Seleção de fotos de flores misturam luz, contraste e cores

junho 15, 2009


Confesso que sou um fã apaixonado e curioso por fotografia. Gosto de experimentar - principamente, para poder entender melhor o processo de captação de belas imagens. Não sou fotógrafo profissional. Mas um dia, quem sabe, ainda farei o curso profissionalizante de fotografia. Enquanto esse sonho não se torna realidade, crio, experimento e troco ideias com quem também ama essa arte de registrar um momento por meio da foto. Devido ao sucesso do post sobre fotografias em preto e branco aqui no Café com Notícias, resolvi trazer um outro tema bastante recorrente na fotografia: a edição por meio de luz, contraste e efeitos.




Com um programa de edição de imagens simples como o Paint.Net ou Microsoft Photo Editor, por exemplo, é possível brincar, soltar a imaginação e construir novas imagens a partir de uma fotografia comum. O resultado pode impressionar e até fazer você descobrir o artista que existe dentro de si. Para este post, em especial, escolhi algumas fotos de flores, por serem imagens que possuem tonalidade, brilho e charme. Além disso, flores animam o ambiente e trazem alegria. Qual é a mulher que não gosta de receber flores, hein?

Existem algumas exposições de fotografia ou concursos que premiam fotos amadoras e profissionais, ou ainda quem tem habilidade de transformar uma foto em uma nova obra de arte por meio da edição. Procure saber se na sua cidade há concursos ou exposições e, sempre que puder, prestigie! Geralmente, a Prefeitura ou o Governo do Estado promovem (ou divulgam) constantemente esse tipo de evento. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), mais precisamente na cidade de Contagem, estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Fotografia, chamado “Revelando Contagem”. No caso desse concurso, não serão aceitas fotomontagens. Interessou? Então, clique aqui e confira o regulamento.

Enquanto você decide se vai participar do concurso ou procura algum na sua região, veja abaixo uma seleção especial de fotos de flores, tiradas por mim mesmo, em que foram modificadas a luz e o contraste, além de ter adicionado efeitos como sépia, pintura à óleo e suavização de imagens. Espero que goste!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

27 comentários

  1. Fotografia é uma delícia mesmo!! Eu adoro fotografar a natureza, pessoas que passam distraídas e tantas outras coisas... É como sentir a poesia das coisas, é um processo de renovação!! Fotografar é elevar a alma!!! E esses programinhas de photoshop é uma mão na roda, rsrs... Beijos querido!!
    Suas fotos estão lindas!!! :D
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wander!!!

    Lindas fotos. Lindas flores...
    Faça o curso que vc tem talento pra coisa... E cursos de fotografia, de pintura e coisas do tipo, fazem um bem enorme...Trazem paz de espiríto e aguçam nossa sensibilidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. As fotos são lindas ... eu gosto muito de fotografias e estou me aprimorando nessa arte.
    Acho invcrível pois é a expressão do momento e da emoção do fotografo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas fotos, Wander! Também sou fascinado por fotografia e sempre que posso faço minhas experiências.

    As dicas de software também são bem bacanas.

    Abraços e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tem coisa mais inspiradora pra editar do que fotos de flores? Até num curso de Design Gráfico q eu fazia o modelo na qual a gente aprendia a desenhar ou as tecnicas eram sempre flores ou plantas.

    Parabéns pelas fotos!!!

    Abçs!!!!

    Agora, convido vc Wander a Delirar novamente comigo...

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de, um dia, ter um jardim com muitas flores.

    ResponderExcluir
  7. Ano passado, fiz em minha escola uma Feira de Ciencias sobre mercado de trabalho e o tema da minha sala era Fotografia. Nunca fiquei tão fascinado por uma coisa quanto as fotos. Eu consegui maquinas desde 1800 para expor na minha Feira... Foi muito legal! Eu moro em Betim... To lado de Contagem e BH hehe... Vou procurar saber sobre esse concurso

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Wander, meu amigo, tu manda muito bem na fotografia, cara! Estão ótimas! Eu estudei fotografia em dois períodos na faculdade e o meu professor tinha ódio de fotoshop. Ele dizia que isso naõ era arte. Bem, da forma que ele botou eu tive que concordar, mas a fotografia trada em algum editor de imagem é uma imagem dificil de entender sabia. É que ela não é o real, ela é a melhoração da realidade. Então o que ela é? Eu ainda não sei bem. rs

