Dia do Blog 2009 - Comemoração e reflexão sobre a blogosfera

agosto 31, 2009


Desde que entrei na blogosfera - em agosto de 2007, escuto essa afirmação: o fim dos blogs está próximo. Não concordava. Naquele ano - e até hoje, vejo uma blogosfera viva, que produz conteúdo e vira referência na vida de muitas pessoas. Hoje - em partes, mudei de opinião. Será que é o fim dos blogs ou da blogosfera? Calma, os blogs ainda continuarão a existir. A reflexão é mais profunda.

O fato é que por si só o blog não funciona mais. Foi a época em que se publicava um post (artigo) e o deixava lá até que algum leitor queira comentar e/ou fazer apenas o trabalho de SEO. O blog não é apenas um amontoado de links e de cliques. Deve ir além e precisa estar presente em várias mídias sociais, onde a união delas se somam para garantir a existência do projeto. Em contrapartida, o blog precisa manter um diálogo constante com os leitores, interagir com outros blogueiros e, acima de tudo, investir em conteúdo original.


Ao invés de afirmar que a blogosfera morreu, prefiro acreditar que ela evolui. É difícil dar uma definição - até porque não sou especialista no assunto, apesar de ser um observador fiel do movimento, pelo fato de ser blogueiro. Estariámos numa Blogosfera 3.0? Talvez. Mas o fato é que hoje o blog não pode e nem deve ser mais encarado como uma "ilha de informação".

O blog é um veículo de comunicação tão interessante que - ao contrário das outras mídias que produzem conteúdo de forma industrial, é o público que precisa ser convidado ou induzido à visita diariamente. O Orkut e o Twitter se tornaram ferramentas importantes para a vida do blog dentro da web - uma espécie de "puxadinho"...rs. O podcast e o videocast ganharam fama nos blogs e, hoje em dia, são meios interessantes para mostrar que a informação pode plainar na mesma plataforma (a internet), de forma convergente.


A rotina do blogueiro é clássica: ele produz conteúdo e precisa chamar atenção do leitor para que este vá até o post (artigo). Os meios para dar visibilidade são muitos: fazer um título por palavra-chave para ser indexado nos buscadores; divulgar o link do post no Twitter e no Orkut, além de cadastrá-lo nos principais agregadores de notícias ou redes sociais em língua portuguesa - como diHiTT, por exemplo. Existem vários sites agregadores de notícias - e a expectativa é que se criem cada vez mais outros.

É uma nova tendência de negócio na internet, pois a blogosfera é algo lucrativo. Não é à toa que surgiram várias agências especializadas em publicidade/divulgação em social media. Sem contar na possibilidade do blogueiro vender anúncio por conta própria, oferecer um serviço ou se cadastrar em algum programa de afiliados. O blogueiro tem a díficil missão de cativar o leitor em alguns segundos - quiçá minutos. É um tempo cruel, mas ao mesmo tempo, um desafio. Veja o video abaixo feito pelo blogueiro Marcus Lemos, do Ferramentas Blog, que ensina sete passos para criar um blog bem sucedido:



Blogosfera


Isso é fato: o blogueiro convida diariamente o leitor para ir ao blog. Alguns, "aprendem" o caminho, outros não. E, por isso, o público precisa ser tratado com respeito e cordialidade. Não se trata apenas de ter um tamplate super moderno e cheio de aplicativos "bacanudos" na coluna (da direita ou da esquerda, depende do layout). O blog sobrevive - acima de tudo, pelo conteúdo original e utilidade. Não há mais necessidade de se reproduzir um outro texto na íntegra para ser compartilhado com os leitores do blog, pois o Twitter é a plataforma do momento para se compartlhar links com leitores.


Além disso, plágio é crime e queima o filme do blogueiro na blogosfera. E por falar em "queimação de filme", outra prática bastante condenada é o ato de se publicar comentários programados (Legal seu blog. Visite o meu: http://...) em outro blog com o intuito de se fazer spam. A seção de comentários é o que dá vida ao blog e, desse modo, precisa ser um lugar para o debate ético e elegante. Assim como no mundo offline, o respeito é fundamental.

