Café Rapidinhas - Desemprego, VMA, política e prêmio para Viver a Vida

setembro 14, 2009


As informações mudam a todo instante. A cada segundo um novo fato pode virar notícia. Desse modo, haja café para aguentar tudo isso, não é mesmo? E por falar na bebida que dá nome a este blog, foi preparado vários tipos para a sua escolha. Entre, leia e fique à vontade, ok. Vá na cozinha e sirva-se entre os mais variados tipos de cafés e algumas notícias. Qual é o seu café preferido? O quadro Café Rapidinhas está de volta, acompanhe!


Café Quente: O desespero e a preocupação em dar uma vida digna à família levou o Sr. Samuel (nome fictício) as últimas consequências. Na manhã desta segunda-feira (14/09), ele procurou a reportagem da Rádio Itatiaia para fazer um convite um tanto polêmico: ele trocaria um dos rins por um emprego fixo. De acordo com Samuel, ele está com mais de 40 anos e já está há bastante tempo desempregado e sustentanto a esposa e seus quatro filhos apenas com "bicos". De imediato, vários ouvintes se sensibilizaram com a história dele e quiseram lhe oferecer uma ocupação, sem que ele precisasse fazer essa "troca". Acredito que no decorrer da semana o caso será resolvido e, provavelmente, Samuel não perderá o rim. Entretanto, o caso dele serve como exemplo para ilustrar a situação de milhares de brasileiros que encontram-se desempregados. Será que vale tudo para conseguir um emprego?

Café Frio: Comemorado por alguns e criticado por outros, parece que a proposta francesa de transferência total de tecnologia ao Brasil, no decorrer das negociações da compra de 36 caças Rafale, precisa ser vista com certa cautela. Em entrevista à Folha Online, o economista Renaud Bellais, da Comissão de Defesa da Fundação Concorde e especialista em indústria de defesa, teme que o governo francês e a Dassault, não concordem em transferir 100% do conhecimento necessário para a linha de produção dos aviões. "Um avião tem diferentes tecnologias, como aerodinâmica, estrutura, sistemas embarcados etc. O importante é saber a que tipo de tecnologia o governo francês se refere. Por exemplo, existem tecnologias de radar que nunca serão exportadas", explica. De qualquer modo, recomenda-se ao governo brasileiro o mínimo de cautela na hora de fechar esse acordo e não festejar antes da hora.


Café Polêmico: Há tempos não se via um VMA - Video Music Awards - prêmio idealizado pela MTV norte-americana para homenagear os artistas que mais se destacaram no último ano, tão polêmico e divertido. Em uma noite dominada pelas mulheres, especialmente por Beyoncé e Lady Gaga, que empataram com três prêmios, também houve homenagens de Madonna e Janet Jackson à Michael Jackson, shows performáticos de Lady Gaga e Pink e um mal estar ao vivo. Tudo aconteceu quando a jovem cantora Taylor Swift, de 19 anos, ganhou o "Moonman" (estatueta prateata de um astronauta símbolo do prêmio da MTV) de melhor vídeo feminino com "You belong with me". Irritado, o rapper Kanye West interrompeu Taylor e disse que Beyoncé é que merecia ganhar a categoria.

Café Elegante: Mas logo o mal-estar foi resolvido. Ao receber o prêmio de melhor vídeo do ano com "Single Lady", Beyoncé de forma muito elegante resolveu o mal estar causado por Kanye West no VMA 2009, da MTV norte-americana. A esposa do rapper Jay-Z chamou ao palco novamente a cantora teen Taylor Swift para terminar os seus agradecimentos. "Lembro quando tinha 17 anos, subi para receber meu primeiro prêmio MTV com o Destiny's Child e foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Portanto eu gostaria que Taylor viesse e que tivesse seu momento", disse Beyoncé.

Café Xpresso: Ter respeito e saber lidar com as diferenças é um dos fatores que contribuem para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa. Na última quarta-feira (09/09), o Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a permitir, de forma legal, a adoção de crianças por casais homossexuais. Desde 2008, o Uruguai aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo dando um exemplo para outros países latinos de que essa já é uma situação que merece ser mais respeitada pela legislação. Ainda, de acordo com o projeto, os candidatos à adoção devem ter a idade mínima de 25 anos, ou seja 15 anos a mais que a criança que se deseja adotar. Além disso, o casal deve ter no mínimo quatro anos de união estável.

