Janete Clair - Emoção, história e teledramaturgia

junho 11, 2009


O que faz o brasileiro parar na frente da TV, praticamente todos os dias, no mesmo horário, para acompanhar uma história de ficção? Amor, ódio, identificação ou admiração? A resposta é muito ampla e ninguém sabe ao certo. Ou melhor, sabe sim. Cada um tem a sua - e consegue eleger, dentre os títulos que estão em cartaz atualmente na TV aberta, qual é a sua trama favorita. Estamos falando das telenovelas, que há décadas despertam fascínio no telespectador ao trazer enredos que rondam a realidade por meio da ficção. No cardápio de todo folhetim não pode faltar intrigas, paixões, amores impossíveis, conflitos familiares, inveja, traição, mocinhos, vilões e uma boa trilha sonora - ingredientes dos quais consagraram vários roteiristas do Brasil para o mundo. Clique aqui e leia o artigo "Brazilian Way of Life invade a TV" sobre o sucesso nas telenovelas brasileiras no mundo.

Em uma tacada de mestre - com intuito de qualificar a audiência da emissora, o SBT comprou os originais de 31 novelas produzidas para o rádio de Janete Clair - uma das maiores roteiristas da nossa teledramaturgia. Nesta última quarta-feira (10/06) foi ao ar, às 20h, o jornalístico "SBT Repórter", apresentado por César Filho, no qual mostrou, em tom de documentário, tudo sobre a carreira dessa importante autora, que escreveu novelas de sucesso como "Irmãos Coragem" (1970), "Selva de Pedra" (1972), "Pecado Capital" (1975), entre outras.


Faz tempo que não se via uma produção jornalística tão boa na emissora de Silvio Santos. Foi um "SBT Repórter" que merece ser aplaudido, pois mostrou a história de um produto da indústria do entretenimento que foi sucesso no rádio e se tranferiu com eficácia para a TV - e, que com certeza, faz parte da história da Comunicação no Brasil. O programa mostrou a biografia de Janete Clair, que iniciou a carreira como rádio-atriz, na Rádio Tupi Difusora de São Paulo, em 1943, e pouco tempo depois se tornou uma autora consagrada de novelas no rádio e, posteriormente, na TV. Janete Clair, que foi casada com Dias Gomes - outro roteirista de sucesso, que escreveu a telenovela "Roque Santeiro" (1985), era natural de Minas Gerais, da cidade de Conquista, região do triângulo mineiro. Nascida em 1925, ela faleceu com câncer de intestino em 16 de novembro de 1983.

A “Maga das Oito”, como era chamada pela crítica, no auge do sucesso como autora de telenovelas no horário das 20h, na TV Globo, possuia o nome de batismo de Janete Stocco Emmer e adotou o nome artístico de Janete Clair, mais fácil de pronunciar - em referência à música "Clair de Lune" - uma de suas músicas favoritas. Outra curiosidade revelada no "SBT Repórter" foi o fato de Janete ter criado a novela "Pecado Capital" de última hora, pois a censura do Governo Militar tinha proíbido a novela "Roque Santeiro", do marido dela Dias Gomes, de entrar no ar, logo no dia da estreia e com 30 capitulos já gravados. Janete teve a missão de escrever uma nova novela, em um curto intervalo de tempo, usando o mesmo elenco de "Roque Santeiro" e teve que investir em várias cenas de externa, até que os estúdios da trama ficassem prontos. Dez anos mais tarde, "Roque Santeiro" foi exibida, só que com outros atores. "Pecado Capital" (1975) tinha tudo para ter sido uma novela "feita nas cochas", mas se tornou um sucesso de público e crítica lembrada até hoje.


