Sem criatividade e organização, não tem como ser uma TV de Primeira

junho 30, 2009

Há algum tempo, a Rede Record colocou no ar um novo slogam: "TV de Primeira". Essa nova identidade marcaria o período pós-consolidação da vice-liderança e do slogam antigo ("A caminho da liderança") que marcou a emissora da Barra Funda, principalmente em 2004-2006, fase em que foram feitos investimentos em teledramaturgia, jornalismo e infra-estrtura.

Desde 2008, a Record passa por uma fase crítica de organização e criatividade na sua programação. Mas, foi em 2009 que essa crise ficou muito mais clara para o telespectador, pois a emissora mostra de forma bem clara que só se importa em ter uma boa média de audiência, em detrimento de fidelizar horários para o público ou compor uma grade mais tradicional.


O SBT, por incrível que pareça, atualmente possui uma grade mais organizada que a Record. A constante mudanças de horários dos programas e uma falta de organização entre a programação local - no caso de Minas Gerais, com a programação nacional - de São Paulo, é o que mais chama atenção do telespectador que fica sem entender a lógica dessa bagunça.

Um dos exemplos diários dessa falta de organização é o programa matinal "Hoje em Dia", que começa às 09h30, de segunda a sexta-feira, e vai até ao meio-dia, em Minas. Em São Paulo - que possui a cabeça de rede e comanda a programação nacional, o programa vai até às 13h.


Aqui em Minas Gerais, o "Hoje em Dia" termina ao meio-dia para passar 50 minutos do desenho "Pica-Pau" que, de tanto ser reprisado, já ficou insuportável. Em seguinda, entra o "Balanço Geral", com Mauro Tramonte, que fica no ar das 12h50 até 14h30.

Depois de muitas críticas à estreia de Tramonte no ano passado, o apresentador conseguiu criar uma identidade forte no vídeo e possui um inegável carisma ao misturar jornalismo com entretenimento. Ponto para a Record Minas que soube se reinventar!

Mas, a dúvida que fica é porque não herdar a audiência do "Hoje em Dia", que sabiamente tem usado entrevistas e bastidores do "A Fazenda" nessa faixa de horário para turbinar a média do programa. Se não tem um programa local, porque tampar buraco com desenho? Não seria melhor ordenar a grade local com a nacional? Fica a dúvida.

A programação local é importante para aproximar os telespectadores de uma região com a emissora. Sou a favor que se invista em produções locais, tanto para o público, quanto para a contratação de novos profissionais. Mas a Record precisa repensar a sua grade com um todo e não gerar esse tipo de conflito entre o que é programação local e o que é tampa-buraco. É preciso ter bom senso!


Efeito Fazenda


Se o "Pica-Pau" já foi o salva-guarda de audiência da Record, atualmente o reality show "A Fazenda" tem ajudado a emissora a melhorar a média de audiência em períodos críticos, principalmente no horário nobre. Se o reality nesta edição não teve Pay-per-view, a Record praticamente fez uma overdose dele durante toda a programação. Nesta segunda-feira (29/06), para entregar uma boa audiência para a estreia do novo "Jornal da Record", às 19h50, com Celso Freitas e Ana Paula Padrão, teve o "A Fazenda" às 19h, 21h30 e 23h.


Ainda, para mostrar o quanto a Record Minas não está de acordo com a programação nacional, no meio do "A Fazenda", da edição das 19h, a emissora cortou o programa do nada e entrou o "MG Record" com a cara mais lavada do mundo.

Peraí: aonde foi para o respeito com quem está assistindo o programa? Porque a Record Minas não coloca o "MG Record" às 18h30, pois desde às 17h, depois do "Programa da Tarde", com a Maria Cândida, o "Pica-Pau" fica no ar por quase duas horas. A grade de programação da Record possui um tanto de buracos - impressionante!

Não é à toa que a Globo se mantém líder até hoje porque respeita os horários dos programas e possui uma organização entre a programação nacional e local. Ninguém nunca viu uma novela ser cortada do nada, sem avisar o telespectador, para que o telejornal local entre. Não é contratando artistas da emissora X ou Y que o telespectador vai mudar de canal facilmente.

O telespectador não é tão passivo quanto os diretores de TV pensam. Se não houver respeito com o público - tanto em qualidade, como em horários, não há como fazer um diferencial de credibilidade e polarizar uma rivalidade que está há anos luz de distãncia.


