Voo Air France 447 e os desafios de uma cobertura em tempo real

junho 03, 2009


Toda cobertura jornalística de grande impacto tem as suas adversidades. Seja pelo caráter de mobilização social, dificuldade de se conseguir informações ou no fato de toda imprensa mundial virar os olhos para o mesmo assunto. Na manhã desta última segunda-feira (01/06) o mundo acordou preocupado e os noticiários não falavam de outra coisa. O avião Airbus-A330, da empresa francesa Air France (AF), simplesmente desapareceu de madrugada, sem deixar rastros, durante o trajeto Rio de Janeiro - Paris.

O voo AF 447 decolou por volta das 19h, de domingo (31/05), do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local (6h de Brasília). A aeronave possuia 228 pessoas a bordo, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes. De acordo com a empresa, 58 são brasileiros, 61 franceses e 26 alemães. Ao todo, havia ocupantes de 32 nacionalidades no avião.




Desaparecidos


Em um primeiro momento, apenas como hipótese, apesar de ser vida real, a comparação da tragédia com a série Lost, é quase que imediata. Será que estamos diante de um caso verídido, baseado no que aconteceu no seriado? Na manhã da última segunda-feira (01/06), onde as informações ainda estavam sendo repassadas aos poucos pela imprensa, poderia ser uma alternativa viável de linha de raciocínio, por que não? Mas, a certeza de que não há sobreviventes, no caso do voo AF 447, é muito maior.

Para quem não sabe, "Lost" é um seriado americano, criado em janeiro de 2004, no qual sobreviventes de um acidente aéreo ficam perdidos numa misteriosa ilha tropical, após o avião - que viajava de Sydney (Austrália) para Los Angeles (Estados Unidos), cair em algum lugar do Oceano Pacífico. No acidente da vida real, o voo AF 447, que tinha o destino Rio de Janeiro - Paris, se transformou em um grande enigma, onde as últimas peças encontradas em alto mar, próxima a Ilha de Fernando de Noronha, poderão ajudar a desvendar o mistério.


Não que cair em uma ilha tropical e ficar perdido seja uma salvação, mas para os familiares e amigos das vítimas poderia ser uma possibilidade de esperança mais confortante do que simplesmente desaparecer em alto mar. Mas, infelizmente os dados oficiais dão conta de uma notícia nada otimista: o avião, provavelmente, caiu no Oceano Atlântico. Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu uma despressurização e uma pane elétrica, porque o A330 enviou um alerta automático durante o voo e enfrentou uma forte turbulência.


Cobertura


Atentas, as principais emissoras da TV aberta deram ampla cobertura ao desastre no período da manhã, onde as informações eram apuradas ao vivo e atualizadas a todo momento, pois a dificuldade de novos dados era visível. Apresentadores movimentavam repórteres espalhados em vários cantos do país, trazendo as primeiras informações e conversando com espacialistas ao vivo.

A apuração em tempo real para as emissoras de TV aberta subiu a audiência de vários programas matutinos, causando uma verdadeira overdose sobre o assunto. Para o telespectador cança, não tem como! Por mais que seja a "notícia do momento", a sensação que fica foi um excesso de informações repetidas e um espaço fora do normal para se debater ou informar um fato que ainda esta sendo apurado. Infelizmente, a TV aberta corre atrás de audiência. Se uma falar e a outra não, corre o risco de "comer mosca" e perder a chance de ser a "primeira" a passar no ar uma informação nova. É complicado, mas esse é o trabalho de quem produz conteúdo para essa mídia eletrônica comercial.


Confesso que, para nós jornalistas, a cobertura de uma tragédia de grande repercussão é sempre a mais complicada, principalmente quando as informações que chegam são truncadas ou se distanciam muito das que são divulgadas oficialmente. Sem contar no fato de estarmos mexendo diretamente com a dor de familiares e amigos das vítimas. É muita exposição! Mas, a crítica que prevalece é o fato das emissoras esquecerem de repercutir outros assuntos e só dar espaço para esse tema. O avião caiu, mas o mundo ainda não acabou!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

20 comentários

  1. Adorei o blog! Estou fazendo faculdade de jornalismo, e era exatamente sobre as dificuldades de cobrir certas notícias que estavamos falando essa semana.

    Vou passar por aqui mais vezes!

    Nubinina! ;)

    ResponderExcluir
  2. Cobertura de grandes tragédias precisam sobretudo de ética e responsabilidade. Soube que um cidadão ainda não identificado disse a familiares das vítimas que foram encontrados sobreviventes e cinco minutos depois desmentiu. Ou seja, a ânsia por noticiar pode causar danos piores do que a dor já presente em cada um que perdeu parentes ou amigos. Mas no geral a imprensa evoluiu bastante, isso é muito bom.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Caramba, esse acidente foi peso! Uma pena mesmo, fico pensando só na família dessa galera! =/ A pessoa vai se divertir, passar lua de mel e tudo... e acaba nesse trágico acidente!