Nova aposta


O intuito do "SBT Repórter" foi convidar o telespectador para assistir "Vende-se um véu de noiva", nova novela do SBT, baseada na obra original de Janete Clair para o rádio e adaptada para a TV por por Íris Abravanel, Jacqueline Vargas e Yoya Wursch. Com colaboração de Caio Britto, Carlos Marques, Fany Lima, Grace Iwashita, Gustavo Braga, Helly Aguida e Raphael Baumgardt. Direção de Jacques Lagoa e Rodolfo Silot e diração-geral de Del Rangel. A nova aposta do SBT no mundo da teledramaturgia estreia na próxima terça-feira, 16 de junho, às 22h. A trama é dividida em duas fases, sendo a primeira acontece na década de 1980, onde a inveja e a ambição são sentimentos que dão o ponta pé inicial na história. Clique aqui para ler a sinopse da novela. Veja abaixo o trailer:








Quem já pôde conferir as chamadas de "Vende-se um véu de noiva" na TV, pode notar que o SBT investiu pesado em fotografia e qualidade de imagens - coisa até então nunca vista na emissora. Parece que depois dos erros de "Revelação", também escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, a emissora resolveu tratar a teledramaturgia com mais seriedade. Esta semana, Silvio Santos chegou a anunciar à imprensa que está a caça de roteiristas para criar mais um horário de telenovelas. Será? Outro fato importante - e que mostra a vontade de acertar do SBT foi o fato da crítica especializada detonar as chamadas em que apareciam César Filho falando que "Vende-se um véu de noiva" é melhor que as novelas da Globo e da Record, Não precisavam ter apelado tanto! Depois do equívoco, o SBT resolveu voltar atrás e colocou no ar novas chamadas que apresentam a história para o público - o que é muito melhor, até para valorizar a obra da autora. Afinal, Janete Clair é um chamarisco e tanto para qualquer telespectador de bom gosto, que curte novela - principalmente, na faixa das 22h, que não tem muitas opções de qualidade no momento. Ver o texto de Janete Clair vivo, de volta ao horário nobre, é mais que uma homenagem: um verdadeiro presente! O convite está lançado.


Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

29 comentários

  1. Olá Wander, é sempre um prazer visitar seu blog. Parabéns pelo post. Vc apontou bem o sucesso da teledramaturgia no Brasil, com seu formato único e totalmente independente de roteiros de outros seguimentos da TV mundial. É sempre bom ler algo sobre Janet Clair, pessoa talentosa e realmente importante para a tv brasileira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não sou um fã de novelas, não consigo ficar paradas a elas, mas sem voce querer, voce acaba ficando sempre por dentro de tudo que acontece nelas, td ao seu redor comentando. Ótimo post, o SBT está tentando inovar, colocando tudo a tona com estava novela nova. Eu vi a propaganda em que se falava:" Vende-se um véu de noiva é melhor que as novelas da Globo e da Record". Se não for uma novela boa, creio que a critica vai cair matando sobre a tal.

    Vamos esperar para ver no que vai dar. E eu quero ficar de olho nas criticas da novela!

    Ótimo blog! Gostei muito!
    Se der, da uma passada no meu:
    http://passestime.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. sinceramente, acredito que o SBT já é uma emissora de 2º nível. Nao respeita sua grade de programação, tem os programa mais fracos da atualidade (tirando Super POP, pq ai já é mta maldade com o SBT) e depende unica e exclusivamente de Silvio Santos.

    Vejam vcs, não tem um programa esportivo descente, nem uma telenovela descente (e nem terá) e Gugu é tao desprezivel e imbecil que particularmente me irrita...
    poucas vezes me pego vendo o SBT

    e alias, belo blog

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui fã de novelas, gosto mesmo de séries!! :)

    Mas, ontem confeir a matéria especial no SBT desta nova produção que a Abravanel fará da Janete Clair... Foi uma reportagem muito interessante, confesso.

    Vamos ver no que vai dar! ;)

    Abraços!

    -----

    http://covildeideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa Wander. Eu não sou muito fã de novelas não. Acho a história muito arrastada, mas tenho que concordar que a Janete Clair foi uma ótima roteirista. Eu só não gostei de alguns atores, achei que ficou meio esquisito nas chamadas, mas é questão de gosto. Eu acho que as emissoras deveriam criar mais séries de TV ao invés de novelas, porque dá pra fazer algo mais bem trabalhado. Mas é questão de opinião só. E realmente, é impossível falar de comunicação sem citar as novelas. Que inclusive virou tema de monografia lá na facul.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog, layout perfeito, belos textos, parabéns pelo post da Janete Clair
    abraços
    http://danilofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Wander, vc me lembrou q eu tinha q ter assistido ontem essa matéria da Janete, mas eu tive que ir dormir pq estava mal...rsrs

    Fico feliz no SBT voltar a produzir novelas mais bem elaboradas e com estrutura mais sofisticada (a ultima vez q eu me recordo de ver isso naquela emissora foi com a novela Éramos Seis - a minha favorita do SBT até hj). Vamos ver no que vai dar, né.

