Café Rapidinhas - De acidente aéreo, monopólio empresarial à liberdade de imprensa

junho 08, 2009


As notícias não param. A cada momento um novo fato pode virar notícia. Desse modo, haja café para aguentar tudo isso, não é mesmo? E por falar na bebida que dá nome a este blog, foi preparado vários tipos para a sua escolha. Entre, leia e fique à vontade, ok. Vá na cozinha e sirva-se entre os mais variados tipos de cafés e algumas notícias. Qual é o seu café preferido? O quadro Café Rapidinhas está de volta, acompanhe!


Café Quente: O mistério parece que, aos poucos, está chegando ao fim. Várias peças estão sendo juntadas nesse quebra-cabeça sobre o que poderia ter feito o avião Airbus-A330, da Air France, do voo 447, desaparecer no céu de uma hora para a outra. Na manhã desta segunda-feira (08/06), o Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica divulgaram uma nota à imprensa corrigindo a informação de que que foram 16, e não 17, os corpos resgatados dos destroços do acidente aéreo. A informação foi corrigida depois de constatado o equívoco em relação número de corpos resgatados pela fragata Ventose, da Marinha francesa, que recolheu sete e não oito corpos. Por conta disso, a Aeronáutica e a Marinha informaram que, a partir de agora, só serão divulgadas informações sobre os corpos que forem resgatados por navios brasileiros. Além disso, os responsáveis pelas buscas também disseram que não divulgarão mais o sexo dos corpos encontrados. As informações foram fornecidas em entrevista coletiva nesta manhã, minutos após a divulgação da nota oficial. Ou seja, o mistério sobre a possível causa do acidente está apenas começando! Pelo menos, os órgãos oficiais já estão entrando em consenso: a imprensa e o público agradecem.


Café Morno: O medo de um possível boicote da Rede Globo sempre ronda as celebridades. Recentemente, vimos as Gravadoras com medo de ceder artistas para interpretar a música tema do reality "A Fazenda", da Rede Record, e a cantora Cláudia Leite que abriu mão de lançar uma série de produtos licenciados pela Record Entretenimento depois que a Globo a proibiu de frequentar como convidada nos programas da emissora. Agora, a bola da vez é Ronaldo! Isso mesmo, o jogador de futebol do Corinthias, cujo nome virou uma espécie de piada entre os jovens, depois que o Pânico na TV, da Rede TV!, colocou uma sonora (depoimento) de um torcedor que só sabia dizer "Ronaldo!". O "Fênomeno", como ambém é conhecido, depois de ter assinado contrato para ser garoto propaganda do Grupo Silvio Santos, teria se negado a fazer comerciais vinculando a imagem dele com o SBT. Nos bastidores, fala-se de um possível medo de uma retalhação por parte da Globo - coisa que os assessores de Ronaldo estudam reverter de forma amigável. Se até Ronaldo tem medo da Globo, imagina as celebridades que estão em início de carreira...hehehe...dá-lhe monopólio!


Café Business: E por falar no Homem do Baú, muito se especulou sobre uma possível compra do Ponto Frio pelo Grupo Silvio Santos. Mas nada disso aconteceu. Na manhã desta segunda-feira (08/06), o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra do controle da rede de varejo de eletrônicos e eletrodomésticos Ponto Frio, em operação que o recoloca na liderança no mercado brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento. O valor da aquisição da participação dos controladores do Ponto Frio é de R$ 824,5 milhões, equivalente a 70,24% do capital total, cujo parte desse valor será pago com ações do grupo liderado pelo empresário Abílio Diniz. Depois da Sádia se unir com a Perdigão, agora é a vez da rede de supermercados se unir ao varejo de eletro-eletrônicos. Dá-lhe monopólio 2...rs!


Café com Leite: Na noite do último domingo (07/06), aconteceu a primeira eliminação no reality show "A Fazenda", da Rede Record. A eliminada foi a atriz Franciely Freduzesky, com 43, 5% dos votos, depois que os votos foram encerrados. Só que um erro da produção do programa deixou vários telespectadores intrigados. Nos momentos iniciais, enquanto a votação ainda rolava pelo telefone e internet, apareceu a seguinte frase no GC (gerador de caracteres): "Franciely eliminada com 50%". Mais um erro que se soma a vários outros nessa primeira semana do novo reality show da emissora da Barra Funda. A crítica tem sido pesada - e muito merecida. Pois, afinal de contas, a Record tem um bom produto nas mãos e não está sabendo aproveitar. Vamos dar tempo ao tempo! Uma curiosidade do formato, é o fato do eliminado da semana indicar o próximo "Fazendeiro" - que é uma espécie de líder. Com intuito de fazer o "bicho pegar" mais ainda, Franciely escolheu o ator Théo Becker que se envolveu em brigas com os atores Dado Dolabella e Lucyele de Camargo. Essa semana promete no quesito baixaria!


