Shopping Oiapoque completa seis anos

agosto 04, 2009


Feliz aniversário, Shopping Oiapoque! O centro comercial completa seis anos no dia quatro de agosto. São muitas lutas, conquistas e metas que ainda serão realizadas. E, nesse saldo de vitórias, temos muito que comemorar. O espaço mudou a cara da área central de Belo Horizonte e tornou-se referência na capital mineira. Além disso, o Oiapoque é pioneiro no segmento de shoppings populares no Brasil. Iniciativa esta que trouxe dignidade para os antigos camelôs e também pôde oferecer ao público muito mais conforto e segurança.


Para mim, enquanto jornalista e belohorizontino, é uma honra poder ajudar a contar a história desse empreendimento, todos os meses, por meio do Jornal Institucional. Faço essa publicação ao lado do publicitário, ator e fotógrafo Caíque Oliveira - idealizador do projeto, e da designer gráfico Letícia Uematsu - responsável pela diagramação do jornal. Estamos juntos neste projeto há um ano e quatro meses. A cada edição é um aprendizado e a certeza de que ajudamos clientes, lojistas e funcionários a saberem de notícias e informações sobre o Shopping Oiapoque. Descubra algumas curiosidades do centro comercial e venha cantar parabéns conosco.
Pioneirismo

Considerado um empreendimento pioneiro em todo o Brasil, o Shopping Oiapoque foi criado para oferecer aos antigos camelôs das ruas da área central de Belo Horizonte um espaço privado que permitisse novas chances de trabalho, dignidade profissional e segurança. Localizado na avenida Oiapoque, 156, numa área considerada como o baixo-centro da capital mineira, o Oiapoque mudou completamente o espaço urbano da cidade e trouxe mais segurança para essa área. De acordo com a administração, o centro comercial gera mais de três mil empregos indiretos com pessoas que vivem exclusivamente da renda gerada no local.


O prédio que abriga o Shopping Oiapoque completou 100 anos em 2007. No passado, ele foi sede de uma antiga fábrica de cerveja e, para a construção do centro comercial, inaugurado no dia 04 de agosto de 2003, foi feito um grande investimento na reforma de toda a infra-estrutura, o que possibilitou abrigar os lojistas e o setor administrativo. Dentro do processo de reestruturação do Oiapoque várias melhorias foram feitas para trazer mais conforto e comodidade para clientes, funcionários e lojistas.

A construção de escadas rolantes em lugares estratégicos, melhoria da fachada, reforma nos banheiros, elevador, rampas e escadas foram conquistas importantes para o bem-estar de quem freqüenta o local diariamente. Em seis anos mudamos para melhor! Foram criados o site, a Rádio Oiapoque, o Jornal Institucional e, mais recentemente, um Twitter. Mas, ainda temos muitas metas a serem compridas e contamos com o apoio e carinho de todos que frequentam o local. Que venham os próximos aniversários! Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter.


» Clique aqui para baixar o Jornal do Shopping Oiapoque, nº 17 - edição de aniversário.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. opaopaopa primeiramente parabéns ao shopping Oiapoque pelo 6º aniversário e parabéns pelo trabalho jornalístico que vc faz para duvulgar mais e mais o shopping para a comunidade.

    Mudanã radical de lay out? Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Acho uma excelente iniciativa a de darem aos camelôs um logal mais digno de trabalho. Com certeza o trabalho dessas pessoas ficou mais valorizado. É um exemplo que, sem dúvida, deveria ser seguido ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante ;D
    sempre gosto de vir aqui.

    ResponderExcluir
  4. Compadre, parabéns ao Oiapoque e parabéns a vc e a equipe que fazem um trabalho tão importante com o jornal do shopping. Acompanhei de perto várias edições e é, sem dúvida, um veículo relevante tanto para a instituição como para a população belohorizontina, que pode ficar a par do que rola no Oiapoque.
    A iniciativa do Shopping deve ser seguida por todo o comércio popular do país, pois é uma mostra de dignidade e respeito aos consumidores.
    Que tenha vida longa o Oiapoque!
    Adorei o post e tenho um pedido a fazer: me leva no Oiapoque dessa vez?hehehe

    Beijoconas!