    Qto ao comercial, eu ri mto quando vi aquilo, é apelação da mais alta cara de pau que já se viu na televisão brasileira...rsrsrs Ainda bem que tiraram.

    Gde abraço, Wander parabéns pela matéria (esta e a do Brazilian Way Of Life - que tb está comentada)

    Atualizei hj meu blog, qdo puder, visite-o:

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito novelas, mas beleza!
    SBT ta fazendo estrago com essas novelas, aqui em casa minha mãe adorava essa Janete!

    http://papeisriscados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho que a admiração faz.
    Realmente a fotografia do SBT sempre foi bem feinha.

    ResponderExcluir
  10. O SBT é uma boa rede, tenta sempre inovar e é aberta à novidades. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro novelas, tanto aquelas que viram roteiros televisivos e aquelas que ficam apenas nos livros e ai usamos a nossa imaginação para "observar" os lugares onde a história é contada...
    Eu não pude assistir ao documentário, mas a Janete Clair é um mito!! As suas novelas são maravilhosas e vamos ver o que vem nessa adaptação!!!!
    Beijos, querido!!
    bom diia e bom fds

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo avassalador...Wander.
    Não sou uma noveleira, mas lembro bem da minha mae assistindo as novelas de janete clair e Gloria Magadan... pois é, tô velhinha kkkk Quanto a adaptação da novela pelo SBT acho legal, é mais trabalho para atores, tecnicos e anunciantes... faz o mundo da TV girar alem da Globo... Vou torcer pelo sucesso da novela.

    ResponderExcluir
  13. O Silvio Santos é um excelente empreendedor, não há como negarmos, entretanto ele não costuma dar muita sorte quanto a novelas. A maioria arrasadora assiste somente a Globo. Entretanto essa jogada dele, realemente parece dar certo.

    ResponderExcluir
  14. Bom esperar pra ver essa novela, se bem que não sou fã de novelas, e muito menos novelas do SBT que são sempre muito ruins. Mas agora com esse investimento comentando quem sabe?

    Chegar a ser melhor que novelas da globo, hummm vou ter que "cheira" muito ainda pra alcançar o nível de novelas da Globo, afinal a globo resume em novela, futebol, faustão e Ana maria hehehehe...

    abracos!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu já desisti das novelas há anos, mas reconheço seu grande poder de trabalhar bons temas, as vezes de forma aceitável, as vezes não. De qualquer forma é um veículo importante e digno de estudo.

    Visite a gente aí:
    http://menumulher.wordpress.com/

    Twitter:
    http://twitter.com/menumulher

    P.S: Estou seguindo você no twitter já :D

    ResponderExcluir
  16. Janet Clair foi realmente uma mulher de grande importancia para a televisão brasileira!! Como sempre nota 10 o blog/post!!

    Abração aew!

    http://krids-cinetv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Como você mesmo citou, é uma grande autora... Mas será que realmente essa adaptação irá ficar tão boa? Não sei, sem querer criticar, mas tudo que lança no SBT a não ser programas de auditório não vai pra frente.

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Quando ela morreu eu não era nenm nascida, mais já ouvi falar dela e não vou perder essa novela.

    ResponderExcluir
  19. Vc contextualiza muito bem o 'mito' janete Clair para aqueles que conhecem ou não a fomosa autora.

    Quanto a nova 'epopéia' do SBT...

    Só vejo um problema:

    Os folhetins globais deram certo pq a emissora carioca não mexe na grade. as 3 novelas da noite entremeadas de TJs locais e Nacional estão imutáveis há 3 décadas!

