#AFazenda: Será mesmo que o bicho vai pegar?

junho 01, 2009


Na noite do último domingo (31/05), a Rede Record estreou o "A Fazenda", às 21h, com a apresentação do jornalista Brito Jr., que saiu do comando da revista eletrônica matinal "Hoje em Dia" para se dedicar exclusivamente ao novo projeto. O novo reality show da Record, que na noite passada registrou 16 pontos de audiência - deixando a emissora na vice-liderança, ainda não mostrou a que veio e corre o risco de ser o mais do mesmo. A trilha de abertura usada foi uma versão country instrumental de uma música do Bee Gees, uma vez que as Gravadoras brasileiras não quiseram ceder artistas para interpretar a música tema do programa com medo de um possível boicote da Rede Globo.

Ao invés de colocar mais "pressão" na convivência dos "peões" (nome no qual a emissora se refere aos participantes), a produção preferiu apresentar cada celebridade como se estivesse revelando um segredo. Ficou cansativo a estreia de domingo - poderia ter sido melhor! Segredo esse que foi alvo de críticas de vários internautas, sites e blogs que cobrem o mundo do entretenimento. A Record brincou com a inteligência do telespectador ao mostrar imagens de supostos participantes na internet, "utilizando um super recurso tecnológico", que nada mais era do que o bom e velho Zoom.




Seria mais interessante, se essa ação de divulgação do "A Fazenda" tivesse realmente sido pensada para internet - coisa que não foi. Prefiro acreditar que foi uma brincadeira por parte da produção para chamar a atenção do telespectador perante ao programa. É menos cómico, pois se essa ação (publicitária) for séria, como diria Brito Jr., "o bicho vai pegar!". E pegou mesmo, só que mal. O resultado não poderia ser outro: total falta de criatividade. Outro detalhe pitoresco foi a Record usar o mesmo slogam da novela "Bicho do Mato", de 2006, agora na estreia do "A Fazenda", como se fosse inédito, conforme lembrou o jornalista, colunista e blogueiro Flávio Ricco, do Canal 1.



O programa preferiu apresentar cada participante, no melhor estilo "Casa dos Artistas" - igual o SBT. Se alguém trocasse de canal há oito anos atrás parecia estar assintindo uma cópia da "Casa" do Silvio Santos na roça. Na época foi uma novidade, pois até então o formato de pessoas/celebridades trancafiados em uma casa por alguns meses, num jogo de convivência, ainda não tinha sido exibido no Brasil. Sem contar na polêmica com a Endemol e Rede Globo, pois o Dono do Baú foi acusado de plagiar o formato do Big Brother e o lançou "na calada". Ainda é cedo para fazer uma análise mais profunda sobre o "A Fazenda". Até porque a Record é a terceira emissora da TV aberta no Brasil a explorar esse tipo de formato. O fato curioso são as celebridades serem obrigadas a viver no campo, cuidar dos animais e ter que sair do pseudo-luxo do mundo da fama. Diferente do "Big Brother" ou da "Casa dos Artistas", os participantes terão coisas para fazer e não ficarão o dia inteiro no ócio.
Agilidade



"A Fazenda" começou morno e precisa de mais agilidade. A produção tratou bem até demais as 14 celebridades. O telespectador sentiu falta de uma adrenalina, de uma "pressão" maior no primeiro dia, no qual se dividisse os participantes e que estimulasse a competitividade de cada um, até para o programa não virar um colônia de férias na roça. A arma secreta desse tipo de programa são as intrigas, as brigas, os casos amorosos e a dificil tarefa de respeitar o próximo, ou seja o jogo da convivência.



Todo reality começa assim: todos são amigos. Na hora que cair a ficha que eles estão em um Jogo - ou a audiência diminuir, quem sabe o clima esquente, não é mesmo? Um detalhe intrigante foi a escolha do elenco, que para variar trouxe apenas um artista negro e, por incrível que pareça, um homossexual (não sei se assumido, mas enfim..). Teve uma hora que ficou no ar se as celebridades apresentadas eram realmente famosas. Algumas, até que sim. Outras, ainda em início de carreira. Permito até arriscar que os mais famosos e queridos pelo público são Dado Dolabella e Daniele Souza, mais conhecida como Mulher Sambambaia.


Túnel do tempo


Curiosamente, no ano de estreia da "Casa dos Artistas", no SBT, em 2001, a novela "O Clone" e o "Fantástico", da Rede Globo, viram o bolo de audiência diminuir devido a nova atração. Em 2009, o alvo da Record são as mesmas atrações, só que agora é a novela das oito é "Caminhos das Índias". Glória Perez parece estar marcada com a estréia de novos realitys em outras emissoras...rs!

