#CaféLiterário: William Bonner revela o modo de fazer do Jornal Nacional

novembro 14, 2009


"Qual o segredo do nosso sucesso? Não há segredo nenhum. (...) Existe, na verdade, duas palavras que são muito forte para mim: respeito e compromisso". William Bonner ao ser entrevistado pela jornalista Marília Gabriela, na GNT.

Há quatro décadas, a TV Globo colocou no ar de forma pioneira o primeiro telejornal transmitido ao vivo para várias cidades brasileiras, o Jornal Nacional (JN). A ideia consiste até hoje de mostrar aquilo de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo de forma isenta, plural, clara e correta.

Objeto de estudo acadêmico por entusiastas e profissionais de telejornalismo – inclusive por este jornalista que lhe escreve, o Jornal Nacional completou 40 anos em 2009 e trouxe para as suas comemorações o lançamento do livro JN – Modo de Fazer, escrito pelo jornalista e editor-chefe do noticiário William Bonner, também conhecido como tio @realwbonner, no Twitter.


Com uma linguagem simples e muito bem humorada, o livro serve para mostrar para a sociedade os bastidores de um telejornal que está há décadas no ar, imprimindo linguagem própria e servindo de referência editorial e estética para o telejornalismo brasileiro. Para universitários de comunicação e jornalistas, o livro é uma verdadeira aula e leitura obrigatória.

Antes de mais nada, o JN – Modo de Fazer pede para que jogamos fora todos os nossos preconceitos e nos tornemos livres para um aprendizado de uma “cultura televisiva” distinta e que investe constantemente em qualidade.

Feito isso, o livro abrirá portas e o fará repensar o modo como você assimila a produção noticiosa feita em TV. Para os estudantes de jornalismo ou jornalistas, o livro ajudará a compreender de perto o furo, a importância de exercitar a criatividade, a organização e planejamento de coberturas especiais ou como fazer a produção de notícias de um dia atípico no qual se pede para o JN abrir mais espaço para um determinado assunto.


Como escolher os fatos mais importantes do Brasil e do mundo sem ser prepotente? E o pior: como organizar essa “seleção” de notícias em meia hora? Essas são algumas dúvidas que o livro discute com o leitor e, ao mesmo tempo, assume a superficialidade que todo telejornal nacional deva ter, pois não dá para tratar de modo aprofundado todo os assuntos.

Bonner deixa claro no livro que a meta do JN é repercutir temas da sociedade, propor o debate e sugerir que o público busque esse aprofundamento na mídia impressa ou na internet. 

Claro que numa cobertura atípica como o dia 11 de setembro, a morte do Papa João Paulo II ou o apagão, por exemplo, o público sabe que encontrará no JN uma prioridade para esse tipo de pauta, pois televisão é tradição, qualidade, respeito, informação e um compromisso firmado com o público há 40 anos. Não é à toa que o JN é o telejornal de maior audiência no Brasil.


Palestra




Na última quinta-feira (12/11), fui assistir a palestra de William Bonner sobre o livro JN – Modo de Fazer, no auditório da reitoria da UFMG. Com a presença de vários universitários, jornalistas e profissionais de outras áreas, Bonner apresentou a publicação, além de debater com a platéia temas relacionado ao jornalismo, TV e o futuro da comunicação de forma bem humorada e simpática. Assista abaixo a reportagem feita pela TV UFMG que também contém uma entrevista exclusiva de Bonner:


Promoção

Quem me segue no Twitter viu que postei há quase um mês atrás que comprei o livro JN – Modo de Fazer. Pois então, na palestra ganhei mais um livro que gostaria de presentear o leitor do Café com Notícias. Isso mesmo: vai ter sorteio de livro...hehehe \0/

Para concorrer, basta fazer o seguinte:

1. Deixe um comentário no final deste post. Coloque as suas impressões e argumente à vontade;
2. Neste mesmo comentário deixe seu NOME COMPLETO, IDADE, CIDADE/ESTADO onde mora e endereço de E-MAIL;
3. Atendendo a pedidos, quem não quiser expor estes dados via comentário, deve envia-lo por DM (direct mensagem no Twitter) ou e-mail (wander.veroni@gmail.com);

4. Siga-me no Twitter: @wanderveroni e @cafeconoticias;
5. Publique a seguinte frase no Twitter:
#CCN O @cafecnoticias está sorteando o livro “JN – Modo de Fazer”. Participe e acesse: http://migre.me/bAiI

A promoção vai de hoje até a meia-noite do dia 19/11. O sorteio será realizado no dia 20/11 e publicado na parte da manhã na folha de comentários deste post. Participe! Estou torcendo por você, ok.


