Café em Debate - Criatura do Lago do Panamá e seus mistérios

setembro 21, 2009



Uma notícia chamou atenção na última semana e colocou o Panamá nas principais rodas de conversa de todo o planeta. Trata-se de uma criatura, totalmente diferente da fauna já catalogada, que apareceu em um lago da cidade de Cerro Azul, no Panamá.

Tudo começou quando cinco adolescentes, entre 14 e 16 anos de idade, estavam em volta de um lago e avistaram uma criatura rosa e de aparência estranha saindo de uma gruta.

Assustados com a aparência do animal e com muito medo, os jovens atiraram pedras
até matá-lo e o jogaram em cima de umas rochas próximo ao lago. Eles alegam que o bicho queria atacá-los e, por isso, se defederam. Veja o vídeocast abaixo que dá detalhes do ocorrido:






ET do Panamá


Um dos primeiros veículos a repercutir o assunto foi a Telemetro que entrevistou os adolescentes envolvidos e também conversou com o especialista em vida silvestre do órgão nacional de meio ambiente panamenho Melquiades Ramos que afirmou que o caso está sendo investigado pelas autoridades do Panamá.

Será que estamos diante de um ET ou de uma nova espécie animal? Mesmo sem saber de uma resposta precisa, a população de Cerro Azul e a imprensa local já apelidou a criatura de ET do Panamá. Verdade ou mentira? Há quem acredite estar diante de uma animal ainda não catalogado ou, no mínimo, mais uma "pegadinha" da internet.

Particularmente, acredito que se trata de um animal que possui alguma anomalia genética ou deformação. É uma pena os garotos terem matado ele à pedrada, pois é algo que renderia um estudo científico mais aprofundado para a biologia.

Quem sabe, não é uma deixa para que os centros de pesquisa ou universidades do Panamá invistam em uma pesquisa mais detalhada sobre a criatura e, quem sabe, não encontre outra semelhante na região?

Pela repercussão internacional que a história teve, não acredito que isso seja obra de ficção. No mínimo, vale uma reportagem especial sobre o assunto que apure de perto o desdobramento do ocorrido, tanto pelo lado científico, quanto curioso.

E você, o que acha deste caso? O Café com Notícias convidou alguns blogueiros para discutirem essa história. Será que existe vida extraterrestre? Ou melhor, esse ET do Panamá é um mito ou um animal ainda não catalogado? Leia, opine e participe desse debate por meio de seu comentário. Acompanhe a opinião dos convidados:


-> Renan Barreto, 21 anos, estudante de jornalismo, Niterói - Rio de Janeiro. Autor do Blog RBO.

Se o planeta Terra teve condições de gerar vida, por que outros planetas não? O ser humano se acha o centro do universo, mesmo depois de tantos anos de existência e tentativas de compreensão do mundo. Acredito que existem diversas comunidades no universo em diferentes escalas evolutivas, não estamos sozinhos. Contudo, não acho que essa criatura seja um ET.

Está mais para um animal com má formação dos genes. Ele era muito indefeso para ser um ET. Pense comigo, um ser que viaja não sei quantos anos luz tem que ter conhecimentos tecnológicos avançadíssimos. Certamente deveria ter outras parafernálias como pedaços de nave ou outra coisa por perto da caverna. Ele não seria tão irracional como aparentou ser.

Dizer que esse bicho é um ET é o mesmo que dizer que os animais no fundo do mar que nem sequer são vistos ou imaginados são também. Achei sim, uma covardia com o animal indefeso. Mas a violência é o mal do ser humano, que usa desse artifício pra se proteger, pois o medo do desconhecido é maior. E ET's fazem sucesso no mundo, seja em Hollywood, na área 51, Varginha ou agora no Panamá.

Aliás, graças ao “ET” que o Panamá entrou no mapa. Você sabe o que tem no Panamá? Não? Nem eu. Agora tem um cadáver de um animal defeituoso. Coitado do ET. Não pôde ligar pra casa nem a cobrar....rs. Só nos EUA que um ET pode pegar bicicleta e fazer interurbano. É filho, caiu no lugar errado!




-> Fernanda Silva, 31 anos, Jornalista, Diadema - São Paulo. Autora do blog Pauta Jornalística.