    Já a grade do 'homem do Baú'...

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Vi este programa, o qual foi exibido duas vezes no mesmo dia. Realmente foi bom, mas tenhos minhas críticas...interesses demais tbm atrapalham a produção jornalística....
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Acho que o SBT fez duas novelas, no mínimo, que foram melhores que todas que a Globo produziu até hoje: As Pupilas do Senhor Reitor e èramos seis - duas grandes adaptações de obras históricas.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  22. Opa... tempos que eu não passava por aqui... melhor colocar vc nos favoritos do meu blog para nao perder mais... adorei o novo lay... ficou bem bacana.

    abraço e volto mais!!!

    apenas-daniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Particularmente eu assistia muita novela... Mas da Globo e hoje já não assisto mais, por vários motivos mas muito por se tornar uma hipocrisia sem fim. Enquanto no JN é criticado algo, nas novelas são aceitas as mesmas atitudes que até então criticadas, é a velha historinha pregar moral de cueca na mão! Quanto ao SBT acho valido esse documentário por resgatar grandes nomes da dramaturgia. Foi-se a época em que as novelas giravam em torno de um sentimento... Hoje giram em torno de pessoas!

    Paz no coração e Luz na razão.

    ResponderExcluir
  24. Torço para que as Novelas do SBT deem certo, apesar de por outro lado também tocer para que as novelas no seu todo acabem de uma vez, já que fico aterrorizado pela falta de respeito que as pessoas tem por si mesmas, ao deixarem de ver um jornal, um filme, lerem um livro, pra ficar assistindo novela, conheço gente que assisti novela a tarde toda, assisti as da noite e ainda fica comprando revista e entrando na internet pra saber o que vai acontecer no captulo seguinte e não é pouca gente não, respeito e torço pra que deem certo, tanto as do SBT, quanto Record ou Globo, mas sou contra elas.

    Abraço Wander, parabens pelo post, mais uma vez mostra que sabes como utilizar as palavras pra prender o leitor e desculpe-me pela ausência.

    ResponderExcluir
  25. O Silvio está se especializando em tele-novelas. Deixou de investir em novelas mexicanas, para exibir o nosso produto nacional.
    O Silvio inovou ao exibir Pantanal e agora ao exibir uma adaptação da competente Janete Clair.

    Parabéns pelo artigo!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  26. Wander, meu amigo, vim agradecer a força. Valeu por ter baixado, ouvido e comentado! rs Sotaque?! Que sotaque? hahaha Ah! Você falou do sotaque carioca, mas tinha uma baiana na equipe tbm, hein. rsrs

    O formato é simples e é quase puro entretenimento, pelo menos no primeiro bloco. NA parte da entrevista é diferente. Eu adorei começar no rádio. É ótimo. Acho que vai emplacar só no segundo semestre (já tô de dedos cruzados rs).

    Vc falou do regionalismo, mas o rádio é isso. Tem que falar da região (no nosso caso falará de coisas do Rio e de NIterói, não podemos fugir a isso). Mas depois, vamos falar dos blogs e dos comentários e citar os nomes e os respectivos blogs das pessoas no ar. É uma forma de agradecer o carinho e a paciência da galera.

    Bem, valeu mesmo, Wander. Fiquei super contente com o comentário e sou eu mesmo comandando aquela joça.rs Eu só escrevo o roteiro e os textos e edito. rsrs

    Abração e nos próximos programas terão muitas outras coisas. COmo tá começando agora, ainda tem alguns probleminhas. rsrs

    ResponderExcluir
  27. Hoje estou passando aqui somente para agradecer os votos de Feliz Aniversário!!!
    Obrigada Wander.
    Beijos pra você.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Wander!

    Quem é vivo sempre aparece, hahah!

    Vi só alguns trechos desse SBT Repórter e também achei muito bom! A Patrícia Vasconcellos conduziu muito bem a reportagem.
    É só uma pena que a audiência tenha sido muito baixa, cerca de 3 pontos segundo li em algum site.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Só espero que a produção e elenco sejam de primeira linha ... e tbm que não mudem de horário a cada semana.

    ResponderExcluir