---------------------------------------

Resultado


(Atualizado, às 12h15, do dia 20/11) 

Saiu o resultado do sorteio do livro "JN - Modo de Fazer".  Peço desculpa aos leitores pelo atraso na publicação, pois tive um pequeno problema de conexão com a internet. 

Mas, antes de mais nada, publiquei o resultado em primeira no Twitter, nesta manhã,  e acredito que o resultado já não é mistério para mais ninguém...rs. 

O vencedor, ou melhor, a vencedora foi a estudante de jornalismo Elisandra Amâncio (@elis_amancio). Para evitar qualquer "disse-me-disse" em relação ao concurso, gravei o vídeo do sorteio e pedi para minha irmã, totalmente avessa ao mundo dos blogs, para escolher um papelzinho que corresponde aos leitores inscritos na promoção. 

Desde já, agradeço a todos que participaram e ajudaram a divulgá-la. Em breve, outras promoções no Café com Notícias. Confira abaixo o vídeo do sorteio:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

34 comentários

  1. Muito legal, eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro por curiosidade ^^

    ResponderExcluir
  2. É engraçado - pra não dizer estranho - seguir o tio bonner no twitter, ver que por trás do jornalista há uma pessoa. E que pessoa?! Um ser humano de opinião forte como pudemos ver na entrevista à Marília Gabriela.
    E claro que o JN não se resume a William Bonner, Fátima transmite segurança e carisma. Assim como todos os outros apresentadores de telejornais globais.
    O JN está aí há décadas trazendo um resumo diário das notícias, e fazendo tudo com muito respeito e compromisso.
    Alimentando nossa necessidade de informação íntegra e imparcial.

    ResponderExcluir
  3. O looooko que legal assistir uma palestra do William Bonner! Aí é moral hein
    Se eu fosse aí de Minas Gerais ceeerteza que eu estaria lah tb
    E o livro dele tem cara de ser interessante...Eu quero concorrer:
    Caio Lima, 19 anos, São Caetano do Sul - SP
    caio_brasilsp@hotmail.com

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Wander, realmente Willian Bonner é um jornalista de ponta e os jornalista podem aprender muito com ele...
    abs

    ResponderExcluir
  5. Amigo muito boa sua matéria e interessante mesmo o depoimento de Bonner, me despertou a curiosidade em ler o livro.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Wander,

    Você e seu Café com Notícias...cada vez mais chique hein?
    Também comprei o livro e achei muito bacana conhecer os bastidores do telejornal mais expressivo da TV brasileira.
    Aliás, ainda não finalizei a leitura...estou aqui enrolada...lendo vários livros (risos).
    Um dia serei uma blogueira como você.
    Parabéns pelo sucesso! Nós...sempre!
    Beijoss, Fê http://pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah nem eu quero este livro!!!!!!!!!!!!!!!

    E meu aniversário tá chegando, o natal tb...aliás, amore...eu mereço! rs

    ResponderExcluir
  8. nossa,adoro bastidores,o do Jn então deve ser fantástico,malhor que isso,só frequentar a palestra sobre esse livro feita pelo Bonner hehhe...CLARO QUE EU QUERO CONCORRER AO LIVROOO

    Atilano Luis Moreira Junior,16 anos,Salvador Bahia
    atilanomoreira@hotmail.com

    torcendo anciosamente

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a matéria e tb adorei as fotos.
    Eu PRECISO desse livro. Adoro o Bonner, acho que ele é muito responsável e sensato no que faz. Não é a toa que a tantos anos está a frente do JN. Que querendo ou não, com concorrentes ou não, é a referência de telejornalismo no Brasil.

    Eu quero muito concorrer ao livro.
    Priscila Fabiana Oliveira Alcântara,21 anos.
    Contagem/MG
    prichaveirinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Wander (meu quase xará),
    O que você tirou de proveitoso para seu trabalho diário nessa palestra do William Bonner?