Para o blogueiro, o comentário é o seu principal cartão de visita na blogosfera e o momento para que ele estabeleça contato com outros autores. Por isso é tão importante ler antes de comentar, pois o produtor de conteúdo pode detonar o seu próprio projeto na blogosfera por ignorância ou falta de paciência. A blogosfera é uma das maiores redes sociais do mundo contemporâneo, pois ali estão os principais formadores de opinião do momento. Criar um blog pode até ser fácil, mas mantê-lo é uma tarefa árdua e que exige criatividade e "jogo de cintura".


Nem todos os leitores gostam de ler um post (artigo) extenso. Outros, fazem questão de ler algo mais profundo e que agregue valor. Há uma variedade de público, graças a Deus. Tem blog para cada gosto e para cada momento. Colocar fotos atraentes, arquivos de áudio ou de videos que explicam de forma mais detalhada um assunto é uma prestação de serviço ao seu leitor que merece ser agraciado com o que há de melhor sobre um determinado assunto.

Por causa dessa variedade de serviços/sites ofertados na internet, hoje já não tem mais sentido criar um blog como diário pessoal ou com dicas de links, pois o Twitter já lhe oferece essa opção com mais objetividade. Claro, ainda vão existir blogs pessoais e com dicas de links - até porque os blogs, há 11 anos atrás foram criados com esse intuito.


Por isso que os especialistas falam do fim da blogosfera. Essa blogosfera de compartilhar links e vida pessoal morre. Ou melhor, qualquer ferramenta de publicação - seja ela texto, foto, vídeo ou áudio pode ser encarada como blogosfera, pois há internautas produzindo conteúdo por todos os lados. Realmente, a blogosfera evolui. Ainda bem!

Hoje, o blog se transformou numa mídia. É possivel compartlhar vida pessoal, observações e links, claro. Mas, o blog não é só isso. O blog precisa ir além e oferecer conteúdo, opinião, informação e debate. Difícil tarefa da arte de se garimpar um assunto e transformá-lo em post. Paciência e perseverança para divulgação pelas mídias sociais. Interação e humildade para sempre querer aprender e trocar informações.

Basta observar os blogs de referência em um determinado assunto ou nicho - aqueles que se destacam pelo conteúdo e por reunir uma gama de leitores fiéis. A "ficha" deles cairam. A de todos deveriam ter caído há muito tempo. Fazemos um blog para o leitor ou para o nosso ego? Nesse dia 31 de agosto, Dia dos Blogs - devido a semelhança do nº 31-08 com a palavra blog, convido a todos para fazer essa reflexão. Para aonde vai a blogosfera? Ou melhor: aonde está a blogosfera? Quem viver, verá. Clique aqui para ler uma reportagem do Estadão sobre blogosfera.



Blog Day 2009

Blog Day 2009


Aproveitando esse momento de festa e reflexão, não posso deixar de participar do Blog Day 2009. Conforme o site oficial desta data comemorativa, "durante o dia 31 de Agosto, bloggers de todo o mundo farão um post a recomendar a visita a novos blogs, de preferência, blogs de cultura, pontos de vista ou atitude diferentes do seu próprio blog. Nesse dia, os leitores de blogs poderão navegar e descobrir blogs desconhecidos, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos bloggers".

Veja as instruções:

- Liste cinco novos Blogs que você ache interessantes.
- Notifique por email esses cinco bloggers de que serão recomendados por você no Blog Day 2009.
- Notifique por email esses cinco bloggers de que serão recomendados por você no Blog Day 2009.
- Publique no Blog Day (no dia 31 de Agosto) esse post.
- Junte a tag do Blog Day usando este link do Technorati e um link para o site do Blog Day.


Segue a minha lista de cinco blogs:


1) Cena Aberta = Blog do jornalista Endrigo Annyston sobre bastidores e notícias relacionadas à TV. É um blog que possui espaço aberto para o debate e que convida à reflexão sobre os rumos da TV aberta.


2) Canal 1 = Blog do jornalista Flávio Ricco em que há a melhor cobertura sobre os bastidores de TV aberta. Neste espaço, Flávio faz reflexões profissionais sobre televisão e é uma aula contante sobre o fazer dessa mídia eletrônica. Atualmente, Flávio Ricco é o jornalista e colunista mais bem informado desse meio.


3) Cotidianidade = Blog do jornalista Marcus Pena em que ele faz pequenas reflexões sobre jornalismo e da sua vida de repórter de TV. Marcus pretende lançar um outro projeto na web em que ele possa desenvolver reportagem e analisar de forma mais profunda os assuntos. Enquanto isso, ele mantém este espaço desde a época em que era estagiário de jornalismo.


