Café Literário - Livro Sete propostas para o Jornalismo Cultural

setembro 11, 2009


Existe uma vertente do Jornalismo - do qual faço parte, que acredita que a informação é algo que deve ser acrescido de reflexão e que a notícia precisa fazer a diferença na vida das pessoas. Uma das formas em que se trabalha essa linha de pensamento é no Jornalismo Cultural.

Lá, os fatos e acontecimentos relacionados à sociedade, seja por meio de manifestações artísticas ou sociais - como por exemplo, as artes plásticas, música, cinema, teatro, televisão, folclore e afins, são reportados de forma crítica, reflexiva e opinativa - mas sem deixar de lado a informação.

Há também a preocupação de oferecer ao leitor a possibilidade para que ele caminhe por si só na interpretação do que foi escrito e desenvolva um pensamento crítico a ponto de instigá-lo a pesquisar sobre um determinado assunto.

Pensando nisso, nasceu a ideia do livro Sete Propostas para o jornalismo cultural que aborda, por meio de sete ensaios produzidos por professores universitários de escolas brasileiras de Comunicação e Jornalismo, múltiplas visões da importância do jornalismo cultural, sua abrangência, limites éticos e possibilidade de amadurecimento dos jovens jornalistas e escritores.
Destina-se a todos os que se interessam em pensar a prática de um jornalismo comprometido com a sociedade e a vida multicultural do país. A publicação é uma reunião de textos escritos por Adriana Pessatte Azzolino, Cida Golin, Geane Alzamora, Isabelle Anchieta, Margareth Assis Marinho, Marina de Magalhães Souza e Nísio Teixeira.

No próximo sábado (12/09), acontecerá o lançamento do livro Sete Propostas para o jornalismo cultural, entre 11h e 14 horas, na Livraria Quixote, na rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, em BH/MG. A publicação custa R$ 29 e foi editada pela Miró Editorial. Outro lançamento que acontece no mesmo local e horário é do livro O Universalismo e seus Descontentes – A Política Exterior do Brasil no Governo Figueiredo, de 1979 a 1985, da Juruá Editora, do autor Túlio Sérgio Henriques Ferreira.

Foi por meio do prêmio RUMOS ITAÚ CULTURAL: Carteira Professores de Graduação (2007/2008), que selecionou professores de todo o Brasil para uma discussão sobre Cultura e Jornalismo, que surgiu a ideia de reunir o textos deles e, dessa forma, criar a publicação.

Composto por artigos de sete dos nove professores premiados, o livro apresenta reflexões importantes sobre os desafios da produção do Jornalismo Cultural, seja no fazer jornalístico diário ou no ensino do mesmo na Universidade.

Do norte ao sul do país, cada docente apresenta seu desafio pessoal de levar adiante o pensamento reflexivo – e ao mesmo tempo prático – a fim de absorver leituras e linguagens prioritárias na informação dos profissionais da comunicação social.

Um dos artigos do livro escrito pelo jornalista Nísio Teixeira - doutor em Ciência da Informação pela UFMG, ex-professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), aponta como a discussão do jornalismo cultural impõe desafios tanto para a sua prática como para o seu ensino. Inicia enumerando problemas relacionados à prática do jornalismo cultural diário, e encerra relatando sua experiência como professor, no qual destaca três desafios: a formação, a didática e a experimentação.

O livro Sete Propostas para o jornalismo cultural é um trabalho que, acima de tudo, foi construído por educadores universitários, engajados em pensar e dividir suas experiências para colaborar com o fortalecimento do ensino e da prática do jornalismo cultural – todos cientes da importância da informação de qualidade para se formarem sujeitos culturais ativos e reflexivos politicamente.



Promoção Especial


Ficou interessado no livro Sete Propostas para o jornalismo cultural? O Café com Notícias vai sortear um exemplar para o leitor que comentar neste post. Para participar, basta escrever na folha de comentários o seu nome completo, idade, cidade onde mora, profissão e e-mail. O resultado será divulgado aqui na seção de comentários na segunda-feira (14/09), na parte da manhã. Os participantes terão de hoje (11/09) até a meia-noite do domingo (13/09) para se inscrever. Participe!





Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

31 comentários

  1. Que legal a iniciativa do livro, porque eu acho que o que esta faltando no jornalismo dos dias de hoje realmente são as informações que possam fazer alguma diferença na minha vida... Não que as outras passadas não sejam importantes de alguma forma, mas onde esta a cultura dessas informações?
    Café com Noticias... adorei! Parabens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A literatura jornalística neste nosso "mundo,vasto mundo" rompe barreiras.
    Parabéns pelo texto e pelo blog!
    Quero participar da promoção:
    Ana Carolina S.Oliveira
    Professora/Belo Horizonte
    Carolbless@gmail.com

    Obrigada!
    Carol Sakurá
    http://lepoeteenfleur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. vc esta repleto de razão, o jornalismo deve mecher com as pessoas.. acrescentar algo a mais em nossas vidas... não esse lixo informacional que é depejado em nosso lar pelas midias atualmente!