Novo Jornal?


Se mudar o cenário, a vinheta e a apresentadora é criar um novo telejornal, o jornalismo está perdido...hehehe. Nada contra Ana Paula Padrão - que por sinal é uma ótima jornalista e apresentadora, mas sim a "cara-de-pau" da Record de achar que o telespectador é idiota.

Com a entrada de Padrão na emissora, seria a hora da Record apostar em um novo formato para o "Jornal da Record" e mostrar de uma vez por todas que a emissora pode ir além do que copiar o "Jornal Nacional" ou boa parte da programação da Globo.


A estreia do telejornal trouxe uma série de reportagens feita por Ana Paula Padrão chamada de "S.O.S Brasil", onde a jornalista pretende levantar o debate de temas críticos na sociedade brasileira, como o sistema penitenciário - que ao invés de punir e reeducar, promove uma verdadeira escola do crime organizado.

Além disso, o telejornal trouxe em um link ao vivo, direto de Nova York, com a nova correpondente internacional Adriana Araújo - que antes era apresentadora do "Jornal da Record". Por mais que a dança das cadeiras tenha sido muito falada na mídia, seria uma boa oportunidade de não só Adriana, mas Ana Paula falarem sobre o assunto de forma amistosa, explicar para o público a mudança e dar um tom de mais informalidade.

Outra novidade foi a estréia do novo news room da Rede Record, com a redação totalmente repaginada. O cenário ficou muito bonito e bem feito, apesar de lembrar muito o "Jornal Nacional".
Me pergunto - sinceramente, se algum dia a Record ocupar a liderança, quem ela irá copiar? A emissora possui um jornalismo mais profundo, investigativo e conta com bons profissionais. Ou seja, tem tudo para ter um jornalismo de primeira, mas prefere fazer o mais do mesmo.

Está na hora da Record pensar em criar uma identidade para si, arrumar a bagunça que está a sua grade de programação e investir em novas propostas. Afinal, sem criatividade e organização, não tem como ser uma TV de Primeira.





Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

39 comentários

  1. Wander,

    Por isso que quando alguém critica o "padrão globo" está criticando o que há de melhor no Brasil e no mundo.

    Não sou fã da Rede Globo, mas a ruindade das outras emissora faz com que a maioria dos brasileiros sintonizem maciçamente a emissora carioca.

    Tudo isso que você apresenta reforça esta condição de destaque da Rede Globo.

    Abraço

    Rogerio Martins

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem, Wander! Também não vejo qualquer chance de afirmação de SBT e Record diante da Globo sem organização e, principalmente, sem coerência.

    As duas emissoras mexem na grade de programação o tempo todo, como se o telespectador quem tivesse de se adaptar aos interesses delas. Sem contar as políticas de investimentos descriteriosas, pois contratam pelo nome, e não pela demanda de profissionais da emissora. A Globo, falem o que for, pelo menos mantém seus formatos de sucesso, independentemente de variações na audiência. Coerência e o mínimo de respeito aos seus públicos.

    Wander, produzi uma série de mini-documentários sobre os bares de torcida em Belo Horizonte. Depois dá uma conferida no Rola Blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, parecia que a Record encostaria na Globo, mas A Fazenda ninguem merece, além daquele programa chato que passa d manaha, que é preciso ter 4 apresentadores, para aguenta-lo. Mas acho que o SBT esta longe da Record ainda.. O SBT é fraquissimo!

    ResponderExcluir
  4. o problema é que eles querem ser os priimeiros compiando a Globo - não que seja grande coisa, mas o original pela cópia, ficamos com o original ( que na verdade é tbm uma cópia, mas isso n vem ao caso agora)

    ResponderExcluir
  5. A record sempre criticou a Globo,mas repete tudo que ela faz,e até piada.
    A Globo tem esporte espetacular e o Fantastico

    a record tem o domingo espetacular e o esporte fantastico.
    são outros erros q vc mesmo já disse.eu creio se continuar assim vai perder a vice liderança pro sbt ou até pra band

    ResponderExcluir
  6. Wander, eu não assisto TV porque tudo o que eu preciso tem no rádio, jornal impresso e internet,então me informo com até melhor qualidade. Bem, eu não vejo a Record há uns 8 anos pelo menos, mas sei como ela tem agido. Copiar a Globo o SBT já tentou, mas se deu mal, a Record tá indo pelo mesmo caminho. O problema é a falta de profissionalismo da galera da alta cúpula...

