Circuito Cultural Praça da Liberdade - arte, lazer e cultura aberto ao público

agosto 11, 2009


Belo Horizonte vive momentos de mudanças estruturais. A cidade possui obras viárias por todos lados e, além disso, tem tudo para se tornar um dos pólos culturais de referência no Brasil. Com a construção do novo Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais, na Zona Norte da capital, mais precisamente no bairro Serra Verde, os mineiros vão ganhar em breve um circuito cultural na Praça da Liberdade que será um espaço de arte, lazer e cultura aberto ao público. Um lugar com jardins bucólicos e com prédios de estilo eclético com elementos neoclássicos, a Praça da Liberdade foi cenário de importantes momentos públicos da história do nosso Estado e é um dos pontos preferidos de lazer de quem vive ou visita a cidade.


Localizada no centro de Belo Horizonte, na região da Savassi, o Circuito Cultural Praça da Liberdade receberá um dos maiores complexos culturais do pais, que inclui o conjunto arquitetônico da região (ruas Tomé de Souza, Guajajaras, Bahia e Sergipe), além de prédios públicos da Avenida João Pinheiro. Para apresentar detalhes do projeto, já em sua reta final, o Governo de Minas Gerais inaugurou a Exposição “Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento”, localizada na Alameda Travessia, com entrada gratuita, aberta até o dia 09 de setembro, das 09 às 17h. Veja abaixo o vídeo que explica mais detalhes sobre este projeto:




Durante os 70 metros do percurso, com o acompanhamento de monitores, o público conhecerá por meio de projeções de imagens em 3D a proposta de cada um dos espaços culturais de ocuparão os prédios onde hoje funcionam orgãos públicos. Já estes, serão transferidos para o novo Centro Administrativo do Governo de Minas. Em parceria com o a iniciativa privada serão inaugurados o “Espaço do Conhecimento”, patrocinado pela TIM e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); “Museu das Minas e do Metal”, pela EBX Investimentos; o “Memorial de Minas Gerais”, pela mineradora Vale; o “Centro de Arte Popular”, pela Cemig e o “Centro Cultural Banco do Brasil”. Ainda fazem parte o Palácio da Liberdade - antiga sede administrativa, o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.


Além disso, a exposição traz fotos, vídeos e textos que contam a história da Praça da Liberdade. Também integram a instalação exemplos de projetos que seguem a mesma proposta – de transformar prédios tombados em espaços que reúnem arte, tecnologia, ciência, história e conhecimento – como o Museu do Louvre, Museu Reina Sofia, a Tate Modern e a Pinacoteca de São Paulo. Vale destacar que o projeto museográfico do designer e curador de exposições Marcello Dantas, assim como o projeto arquitetônico de Jô Vasconcellos, respeitam todos os padrões e normas de tombamento. Então, se você mora ou pretende visitar Belo Horizonte (MG), não deixe de conferir o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter.


-> Serviço:

Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento
Local: Alameda Travessia, Praça da Liberdade, Belo Horizonte (MG).
Quando: Até 09 de setembro.
Quanto: Entrada franca.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h.


-> Veja algumas fotos da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte:



Fotos, dados e vídeo: Webctizen e SECOM - Governo de Minas Gerais.
Com a colaboração de Thamires Andrade.





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

27 comentários

  1. Uma revitalização e tanto esse espaço em BH vai sofrer hein Wander. Excelente abordagem como sempre!
    Acho BH parecida com SP em inúmeros aspectos...mas um espaço assim, como esta surgindo por lá, estamos deficientes aqui em SP.Tomara que sirva de exemplo paraoutras cidades esse revitalização... grandes cidades precisam de marcos assim!

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu post, não conheço BH, então, não sei como era e como está ficando, mas, de tudo isso o importante mesmo é o investimento na cultura.

    ResponderExcluir
  3. Nossa quem dera se em Fortaleza tivessem coisas legais assim, parabéns aos moradores

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  4. ai, que vontade de ir até lá fazer uma visita (:

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para a cidade de Belo Horizonte que poderá contar com esse novo circuito cultural!
    www.blogtelenoticias.com

    ResponderExcluir
  6. BH VEM CRESCENDO MUITO, IMPORTANTE UMA CAPITAL SE PREOCUPAR COM A HURBANIZAÇÃO, COM ISSO QUEM GANHA É A CIDADE! CRESCE O NUMERO DE TURISTAS E O COMERCIO ALAVANCA SUAS VENDAS!

    ResponderExcluir
  7. Tá bonito mesmo, hein, Wander! Cara, o corredor de palmeiras tá parecendo o Jardim Botânico rs Os prédios estão muito bonitos, tantos os que estão prontos quantos os outros projetos. E BH vai ficar ainda mais bonita!

    Valeu!!!

    http://renanbarretoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Hum...quero conhecer BH, ainda mais agora com esse seu post brilhante.
    Abraços


    Hugo.

    ResponderExcluir
  9. O projeto está muito bom...eu preciso conhecer BH, fui qdo era bem pequeno e não me lembro de quase nada.

