#Documentário: Sete Segredos da Praça 7

agosto 06, 2009



Começamos as comemorações do segundo aniversário do Café com Notícias. No próximo dia 20 de agosto, vamos fazer dois anos no ar: UH-HUUUU!!! Toda vez que um post for publicado e tiver essa indicação, pode saber que você será presenteado com um conteúdo inédito e exclusivo. 

Para dar início às festividades, trouxe para o blog a minha primeira experiência como documentarista. Fazer um documentário não é fácil. Exige pesquisa, apuração, organização e uma boa logística de gravação para não perder tempo com a equipe técnica na rua.

Para a conclusão da minha pós-graduação em Rádio e TV, pelo Uni-BH, em março deste ano, tive a ideia de produzir, como trabalho final, um documentário jornalístico, com dez minutos de duração, sobre o símbolo da área central de Belo Horizonte (MG) e marco zero da planta inicial da cidade: a Praça Sete de Setembro, popularmente conhecida como Praça Sete.
Foram aproximadamente oito meses de pesquisa e produção. Várias rodadas de entrevista com especialistas e uma dedicação intensa para a decupagem de todo o material gravado. Por mais que seja uma atividade acadêmica, tive a oportunidade de conhecer várias fases de produção de um documentário pelo fato do trabalho ser individual. 

Claro, era um trabalho de conclusão de curso. Mas, nem por isso, fiz o documentário por nota ou para ter um diploma. Encarei a atividade como uma experiência profissional e que poderia ser somada ao meu portifólio. E a dedicação me rendeu bons frutos, pois além de receber nota máxima da banca examinadora, conquistei bons contatos profissionais importantes para a minha carreira jornalística.

Para quem não conhece, a Praça Sete, em Belo Horizonte, têm uma circulação média de 30 mil pessoas por dia, de acordo com dados da Polícia Militar de Minas Gerais. O local possui características únicas, curiosidades, casos e personagens pouco explorados pelos meios de comunicação e que rendem boas histórias. 

Além disso, a Praça Sete aparece em evidência nos noticiários regionais como um espaço destinado para mostrar o movimento de pessoas do centro e para colher a opinião dos belo-horizontinos – geralmente, declarações baseadas no senso comum ou imediatista.


Quais são os personagens e as pessoas que transitam ou frequentam esse local todos os dias? Como a praça é retratada pela mídia e pelos mineiros? 

A partir desses questionamentos, foi-se criado o documentário audiovisual, em estilo reportagem, com dez minutos de duração, chamado de "Sete Segredo da Praça 7", no qual se debate o papel desse espaço público na sociedade e apresenta as principais curiosidades do praça, de forma investigativa. 

Cada segredo corresponde a sete visões diferentes da Praça Sete, onde personagens e especialistas contam histórias e expõe opiniões distintas sobre o local.

O diferencial deste documentário é aprofundar a discussão de temas como: história da Praça 7, trabalho, lazer, espaço público e futuro do local. Além disso, o projeto dá destaque para uma parte importante do centro da cidade para os belo-horizontinos e, ao mesmo tempo, propicia a estudantes e pesquisadores um aprofundamento da visão geral sobre a praça – que nem sempre são divulgadas pela mídia. Assista o vídeo abaixo e descubra os "Sete Segredos da Praça 7":







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

20 comentários

  1. Ficam aqui, caro Wander, meus parabéns a você pelo belíssimo documentário sobre a Praça Sete de Setembro de Belo Horizonte. Eu tive a oportunidade de conhecer a capital mineira em maio deste ano e, na ocasião, passeei pelos principais pontos turísticos do centro da cidade. A Praça Sete é realmente um local onde se encontra de tudo um pouco, inclusive pessoas dos mais diferentes estilos.

