Empreendedorismo: seja protagonista da sua história

junho 24, 2009


Qual é o seu sonho? Diga sem medo. Você já se permitiu fazer essa pergunta alguma vez na sua vida? Feche os olhos, respire fundo e pense. Acredite que a partir de agora o seu maior sonho pode se tornar realidade em breve. Mas, como assim? Não se trata de um segredo desvendado, alguma nova religião ou pensamento filosófico. Simplesmente, sonhe e lute para que o seu objetivo seja alcaçado. Qual é o ser humano que não tem sonhos? Então, a partir de agora, assuma esse compromisso consigo e batalhe para realizar os seus sonhos, pois tudo é possível.

Lutar pela realização dos sonhos é a definição para empreendedorismo que o escritor e especialista no assunto Fernando Dolabella defendeu em entrevista ao programa Brasil das Gerais, apresentado pela jornalista Roberta Zampetti, de segunda a sexta-feira, às 19h, na Rede Minas - emissora educativa de Minas Gerais filiada a TV Brasil / TV Cultura. O programa especial tratou deste assunto inspirado no livro recém-lançado por Dolabella "Quero construir a minha história!", da editora Sextante, por R$ 24,90. Clique aqui para ler a resenha deste livro.

O tema empreendedorismo está mais do que presente nos dias atuais. E foi pensando nisso que o Brasil das Gerais dedicou um programa especial a esse tema que ainda é visto como um dom ou traço de personalidade individual. No programa, exibido nesta última terça-feira (23/06), Fernando Dolaballa começou o bate-papo afirmando que todos nós podemos ser empreendedores. Claro, uns possuem uma vocação natural. 


Outros constroem esse lado ao longo da vida. Mas, o empreendedor não é só aquele profissional que monta um negócio próprio ou aquele profissional liberal (freelancer) que presta serviços à terceiros. Empreendedor é aquele que faz o que gosta, que vive com a cabeça fervilhando de ideias, que luta diariamente para conquistar os seus sonhos e, assim que um objetivo é alcançado, ele cria outros tantos.


Para Dolabella os pais tem um papel fundamental na construção da personalidade do empreendedor, principalmente na educação infantil onde as crianças sonham com novas possibilidades ou inovações. O autor cita o exemplo de um pai que reprime o filho que sonha em ser motorista de caminhão lixo. 


O pai fica preocupado, pois investe na educação do filho e tem o preconceito ao julgar essa profissão como inferior. Logo, este mesmo pai incentiva o filho a buscar um novo rumo profissional, fazer uma faculdade e procurar um emprego de carteira assinada. Todos os pais querem o melhor para o seus filhos. Porém, é preciso deixá-los escolherem o seu próprio caminho.


Esse é o principal problemas dos pais, segundo Dolabella. Ao invés de instigar a capacidade de imaginação do filho, o pai faz a criança mudar de ideia até que a paixão dela por esta profissão supostamente inferior (de motorista de caminhão de lixo) desapareça. Mas, você deve estar se perguntado: qual é o pai que investe na educação do filho quer que ele se transforme em um motorista de caminhão de lixo? 


A resposta não está na atividade em si, mas no semancol dos pais de incentivarem os filhos a fazerem o que gosta. Quem sabe, se o pai incentivasse o filho a ler e pesquisar sobre reciclagem, meio ambiente, lixo, preservação ambiental e conhecer de perto como é a profissão de recolher o lixo, esta criança não viria a ser - já na fase adulta, um especialista ou empresário nesta área. Afinal, a preocupação com o lixo e reciclagem são setores em grande expansão.


O exemplo de Dolabella provoca os adultos, principalmente os pais dominadores que proibem os filhos de fazer as suas próprias escolhas ou os adultos que tiveram os seus sonhos interrompidos, seja por adversidades do destino ou por ter escolhido uma profissão que os pais acreditaram ser a mais correta. 


Os empreendedores são sensíveis, inovadores e gostam de pesquisar. Geralmente, são pessoas concientes e criativas da possibilidade de correr risco. Sabem que vão cometer erros e estudam o mercado ao máximo antes de dar a cara à tapa. Outra definição interessante apontada por Dolabella é que o empreendedor é o especialista daquilo que ainda não existe. São os chamados profissionais pioneiros que se lançam em um novo mercado, apostam nessa possibilidade de negócio e se transformam em referência para os próximos que virão.


Dolabella lembra ainda que a principal diferença entre Sucesso e Fracasso, não está só no fato da letra F vir antes do S no dicionário, ou ainda o sucesso estar ligado ao reconhecimento ou estabilidade profissional. A maioria dos empreendedores são instáveis, por que são conscientes que trabalham o tempo todo com o risco. Mas, nem por isso temem os erros, pois eles servem para o aprendizado. 


O empreendedor é aquele que decide pelo sucesso, pois é um profissional que briga pelos seus sonhos. Já o fracasso vem daquele que desiste de lutar por aquilo que sente prazer. Geralmente, os líderes são aqueles que seduzem as pessoas para ajudá-lo na realização dos seus sonhos, preste atenção. Você é um profissional líder, de sucesso ou fracassado? Ainda dá tempo de refletir e mudar, hein! 