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Fala Wander, tudo bem? Ótima crítica sobre a Record. Afinal, crescer sem qualidade em busca da audiência é um verdadeiro desrespeito ao telespectador. O jornal da Record traz ana Paula Padrão, que bom. Mas o que o telespectador quer mesmo um trabalho de qualidade e não mais uma carinha bonita na TV, com todo respeito a história dela no jornalismo brasileiro. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. ou tudo nesse post! Não digo que não existem programas melhores do que os da Globo, existem alguns que são muito melhores, mas é tudo tão desorganizado. Quantos programas já deixei de ver pela falta de horário fixo?

    Um exemplo da "falta de organização" é o horário que na Globo é exibida a Sessão da Tarde. Muita gente já cansou dos filmes de sempre, tira da Globo e o que temos? Programas que se dizem populares, e na verdade são uma baixaria!

    ResponderExcluir
  9. Wander, pensei que era só eu que fazia essa pergunta: tevê de primeira?

    Fica fácil comprar todo mundo e fazer propostas milionárias para jornalistas da globo. Se eu tivesse um dinheiro livre de impostos e principalmente em espécie, teria o "poder" que a record tem. Tenho um conversor e uma tv de alta definição e ainda espero a "tv de primeira" transmitir o sinal HDTV aqui no sul, por enquanto só a globo.
    O Brasil é infelizmente um país muito hipócrita, e seus "apresentadores"de tv, nem se fala. Quando estão no ar adoram dizer que possuiram infância pobre, aqueles que viveram no interior, arriscam=se a fazer um sotaque caipira forçado e rídiculo, enquanto que nas suas contas bancárias estão depositados milhões, que jamais comentam que possuem. Eles fazem dois papéis e duas personalidades, um contra-senso nojento e revoltante para um país que adora ser metido a rico, manda comida para pessoas na áfrica, vai realizar a copa do mundo, tem forças de paz no haiti, enquanto que no nordeste as pessas comem barro e morrem de fome!
    O que faz o Faustão durante a semana na europa e no fim de semana do brasil?
    Ele vem "trabalhar"e receber o dinheiro, às custas da ignorância e limitação de inteligência de muitos.
    Já o governo bate palmas, quanto mais burros melhor!
    Tv de primeira? Ah tá !!!
    Talvez demore uma eternidade para chegar 10% da BBC de Londres, por exemplo, isso sim é tv de primeira!

    A guerra se agrava mais, porque a Globo tem comportamento arrogante demais.

    Cleiton Guimarães

    ResponderExcluir
  10. Olha Wander, negócio é o seguinte, não discordo de nada que falou. A realidade é que é uma palhaçada essa falta de organização da grade da Record e SBT. A gente já até se organiza na vida pelo que está passando na Globo.

    A Record não consegue chegar ao pé da globo porque nao tem criatividade e força. A imagem é pior que a da globo, as novelas uma bosta, o jornal uma bosta, tudo é uma bosta.


    Talvez se a Record pudesse ter uma linha de jornalismo mais conservadora, a direita iria ajudar. Sério mesmo. Que nem nos EUA onde a Fox é cada vez mais poderosa porque busca o cara lá de direita, conservador.


    E pica pau é a melhor coisa (e unica) que vejo na record!

    rsss

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ser de SP (mas nao acompanho o Hj em Dia até as 13h pq saio antes pra trabalhar), tb acho ridiculo essa cortada q eles fazem para os outros estados. alta de organização total que a até desmotiva o telespectador a assistir.

    A Record ainda tem muito a melhorar, muito mesmo. A Globo dá de 10 a 0 no quesito respeito a tempo e horarios de programação(apesar que antes ela tb era assim. Se nao me engano, foi o Boni a partir de 1970 q pôs ordem na bagunça).

    Tenho um ótimo exemplo de como desrespeito a horarios desmotiva de asssitir: acompanhei as 3 primeiras temporadas de O Aprendiz. Depois do 4, enfiavam na novela no lugar e a esticavam para segurar audiencia. Por várias vezes fui desistindo e até o 6, só acompanhei em partes e sempre pelo youtube. Perdi a paciencia de esperar.