4) Planeta Twitter = Blog com dicas de como usar o Twitter e ferramentas importantes para que você use o Twitter de forma mais objetiva e efeiciente. Conheci recentemente este blog por meio do Twitter e fiquei fã do projeto. Metablogs (blogs que ensinam a blogar) são importantes para que outros usuários aprendem a utilizar a ferramenta.


5) Transparencia Ipatinga = O objetivo deste site é agregar informação ao direito que todo cidadão tem de participar na administração pública, seja municipal, estadual e federal. Trata-se de uma publicação regional com o intuito de discutir política e incentivar a cidadania para os cidadão de Ipatinga ou para quem mora em Minas Gerais.



Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista

---------------------------

PROMOÇÃO ESPECIAL:


O Café com Notícias fez 2 ANOS no ar em agosto, mas quem ganha o presente é você! Isso mesmo: o Café vai dar uma turbinada no seu blog com prêmios pra lá de especiais. Ficou interessado? Então, participe agora mesmo pois a promoção vai até o dia 1º de setembro. Clique aqui para ver o regulamento do concurso.


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

36 comentários

  1. Wander!!! Adorei o texto! Concordo, a blogosfera não está morrendo o que está morrendo é a forma de blogs. Os blogs em si ainda são blogs, mas eles estão tão vivos que parecem outra coisa. Acho que internet permite a convergência de midias e por isso, ela é tão atraente. A facilidade de comunicação e interação é o que faz dessa midia algo tão empolgante e atraente. A minha monografia é sobre blogs e a cibercultura. tô lendo muito!!!! E ler blogs como o seu, me fazem refletir ainda mais como somos todos pessoas públicas e como somos todos produtores de conteúdo. Eu tento ser original no meu blog, nem sei se consigo, mas tento. Usar todas as redes sociais é o melhor sim. A internet possui uma gama de opções de divulgação tão grande que a gente até se perde. Eu não to fazendo propaganda do meu blog muito mais não. Nem tenho mais tempo pra isso, mas tento manter o contato com os bons e com aqueles que vão me agregar algo. Por mais simples que pareça, eu sempre aprendo com as pessoas.

    Bem, Feliz Blogger's day! Ei! Eu nãi dou não huahauuhahu

    Abração, meu amigo!!!!

    Valeu!

    Já que falei tanto de blog, aqui está o meu!!! hauhuauh Tenho que fazer a propaganda, né? hauha

    http://renanbarretoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renan!

    Isso é verdade, meu amigo: os blogs passam por um processo de transição, ao lado das outras mídias sociais. Todo internauta que posta algo na internet é, de alguma forma, produtor de conteúdo.

    E isso precisa ser levado em conta quando analisamos a blogosfera, pois todos que publicam algo ou consomem este conteúdo, são parte da mesma coisa.

    Depois me envia a sua monografia, ok! Faço questão de ler.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Realmente o seu txto faz com que refletimos sobre muitas coisas no mundo da blogosfera.
    Vida longa aos blogs. principalmente blogs como o seu que trazem sempre assuntos interessantes e gostosos de ler.
    Mais uma vez parabéns!!!
    Sucesso Sempre!
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  4. Olá Wander!

    Na parte que vc falou "(...)Outros, fazem questão de ler algo mais profundo e que agregue valor."

    Isso é verdade, eu adoro posts grandes, embora não seja o que eu adoto.
    O seu conteúdo me agregou muito valor e eu que estou entrando para este meio é muito importante saber de tudo isso que você falou, muito claramente. até agradeço pelas dicas.

    Confesso que eu não li todos os blogs que vc indicou, mas lerei, tenho certeza que se é indicação sua, são de boa qualidade.

    Quero te parabenizar pelos 2 anos de blog, te acompanho a pouco tempo, mas deu para perceber que é um bom blogueiro, claro, transparente.

    Sucesso!

    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir
  5. Texto suave.. adorei. Vou participar do Dia do blog 2009 :D

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu texto...você como sempre inovando.
    Estou esperando sua visita em meu espaço...passa lá.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  7. Assim...

    Apesar de me identificar profundamente com a comunicação escrita (talvez mais que a falada), acho que demorei muito tempo pra tomar coragem de encarar esse "desafio" que é "botar a cara na internet"! Imagine vocês, acabei de descobrir que resolvi fazê-lo justo num momento de transição... na era 3.0 da blogosfera!!!rs... Jesus!