Café Político: As eleições ainda não começaram, mas os principais partidos políticos já se mobilizam para os possíveis acordos em nome do próximo presidenciável. Dilma Rousseff pelo PT já é um nome praticamente garantido. Já no PSDB, há um entrave entre José Serra e Aécio Neves. Mas um nome pode ser o azarão dessa história: Marina Silva (AC), que deixou o PT recentemente para ingressar no PV. Apesar dela não confirmar uma possível candidatura à Presidência em 2010, ela afirmou em em entrevista ao jornal espanhol El País, que se entrar na disputa, pretende chegar pelo menos ao segundo turno do pleito. Será?


Café na Telinha: Superar os problemas e viver a vida intensamente. Esse é o tema principal da nova novela das 21h, da TV Globo, Viver a Vida - escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, que estreia hoje (14/09) à noite. Além disso, será a primeira vez que o autor - conhecido por fazer as suas novelas ambientadas no bairro carioca do Leblon, terá uma Helena negra e jovem. A atriz Taís Araújo, que ficou famosa pelos trabalhos em "Xica da Silva" (1996), da TV manchete, e em "Da cor do Pecado" (2004), da Globo, terá a missão de contar a história da top model de sucesso Helena, que tem quase 30 anos. Criada em Búzios, ela trouxe estabilidade financeira para seus pais e é também quem segura a barra dos problemas de sua irmã caçula. A partir dessa história que Maneco conta a sua crônica cotidiana e apresenta o restante dos personagens ao som de Tom Jobim. Vale a pena conferir essa história!


Café com Prêmio: Na última sexta-feira (11/09), o Café com Notícias lançou uma promoção que sorteou para os leitores o livro Sete Propostas para o jornalismo cultural. Pois bem, para dar transparência ao concurso gravei um pequeno vídeo do sorteio e pedi para a minha irmã escolher um leitor entre os papéis embaralhados na mesa. Conforme combinado, o resultado do vencedor foi anunciado na seção de comentário do post anterior. Só para reforçar quem ganhou a promoção, o resultado também foi divulgado em vídeo. Antes de mais nada, agradeço a todos que participaram e, em especial, ao jornalista Nísio Teixeira que, gentilmente, sedeu um livro para o sorteio da obra aqui no blog. E, antes que me esqueça, um parabéns especial ao ganhador do concurso: obrigado por participar do Café! Veja o vídeo abaixo e descubra se você ou um de seus amigos levou esse prêmio:








Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

19 comentários

  1. Não é fácil, Wander. O caso desse senhor que queria trocar um rim por trabalho não é exceção. Muitos fariam o mesmo, com certeza. Realidade triste de um país que desvaloriza os mais experientes leiloando vagas para quem aceite fazer mais ganhando menos.

    Abração e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Vander!
    Estou muito feliz e super ansiosa pra ler o livro!
    Quanto ao post,apesar de ser um dos meus prazeres prediletos,esses "cafézinhos" são difíceis de engolir...rsrsrrs
    Abraço!

    Ana Carol

    ResponderExcluir
  3. Oi, Wander.

    Vamos por partes, como diria o Jack:

    - Já ouvi falar em vender a sogra por um prato de comida, mas trocar um rim por um emprego, não. É o desespero, e nessas horas o sujeito é capaz de loucuras.

    - Ao menos o anúncio do Chavez comprando mísseis russos foi mais legal: "E nunca erram! fiuuuu..." Carla Bruni deveria ter aparecido por aqui e cantado o acordo.

    - Nunca mais assisti a "M"..TV. Nem sei quem é Kayne West, Lady Gaga e sei lá mais quem. Madonna eu conheço. rssss

    - O Uruguai. Pois é: chamado por muitos detratores como o "país mais velho da América" ( em alusão aos seus habitantes e ao "êxodo" de jovens do país) dá uma amostra de vanguarda. Vamos ver daqui pra frente como funciona na prática.

    - Se a Marina Silva entrar mesmo na disputa em 2010, provavelmente terá meu voto. Eu estava preocupado, porque não sou doido de votar em Tucano ( ainda mais se ele for parecido com o Nosferatu) e naquele partido com a estrelinha vermelha, ha, eu não caio mais no conto.

    Abs, Wander!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei supresa com O uruguai..
    gostei dos tipos de café ;D

    (( retribuindo o comentario ;P ))
    http://contosdaayres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Está excelente o Café Rapidinhas, Wander. O caso do senhor que quer trocar o rim por um emprego, mostra como é difícil sobreviver no Brasil, principalmente depois dos 40. Espero que ele consiga o emprego sem precisar dar o rim em troca.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. vEJO vIVER A vIDA COMO MAIS UMA DAQUELAS NOVLAS PASSADAS NO rIO DE jANEIRO QUE TODO MUNDO VIVE NO lEBLON E É FELIZ E QUE SEMPRE UM COROA TOMA AS MULHERES DO GATOÃO

    ResponderExcluir
  7. Sobre política.... isso ta uma sacanagem no nosso pais... meu voto é nulo... cansei d ter q escolher o menos pior... ou tem bom ou eu ñ voto!