Não acredito que aquela criatura seja um extra-terrestre. Apostaria mais, numa mutação genética. Ou ainda no surgimento de uma nova espécie do reino animal. Uma terceira tese que defendo é que aquele ser vivo, talvez seja fruto do cruzamento de animais de espécies diferentes. E para finalizar arriscaria o palpite, do feto ter sofrido, ainda no útero materno, alguma deficiência no processo de formação, que resultou no nascimento daquele ser indescritível. Respeito o trabalho dos ufólogos, mas, não sei se acredito em ET's. Mas, existe no mundo mistérios, que ninguém consegue compreender.

-> Viviane M. Righi Vilaça, 34 anos, funcionária pública municipal, Belo Horizonte - Minas Gerais. Autora do blog Fluindo o Olhar.

Não sei se acredito em ET's do jeito que as pessoas os imaginam, mas de uma coisa acredito firmemente: não estamos sozinhos no universo. Isso para mim é FATO. E quanto à história da estranha criatura encontrada no Panamá, apesar de apresentar características físicas "para lá" de intrigantes, não acredito que se trate de um ser extraterrestre.

Acho que eles não cometeriam essa "gafe", não se permitiriam descobrir de forma tão fácil e ingênua. Para mim, trata-se de um ser bizarro, com certeza. Má formação, deformidades, animal raro ou até mesmo nunca antes visto pelo homem.

Creio que pode até ser um pouco de cada coisa e isso ainda será esclarecido por quem de direito. Mas, ET? Não. Posso até estar enganada, mas se eles existirem mesmo, devem estar dando grandes gargalhadas cósmicas da nossa cara, onde quer que eles estejam...rs.


-> Catarino Antonio Oliveira Alves, 50 anos, servidor público federal, Santa Maria - Rio Grande do Sul. Autor do Blog do Catarino.

Não acredito em ET por uma questão de lógica. Eles sempre aparecem à noite e furtivamente. Nunca nos mandaram uma mensagem ou sinal que tenha sido recebida e interpretada pelos cientistas ou que não tenha sido traduzida. Se nós humanos soubéssemos que há algum ser em qualquer lugar faríamos de tudo para entrar em contato. O caso da criatura encontrada no Panamá também não é nenhum ET, logo haverá uma explicação científica para o caso.


-> Leo Pinheiro, Jornalista, Rio de Janeiro, RJ. Autor do blog O cri-crítico.

Sim, acredito em vida em outros planetas. Até porque, isto já foi comprovado. Basta lembrarmos que sondas da NASA encontraram bactérias vivas em Marte. Se vidas inteligentes ou, ao menos, mais evoluídas já foram encontradas e dissecadas por humanos na Área 51, não me surpreenderei.

Quanto a criatura 'panamense', tenho absoluta convicção que nada tem a ver com extra terrestres. É provável que seja um ser deformado, nascido com alguma anomalia, ou um animal híbrido, oriundo de cruzamento de espécies distintas.

Qualquer explicação muito diferente destas parece-me
uma reedição do 'caso chupa-cabras'. TOTALMENTE inventado pelo jornalista carioca Antônio Carlos Oliveira e me revelado pelo próprio, muitos anos depois, na redação do jornal O Povo.


-> João Porto, 24 anos, Jornalista, Brasília - DF. Autor do blog Manual dos Focas.

Devem existir formas de vida fora da Terra. Não sei na Via Láctea, mas acredito que existam. Entretanto, o bicho encontrado no Panamá está mais para uma Preguiça sem pelos do que um ET. Provavelmente mais uma mutação sem noção criada pelo bicho homem, o verdadeiro ET da Terra que só faz detonar os recursos deste belo planeta. Seres interplanetários vivendo na nossa sociedade? Há, isso é papo para Raul Seixas e adjacências. Se bem que às vezes fico em dúvida, algumas figuras que transitam no Congresso Nacional não parecem terráqueas.


-> Fábio Bezerra Almeida, Educador - Professor, Rio de Janeiro - RJ. Autor do Blog Fábio Bezerra.

O assunto abordado é um tanto polêmico. O universo é infinito, portanto acredito que hajam vidas inteligentes sim e até OVNIs, só que muitos fatos e relatos sobre este assunto são montagens e levados a imprensa meramente para fundo de notícias ou especulações. Contudo, se realmente os ETS estivessem na terra já teriam mostrado sua cara, suas habilidades e até casado com uma terrestre.


-> Apolinário Júnior, 32 anos, Bacharel em Turismo, Maceió - Alagoas. Autor do blog Da poesia ao Caos.