    =/

    ;**

    Beijos


    http://wanessalins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eles foram chamados pra ultima temporada de lost rs
    e uma tragedia lamentavel so que fica uma coisa chata tds canais 24 hrs o mesmo assunto

    ResponderExcluir
  5. A cobertura da imprensa tem sido boa até o momento, pois não notei nada de apelativo e sensacionalista ainda. Espero que ela continue assim, respeitando as famílias atingidas e noticiando os fatos, mas deixando também os grupos de resgates trabalharem em paz. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Hum cara, é verdade isso de não se falar em outra coisa na TV, até porque eu mesmo ontem estive a procurar pelos canais que estivessem falando desse assunto, hehehe. É que nós (o povo em geral) gostamos de ficar a par das situações, principalmente dessas mais tragediosas (existe isso? :~).
    Mas achei uma viagem das grandes essa da ilha tropical... tudo bem que é uma hipótese e ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas 'tá muito fantasiosa pra ser verdade. Não vou ficar falando muito porque qualquer um está sujeito a ter a língua queimada, hehehehe.
    Até mais, gostaria de dizer também que gostei muito desse blog, e você me parece ser um profissional competente na área em que atua. Não entendo nada de jornalismo, e pra ser sincero, se não fossem suas postagens as quais mostram um pouco de como é o dia-a-dia de um jornalista, eu continuaria a vida toda na santa ignorância e a pensar que só o que fazem é falar no rádio, tv ou jornais, sem nunca me ocorrer a fonte dessas informações e o quão duro é consegui-las. Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Com a "overdose" de notícias repetidas, temos a possibilidade de ver os mais criativos e que podem, dentro de um mesmo assunto, desmembrar novos pensamentos, restam os mais competentes.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Mto obrigada pelas informações e parabens pelo blog, vc escreve bem mesmo!!!
    parabens!
    Agora eh pedir para Deus cuidar dos familiares neh

    ResponderExcluir
  9. Diante do caso seria ótimo mesmo que eles tivessem ido para uma ilha perdida como em LOST.
    Eu até estava pensando nisso ontem... Seria maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Bah cara, acho que o avião, simplesmente caiu e todo mundo morreu cara. Não sei.. não to acompanhando o caso e não sei se já acharam, realmente, vestígios do avião, mas acho que ficar criando esperanças nesse caso é só para adiar o sofrimento ;/

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seu blog, ainda mais pq eu estudo jornalismo. hehe

    Temos uma revista eletrônica, entra lá depois

    www.revistapandora.net

    ResponderExcluir
  12. A noticia é triste, mas o fato de ficar repetido é como você disse. cansa, esse negocio de ficar ali no ar, sendo o primeiro a dar a noticia, ganhando audiencia é realmente vergonhoso, ficar ali ganhando em cima da tragedia dos outros. Mas tem o ponto de vista jornalistico tbm que é a informação para o povo.Porém sempre quando acontece algo eles ficam assim semanas no mesmo assunto. Bom até hoje tem gente que morre com bala perdida, mas nem por isso é capa de matéria.

    Seu blog é muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Quando acontece essas coisas aparecem loucos de todos os buracos possíveis para apresentar suas teses. Uns já começaram a afalr em lost. Outros já falaram em buraco negro. E isso não é brincadeira, acreditam mesmo. AAAAAAAh vá...

    ResponderExcluir
  14. É uma penaa que tenha acontecido, !

    Gostei muiito do blog, !

    ResponderExcluir
  15. O que penso em meio a essas tragédias é que sempre tenho que desconfiar das informações divulgadas. Até quando partem dos veículos de credibilidade. O pior é a "turbulência" de opiniões de profissionais da aeronáutica que confundem cada vez mais a cabeça do público. São muitas especulações a favor da audiência. Agora, cá pra nós blogueiros: a fala do Ministro da Defesa Nelson Jobim, ontem, foi uma das piores que já ouvi. Você ouviu? Qme ouviu? Imagine parentes das vítimas escutando isso? Abraço!

    ResponderExcluir
  16. A cobertura de tragédias é sempre complicado pois lida com o faotor emocional ... na minha opinião em primeiro lugar os jornalistas devem ter muito respeito pois existem familiares q estão sofrendo pelas perdas.

    ResponderExcluir
  17. Foi um acidente trágico e creio que toda população se sensibilizou com essa tragédia!
    Mas infelizmente algumas coberturas são sensacionalistas demais, falta proficionalismo, já outras apuram o fato perfeitamente e transmitem a notícia que precisamos!!!

    Beijos, Wander

    ResponderExcluir
  18. Já não há mais espaço para cobertura das enchentes aqui em bacabal e região, mas as águas ainda não secaram!!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil. Entre outras obras.

    Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.



    http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a



    Um abraço.

    ResponderExcluir