    ...

    Venho descobrindo novas sensações a cada novo post que publico. O texto que acabei de ler aqui retrata muito bem isso, principalmente na parte que fala da necessidade e preocupação de agradar ao leitor e mantê-lo sempre por perto! Inclusive, já escrevi sobre isso no meu espaço: escrever pra quem? porque? pra que? (http://dapoesiaaocaos.blogspot.com/2009/06/terca-de-agradecimentos-sempre.html )- se me permite o link!

    Tenho muita preocupação com o que vou escrever e com a receptividade que aquilo poderá causar nas pessoas. Wander falou algo que sempre repito: os comentários são a "alma" do negócio, simplesmente porque são eles que dão vida ao blog! São os comentários dos leitores que movimentam a energia que move o blog e consequentemente contribuem com o surgimento de inspiração no blogueiro... porém, temos que estar preparados, pois nem sempre eles aparecem e ainda assim é preciso se manter persistente no objetivo proposto!

    Atualmente tenho me trabalhado para dosar a ansiedade e para não me deixar influenciar demais com os fatores externos! Escrevo com responsabilidade, posto com alegria, divulgo com afinco e deixo que as coisas aconteçam consequentemente!

    Me identifiquei com o texto, deu pra sinalizar que minhas idéias estão no caminho mais indicado e não pretendo abrir mão do meu hobby tão cedo! Quero acompanhar tais mudanças e quem sabe fazer parte das estatísticas positivas desse movimento... "palavra de blogueiro"!

    Espero ter me expressado bem!
    Um abraço,
    Apolinário Jr.

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei interessante o modo como retratou a falsidade que está virando a blogosfera.

    bjs, não se sinta obrigado a ocmentar no meu blog só por causa desse simples comentário, ok? retribua se quiser, não por obrigação.

    bjs, vlw!!!

    fuiz

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Assisti ao video que vc recomendou e gostei muito. Sou nova nessa "blogosfera" e tenho muito ainda o que aprender. Boa reflexão a sua.

    Abraço,

    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Em certa entrevista, Saramago disse que estamos caminhando rumo ao grunhido – vieram os blogs, agora os microblogs... Qual será a próxima estação? Não sei, talvez o grunhido mesmo. Mas acho que mudos não ficaremos. Quer dizer, eu espero que não. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu texto, realmente é muito interessante, passo a entender melhor sobre a blogosfera, ela é um universo paralelo ao nosso! haha!
    Seu texto foi muito bem elaborado, parabéns...
    Vcs joranlistas tem o dom de escrever atingindo a excelencia! Parabéns!

    passa la ?
    http://nadaaverpontocom.blogspot.com/

    BEijos!

    ResponderExcluir
  12. Concordo. Também não acho que "o fim está próximo". Acredito que quem tiver conteúdo para mostrar vai se manter. A blogosfera e os blogs têm muito ainda que evoluir e mostrar.

    ResponderExcluir
  13. Como em tudo no mundo está em constante evolução, a blogosfera tbm está evoluindo e ficando cada vez mais profissional e bem feita.
    Simples diários pessoas tendem a naufragar devido ao forte crescimento do twitter e outras mídias.

    ResponderExcluir
  14. Vamos comemorar publicando bastante postagens para mostrar a força que os blogueiros possuem.
    A tendência do mundo "blog" é só aumentar na rede. Hoje todos conhecemos pelo menos um amigo que possue um blog interessante.
    Força blogueiros!!!

    ResponderExcluir
  15. Wander, vc precisa apagar esse post urgentemente!

    Apague-o!

    E o guarde para vendê-lo para alguma revista de circulação nacional. Pois, você repercutiu o assunto melhor do que ninguém. Ou ao menos melhor do que eu já tenha visto!

    Sem dúvida é o melhor post que eu li aqui no 'Café'.

    Concordo e discordo de vários pontos, pois você criou um ambiente de leitura perfeito para nós leitores fazermos nossas próprias reflexões.

    E, ainda assim, o texto é bastante conclusivo.

    Só posso lhe dar os parabéns. Qualquer outra opinião minha é dispensável.