A existência de vida fora dos limites do Planeta Terra me parece algo tão certo quanto óbvio! E nem preciso ver um ET na minha frente para concluir isso... estranho seria ignorar o fato de que somos praticamente uma poeira em meio a imensidão do universo (que a cada nova pesquisa se mostra maior e mais surpreendente!) e acreditar que todo resto estaria a deriva ou puramente a mercê dos "soberanos" seres humanos!

Quando olhamos pro céu, das duas uma: ou estamos - pretensiosamente - procurando elementos físicos - que são essenciais para NOSSA sobrevivência - ou tentando localizar homenzinhos verdes, horrorosos, com um revólver de "raio laser" na mão! Talvez aí resida nosso grande erro!

Sobre o animal encontrado no Panamá, realmente é estranho, mas já vi burburinhos parecidos como o lendário "ET de Varginha" e o medonho "Chupa-cabras"... se não for um extraterrestre, será uma prova viva - ou morta - de que sequer nos conhecemos, que ainda existe muito a se descobrir por aqui antes de um possível "intercâmbio interplanetário"!

Importante mesmo é reconhecer: o ser humano hoje mal consegue conviver e respeitar um semelhante... imagine a dificuldade em enxergar e conviver com o que está além dos limites dos seus umbigos!

Por hora nos preocupemos com os puramente "terrestres"!





Qual é a sua opinião sobre o caso da criatura do lago do Panamá? E ainda: você acredita em vida extraterrestre? Participe via comentário do Café em Debate.



Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

27 comentários

  1. ANTES DE QUALQUER COISA, PARABÉNS PELA MATÉRIA! MUITO BEM BOLADA.

    PARTICULARMENTE, NÃO CREIO EM ET'S E NESTE CASO NÃO PENSARIA DIFERENTE. ESSE SER INDESCRITÍVEL, COMO DENOMINA FERNANDA SILVA, PODE SER MUITO BEM UMA ABERRAÇÃO. O FANTASTÍO, COM AJUDA DO BIOLÓGO ANDERSON AUGUSTO, "DECIFROU" O CASO: SEGUNDO ELE O BICHO É UMA PREGUIÇA!

    TAMBÉM FIQUEI TRISTE POR OS RAPAZES TEREM MATATO O ANIMAL, ISSO NÃO LEVOU A NADA. AQUI PERTO DE ONDE MORO NASCEU UM PORCO COM FEIÇÕES HUMANAS. E FOI BATIZADO DE "POR COM CARA DE GENTE".

    GERALMENTE AS PESSOAS CRIAM DEFINIÇÕES RÁPIDAS SEM IR AFUNDO NO ASSUNTO E, A PARTIR DAI, SE CRIAM TANTAS POILÊMICAS.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que seja algum animal com mutação, isso se for pra ser racional.
    Mai na real se fosse um ET ia ser muito massa, pena que mataram, se podesem estudar o comportamento da criatura pudiam chegar a alguma conclução.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Wander, foi mesmo uma pena que o tenham matado. Ei acredito em vida extraterrestre. Seria muito egoísmo achar que num infinito universo só existissemos nós. Uma pena já que conseguimos sempre destruir tudo que nos cerca, seja a sociedade seja a natureza. Este caso específico do Paraná concordo contigo, parece um animal com deformação genética.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Para ser bem sincero, o até gostaria que fosse um ET! Parabéns pela matéria bem escrita, meu caro!

    ResponderExcluir
  5. ET?? Eu acredito que não... mas como as coisas no mundo andam meio de cabeça para baixo, acredito que seja algum animal que sofreu com essas mudanças climáticas, algo assim!!! Mas ET? Acredito que não!!!

    Saudade de vc, Wander!!!
    BEijos

    ResponderExcluir
  6. Vou ser bem sincero. Acredito sim em extraterrestres e que eles nos visitaram (inclusive em Varginha, em 1996).
    Mas, essa criatura do lago, não me parece ser extraterrestre não. Assim como você, Wander, acredito que tenha sido um animal com uma má formação genética e acho uma pena que tenha sido morto assim...
    Também acredito que, se for realmente um ET, nunca saberemos...

    ResponderExcluir
  7. Ahh, uma pena terem matado o bicho. Esses adolescentes... Mas da para pesquisar com o cadaver!
    Estava vendo as imagens junto ao meu esposo e perCebemos que esse dito Et mais parece um bicho preguiça com má formação: As garras, a boca, os olhos... Enfim me parece a cruza de um homem com o bicho preguiça. Hahahah meu Deus com todo respeito coitada da preguiça isso deve ser preguiça de pegar mulher de verdade!