    ResponderExcluir
  4. Acho que já não existem mais barreiras tanto pra informação tanto pra discussão da mesma!
    As coisas se espalham de uma maneira praticamente incontrolável! E cabe a nós, blogueiros (!) discutir tudo o que está à nossa volta!
    Agora a gente pode falar meeesmo e falar muito! Oba!!! haha

    Bom, quero participar da promoção!
    Nome: Talita Pereira de Souza
    Idade: 24 anos
    Cidade: Rio de Janeiro - RJ
    Profissão: Estudante
    E-mail: talitapereiradesouza@gmail.com

    Valeu!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. O bom é que com a NET pode-se existir jornalistas de verdade - não conheço nenhum que não tenha o rabo preso, sendo de uma grande emissora. Essa é a chance dos verdadeiros e compromissados:a NET.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente parabéns pelo conteúdo do blog, sempre blogueiros reparam logo no seu layout, eu costumo sempre vê a qualidade dos post, e a critividade do seu conteúdo é de sr admirar mesmo.
    Concordo com o que você disse na postagem, logo no início, sobre fazer com o que o leitor se interesse por diversos assuntos, querendo ou não, esse é um papel do blogueiro também, por isso, cabe a nos monstrar diversos assuntos.

    Quero participar da promoção.

    Nome: Wellington Holanda
    Idade: 16
    E-mail: wellington_holanda@hotmail.com
    Cidade: Manaus - AM
    Profissão: Estudante

    ResponderExcluir
  7. muito interresante a iniciativa...tem que tocar pra frente memso...apesar de varios obstaculos...mas tem que fazer....parabens..

    ResponderExcluir
  8. Wander, provavelmente eu não poderei estar aí em BH, mas minha filha, que vive por aí, principalmente no Savassi e que usa uma camiseta da Livraria Quixote que adquiriu quando esteve conversando com seu proprietário degustando uma deliciosa cachaça mineira e conversando com ele sobre literatura, estará se coincidir com sua estadia em BH.

    Naturalmente ela irá adquirir o livro e talvez mais alguns, já que adora ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Pô, parece ser super interessante.
    Acho que o que falta pro pessoal ter uma melhor noção sobre o jornalismo é justamente isso. Um livro cultural, que mostra um pouco de nossa cultura em forma de jornalismo.

    Super bacana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Adorei!!! Lógico que vou participar, Wander!!!

    Renan Souza (eu tiro isso do meu nome huauh) Barreto, 21, estudante de comunicação, moro em Niterói (RJ) e email: renancepar@gmail.com

    Quero ganhar!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Wander, quero participar da promoção.

    Nome: Flávia Pereira
    Idade: 22 anos
    Cidade: Contagem/MG
    Profissão: Estudante
    E-mail: flavyapereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal!

    Achei a iniciativa do livro, além de interessante e original, uma oportunidade preciosa de reflexão sobre o tema: jornalismo cultural!
    Apesar de muito conhecido - e vivenciado- por todos, é um assunto pouco discutido, digamos, cientificamente... visto que possui um corpo docente a frente do projeto!

    Se é uma dica do "café com notícias", quero participar do concurso também e quem sabe ter o privilégio de adquiri-lo num curto espaço de tempo.

    Seguem meus dados:

    nome: Apolinário Júnior
    Idade: 32 ANOS
    cidade onde mora: MACEIÓ
    profissão: BACHAREL EM TURISMO
    e-mail: contatosimediatos.blog@hotmail.com

    Abraços a todos.
    Apolinário Jr.

    ResponderExcluir
  13. jornalismo..legal.....
    me fez ver uma visão diferente sobre jornalismo..esse seu post.

    eu faço criticas de cinema...sobre filmes com uma tematica em comum..:"viagem no tempo"

    ocrononauta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que legal. Saudade de Beozonti.... mais de 10 anos sem ir ai.

    Desejo muito boa sorte no empreendimento e na abordagem super interessante.

    E eu quero participar!Minha cidade nem banca de jornal tem...

    Vou ali buscar uma rezadeira pra encaminhar as coisas pra mim no dia do sorteio! rsrsrs.

    Brincadeirinha. mas tou na parada!