    ResponderExcluir
  5. O caminha não é empurrar os camelôs para a clandestinidade, e sim, dar oportunidades para eles, todos ganham com isso. Muito boa a iniciativa desse shopping, embora esteja em sp, um pouco distante daí, o que não me permite acompanhar o trabalho com mais assiduídade.

    ResponderExcluir
  6. Oi, estou passando para conhecer o seu blog, e desejar um bom dia.
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei do teu 'cantinho'.
    Informação com descontração,
    é sempre uma boa pedida.
    A dosagem aqui tá boa! rssss
    Sempre farei uma visitinha e, certamente,
    ficarei pro café! rsss

    ResponderExcluir
  8. O Shopping Oiapoque eu já tinha ouvido falar

    'Tamos precisando de uma cousa assim aqui em santana tbm, muito camelô...

    ResponderExcluir
  9. Viva o Oipaoque!
    Viva o Chuí (rs)

    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Estive em BH apenas uma vez, não conheci esse shopping. BH é uma bela cidade, eu moraria lá, com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Parabens ao Shopping!
    Preciso com urgência conhecer Belo Horizonte.
    Vejo tanta coisa por aqui que a vontade aumenta a cada dia.
    Fui casada com um mineiro da Zona da Mata, conheci algumas cidades de Minas, mas a capital ficou de fora... Preciso incluir em roteiros de férias!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Louvável a idéia de se criar um local mais digno para os camelês poderem expor sues produtos sem atrapalhar os transeuntes na rua.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação desse espaço comercial.
    Aqui em Santa Maria um antigo cinema foi transformado em um shopping para realocar os camelôs, mas este não querem sair das ruas e por medidas políticas o projeto vai sendo adiado. Eles deviam dar uma olhada no que foi feito aí para se convencerem que de é para melhorar.

    ResponderExcluir
  14. Na minha cidade tbm fizeram um desses... Pelo menos esses trabalhadores tem um local de trabalho menos insalubre, apesar do subemprego...

    ResponderExcluir
  15. bem q minha cidade podia ter um shpping asim...

    ResponderExcluir
  16. Aqui em Porto Alegre nós também temos um shopping que foi construido em uma antiga cervejaria, o Shopping Total.
    Mas achei muito interessante essa ideia de criar uma rádio e um jornal.
    Parabéns ao Shopping Oiapoque e, também, parabéns pelo novo "look" do blog. Adorei!

    Filhas da PUC

    ResponderExcluir
  17. Wander, meu amigo e colega de profissão, esse shopping está muito bem servido de material humano, hein e o que é melhor a direção do lugar sabe a importância que a comunicação tem para o bom funcionamento de tudo. Você como grande jornalista e um dos meus ídolos e exemplos que quero seguir está levando um jornal institucional muito bem. Pelas primeiras páginas pude perceber que é tudo muito variado... O trabalho está de primeira e por isso que fiquei muito contente quando você disse aquelas belas palavras sobre o Melhor Opinião. E como o elogio vinha de vc fiquei ainda mais feliz. Bem, o blog vai ficar parado por tempo indeterminado, mas o RBO (http://renanbarretoonline.blogspot.com) vai ter espaço para os texto a la Melhor Opinião sim é só ficar ligado nas tags dos posts, se tiver HUmor com opinião, tu pode clicar que será como ler o Melhor Opinião. Enfim, muito obrigado pela visita na casa nova. Lá é conteúdo direto. Atualizações constantes e quem sabe mais tarde até patrocinado?

    Valeu pela força, e não fui só eu que completou dois anos de blogosfera e mudou de template, né? huahuuh

    Abração, cumpadi!!! rsrs

    ResponderExcluir
  18. Ah! Assustei todo mundo mesmo huhuauh Achei maneira a reação das pessoas. ME senti um repórter sensacionalista pela primeira vez huahau

    Abração!

    ResponderExcluir
  19. Muito legal!
    Confesso que nunca tinha lido sobre esse shopping, e nem ouvido falar nele.
    A gente que mora em Sampa desconhece as belezas de outros lugares, principalmente shoppings center's.

    O único shopping de MG que conheço fica em Poços de Caldas...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Eu moro aqui e nã sabia, mas já passou que pena, tambem conheço o shopping xavantes, mas gostaria mesmo é de ter uma loja na OI
    abraços

    ResponderExcluir