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que estamos sózinhos no universo...algo deve existir!!!
    Mas é claro que o "sei lá o que" que apareceu no lago é alguma mutação genética de alguma capivara, vaca, porco cavalo ou qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  9. Sendo ET ou não, o bicho ééé´ feio!!!
    Mas não creio que é ET!

    abs

    ResponderExcluir
  10. Assim como a maioria, acredito que seja apenas um animal com defeito, provavelmente um bicho preguiça.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o debate, Wandim.
    Incentivar as pessoas a expor suas opiniões é algo fantástico.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Acredito que há vidas em outros planetas. Não estamos sozinhos no universo.
    Com relação a foto...é uma Preguiça em decomposição. Segundo foi anunciado ontem na TV!
    Excelente post, Wander!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  13. Wander, sempre digo que o ser humano é o ser animal mais arrogantezinho que existe, nos achamos superiores perante as coisas e assim, nao se percebe que também não passamos de animais... animais que não respeitam os outros, gostaria de ouvir o que charles darwin diria sobre essas pessoas que jogaram pedra no animal, se estivesse vivo...

    ResponderExcluir
  14. O ser humano sempre esteve à espera de alguma coisa vinda do céu, deuses ou ETs, por isso sempre há um grande agito com essas notícias.
    Ficou muito bom o artigo e a participação dos colegas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Era um bicho preguiça em decomposição, caiu na água, assim, perdeu os pelos do corpo e ficou com a barriga cheia de água. Tiraram uma foto um dia depois, com a barriga já estourada e no estágio mais avançado de decomposição, era uma preguiça.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog, já favoritei. Mto bom o conteúdo, o design e as ferramentas que você usa =) Adorei!

    ResponderExcluir
  17. Creio que seja um animal com deficiência genética ou mutação. Recentemente na China acharam uma cobra que parecia ter uma perna. Acho que isso é problema genético. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Wander,

    Adorei o debate! Que máximoooo!
    Pelo que li nos comentários...ninguém acreditou tratar-se de um ET.
    Vi também a reportagem no Fantástico. Mas, será que é um bicho preguiça??? Pq ele nasceu sem pêlos??? Mistériooooo.
    Parabénsss pela iniciativa...vários pontos de vista...opiniões divergentes. Ótimo debate!
    Mais uma vez o Café com Notícias inova!
    Beijosss, Fê

    ResponderExcluir
  19. Eu não tinha achado essa notícia ainda, só tinha visto de relance.
    Acredito em extraterrestres, acho que eles podem estar por aqui sim, em experimento, talvez.

    O que não diz que isso seja um deles.
    Mas até para algum animal deformado está diferente...que animal teria dado origem a isso?

    ResponderExcluir
  20. Acho que não é ET não.Até tem um vizinho bem parecido.Aliás,faz dias que não vejo ele...

    ResponderExcluir
  21. Eita esse ai deu o quê fala, ôh bichinho
    ridiculo!

    Mas tambem não acredito ser E.T., algum animal com má formação, como ja foi confirmado no Fantastico.

    ResponderExcluir
  22. Tudo bem q o bicho aí não seja um ser extraterrestre, ou intraterrestre, ou mesmo um Hobbit atrofiado. Agora o cara dizer q o Panamá, simplesmente o país onde se efetuou a maior remoção de terra já promovido pelo ser humano (para construir o Canal do Panamá), precisa fazer publicidade com essa coisa pra se tornar conhecido é mta ignorância, né? Numa universidade pautada pelos meus valores, um cara desses nunca tiraria diploma de jornalista.

    ResponderExcluir
  23. Olá Wander, sinceramente, eu acho que é fake. Sou um cara muito cético. E olha que eu até queria acreditar em vida extra-terrestre, a ideia de que estamos sós no universo me incomoda um pouco, é trágico pensar que não há mais nada além de nós.

    CHINFRAS e TALS

    ResponderExcluir
  24. isso vai virar parece ate uma novela...(brinks)! shuashua! eu acho q uma mistura de canguru e uma foca, mas teve uma má formação congenita...bem, vamos esperar os resultados.

    ResponderExcluir
  25. Isso aí parece uma preguiça com má formação durante a gestação.

    ResponderExcluir
  26. Queria dar minha opiniao mascula: OBVIO QUE NAO É ET. Porra nao existe ET's, ovnis, disco voador. Caramba como podem acreditar nisso?

    ResponderExcluir
  27. essa criatura deve ser um ser desconhecido

    ResponderExcluir