    ResponderExcluir
  11. Interessantissimo seu blog!!!
    sucesso!!
    .
    gosto do jornal Nacional, mas prefiro o Jornal Hoje.
    comentando...
    .
    [Prentendemos nos achar e nos
    perder em meio aos confundidos e,
    confundir aqueles a quem nos interessa confundir."
    .
    http://osconfundidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Grande profissional ele, nossa, muito bom no que faz mesmo, embora eu não tenha muita paciência para assistir telejornais... ótimas fotos também... valeu muito... até!!!

    ResponderExcluir
  13. WANDER,ADMIRO DIMAIS ESSE CASAL!EM TRÊS PALAVRAS EU DEFINIRIA ELES :COMPROMISSO,SERIEDADE E MUITO AMOR UM PELO OUTRO!SÃO LINDOS!UM EXEMPLO NÃO SÓ COMO JORNALISTAS ,MAS COMO PESSOAS QUE SÃO!!SUCESSO Á TODOS!PAZ E BEM! ESSE LIVRO JÁ É MEU..KKKKK !!! ADILEAN DE JESUS COELHO 22ANOS,CONTAGEM/MG
    ADILEANCOELHO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  14. Bom, o tipo de literatura não me atrai, de todo modo os acho bons no que fazem e o respeito como base dessa jornada é o que os difere dos outros tantos.

    ResponderExcluir
  15. UAI...EU QUERO ESSE LIVRO...TÔ QUERENDO...WANDER..AMO ELES.SÃO EXEMPLO DE SERIEDADE,COMPROMISSO E MUITO AMOR UM PELO OUTRO!OBRIGADA PELO LIVRO!!!JÁ É MEU!!!!KKKKK BJUS AMIGO!!PAZ E BEM!!!
    ADILEAN DE JESUS COELHO 22ANOS
    CONTAGEM/MG
    ADILEANCOELHO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  16. @Mais RH: A palestra foi mais uma apresentação do que o público encontrará no livro e uma conversa sobre telejornalismo e comunicação. Mas o que mais me entusiasmou mesmo foi o conteúdo do livro "JN - Modo de Fazer".

    Para quem é da área de jornalismo, é uma leitura mais que obrigatória por explicar detalhes e debater assuntos com bastante humildade. Já para quem não é da área, recomendo o livro, pois ele explica o fazer jornalístico de uma forma muito didática e elucidativa.

    Boa parte do público tem muito preconceito em relação ao JN e, principalmente, a TV Globo. O livro quebrou todos os meus preconceitos e me fez adimirar uma empresa de comunicação que investe constantemente em qualidade de produção.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Wander, vou na "onda" do "porque mereço..."
    Mereço ganhar o livro "JN - Modo de fazer" porque não pude ir a palestra na UFMG por estar trabalhando na minha monografia que entregarei na próxima semana. =)

    Elisandra Amâncio
    Santa Luzia/MG
    elisandraamancio@gmail.com
    (Leitora do CCN ha 2 anos!)

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma invejinha boa de você de ter assistido essa palestra. Meu pai o viu de perto e me garantiu que ele e Fátima são muito simpáticos.

    E hoje é dia do niver do "Tio Brigadeiro" rs

    ResponderExcluir
  19. Olá Wander, parabéns pela participação deste evento, como sempre conferindo seu blog e me deparei com esta possiblidade de ganhar um livro do meu xará "William".

    E quer saber? até que fica bonito o resultado, o William Douglas ganhou o livro do William Bonner...rsrsrs

    Abraços e sucesso...

    Ah!, provavelmente estaremos cobrindo o Carnatal aqui, e lhe enviaremos algum material após o evento. Muitas novidade estão por vir...

    ResponderExcluir
  20. Ahh esse livro parece ser muito bom, eu quero!!
    Também quem nunca ouviu o boa noite do willian bonner, eu ouço quase todos os dias..e ainda respondo..hehehehe

    Graziela vieira
    São Paulo -sp
    graziela_vieira@hotmail.com
    Já Já te sigo no twitter..

    ResponderExcluir
  21. Nossa!
    Bonner é um excelente jornalista e muito legal também. Simpatico e tudo mais! Adoro Jornal Nacional...

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    http://twitter.com/felipe_damasio

    ResponderExcluir
  22. Muita gente fala mal do WB mas ele é um bom jornalista,quem queixa dele são os anti-globais e os que não entendem de jornalismo.eu não vou participar do sorteio por que sei que tem gente que precisa mais desse livro que eu

    ResponderExcluir
  23. Esse livro deve ser fantástico, tendo em vista que ele é um cara super inteligente. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  24. Gosto do estilo contido do Bonner,mas odeio quando fazem uma critica moral após alguma notícia,o que parece ser uma tendencia do jornalismo.