    ResponderExcluir
  15. Olá. Eu sou estudante de jornalismo e uma das áreas que mais me interesso e pretendo trabalhar é o jornalismo cultural. Fiquei bastante interessado no livro e quero parabenizar pelo ótimo conteúdo do blog.

    Um abraço do companheiro de profissão! (rs)
    Narlir Galvão

    Se puder, entre no meu blog:
    http://entrevendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá. Sou estudante de jornalismo e uma das áreas de grande interesse é o jornalismo cultural. Fiquei bastante interessado na obra e desde já quero parabenizá-lo pelo ótimo conteúdo do blog.

    Nome: Narlir Galvão
    Idade: 19
    E-mail: narlir@ig.com.br
    Cidade: Itapecerica da Serra -SP
    Profissão: Estudante

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Nome completo: Valéria Mello Corrêa

    idade:48

    cidade onde mora; Buritizeiro

    profissão; jornalista

    e-mail:kit_mell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. As pessoas pouco se interessam pelo jornalismo cultural.
    É preciso divulgar mais este tipo de jornalismo para as pessoas.
    Eu acho o máximo.

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante, to dentro
    Fabricio Gomes Martins
    21 anos
    Bragança Paulista - SP
    Estudante
    kbritovb@ig.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adoro leitura de qualquer área na comunicação, creio que aumento meus conhecimentos não na área de minha especialização

    Lilian Hatori Colella
    lilitis@gmail.com
    23 anos
    Publicitária
    São caetano do Sul - Sp

    ResponderExcluir
  21. Olá! Passei para avisar que indiquei o Café com Notícias ao selo "Esse Blog Mexe Com Meus Sentimentos". Para pegá-lo, é só ir ao Blaster, no "Big Post - 22".
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  22. Quero conhecer essa área, toda leitura é bem vinda!
    .
    Leandro Davi Wagner
    leandro_wagner@hotmail.com
    20 anos
    Funcionário público
    Ponta Grossa-PR

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser bem interessante. Viva o jornalismo!

    Christian Maciel Guimarães
    chris13maciel@gmail.com
    23 anos
    Cursando o 6° semestre de Jornalismo
    Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  24. Bem interessante, mostra mesmo que em qualquer lugar pode ser feito o jornalismo.

    Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante a iniciativa do livro. pois, gosto de ler e sei do quanto é importante em nosso mundo e o quanto faz falta.
    participe do meu blog também:
    www.oblog-dorafa.blogspot.com
    Lá tem um monte de notícias, discussões, debates, enquetes e temas inteligentes. Conto com a visita de todos.

    ResponderExcluir
  26. Que interessante. Vou ver se acho por aqui pra dar uma lida

    WWW.TEORIA-DO-PLAYMOBIL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  27. Adorei esse livro viu... Jornalismo Cultural me chama muita atenção, gosto pacas. Gostaria de trabalhar nessa área.

    Priscila Fabiana Oliveira Alcântara
    23 anos - Contagem/MG
    Estudante de Jornalismo
    prichaveirinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Oi amigos e leitores!

    Já realizei o sorteio do livro "Sete Propostas para o jornalismo cultural", cujo post contendo o vídeo do sorteio será publicado daqui a pouco.

    Conforme prometido, será anunciado por aqui, na seção de comentários, em primeira mão, quem foi o vencedor.

    Tchan-tchan-tchan....

    O vencedor, ou melhor, a vencedora, é:

    A professora de Belo Horizonte (MG) Ana Carolina S.Oliveira.

    Em breve, entrarei em contato para o envio do livro.

    Parabéns e obrigado por participar do Café com Notícias!

    Abraço

    ResponderExcluir
  29. Entendo que o jornalismo cultural, uma modalidade diferenciada de jornalismo, deva aplicar-se não somente às artes em geral, mas em outras áreas do conhecimento humano. Um exemplo disso é a política. Nesta área limitar-se apenas a dar a notícia do fato político não é suficiente. É preciso orientar o leitor, dissecando a notícia.

    Nesse sentido, o jornalismo é opinativo e também cultural, entendo, pois orienta o leitor, estabelece paralelos, busca exemplos históricos, faz comparações e reflexões e ajuda-o a refletir melhor e tirar suas próprias conclusões.

    Não sei se a notícia opinativa na área política encaixa-se nessa definição, mas senão, parece-me que deveria. Se o autor do artigo puder esclarecer que o faça, pois é uma informação útil.

    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  30. Estou aqui de novo para comentar... é um prazer ler e falar sobre esses textos.
    Gosto muito dessa vertente do jornalismo cultural e acredito que é uma das melhores formas de se fazer jornalismo. O livro parece interessante!

    Abs.

    http://escondidin.blogspot.com/

    ResponderExcluir