    Bem, é isso. Eu bem q tento, mas aqui, nunca consigo resumir meus comentários...rsrs

    Abçs!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    PONTO TRÊS - na nova reta de atualizações constantes

    Novo post: O Homem do Creme de Barbear

    ResponderExcluir
  12. A rede record é uma desorganização total, nunca sabe ao certo qual o horário de um determinado programa. Creio que a audiência perdida seja por isso. Aqui na Bahia tbm é uma loucura total, termina hoje em dia, passa o pica-pau e depois o balanço geral...
    Nem da pra competir. rs

    Beijão, Wander!!
    Desculpa o sumiço, mas estou cheia de coisas para fazer, e ainda mais que é tempos de mudança, rs!!!
    Mas sempre venho aqui para atualizar minhas leituras!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Mesmo com essa bagunça , não podemos apontar defeitos nessa nova faze da Record , por mais que ela os tenha sempre busca algo novo e entre erros e acertos vai se firmando , e quem ganha é o povo Brasileiro que tem mais opções na tv aberta , como esporte Na band , Novelas Record , SBT e não só a globo dar as cartas
    abrç


    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A tv hà anos está dando sinal de decadênia, não porque o nivel de percpeção ou inteligencia do brasileiro esteja melhorando, pelo contrário pelo que se vê na tv o nivel está tão ruim quanto.Em minas temos querem que batemos palmas para programas paulistas e cariocas via retransmissão com contéudo duvidiso e pessoas sem noção que querem ditar moda.

    ResponderExcluir
  15. Gosto que a Record e ao SBT cresçam para pressionar a Globo, mas no fundo é tudo farinha do mesmo saco, tudo gente de rabo preso...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Gostei do seu blog, bem informativo!

    bjs

    Jay

    http://diariodeumafocaemcrise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. é sempre vai ter essa discussao de quem vem atras da globo..
    porque pelo jeito que esta sempre a globo vai ficar na liderança;

    comenta lá..abraçks

    ResponderExcluir
  18. Por isso que não vejo nenhum canal da TV aberta Nacional!

    Prefiro ver a ESPN Brasil 24 horas por dia, ter uma base só de esportes, mas com qualidade e bom entretenimento.

    Sobre a Record, eles estão contratando muita gente boa (tirando todos da Globo), mas a falta de organização está clara, como você disse.

    Pica Pau, enjoa mesmo, em Sampa ele passa (se não me engano) das 18:00 ás 19:30, e sempre repetido, cansou já.

    Sobre o SBT, não assisto, não posso dar opinião.

    Sobre 'A Fazenda' é um lixo. Brasileiro não consegue fazer Reality Shows bons, pois o público já se acostumou com esse tipo de evento, antes na epoca do primeiro BBB foi uma novidade em tanto, agora ja era.

    Obrigado pelo comentário em nosso blog.

    Abraços, Vini.

    ResponderExcluir
  19. A rede record perdeu totalmente a credibilidade e o respeito pra mim, como telespectadora, após anos atrás começar a exibir a série Xena Warrior Princess, com cortes e sem horário estabelecido na grade de programação, deixando muitos fãs da série assim como eu, irados..desde então mudo sempre o canal, essa emissora não respeita o telespectador, mesmo após a enxurrada de emails com reclamações de um movimento iniciado no orkut. Pra mim, rede recorti, to fora.

    se puder, depois visite meu blog:
    http://infonews2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. A Record tá vindo com tudo, cheia de dinheiro, fazendo contratações milionárias, com projetos grandiosos. Mas cara, isso não me convence... Ela pode até conseguir a vice liderança, mas não a minha simpatia. A falta de organização relamente acaba com a emissora, detesto as novelas apelativas demais e todo o resto.
    Falta não só à record mas a todas as outras o requinte e a sensibilidade da Globo em suas programações. ;)

    http://anacarolinolandia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. " Acho a televisão muito educativa, quando alguém liga o aparelho na sala, vou pro quarto ler um livro!"


    http://dupladameianoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu acreditava no crescimento da Record, mas acho que eles deram pra trás após tantas confusões de programação e inserções de reality shows na programação.
    Era uma boa opção, diferente da globo e sbt, mas se perderam e vão se perder ainda mais.