    Grande abraço, Leosinho

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu texto, não basta ter um blog, é preciso produzir conteúdo de interesse. Não acredito que blogs tenham vida curta, mas sim numa seleção natural de blogs somente sobreviverão aqueles que realmente tiverem um bom conteúdo e diferenciado.
    Não vai adiantar fazer blogs de piadinhas, notícias repetidas, diário intimo, etc.

    ResponderExcluir
  17. Oi Wander, bom dia!
    concordo com você, quando os blogs surgiram o seu "espaço" e finalidade eram diferentes.
    Hoje o "mercado" é outro...houve, realmente, uma evolução...como, aliás, ocorre em tudo.
    lembro-me que "no começo" dificilmente encontrava em blogs, algo interessante, para meus estudos, na minha área profissional; hoje é mais facil encontrar artigos interessantes, de pessoas bacanas em blogs do que até mesmo em sites ou livros, publicados pelas mesmas pessoas... muitas vezes, o blog trás o resumo pontual de artigos desses autores.
    abs.

    ResponderExcluir
  18. Num fala isso não ! eu adoro meu Blog ! haHUAHUAHUA mas é a vida, sempre vem algo no lugar ! e melhor, mas agente faz o q vier tb ! num tem tempo ruim ! muito completa sua matéria, gostei por causa disso ! overdose d informação ! Parabéns !

    Peço por favor que comente no meu também, ok ???
    http://escolhaopcional.blogspot.com
    Obrigado Mesmo !

    ResponderExcluir
  19. Oi, Léo!

    Vc é um barato! Valeu pela sugestão: vou transformar esse post em uma reportagem, não tenha dúvida disso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Os blogs jamais acabarão. Pelo contrário: estão apenas começando. O que acontecerá sempre é que, 80 % ou mais dos blogs já nascem com os dias contados. E mesmo que se siga todas as dicas, tem um fator fundamental para mantê-lo vivo: assinatura.
    Gosto do seu blog: bem dividido, com um bom conteúdo e bem escrito.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  21. PARABÉNS PELO TEXTO, CONCORDO COM QUASE TUDO... E PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO DO BLOG... COM CERTEZA, COM O CONTEÚDO PRESENTE AQUI, ESSE SERÁ UM BLOG QUE SOBREVIVERÁ À 'SELEÇÃO NATURAL' DE BLOGS...RS

    ResponderExcluir
  22. Teu blog é demais, Wander.

    Estou cada vez mais empenhado em deixar o meu blog melhor, divulgando e interagindo com os colegas. Um dia eu chego lá!

    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Concordo com você e com certeza tudo o que tá escrito neste post é muito rico e informativo!
    Hoje em dia o que eu vejo pelos blogs é um amontoado de Ctrl +C Ctrl+v e até muitos vêm pedir no meu blog para postar meus artigos, eu até autorizo, desde que informem a fonte atrvés de link.
    Vejo que os premios em forma de selos e memes também são interessantes, lógico que tenho que ressaltar que não são todos que eu posto, senão ficaria meio bagunçadinho rsrsrs.

    Não acho que os blogs vão acabar, mas sim apenas irão sobrar os que realmente investem em si mesmos, com todos os textos que você citou aí.
    Parabéns pela postagem, raramente se vê ou se lê algo com conteúdo assim.

    Abraços blogosféricos =DD

    ResponderExcluir
  24. aCREDITO QUE HÁ BLOGS COM MUITO CONTEUDO POR AI
    E OUTROS COM HISTORIAS,E CONTOS MARAVILHOSOS
    PARABENS A TODOS OS BLOGS(COM CONTEÚDO)
    CONTINUEM ASSIM!

    ResponderExcluir
  25. Muito intessante seu texto, as vezes parece q a blogosfera é outro planeta...huahauhau mas de certa forma entramos em outro mundo qdo estamos conectados, mto bom!!!