    E em Contagem?! Minha tia é mora lá e eu passava minhas férias de julho quando era criança na casa dela.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. Mto bom cara... blog de noticias eh o q há!
    aehuaehaeueaea

    flw

    ResponderExcluir
  10. bela dica! gostei do site! também gosto de fotografias apesar de se enteressar muito por flores. abraço

    ResponderExcluir
  11. eu gosto de fotografia.pena que eu não tenho maquina digital

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, seu moço, suas fotos estão maravilhosas. E eu adorei o artigo em si, muito útil para minha pessoa que também ama fotografia. A foto acima da preto e branco está linda demais.
    Parabéns.
    E café é muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Fotografia é um dos mais importantes elementos do jornalismo né. Mas como o post é mais voltado à brincadeira com elas, eu confesso que sou um viciado em Photoshop, rsrsr. Tem certas fotos que passam sensações. Há uns dias recebi um daqueles power points que traziam umas tiradas "na hora H". Exemplo, no momento em q um geiser "explode" e demais fotos q vc fica pensando: "como o cara conseguiu fazer isso?" rsrsrs
    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Boas as suas fotos! Tenho um amigo que estuda sobre o assunto e, apesar de gastar uma boa grana com equipamento e receber muito pouco em retorno, gosta demais dessa atividade.

    ResponderExcluir
  15. Belíssima fotos! Um assunto maravilhoso de se falar, amo tudo o que tem haver com a arte e a fotografia não deixa de ser, né? Documentar em fotos aquilo que os nossos olhos iriam ver apenas uma única vez é mágico.

    ResponderExcluir
  16. muito manero as fotos as vezes minha namorada tira algumas fotos de flores , já fiz até um mural com as fotos dela rsrsrs
    abç

    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Acho uma arte a fotografia!

    Gostaria muito de ter o dom de apontar um lente e captar momentos. É quase magica!

    Muito boas as fotos cara. Seu blog é sempre muito bom. Até mais!!!

    ResponderExcluir
  18. mto legal as fotos mesmo

    ResponderExcluir
  19. Querido amigo avassalador...Que delicia!
    voce é o homem dos mil talentos! Adorei a foto em preto e branco... as sombras.
    Show de bola!

    ResponderExcluir
  20. Olá, linda as flores, mas estou passando apenas para deixa um selo. Passa lá no meu blog www.blogpedrojunior.blogspot.com

    É sempre um prazer passar por aqui

    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Nem entendo muito de fotografia, mas mesmo assim acho que merece o parabéns pelas fotos meu amigo, inclusive a terceira foto da parte do final do post é a mis linda de todas, parabens e acredito que se participar de concursos com certeza vai vence-los.

    ResponderExcluir
  22. Wander,suas fotos estão maravilhosas. Os efeitos ficaram perfeitos!
    Sou também apaixonada por fotos e daí criei o blog, Lú Fotografias!
    Parabéns!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  23. Lindo, Wander!!! Adorei as fotos! Aliás, adoro fotografia... Não sabia da existência desse tipo de concurso por aqui em BH. Gostei da idéia... Iniciativas assim são ótimas oportunidades de soltar a imaginação e revelar nosso lado artístico. Gostei da dica!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro brincar com fotografias... mas não sou expert nisso.
    Uso o Picasa para cortar, retocar e brincar com as cores e já me divirto muito. Imagina se eu tivesse um programa de Photoshop? Ia me acabar... rsrsrs
    Beijossss

    ResponderExcluir
  25. Além de um grande redator temos aqui um futuro fotógrafo e editor de imagens!

    Abraços, Leo Pinheiro

    ResponderExcluir
  26. Fala, Wander! Demorei, mas cheguei!

    Saiu bem na foto, hein? rsss Boas fotos estas.

    Acho que todos apreciamos fotografias, principalmente as boas imagens que são conseguidas com paciência e sensibilidade. Tirar fotos é fácil demais, mas tirar BOAS fotos é preciso um pouco mais ( eu não tenho o dom com a máquina fotográfica, infelizmente).

    Legal mesmo!

    abs!

    ResponderExcluir
  27. Ei, Wander!

    Adorei as fotos... a do hibisco então, ficou sensacional! Adoro essa flor...

    Bjos

    ResponderExcluir