Neste domingo, a Globo finalmente se permitiu não subestimar a concorrência e usou de todas as armas para não ver o "Fantástico" em segundo lugar. Espalhou várias chamadas, assim como está fazendo com "Caminho das Índias". Pelo menos dessa vez, a Record escolheu um bom horário para exibir "A Fazenda", às 20h50, depois do "Jornal da Record". Em um horário mais cedo, mesmo com a forte concorrência da novela das oito e o final do "Jornal Nacional", a chance de chamar a atenção do público é muito maior, do que o horário das 23h, faixa na qual foi exibida o "O Aprendiz". "O bicho vai pegar" no horário nobre, hein? Será? Aguardem os próximos capítulos.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. vi a notícias relacionadas na coluna Ops do Feltrin. A globo dessa vez não se fez de rogada e jogou com todas as armas... Pessoalmente nunca me interessei pelo formato reality, mas convenhamos que ainda dá muita grana e audiências pras emissoras.
    Vamo ver até onde vai esta "nova onda"!

    ResponderExcluir
  2. Bacana esse novo realyt show, tira um pouco aquela coisa de "vamo viver no luxo e no bem bom" agora se transforma em "vamo viver no luxo trabalhando, mas só um pouco"

    Legais as informações.
    Da uma passada e comentada no meu blog, cara.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu até que tentei ver o programa de abertura mas achei muito massante.
    Brito não estava confortável e parecia um robozinho....a apresentação dos participantes ficou demorada d+.
    Espero que as edições que serão mostradas sejam mais ágeis e interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conseguir ser atraída pela Fazenda!! rs... Primeiro porque atrasou um pouco, isso é meio normal na Record, e um atraso é meio chato, sem contar que como vc mesmo dissse foi meio parecido com a apresentação da Casa dos Artistas. (rs)...
    Meu pai que ficou ligado nesse programa, eu já fiquei com o Fantástico, e ontem quando eu perguntei se ele não iria assistir, ele disse: "é sem graça!" kkkkk...
    Vai entender?!!
    Espero que eles usem a criatividade!!!^^
    Mas se eu não me engano a Globo tá lançando uma coisa meio parecida, vc viu?!! :S
    Acho que o Paulinho Vilhena que vai apresentar!! rs...
    Beijos, Wander!!!!!
    Bom diiia

    ResponderExcluir
  5. Wander, esta resenha poderia constar em qq revista especializada do país. Aliás, é sacanagem chamála de resenha.

    É uma crítica perfeita, opinativa - inclusive,e principalmente, quando fala do possível boicote da Globoà artistas sertanejos...

    O que posso falar mais?

    Nada. Qq palavra além de parabéns seria redundante. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  6. qualquer programa que haja a possibilidade de ver a discórdia sendo semeada entre celebridades me interessa, apesar de eu não perder tempo assistindo isso.

    ResponderExcluir
  7. É mais uma tentativa de comer um pedacinho do bolo publicitário. Não creio que será um grande sucesso, mas este tipo de programa tem um público fiel. Eu assisti Casa dos Artistas em 2001 por se tratar de uma novidade. A Globo, irritada, lançou rapidinho o BigBrother fazendo jus ao que formato que houvera comprado, mas engavetado. É comoo o Lost. A Globo compra, não deixa ninguém transmitir e mostra aos telespectadores que não possuem TV por assinatura com "apenas" um ano de atraso, o que é uma tremenda sacanagem.

    Mas vamos ver no que vai dar essa Fazenda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Não vi, não gostei.
    Deve ser mais um desses reality shows idiotizantes ¬¬'

    ResponderExcluir
  9. Po, eu não posso opinar muito sobre A Fazenda porque acabei não conseguindo assistir ainda... Mas uma amiga minha está trabalhando na produção e parece que eles tiveram alguns problemas sérios de organização organização durante a pré-produção do programa.
    Bom... Vamos ver o que virá?
    Esse programa está sendo dirigido por Alexandre Frota que é quem trouxe o formato para o Brasil, então ainda podemos esperar muita polêmica por aí... rs!

    ResponderExcluir
  10. Para mim esses relity shows descartáveis representam o que a de pior na veiculação de mídia na atualidade, tão desprezível quantos os "astros" categoria C que desesperadamente participam dessas porcarias televisivas, buscando fama para uma "carreira" ridícula... Dado Dodabella é uma das piores espécies de ser humano que pode existir, e ficam dando audiêmcia para esse cara... ridículo...