    ResponderExcluir
  10. Belo Horizonte deve ser lindo, um dia ianda quero conhecer, so por le materia e ver as fotos eu ja fico imaginando, como ai deve ser da hora!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei é desse tipo de informações que precisamos para conhecermos melhor a nossa cidade

    ResponderExcluir
  12. Geeente, que coisa mais linda!!
    BH está ganhando um belo e perfeito presente!!! Tá lindo demais, Wander... e o mais legal de tudo isso é que vc está ai pertinho!!!
    Abraços, meu querido amigo

    ResponderExcluir
  13. Wander, parabéns!!!! O layout do blog ficou lindo...E está muito além de um blog né.
    Parabéns mesmo e continuo acompanhando tá bom.

    Bjos!
    Flávia Pereira

    ResponderExcluir
  14. Oi, leitores e amigos!

    A partir de agora vou procurar responder todos os comentários do Café com Notícias como forma de aproximar o nosso diálogo dentro do post em questão. Se não responder o seu, não se preocupe, pois ele foi lido, ok.

    Então vamos aos trabalhos:

    @Gutt e Ariane: BH tem investido muito na área cultural nos últimos tempos. Nessa parte acho parecido mesmo com São Paulo. Tomara que outras cidades do Brasil também invistam em cultura, arte e lazer. Abraço.

    @Inez: Então fica o convite para conhecer BH, blza! A revitalização e os investimentos trarão um grande impacto para o turismo, o que é muito bom para economia da cidade. Beijos

    @BLOGdoRUBINHO: Valeu, Rubinho! Fortaleza também merece investimentos na área cultural. É uma cidade linda e forte no turismo. Abraço

    @Andréa M.: Pode vim, Andrea! BH está de braço abertos. Bjs

    @Telenotícias: Obrigado! A população de BH merece esse investimento. Abraço

    @War Inside My Head: Também acredito que esses investimentos trará benefícios para todas as áres, principalmente ao turismo. Abraço

    @Renan Barreto: BH está linda mesmo Renan! A ideia do Circuito foi muito boa, né! Abraço

    @HSLO: Então, fica a convite para conhecer BH. A cidade recebe muito bem, tenho certeza que vai gostar. Abraço

    @30 e poucos anos: Blza, Erich! Então fica o convite de conhecer BH e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Abraço

    @Adriano Viana: BH é "da hora" mesmo, Adriano! Tenho certeza que vc vai gostar mto de visitá-la. Abraço

    @Tatson: Oi, Tatson! Pelo visto vc mora em BH, né. Também acredito que divulgar "boas" notícias é importante para a cidade se conhecer melhor. Volte sempre! Abraço

    @ Su: Vc disse tudo, minha amiga: BH ganhou um senhor presente! Beijos

    @Flávia Pereira: Obrigado pelo elogio, Flávia! Seja sempre bem vinda, viu. Beijos

    ---

    Agradeço a todos pelos comentários.

    Abraço,

    Wander Veroni - Jornalista

    ResponderExcluir
  15. De layout novo. Muito legal...

    Sobre o texto.
    Adoraria morar em uma cidade grande, onde as pessoas se preocupassem com a cultura. Adoraria ter acesso a exposições de arte, seja ela a aerte dos museos ou a arte do menino de rua.
    Aqui na minha cidade, as pessoas pensam que ter cultura é ser chato, pensam que arte é apenas para os rico e elitizados...
    Me fala, onde é que esse mundinho vai parar?

    ResponderExcluir
  16. lindas fotos. bem legal.
    http://seducaoedesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o blog, um dos melhores que já vi, e que vontade de conhecer BH, lindas as fotos

    parabesn

    ResponderExcluir
  18. cara, que saudade de BH!
    apesar de ser contra à mudança do centro adminitrativo, sinto que até mesmo essa obra faraônica do aécio terá o seu lado positivo. tomara o qu eo circuito cultural ganhe força e corpo na nossa praça querida, a de todos os mineiros...

    abraço

    ResponderExcluir
  19. Graças à Deus, minha adorável cidade de Curitiba, orgulha-se, principalmente, de sediar o maior festival de teatro da América Latina, entre outras áreas culturaris.

    abs

    ResponderExcluir
  20. Tenho vontade enorme de conecher BH
    muito legal seu blog,.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Não conheço BH, mas as imagens da cidade estão show de bola Wander. Tomara que esse projeto Cultural seja um sucesso. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Wander por essa maravilhosa postagem, nossa capital e linda,, sempre foi,,, ja foi palco de grandes deicisões para o pais, sempre minas libertas tamém,,, hoje e sempre!!!

    ResponderExcluir
  23. Wander muito bom! Quero passar por lá! Abs.

    ResponderExcluir
  24. Legal seu post
    Fui lá apreciar um pouco,
    mas pensa um pouco comigo será isso pra encobrir algo ruim... na maneira de atuação desses politicos ai, to pensando...
    ainda bem que investem em cultura, não vai perder por ai...
    E visita meu blog depois
    http://shylion85.blogspot.com
    ate mais

    ResponderExcluir
  25. ADOREI O BLOG!!

    ESSE LUGAR DE BELO HORIZONTE É UM ESPETACULO

    ResponderExcluir
  26. Meu filho e amigos tirou lindas fotos nessa fonte perto da estação, `quase 3 anos atras, logo quando foi construida.

    ResponderExcluir
  27. Oi Lúcia Do Carmo...essa fonte da foto aí de cima é outra.A que você falou é, como você disse, em frente à Praça da Estação, na praça Rui Barbosa, que foi restaurada a pouco tempo...A da foto do blog é mesmo na Praça da Liberdade.Um ótimo projeto na minha opinião.

    ResponderExcluir