ResponderExcluir
  3. Neto de Tancredo, Aécio sabe como fazer política e sua saída deixa menos opções e fecha o leque de possibilidades.

    Dominando as tendências políticas em Minas Gerais e com um índice de rejeição menor do que os outros candidatos, Aécio deixa o PSDB em uma eleição plebiscitária onde irão ser comparados resultados.

    De um lado será atacada a política néoliberal que causou o crash econômico mundial e de outro estarão as ações populares que evitou as conseqüências da "crise".

    De outro lado haverão acusações de corrupção baseadas em notícias da mídia "amiga" e comparações baseadas na "capacidade" dos candidatos.

    Tudo muito previsível. Vencerá quem conseguir os melhores argumentos e tiver o menor índice de rejeição.

    Enquanto isto, afastado do poder executivo, mas com apoio do sucessor que certamente fará em Minas Gerais, Aécio estará no senado, agora como pedra e não mais como vidraça, costurando fortes alianças que poderão conduzi-lo a uma vitória nas eleições presidenciais de 2014.

    ResponderExcluir
  4. Erik, adorei seu comentário. Vc sempre escreve coisas super pertinentes. Muito obrigado!

    Concordo com o que vc disse. As eleições em 2010 terá a vitória do candidato que conseguir a menor taxa de rejeição, certamente.

    Agora, com a "cama" feita no Senado, só não sei se o Aécio conseguirá ter apoio para as eleições presidenciais de 2014.

    Nos bastidores do PT, muita gente aposta na volta do Lula. Até lá, muita água ainda vai passar debaixo da ponte...hehehe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O mundo seria tão mais interessante se não precisássemos de políticos. Não os suporto, entretanto, sempre me lembro de uma frase que li, mas não me lembro onde. Era de uma pessoa espírita e ela dizia ter pena da alma deles. Agora tb tenho esse sentimento.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de política não, é um dos assuntos que mais detesto. Mas tenho que começar a debater mais o assunto.
    Nem sei quem se candidatou para a presidência do ano que vem, mas tomara que chegue logo, já cansei do Lula.
    Eu chego a me assustar quando abro o jornal ou ligo a tv, realmente não sei quem fala a verdade no meio dos políticos ..
    Acho que ninguém rsrs

    ResponderExcluir
  7. Heeeey...
    Os politicos e suas reviravoltas , tenho muito medo de votar e me arrepender , por isso não votarei no ano que vem , vou esperar até os 18 quando vou ser obrigado!!
    =)

    ResponderExcluir
  8. Wander,

    A meu ver Aécio fez a coisa certa.
    Ele não é conhecido nacionalmente para levar a presidência. E, caso fosse pré candidato ou deixasse o PSDB, só atrapalharia o Serra, abrindo campo para Dilma.

    Política é a arte dos acordos e aí teve ter um "toma lá, dá cá" muito grande.

    Aécio pode tentar o senado tranquilamente que leva, mas será que partidariamente é conveniente?

    É esperar pra ver. Até uma dobradinha chapa branca (Serra e Aécio) pois o Ciro é mais uma vez "boi de piranha".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu sou de SP. Mas admiro o governo do Aécio. Mas, realmente, acho que seria difícil para ele concorrer com Serra e Dilma. Aécio seria um bom presidente na minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. Seria muito tumultuado se ele disputasse com o Serra, que ao meu ver é o melhor que temos atualmente. Mas quem sou eu para dizer algo...é melhor esperarmos.

    Abs,

    Nuzzi.

    ResponderExcluir
  11. Wander,

    Toda análise sobre a composição política para 2010 fica no campo das especulações. No caso de Aécio, pode ser que ainda dispute a vice de Serra numa chapa "puro sangue", e consiga a garantia de apoio para cabeça de chapa em 2014.

    É certo que dificilmente outro presidente terá a popularidade de Lula. Mesmo porque existem reformas que terão que ser feitas a partir de 2011, que o atual presidente omitiu fazê-las exatamente para não arranhar sua popularidade.

    Mas a situação como está comprometerá tudo que já foi feita na economia brasileira desde a implantação do Plano Real.

    Mas um bom presidente pode sim, ser reeleito ou fazer seu sucessor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Aécio desistindo na minha opinião enfraquece o poder de votos do PSDB ... mesmo Aecio ajudando nos bastidores a coisa não será a mesma.
    PMDB e PT devem estar fazendo festa !!!

    ResponderExcluir
  13. Muitas pessoas desistem por ter algo escondido. Para ser política é preciso ser honesto e gostar de brigar por direitos do povo.

    Cada um escolhe seu caminho.

    ResponderExcluir
  14. Também sou o tipo de pessoa que não se posiciona quanto a partido político, mas sim quanto às pessoas candidatas a um cargo. Todos estamos sucetíveis a erros em relação às escolhas que fazemos, mas precisamos proseguir em frente e continuar tentando acertar em nossas escolhas, porque a vida é feita basicamente disso, de escolhas. Quando erramos, pagamos por isso. Aplaudo a conscientização do então citado candidato, porque teve a coragem de se retirar como candidato. Não importa seus motivos. Isso não estã aqui sendo divulgado nem julgado. Aplaudo sua ousadia quanto a essa atitude em particular. Isso também não significa que sou uma "Aeciosista". Hehehe

    ResponderExcluir