    ResponderExcluir
  26. Quem não acrreditava no poder dos blogs hoje quebra a cara.
    Acho que de tudo se tem por aqui e de tudo podemos conseguir além.
    Parabéns pelo blog

    www.nos4.wordpress.com

    ResponderExcluir
  27. Eu ouvia falar muito sobre o fim da blogogsfera, mas eu realmente acredito que isso não vai acontecer.
    Acredito que os Blogs de hoje estão realmente densos, alguns donos empenham-se em campanhas de vários gêneros, tornam suas páginas extremamente politizadas, completas, cheias de ideias revolucionárias que são capazes de atrair, de alguma maneira, a atenção de inúmeros outros donos de Blog, criando assim um elo muito forte que não pode simplesmente acabar.
    A grande vantagem é que os conteúdos que vemos são muito diversificados: há páginas de ajuda, outras sobre a mídia de uma maneira geral, outra sobre o comportamento humano, sobre filmes, sobre a vida, sobre o cotidiano. Tal variedade permite com que todos estejamos satisfeitos, pois teremos aquilo a que queremos.
    Uns lerão o artigo todo, outros procurarão por algo menor, uns, infelizmente, insistirão na bosta do spam, outros, como o meu caso e, acredito, como o seu, farão da blogosfera um ambiente bem mais denso, criativo e, sobretudo, respeitoso.

    ;)

    ResponderExcluir
  28. HUUUUUUU, se existe palavra pra relatar o que achei do seu texto [essa palavra é amei]

    Realmente todas essas coisas fazem sentido, eu fiz um twitter mas pra falar a verdade eu nem uso muito.......

    ResponderExcluir
  29. PARABÉNS PELA MATÉRIA E PELO CONJUNTO DA OBRA DE SEUS BLOGS!

    ResponderExcluir
  30. isso aí, quem disseque os blogs estavam no fim quebrou a cara. Blog Power man!

    ResponderExcluir
  31. Acho q eu sou um blogueiro meio "marginalizado". Pq além do meu blog ñ falar nada com nada, pra mim ele é só uma terapia, eu nunca fico sabendo desses dias... :/

    Eu ainda prefiro os blogs ao Twitter. Apesar daquele trocinho ser divertido eu ñ largo a blogosfera mais não...

    ResponderExcluir
  32. Eu tento aproveitar o máximo de todas as mídias. Você esqueceu de falar dos sites que lançam os seus melhores links como: Ocioso, Colméia, entre outros. Acredito que existem muitos blogs largados por aí. A pessoa faz, posta algumas coisinhas e mais nada. The End. Terminou o blog. Quem tiver pique e idéias boas e positivas para lançar, fique à vontade: vem aí a Blogosfera 3.0, 4.0, 5.0 e assim por diante.
    Inté...

    (Aliás e o encontro dos blogueiros mineiros, quando vai rolar?)

    ResponderExcluir
  33. Wander
    Eu penso que a melhor forma de não deixar que o um blog 'morra', é interagir com o leitor, dar mais atenção às suas necessidades, ao que ele busca na internet, na blogosfera. E existem diversas categorias de blogs assim como gostos variados dos leitores. Então, há espaço para todos! Achei muito interessante, as tuas colocações, pois estou pesquisando justamente este tema: manter um blog vivinho da silva!
    Beijos e obrigada por compartilhar conosco, idéias tão enriquecedoras.

    ResponderExcluir
  34. Wander, os blogs estão mais fortes do que nunca. A cada dia que cresce mais e mais adeptos entram nesse mundo virtual. Parabéns pelo excelente artigo, muito bom. Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do artigo Wander...
    Como blogueira sei da dificuldade em manter uma página atualizada (com informações relevantes e que atenda às expectativas de uma maioria). Como blogueira...as vezes acerto e em outras cometo erros, achar o "tom" é sempre difícil.
    A vida de blogueira não é fácil...tem q ter dedicação! Pesquiso, escrevo, me comunico (com outros blogueiros), faço a divulgação do meu blog mas, leva tempo p/ um blog vingar (pelo menos...essa é a impressão q tenho).
    Abro mão de muitas coisas, na tentativa de ter um blog de qualidade...espero estar no caminho certo!
    Bjsss, Fê

    ResponderExcluir
  36. o seu texto, juntamente com o vídeo me ensinou + e + como me compartar na blogosfera. me considero novo nesse universo mesmo tendo um blog desde 2007, masq servia apenas como díário pessoal. dpois percebi a inutilidadeq um diário pessoal tem na rede, e resolvi fazer um blog de verdade. aos poucos seguindo essas regrinhas citadas por vc [e alguns amigos pessoais, q são blogueiros] estou agregando seguidores e coments diários. apesar de funcionar mesmo no meu "boca a boca". divulgo no orkut, no msn, no twitter e uso como assinatura pessoal de e-mail. tudo pra ter leitores. mas assim vai dando certo.

    ResponderExcluir