    Você conseguiu, através desse documentário, traduzir os sentimentos dos cidadãos que diariamente frequentam a praça onde Belo Horizonte teve seu início. Entrevistou pessoas que simplesmente passam pelo local e pessoas que nele trabalham e ganham o sustento de cada dia. Enfim, reitero meus parabéns pelo longo trabalho de pesquisa que resultou nesse interessante documentário, que também é muito prazeroso para assistir. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Wander! Imagino a dificuldade em fazer um documentário. Mas o resultado justificou todo o trabalho, parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao blog pelos dois anos. E parabéns a você, principalmente, por ter levado adiante o projeto e gravado o documentário. Já tive que gravar um, pra escola, de ecologia, e sei que não é NADA fácil. Queria ter visto, mas o YouTube não abre mais aqui (fica me mandando baixar o Java, mas eu já baixei e instalei Oo). Enfim, parabéns pelo trabalho e SUCESSO, tanto com o blog quanto com o documentário ^^
    ___________________________________
    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que é muito difícil eu ver algum vídeo jornalístico ou de documentário em blogs.
    Mas lendo seu texto, fiquei curioso e vi, e gostei muito.

    Nunca viajei para BH, mas pelas opiniões das pessoas, e pelo seu texto, parece ser uma cidade bem legal.

    Essa Praça 7, me parece ser o símbolo do centro da cidade, e tem uma história muito interessante.
    Gostei muito.
    Parabéns pelo belo trabalho feito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vejo que vc é uma pessoa determinada, que leva o jornalismo a sério e fico feliz com isso, em meio a tantas notícias inúteis nesses conglomerados quaisquer, seu blog é uma alternativa de qualidade. Estive em BH em 2001 quando tinha 15 anos e passei pela Praça Sete, percebi que aquele lugar tinha muito a ver com a cidade, parte inseparável dela. Seu documentário ficou ótimo. Meus sinceros parabéns.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Feliz aniversario, gostei do documentário, não é facil fazer jornalismo


    passa la
    http://outildoinutil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto esse documentáro há muito tempooo! hehehe E ficou lindoooo! hehehe Aliás, o supracitado comentário obteve nota muuuuito boa no exame final de um determinado jornalista... (olha a fofoca... rs)

    Meu amigo, já te disse na época, mas volto a declarar o quanto fiquei orgulhosa com essa sua mega produção, né? Lembro-me de vc me levando à famosa Praça 7 e explicando como o estava fazendo, etc e tal. Foi um dos passeios mais importantes que fiz nessa visita à BH.

    Parabéns mais uma vez por ele, pelos dois anos do Café e que bom que vc postou o documentário na íntegra, ficou show, vc já sabe. ; )

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o ducumentário. Bem feito com bom conteúdo e não deixa de ser interessante em nenhum minuto.
    Mais um lugar para conhecer quando for a BH.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog...show. Gostei muito de passar por aqui e encontrar esse mundo de informação.

    Te linkei aos meus favoritos.

    Abraços

    Hugo de Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Opa! que venham muitos outros anos ao seu blog que sempre tras assuntos de qualidade.
    abrç
    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Opa amigo muito obrigado fera

    vou seguir sua dica sim vou tira o player do automatico.

    Eu to morando me bh acho essa praça muito show

    curto de mais andar de skate nela anoite, um otimo lugar

    Artilharia Digital

    ResponderExcluir
  12. Wander tem selo para vc lá no blog! Hum super bacana viu! bjos

    ResponderExcluir
  13. Amigo, desculpe a demora... demorei, mas cheguei!

    Ficou nota dez essa postagem (novidade, heim?), pois se para nós de BH já foi uma surpresa descobrir a história e os segredos da Praça 7, imagina só para quem deseja conhecer a cidade: muito bom mesmo!

    E você sabia que a Praça 7 curiosamente também faz parte da minha história de vida??? Chega a ser muito engraçado lembrar-me disso, mas quando eu era adolescente, já fui militante da CUT... imagine só a minha situação...