    ResponderExcluir
  25. Muito interresante, gostaria de ler o livro qualquer dia :)

    ResponderExcluir
  26. Wander, muito bom o objeto do seu post.

    Como nós já discutimos, a direção de jornaloismo faz toda a diferença para o crescimento exponecial do JN e a manutenção da liderança de audiência por todos esses anos, décadas!

    O Ali Kamel hj é responsável por toda a criatividade e o dinamismo na execução, apresentação das matérias e nos links internacionais, cada vez mais impressionantes.

    Contudo não podemos negar que estas sempre foram as metas de profissionais 'clássicos', com Armando Nogueira e Alice Maria, que ora vistos como conservadores, foram muito a frente de seu tempo e ajudaram a posicionar o JN na ponta do mercado jornalístico.

    ResponderExcluir
  27. Cara, ultimamente tenho admirado intensamente o trabalho de Willian Bonner e, sobretudo, a sua pessoa. É através do seu jeito contido que se esconde um grande humorista... Para mim, que sonho dias acordado com a possibilidade de ser um jornalista, é um presente tê-lo como referência para a minha possível futura carreira... quem sabe um dia não tomo o lugar dele ? hehehe'
    Vejo que, com o decorrer do tempo, a concepção profissional tende sempre a mudar, e percebo que a de Bonner está sempre pendente para melhor. A partir desse livro, ele pôde aproximar ainda mais o telespectador do mundo em que situa as informações mais precisas do Brasil: no JN. É uma ótima dica de leitura, e vou fazer de tudo para conseguir o meu. Parabéns pelo privilégio de ter acompanhado a sua palestra.. torci mesmo para que tivesse vazado algum vídeo, mas vejo que ele mesmo já tomou providências para que isso não acontecesse... hehe' Bom, é isso.
    Não se esqueça do Antonizado... Valew !

    ResponderExcluir
  28. Wander,
    novamente parabéns pelo blog e pela cobertura.
    Como ÚNICO representante do Norte de Minas na Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília-DF, no mês de dezembro, penso merecer um exemplar do livro do Bonner.
    E por falar em Confecom, não vi nenhuma nota no blog!!!
    Grande abraço,

    Jair Bastos
    Bocaiuva/Montes Claros-MG
    jornalistajairbastos@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Amei a cobertura que vc fez no seu blog e quero muito participar da sua promoção!

    patricia Sobral Roseira
    34 anos
    Rio de janeiro/ RJ
    patricia_roseira_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Atenção leitores e participantes da promoção do livro "JN - Modo de Fazer"!

    Muitas pessoas estão se inscrevendo no sorteio do livro e esquecendo de seguir os passos básicos para validar o cadastro.

    LEIA ATENTAMENTE AS REGRAS!

    Quem não seguir corretamente não irá participar do sorteio, ok.

    Fique atento e veja se você não esqueceu de algum item.

    Abraço

    ResponderExcluir
  31. Eu já disse que você é o cara? rs! Desculpa a demora em vir por aqui, é que minha vida "artistica" tá muito agitada essa semana. Morar em BH é legal por ter essas oportunidades de ouro, claro que criamos as oportunidades e vejo que você é um cara que sempre está plugado e corre atrás!

    abs.

    Richard Plácido Pereira da Silva
    24 anos
    Maceió/AL
    richardplacido@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Então sempre admirei o casal Bonner o Tio Bonner então depois que descobri ele no twitter assitir o JN virou um compromisso de tds os dias e então eu mereço sim o seu livro até pq estou muito longe do local da palestra que teve. Vamos torcer!!

    Luana Gonzalez 20 anos
    Maringá-PR
    luana_gonzalez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Oi pessoal!

    A vencedora do sorteio do livro "JN - Modo de Fazer" foi a estudante de jornalismo Elisandra Amâncio (@elis_amancio).

    Peço que a Elisandra entre em contato via email ou DM no Twitter para enviar o endereço e receber o livro via Correio.

    Desde já agradeços a todos que participaram da promoção e ajudaram a divulga-la!

    Em breve, outras promoções no Café com Notícias. Fique ligado!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Admiro o Bonner por ser um profissional competente e ter alcançado a posição que está ainda tão novo.

    ResponderExcluir