    Quanto ao sbt, retornaram ao gênero que mais entendem: o sensacionalismo. Pegue por exemplo o programa casos de família: antes a apresentadora tinha uma postura correta e realmente ajudava as pessoas que a procuravam. Hoje, com novo formato, tudo não passa de gritos e discussões infundadas que não levam a nada. Sem comentar a volta de Ratinho, que dá audiência mas não acrescenta em nada.

    Ainda bem que não dependo da tv brasileira pra me divertir. Uma Tv que já foi referência para o mundo hoje é apenas um produto obsoleto de mentes inférteis.

    Visite nossa pauta de hoje:
    http://menumulher.wordpress.com/2009/07/01/cistite-uma-das-infeccoes-mais-comuns-do-universo-feminino/

    ResponderExcluir
  23. OI Wander, tudo bom?
    Muito boa sua crítica sobre a Record. Principalmente no que diz respeito à Record Minas. Várias vezes já quis entender porque eles passam Pica Pau na hora do almoço e Pica Pau no fim da tarde. Ao todo devem dar umas três horas do desenho por dia e em horários importantes da televisão. Acho que a Record Minastem condições de produzir mais algum programa local, como de esportes, já que é a única Tv de BH que não tem um programa esportivo local. Torço para que um seja produzido agora com o novo programa esportivo da rede. A bagunça de horários e de informação e respeito ao telespectador também é inadmissível. Nesse ponto a Globo dá de 10 a 0 nas outras.
    Parabéns pelo post. O blog como sempre está arrasando!
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Mt bom o blog ja virei seguidor e fã :D se puder visitar o meu e ser seguidor tb ficarei grato o endereço é www.pitaconojogo.blogspot.co,

    ResponderExcluir
  25. Vou resumir, caro colega:

    Se a emissora não se sustenta através de sua produção, ela nunca vai dar a mínima para ela - sua produção - nem dos geradores dela, os telespectadores que consomem os produtos e serviços de seus anunciantes.

    A diretoria tem outra fonte de renda e é com ela que são comprometidos.

    Comparo-os com os cartolas de times de futebol. Ótimo produto mas sem gestão profissional.

    Será que minha comparação foi muito óbvia ou rasteira?

    Diz aí! Abç

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelo que vc escreveu em meu Blog... Muito interessante a proposta do seu, irei voltar aqui com certeza!

    PS. A foto que ilustrava o post, fui eu mesma que tirei, cerca de 2 anos atrás, quando ainda morava na alemanha.
    PS2. Era um pseudo-conto, pseudo-desabafo, pseudo realismo-ficcional... rsrs

    ResponderExcluir
  27. Realmente, perfeito! Foi sensacional!

    O senhor está de parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Realmente a Record está deixando a desejar já faz algum tempo. Principalmente o jornalismo.

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  29. A Record ainda tem que comer muito feijão com arroz para ter qualidade. Eles investem muito, mas nos profissionais errados! E não têm o zelo que a Globo tem.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Seu Blog esta na divulgações do Jornal Web, e para que a divulgação seja feita de forma mais efetiva e especifica, pedimos que nos mande, para qulquer um dos perfis, que podem ser encontrados na comu "blog, meu querido blog", uma breve apresentação de seu blog, com sua temática ou área de atuação... bem como vc preferir divulgá-lo!

    Atenciosamente, equipe Jornal Web Diário!

    ResponderExcluir
  31. OLá Wander,
    então gostei desse post seu sobre a Record viu. Eu não tinha percebido essa questão da grade de programação, porque não assisto tv durante na parte da manhã, tarde e inicio da noite, fico ouvindo rádio mesmo que acho bem melhor.
    Mas, eu gosto bastante da Ana Paula, apesar de concordar com vc sobre a cópia do Jornal Nacional. Acho que a Record Minas é mais ousada do que a Rede Record. Também concordo sobre o fato da Record ousar e arriscar, fazendo sua própria identidade. Não sou muito fã da Globo, mas é inevitável dizer que em vários momentos é preferivel ver o Jornal Nacional viu. O jornalismo da Record tinha tudo para se destacar com facilidade, o forte da emissora é o foco no jornalsimo investigativo. Acho maravilhoso, porque pouco se vê desse jornalsimo na tv, infelizmente. A Record foca nesse tipo de jornalismo, que querendo ou não, desperta a atenção dos telespectadores. Mas, como vc disse, mudar cenário e contratar boms profissionais, não marcar a mudança e revolução da emissora.
    Por isso eu digo, Globo é Globo.