    ResponderExcluir
  8. Olá Wander, como vai?

    - Bem, em relação a proposta do pai de familia pra conseguir emprego, achei de mto mal gosto. Até entendo que no desespero de quem tem filhos pra criar surjam essas ideias, mas ainda sim acho q o bom senso é que deve predominar. Espero de coração que ele tenha conseguido.

    - No caso do VMA, parabéns a Byoncé, tanto pelos premios qto pela elegancia em consertar o mal estar provocado por um sujeito (q nunca ouvi falar), e que deveria guardar a suas opiniões pra si mesmo e respeitar o momento dos outros.

    - Bacana esse pioneirismo do Uruguai em aprovar essa lei. Com certeza logo haverá mais paises na A.S. que tb adotarão essa ideia. No Brasil ainda acho um pouco distante por haver pessoas no legislativo que são mto conservadoras.

    Abçs!!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Com novo post: Uma Corda no meu Caminho

    ResponderExcluir
  9. Que medida desesperada daquele homem da primira notícia...essa nossa realidade é mio triste mesmo...

    Muito me admira esse acordo tãoo cordiaão entre Brasil e França, é bom mesmo que os termos desse acordo estejam bem claros e especificados minuciosamente...

    Marina Silva parece uma pessoa bastante integra, espero que ela entre na disputa presidencial...

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  10. gostei muito de seu blog ! principalmente o template !

    ResponderExcluir
  11. Quanta informação, Wander!
    Quanto ao VMA, beleza, o americano é legal; mas esse brasileiro, essa imitação horrível aqui do Brasil, acho péssimo!! Tirando o Adnet e o Cazé, acho a mTV brazuka fraquinha...
    O Uruguai mostra que está mais avançado que nós, ma questão desse tipo de adoção, a qual sou favorável. Pessoas devem ser adotadas por outras capazes e diignas; se for o caso de um casal homo, qual o problema?

    abç
    Pobre esponja

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post, rápido e com várias matérias em consorte, muito ótimo, é uma forma de responder a atualidade intensa de novos fatos quase que sem parada!

    ResponderExcluir
  13. cara, não to vendendo os rins não, mas a situação está feia mesmoooo.
    Assisti a novela ontem, mas odeio Manoel Carlos.Na minha opnião ele faz novela para pobre mostrando a vida de rico. Um autor que só consegue descrever a classe média alta carioca para mim não é um bom autor.

    ResponderExcluir
  14. Meu amigão, Wander. Eu tô correndo aqui, mas vou fazer um comentário decente mais tarde. Eu só vim mostrar o post sobre o prêmio está aqui: http://renanbarretoonline.blogspot.com/2009/09/top-1-brasilstation-ganha-o-concurso.html

    Abração!!

    Mais tarde volto!

    ResponderExcluir
  15. Cheguei aqui atraves do blog do Renan Barreto. Muito bom seu blog! Considere-me um seguidor!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Diz-que o Kanye West vai agora interromper a morte de Patrick Swayze. Para ele, a morte de Michael Jackson foi a melhor do ano.

    Hahaha!

    CHINFRAS e TALS

    ResponderExcluir
  17. Ah...adorei esse mix de textos...vou copiar a idéia (risos).
    Milhares de pessoas, assim como Sr. Samuel sofrem com o desemprego. A que ponto chegamos? Trocar um órgão por uma vaga? Tudo bem q precisamos de doadores...mas, deve ser algo espontâneo e não da forma desesperadora como foi citado.
    Dizem q o pré-sal será a salvação né? Vamos aguardar e ver no q dá. Milhares de novas vagas serão criadas...e o Brasil precisa disso mesmo! Postos de trabalho...a situação tá caótica!
    Já Manoel Carlos está de parabénsss! Eleger uma Helena, personagem de todas suas tramas, negra para o papel principal....é digno de aplausos! Precisamos de mais representatividade da cultura negra na mídia.
    Bjsss, Fê

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o post e a relaçao que vocÊ faz com os tipos de café. Café frio não dá, não é mesmo?rs...
    Parabéns pela ideia e pelas inofrmações.

    Abraço.

    http://escondidin.blogspot.com/

    ResponderExcluir