Café Frio: Todos sabemos que a informação é um instrumento de poder. Nesse caso, o que é ainda mais revoltante, é o fato de um país usar a imprensa como moeda de troca para conseguir apoio ou benefícios políticos. Veja só: duas jornalistas americanas foram condenadas a 12 anos de prisão, na Coréia do Norte. A americana-coreana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, repórteres do canal californiano Current TV, foram detidas no dia 17 de março por terem cometido "atos hostis" e pela entrada de forma ilegal no território norte-coreano. Várias organizações internacionais contestaram a sentença por saberem que os jornalistas que desejam entrar na Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mudo, devem solicitar um visto especial, raramente concedido, e são estreitamente vigiados durante a permanência no país. A suspeita é que as jornalistas teriam produzido um conteúdo não aprovado pelo Governo que tentou de todas as formas expulsá-las. Não conseguindo a acusaram de permanecer ilegalmente. Em meio há um contexto de tensão internacional, a Coréia do Norte realizou, no dia 25 de maio, o seu segundo teste nuclear que foi condenado pela ONU. Para analistas, o regime stalinista norte-coreano pretende utilizar as duas jornalistas como moeda de troca para pressionar o governo Obama a estabelecer negociações diretas entre os dois países. Lamentável!


Café Xpress: Não se sabe se isso é verdade ou não. Mas o fato é curioso - no mínimo engraçado, e já anda circulando na internet. Preste atenção: um rapaz de 28 anos, morador da cidade de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, afirma na Justiça que Silvio Santos e Sandra Annenberg são seus pais biológicos. De acordo com o jornal Correio da Paraíba, Adaílton Freitas Rolim não estaria interessado na fortuna do dono do Baú, mas apenas que o apresentador e a jornalista reconheçam a paternidade e o ajudem a financiar uma cirurgia de coração que ele precisa realizar. A ação foi encaminha para a 1ª Vara das Execuções Penais da cidade. O juiz José de Assis, responsável pelo caso, só irá se pronunciar após avaliar os indícios apresentados por Adaílton. Depois de ter virado chacota na cidade, Adaílton quer provar legalmente que está falando a verdade. Dá para acreditar em uma história dessa ou o cara "viajou na maionese"?


Café Literário: O projeto "Sempre um Papo" vai trazer nesta terça-feira (09/06), em Belo Horizonte, o escritor e intelectual Leonardo Boff, em homanagem aos seus 70 anos, para um bate-papo pra lá de descontraído sobre política, religião, filosofia, sociologia, além de lançar o livro "Leituras Críticas sobre Leonardo Boff", organizado pelo jornalista Juarez Guimarães e lançado pela Editora Editora Fundação Perseu Abramo em parceria com a Editora UFMG. O evento acontece no auditório do Colégio Santo Agostinho, na rua Aimorés, 2679, no bairro Santo Agostinho. A entrada é gratuita sujeita à lotação 368 lugares. Clique aqui e leia a crítica feita pelo Café com Notícias do livro "Leituras Críticas sobre Leonardo Boff".





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

27 comentários

  1. Abilio Diniz é obcecado por dinheiro, comprou diversas redes, mas gosto quando ele perde alguma, quando o grupo Bompreço foi adquirido pelo AllMart fiquei contente pois quanto mais grupos existirem a concorrencia será maior, adorei ótimas notícias.


    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  2. Hummm essas diferentes receitas de café estão ótimas.
    Ri muito ao ler sobre o rapaz de 28 anos que diz ser filho do Silvio Santos e Sandra Annenberg. kkkkkk Ela nem tem idade pra ter um filho com essa idade.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii seu blog... a começar pelo nome... Parabens....

    ResponderExcluir
  4. Muito bom essa jogada com as noticias...

    Essa historia do silvio heiin, bem estranha... Hummm o vacilo da Fazendo foi demais, que coisa mais mal organizada!!!

    parabéns pelo blog como sempre... show

    ResponderExcluir
  5. Gostei dos tópicos que vc criou: Café quente, morno, etc.
    Tá aí, 3 coisas q eu adoro:café, notícias e blogs de coneúdo - só não pode derrubar no teclado.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. Hehehe, qdo eu vi a do paraiba reivindicando o caso do Silvio, primeiro caí na risada, e depois, com meus amigos aqui na facul, a gente nao teve como nao imaginar como seria Silvio Santos em momentos mais calientes com Sandra Anemberg... a gente tá rindo até agora sem parar...kkkkk
    Daqui a pouco vai aparecer gente do interior do Acre reivindicando a paternidade de William Bonner com a Hebe.