    Eu tinha uma bandeira vermelha "gigante" da CUT e, depois de uma passeata que participei fervorosamente junto com uma grande amiga da época, fomos para o ponto principal do movimento, que foi onde? Adivinha??? Isso mesmo, em plena Praça 7. E o mais curioso você não sabe: o movimento era por melhores salários para os RADIALISTAS. Eu entrei nessa de pára-quedas com a minha amiga, que era "toda" revolucionária e que tinha uns amigos radialistas que a convidaram para o evento - levando-me a tiracolo, é claro... Chegando ao carro da CUT, participando ativamente do evento, resolveram me pegar à laço para falar no carro de som sobre a luta digna dos radialistas por melhores salários. E você acha que eu fiz feio? De jeito nenhum... eu era adolescente, não sabia exatamente nada de nada da carreira de um radialista, nem trabalhava ainda e fiquei lá falando, falando, falando, insuportavelmente dona das minhas palavras. Fui muito elogiada pelo então presidente, Carlos Calazans (se não me falha a memória, é esse o nome) e fiquei super feliz, com sentimento de dever cumprido (qual??? rsss). Você consegue me imaginar fazendo essas coisas?

    Enfim, essa é somente mais uma historinha da sua amiga Vivi... coisas de adolescente!

    Beijos no coração e até breve, amigo!

    ResponderExcluir
  14. Não tinha idéia do tamanho do seu blog. Que legal!Pena que nao é aqui em Alagoas, adoraria ir.
    Parabéns.

    se puder da olhadinha no meu blog ficraia muito grato:

    www.acidadeeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Tem uma mensagem especial para você no Cineplaneta e também um selo de agradecimento.

    Para você e a todos do diHITT, segue uma letra que traduz o meu sentimento.

    "Amigo a coisa para se guardar
    Debaixo de 7 chaves,
    Dentro do coraao,
    assim falava a canao que na Amarica ouvi,
    mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
    mas quem ficou, no pensamento voou,
    o seu canto que o outro lembrou
    E quem voou no pensamento ficou,
    uma lembrana que o outro cantou.
    Amigo a coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito,
    mesmo que o tempo e a distancia digam nao,
    mesmo esquecendo a canao.
    O que importa a ouvir a voz que vem do coraao.
    Seja o que vier,
    venha o que vier
    Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar
    Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar."

    Milton Nascimento


    abs
    Paulo Araujo
    cineplaneta.blospot.com

    ResponderExcluir
  16. Cara o documentário tá muito maneiro!!! Eu adorei! Muito bom mesmo. Agora até me deu vontade de conhecer a praça 7. E a rua Rio de Janeiro! vou me sentir em casa srs Videos dão um trabalho imenso. rs Mas é muito legal. Gostei da trilha sonora, a musiquinha da abertura é muito legal, bem animada. Achei um documentário super alto astral. E que bom que tu é multimídia!!!

    Abração, Wander e continue com seu trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  17. Querido amigo avassalador...
    parabens por 2 anos de um excelente trabalho!
    Queremos bolo mesmo que seja virtual!!!!
    Aqui no Rio temos uma Rua sete de setembro no centro da cidade... não sei historia da rua mas ela corta todo o centro de ponta a ponta.

    ResponderExcluir
  18. Meus sinceros parabéns! Adorei. A ideia do documentário é muito boa, e ficou ótimo. Parabéns! Adorei o blog também. Já está linkado no meu. Vou sempre vir aqui ver o que está rolando, rsrsrs. Um abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo sucesso do blog!! Seu blog está realmente muito bonito, fiquei impressionada com as mudanças... Eu sumi um pouco e qndo volto um visualmente completamente novo e perfeito!! Vc está de parabéns meu amigo!!!
    Parabéns pelo documentário que ficou ótimo!!!
    Beeeijos...
    As suas postagens estão cada dia melhores!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Que bacana Wander, vai completar 2 anos de blog, isso não é para qualquer um não, pois o seu blog mantém a mesma qualidade desde o início, meus sinceros parabéns.
    Acompanho o seu blog praticamente desde o começo e somos parceiros lá no Dihitt, que tal extendermos a nossa parceira aqui no blog?
    Você aceita uma parceria de link?

    Vou aguardar a sua resposta.

    Um abraço!

    ResponderExcluir