    ResponderExcluir
  11. fiquei curiosa em ver esse programa pelas chamadas pela tv .. mas broxei depois que fiquei sabendo que o dolabella vai participar... =/

    certeza q o cara da dupla sertaneja vai ser o que vai se dar melhor!

    ResponderExcluir
  12. Ola Wander!

    Particularmente achei interessante o programa, apesar de já ter detestado de cara aquela enrolação da Record de começar.

    Na minha opinião, o maior desafio desse programa será justamente o de superar os outros reality shows da sua linha. Comparações e principalmente críticas é que nao irão faltar. Achei boa a estratégia de colocar Dado Dolabella (que vamo combinar, é o cara que sabe causar), mas achei o Brito Jr muito murcho nessa apresetação, nao sei se por ser a primeira do programa.

    Bem, qto a essa dos artistas com medo da Globo, pode ficar tranquilo, pq se A Fazenda fizer sucesso, a Globo vai mover até o exercito americano pra tirar o programa do ar...rsrsrs

    Abçs!!!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Razão X Emoção

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo com vc, prefiro acreditar que foi uma piada (de mal gosto) na questão da internet, e o bicho vai pegar com as cenas que o cantor ator Dado Dolabella deve promover para conseguir chamar atenção para o programa...
    vamos ver se conquistará o público...

    ResponderExcluir
  14. Caro Wander, ainda não vi nenhum episódio da nova arma da Record para crescer na audiência. Mas o mais curioso é o que você citou: diferente do BBB e Casa dos Artistas, os participantes terão que ralar. Será que não foi influência daquela expriência bacana (que eu não lembro o nome mas gostava de assistir) com a Karina Bacchi e a Ticiane Pinheiro?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Li... Vou opinar... vou escrever e comentar rsrsrsrsrrsrsrs.

    Booooom, ainda não tive tempo de ver esse programa,e tbm acho que as pessoas envolvidas não aguçaram meu interesse....

    Toda vez que venho aqui tenho vontade de tomar café rsrsrs (nada a ver) hahahahaha

    ResponderExcluir
  16. Quando o mais famoso de todos os citados é um mendigo, imagina o resto!!
    Mas tomare q aconteçam surubas e brigas, aí até meu cachorro vai assistir!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que será apenas mais uma bobagem na televisão! Estamos cheios de reality show já!
    Sinto pena é do Brito Júnior, por que eu sou fã dele, pena ele estar a frente disso.Mas espero que seja um sucesso, por que o Brito é um cara legal!

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Não sei até que ponto, culturalmente e educacionalmente, programas desse nível viram a corroborar de alguma forma para melhorar a tv nacional... uma grade televisiva tão pobre, como é a brasileira não necessita de mais um showzinho de famosos e aspirsntes à...

    Mas, a política do "pão e do circo" não é nova, e é uma das principais, se não a principal fonte de renda dos meios televisivos atualmente.

    Quem não tiver absolutamente nada o que fazer, leia um livro! Poupe-se de perder tempo com tal programa, faça-se esse favor! rs ¬¬

    ResponderExcluir
  19. Fiquei até curiosa para ver a estréia no domingo, mas as reportagens do Fantastico estavam imbativeis. Pra quem gosta de novela então foi prato cheio, pois o programa ficou repleto do elenco.
    Fiquei zapeando entre um e outro (em intervalos) e falar que a Fazenda estava morna é elogio. Se continuar assim "o bicho vai dormir!"
    Mas já tenho meu preferido (sim, eu gosto de realitys): Fábio Arruda, com toda sua frescura pode dar um show!!
    rsrsrs
    Abços!

    ResponderExcluir
  20. Não assisti ao programa. Confesso que nem lembrei e fiquei vendo o especial do Roberto Carlos na Globo. Tenho minhas dúvidas se vai fazer sucesso. Acho o elenco fraco.. tem gente ali que eu não faço nem ideia de que seja. Vamos ver no que dá...

    ResponderExcluir
  21. Não assisti ao programa e pouco sei dele, mas pelo que li e soube , a globo não o encarou com desprezo e promete duelar para valer com a Record para fazer " a fazenda" ir mal e o bicho pegador ser um mico! cara, excelente blog irei linkar , se der chegue la pelo MFC, tb acho que irá gostar1 absm, leandro

    ResponderExcluir