    Bem, fiquei sabendo hj de manha sobre o caso do Ponto Frio. Essas fusões me dão medo...rsrs

    Qto ao monopolio da Globo e à Fazenda, primeiro, o que ameaçar a audiencia da Globo obvio que ela será implacável (como foi com a CAsa dos Artistas), porém essas coisas precisam ser divulgadas cada vez mais ao grande público, para criar um sentimento de constrangimento da imagem, o que poderá futuramente provocar uma inibição, dando chance as concorrentes. A Fazenda tem um grande desafio por ser um opção ao BBB, mas jamais escapará de ser comparado com ele. Além disso, eles andam pecando mto, nao prende a atenção. Sorte pra Record, pq ela vai precisar.

    Bem, basicamente é isso...rsrs

    Gde abraço rapaz. Mandarei um email com meu msn depois pra gente tc uma ideia.

    Abçs!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    atualizado!!!!

    ResponderExcluir
  7. só pelos drops então Wander :D
    bom saber essas noticias de forma resumida, pqe muitos sites publicam por aih com 3.000 caracteres e isso é um saco pra ler...

    pegar as palavras chaves e fazer uma mini matéria é uma ótima jogada...

    quanto ao filho do silvio santos e da sandra annemberg...
    bom, quero ver o desenrolar :D
    e gostaria que me mantesse informado ;]

    já passo aqui tbm pra te convidar a ouvir o podcast #05 e #06 que nao sei se tu ouviu, mas ambos já estão disponiveis...
    e ainda ir lá conhecer a nossa nova integrante..
    www.degaragem.com

    um abraço

    ResponderExcluir
  8. Esse acidente foi muito triste, mas ainda existem mistérios sobre suas causas, o submarino que está chegando ao local vai ajudra muito, principalmente para encontrar as caixas pretas peças fundamentais para o descobrimento da causa do acidente

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  9. interessante q nem se fala tanto da gripe suina...

    ResponderExcluir
  10. Nossss... gostei da origionalidade em relação ao "café"...
    Os temas abordados aki jah são passados, repassado e re-repassados na tv... em torno do sensasionalismo nem dah pra entender direito. As vezes, realmente, eh necessário de um blog com conteúdo objetivo e resumido pra entender toda confusão contemporânea. parabéns !

    Tenhu um blog tbm, e gostaria muito d receber o apoio de quem jah estah no meio de blog ha mais tempo. Dah uma conferida e, quem sabe, uma comentada:
    www.manancialeventos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. aadoro café xpress.. kkkk
    muito bom o blog,pena que num deu tempo de ler o post inteiro
    mas voltarei

    ResponderExcluir
  12. É cada uma que parece duas, Wander... Essa história do possível filho do Sílvio e da Sandra é de tirar o fôlego... de tanto rir!

    Eu fico aqui pensando: o que passou pela cabeça dessa pessoa para bolar isso tudo e cogitar que não haveria uma investigação profunda sobre o fato? É claro que isso viraria chacota mesmo... mas, por via das dúvidas, vamos aguardar um DNA...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Hhahaha realmente um filho de Silvio Santos com Sandra Annenberg é meio dificil de se acreditar, e quanto ao caso do reality show A Fazenda deram um furo enorme ein, eles mesmo se desmascarando.

    Achei estranho mudarem as noticias no caso do AirBus, alterarem o numero de mortos e restringirem as informações, nao da a impressao que querem esconder algo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi, Wander.

    Em primeiro lugar, muito obrigado pela visita ao tosco Grooeland e mais ainda pelo gentil comentário por lá. Obrigado mesmo, volte sempre...a casa é pequena, mas o coração é grande.

    Bom, vamos lá...são várias coisas, mas vou tentar fazer um "pif paf" ( essa é antiga, mas tem nada, não, eu sou das antigas mesmo):

    - No caso do Airbus, o "bom" dessa história é que terminam de vez todas as especulações que já começavam a ser espalhadas pela internet;

    - Eu soube dessa história da Claudia LeiTTe ( numerologia explica) e do Rogornaldo Fenômeno de Marketing. No caso da LeiTTe (aff) parece que a ameaça foi mais pesada. Coisa meio de máfia e deixa eu parar por aqui;

    - Abílio Diniz não tem mais onde colocar tanto dinheiro. E os filhos já passaram da idade de brincar na F1. Quem sabe na Stock Car?