Então, qual é o seu sonho? O que você faz para transformá-lo em realidade? A resposta está dentro do seu coração. Não se desanime caso este sonho demore acontecer. Seja paciente, ético e perseverante. Realize-o e tenha outros quantos foram possíveis para a sua felicidade. Afinal, você é o protagonista da sua vida - principalmente, da sua história profissional.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

19 comentários

  1. Acho que programas como esse e livros para ajudar em seu empreendimento são uma boa pedida. Mas os autores tem que pensar em fazer um livro ou programa que não ensine o empreendedor a pensar. O empreendedor tem que fazer alguma coisa autentica e que ele goste.
    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto, serve como guia também!
    Abração do Saci :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto, serve como guia também! 2 VOTOS

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito o Post , assim como do Blog tb , estou seguindo agora, e espero que siga o meu tb!
    Grande abraço, sucesso e uma boa semana!
    http://yaseryusuf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse texto veio a calhar com o momento em que estou vivendo atualmente. Sonhos eu sempre tenho e são muitos. As vezes eles se transformam um pouco, mudando de acordo com os rumos da vida. Mas, você e o Fernando Dolabella tem razão. Temos que correr atrás dos nossos sonhos. Acredito que nós, blogueiros, somos de alguma forma empreendedores. Tenho várias ideias para melhorar o blog e acredito que você também. Sempre em busca de novidades. Um dia chegamos lá.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigo avassalador...
    Toda vez que ouço falar do emprendedorismo imediatamente recordo dos Bandeirantes... isso mesmo! Aqueles bravos que partiram mata a dentro ampliando os dominios brasileiros...e por outro lado, tambem tenho a sensação a morte da carteira de trabalho e da CLT como conhecemos hoje em dia...Breve, so existirão empreendedores que empregarão de forma cooperativada pessoas não tão bravas e preparadas.

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma pergunta que eu ADORO fazer pra todos. "Qual é o seu sonho?". Todas as respostas que já recebi valem a ousadia e o mistério da pergunta. Mas é claro que a resposta é sempre feita no interior de cada um.
    Excelente post, Wander. Assim como todos os outros.
    Beijo,

    Filhas da PUC

    ResponderExcluir
  8. Nossa amigo, que texto perfeito!!
    Eu agora fiquei curiosa para assistir o programa e também ler o livro. PRecisamos dar um 'up' em nossas vidas, devemos descobrir qual o nosso sonho e busca-lo!!
    Adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, vou registrar uma firma em breve e elas serão bem úteis

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  10. Empreendedorismo e gestão são dois conceitos em voga. Em outros tempos, outros conceitos estavam em moda. Certamente não demorará muito para que eles também caiam.

    ResponderExcluir
  11. O texto é tão bom que me fez lê ate o fim parabéns !

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Após tanto tempo sem blogar e sem beber um cafézinho, vim matar as saudades destas bandas de cá!

    O cardápio está de encher os olhos, hein?

    Li esta matéria, muito bem escrita por sinal, e renovei um dos meus maiores sonhos: a vontade de continuar escrevendo e, um dia (em breve, assim espero) publicar meus livros!

    Wander, adorei o tema e forma como você o abordou.

    Kiso

    ResponderExcluir
  13. Lutar pelos ideais sempre sem medo do fracasso... Buscar aquilo que sonhamos é uma obrigação qd queremos vencer na vida!
    Sucesso!
    Passa lá no meu.
    BjOs

    ResponderExcluir
  14. Pensando em adquirir o livro, talvez seja uma boa ferramenta.

    Gostei do post.

    Aguardo sua visita: http://menumulher.wordpress.com/2009/06/25/124/

    ResponderExcluir
  15. é tem que correr atras do preJu mesmo , não podemos nos acomodar em nada ...eu sou assim hauhahuauha

    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. As vezes o caminho é dificil e não estamos acostumados a lidar com as adversidades, mas nao podemos desistir daquilo que realmente queremos.

    www.indio-indie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sempre correndo atras,sem desistir,podem até achar que a gente é cabeça dura,mas desistir dos sonhos jamais !!!!!!

    obs: gostei do post

    abraços

    ResponderExcluir
  18. Esse texto caiu como uma luva para mim, Wander. Além disso, o tema é excelente; esse tipo de assunto chama muito a minha atenção.

    Roberta Zampetti, na minha opinião, é um modelo a ser seguido. Para mim, é uma das melhores profissionais na área. Amo seu trabalho e todos os programas que ela apresenta fazem a gente refletir bastante, pois ela tem o "dom" de deixar todos bem à vontade para expor suas idéias: tanto seus convidados quanto os telespectadores. Ponto para ela!

    Espero que todos os seus leitores possam aproveitar bastante o conteúdo dessa matéria, que além de trazer muitas informações interessantes, serve também como uma reciclagem para aqueles que já conhecem bem o assunto.

    Parabéns, mais uma vez!

    Abraços e até breve...

    ResponderExcluir