    ResponderExcluir
  32. Com certeza ainda faltam bons profissionais fora da telinha para ajudar a record com toda a administração dos prgramas, grades e briga pelo IBOPE.
    A emissora precisa se solidificar na vice liderança sem querer dar passos maiores que a perna, que na minha opinião foi o lançamento do " a fazenda" ... é preciso ter uma edição excelente e muita gente de olho para levar ao público o mkelhor do que acontece dentro da casa.

    ResponderExcluir
  33. Para mim, a TV aberta é um catado de velhas ideias batidas que estão ai desde a era do rádio, mas que estranhamente conseguem ainda colher audiência. As supostas novidades são na verdade modelos testados e comprados de outros países. Ou seja, já passaram pelo crivo de outras audiências para saber vingava.

    Não dá pra esperar criatividade da Record como não dá pra esperar novidade em qualquer outra emissora aberta. A novidade gera incerteza, e isso é o que menos interessa aos anunciantes.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  34. É um canal copiando outro, todos péssimos. Se não tivesse Tv a caba me mataria com o fio da TV !

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  35. Acho que a tv brasileira deveria ser repensada...

    E não falo aqui de criar algo erudito e que não tem nada a ver com aquilo que é o gosto da população em geral. Mas de mudanças criativas, mesmo que ocorram paulatinamente, com o intuito de trazer algo mais que o entretenimento vazio.

    No caso do jornalismo isso é bastante evidente. Sinto-me desanimado quando ligo a tv e vejo praticamente todas as notícias pautadas pelo mais puro sensacionalismo. Ou ainda quando são assuntos realmente comprometidos com questões preocupantes para as pessoas de modo geral, não trazem alguma reflexão sequer...

    Isso serve para nos perguntar: Qual é a razão de ser do jornalismo?

    Não sou jornalista. E pouco sei...

    Mas acho que os profissionais deveriam pensar a respeito. Apenas eles podem dizer com que devem estar comprometidos.

    Abraços!

    http://www.solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. O Pica-Pau tem sido um pesadelo na minha vida!
    Tirando isso até que gosto dos jornais produzidos pela Record, acho mais completo e menos formal que os da Globo. Porém um fato deve ser mencionado. Não há novidade quando de pega gente descartada. Se é pra inovar que se faça também com os rostos que apareçam por lá.

    ResponderExcluir
  37. Achei excelente a matéria sobre "TV de Primeira" da Record, muito pertinente e crítica com foco exato sobre os problemas da Rede do Bispo. Agora,se me permite, ficou uma dúvida, lendo os demais assuntos do "Café com Notícias", fica uma dúvida, apesar de sua ótima leitura sobre os problemas de qualidade e falta de respeito da Record, tem-se a impressão de que você tem uma nítida tendência a focar críticas e elogios na Record. À primeira vista, temos o sentimentos que você tem uma fixação pela programação dessa Rede de Televisão, no bom ou no mal sentido. Fico aqui pensando, qual será o motivo dessa fixação um tanto ambivalente em relação a essa Rede de TV, que que você mesmo bem disse, ainda falta muito para ser de "Primeira".

    ResponderExcluir
  38. Oi Eduardo!

    Antes de mais nada, o Café com Notícias é um blog jornalístico em formato de revista eletrônica. Para um assunto virar post neste espaço utilizo critérios de noticiabilidade e relevância social e não me guio por questões pessoais.

    No entanto, por fazer uso do jornalismo opinativo nos textos publicados, faço questão de informar e, ao mesmo tempo, levantar o debate a partir do ponto de vista de mediador.

    A única razão da Rede Record possuir mais artigos neste blog em relação as outras emissoras de TV é que a emissora da Barra Funda rende pauta por falar d+ e fazer de menos. Se vc reparar também há artigos de outras emissoras ou programas de TV.

    A Record passou por um período de crescimento interessante - até então nunca visto na TV aberta. Desde o ano passado, ela encontra-se em declínio. E, dessa forma, é uma pauta constante que merece ser debatida e noticiada.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre!

    Abraço

    ResponderExcluir