    - "A Fazenda". Sou do tempo que fazenda era mesmo lá no interior, na casa da minha vó. Virou programa de TV? Rapaz, sou meio "alienado" com essas coisas;

    - A Coléia do Nolte insiste em dizer que é justa! A liberdade lá parece aquelas camisetas justíssimas e apertadas no gogó...ugh!

    - Filho do Sílvio Santos e Sandra Nhennhemberg? Uau! Talvez se a Sandra Nhennhemberg tivesse uns 13 anos quando deu a luz...prazer, eu sou filho do Onassis. Cadê minha ilha?

    abs, Wander! Apareça!

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente, acho que todo o aparato técnico que foi enviado às buscas, não poderiam, de forma alguma, nos dar informações errôneas.

    Fica mal para nós brasileiros sem contar a angústia das famílias de a cada hora darem informações diferenciadas sobre tudo.

    Um beijo,

    Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  16. Querido amigo avassalador...
    O mes de junho está de fato muito temperado com cafes do fervendo ao frio como vc destacou....
    O que mais chocou foi o desastre do avião da Air france... muito triste.

    ResponderExcluir
  17. Um café mais interesante que o outro !
    Ri bastante com o rapaz "filho do Silvio Santos e fiquei impressionada com a noticia sobre "A Fazenda"
    Muito legal esse blog ..

    ResponderExcluir
  18. Eu adooro seus cafés!! :D
    Vc sabe disso, né?! Cada um melhor que o outro...
    Wander, agora essa do Dono do Baú e da Sandra Annemberg, eu não sabia!! rsrs.. Acho que esse cara está fazendo algum tipo de piadinha, tentando ganhar vantagem, sei lá!! rsrs

    Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  19. Você gosta mesmo de café! Não tem bebida melhor.
    Muito triste o que aconteceu com o avião, às vezes descobrir a morte ainda tras alívio ao invés da família não ter idéia do que aconteceu, mesmo assim...


    Tem um meme pra você, caso queira participar:

    http://www.balasalgada.net/2009/06/entrega-de-meme-e-uma-comemoracao.html

    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. OI Wander,
    adoro as rapidinhas do Café. Vários assuntos abordados com informações claras e objetivas. Quanto ao sujeito que reclama a paternidade de Silvio Santos e Sandra Annemberg a gente tem mais é que rir... duas figuras mais nada a ver.
    Agora a Globo realmente manda e desmanda e todos obedecem aos seus caprichos. Ninguém quer contraria-lá e Ronaldo não é diferente. Uma pena que não podemos ter uma concorrência saudável entre as emissoras.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  21. Olá Vander!
    Quando se impõe um veículo como único, portanto o primeiro, o melhor, o mais poderoso, resta deixar a questão no ar: o que a sociedade ganha, em termos e conteúdo, quando têm-se uma rede com o imenso poderio, como a Globo?
    Muito perigosa - e não de hoje, essa posição monopolizadora de modismos, tendências e, principalmente, opinião!
    Forte abraço
    Obrigado pelo café!

    ResponderExcluir
  22. O sujeito não tem nem vergonha em falar que é filho do SS e Sandra Anemberg???

    Muito triste o episódio da queda do Air France...são em momentos como este que repensamos a vida e os nossos reais valores.

    Eu assisti " A Fazenda" e vi a papagaiada feita pela record dando a dica de quem seria eliminada ... estão aprendendo ainda...um dia chegam lá

    ResponderExcluir
  23. auauauahua muito massa o posr!
    Vai um Café com Leite?!

    ResponderExcluir
  24. Esse Café Expresso foi tão surpreso para mim quanto para o Ernesto Páglia! rs

    ResponderExcluir
  25. A Globo pôe medo em todos. Ela tem o poder de alavancar ou derrubar qualquer artista. Como fez com Chico buarque na época da ditadura militar.

    ResponderExcluir
  26. O Café Quente queimou a boca de muita gente. Da imprensa então, que vexame: um festival de notícias desencontradas sobre a queda do 447 sem precedentes.

    ResponderExcluir
  27. Legal essa seleção Wander. A Globo tem que parar de achar que manda em tudo. Se os artistas começarem a boicotá-la e ir cantar só na Record, SBT, Band, etc..., ela vai ter que rever seus conceitos. Agora bem que o Ronaldo poderia não dar mais entrevista pra Globo. Já pensou? Abraços.

    ResponderExcluir